A tecnologia atingiu a todos. LITERALMENTE!
E você é que se engana em acreditar que não!
O ponto é que dentro do mercado contábil – como em diversos setores – há dois perfis claros: os que se adequam e os que ignoram a evolução. Os atrasados ou resistentes, potencialmente serão “engolidos” pelos concorrentes e pela própria tecnologia, porque não se reinventaram.
O objetivo é mostrar que tudo é uma questão de perspectiva e que sabendo escolher quais são as novidades aliado com a clareza do verdadeiro papel que o contador exerce, não haverá uma sentença que una tecnologia e contador como algo ruim para o seu escritório!
Tecnologia x Contador?
Novos softwares e startups surgem com o advento de modernização, de tornar processos mais ágeis, de nos tornar mais produtivos, de substituir o que não é papel de verdade do contador!
Ser contador não é fazer guia e folha! É ser mais que um gerador de obrigações acessórias.
E ao invés de enxergar como se estivessem tomando um espaço do seu mercado, como se estivesse barateando o seu serviço, ela auxilia na sua agilidade! Dá até vontade de agradecer!!
Você não precisa mais “gastar” seu tempo fazendo coisas operacionais!
O seu papel é garantir que o seu cliente prospere! Que ele alcance melhores resultados financeiros, facilitados pelo seu conhecimento sobre os números da empresa somado aos índices e ao direcionamento correto!
Complexo, né?!
Mas é isso que é ser O Contador Consultor!
E não é uma vertente nova! É algo que deveria ser -antes feito por poucos – um objetivo de TODOS os escritórios contábeis! Mas que ganha mais força!
Ganha força porque há o ganho de tempo proporcionado pelas tecnologias! (e você aí falando achando que elas estavam tomando o seu trabalho!)
Quer estar no mercado até 2025? Enxergue as novidades como oportunidades! Escolha adequadamente seus aliados, se seu escritório é pequeno e você possui uma equipe enxuta, você tem de buscar ferramentas simples, mas que proporcionem o ganho de tempo, porque além da responsabilidade, você também, provavelmente, está envolvido no operacional!
E se você estiver no operacional, quem está cuidando dos seus clientes? Quem está fazendo o que a tecnologia não pode fazer por você? Quem é que está nutrindo essa relação contador-cliente?
Tecnologia x Relacionamento com o Cliente
De todo modo, não é só ligar para o seu cliente e saber como ele está.
Parte do seu tempo deve ser dedicado à analisar os resultados, gerir essas informações junto aos empresários e trabalhar para que os resultados aconteçam!
Mas tem mais isso também?
Sim! E é com esse objetivo que empresas como o Nucont e a Omie foram criadas!
Com a finalidade de transformar seu balancete e a planilha de excel – que apesar de boa, demanda tempo – em gráficos mais interativos e que te possibilitarão a análise e acompanhamento mais prático e eficiente!
É sobre ganhar tempo e gerir seus clientes utilizando das tecnologias à seu favor!
Se trata de reposicionamento, de devolver ao contador o papel fundamental para o crescimento junto ao empresário.
E não há limitações para que isso aconteça!
O Nucont opera em todas as facetas que o seu escritório tiver dificuldades ou precisar impulsionar! Desde na prospecção de novos, aos que são menores, aos que não possuem um contábil em dia ou completo e às empresas maiores!
A tecnologia, seja com o Nucont ou não, desempenha o papel de elevar o patamar do contador, de automatizar o mercado, de levar serviço diferenciado!
Conclusão
Caberá à você escolher se você será ou não reativo às mudanças que vem acontecendo no mercado contábil!
De todo modo, ela já está acontecendo e, gradualmente, tomará mais força e maior aceitação dos empresários brasileiros, porque ela veio para aqueles que querem se destacar frente aos concorrentes.
Se você quiser conhecer um pouco mais de como levar maior automatização, informação e valor ao seu cliente, o Nucont está de portas abertas para fomentar a mudança no seu escritório!