10 métricas de marketing para qualquer negócio

Acompanhe o desempenho das estratégias empresariais com as métricas de marketing indispensáveis ao seu negócio.
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Para acompanhar o sucesso das estratégias adotadas na sua empresa, as métricas de marketing são ferramentas indispensáveis. Neste artigo, você vai entender o que são as métricas de marketing, como elas podem ser usadas estrategicamente, quais são as mais importantes para você acompanhar diariamente e como elas podem impactar o seu negócio.

Tais ferramentas vão muito além de redes sociais, seguidores ou presença on-line da marca. As métricas de marketing digital podem ser a peça-chave para indicar se as estratégias tomadas estão contribuindo ou não para os resultados obtidos.

Mas, para isso, é preciso entender o que elas significam, quais são as métricas de “vaidade” e quais são realmente importantes para o que você busca analisar. Antes de tudo, também é imprescindível compreender corretamente os dados que elas oferecem. Se você ficou curioso sobre o assunto, acompanhe a leitura.

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O que são métricas de marketing?

As métricas de marketing são uma série de indicadores, que oferecem resultados sobre determinada decisão ou estratégia, utilizada com base em análise das redes sociais, dos sites e das plataformas de vendas. Juntos, esses conjuntos de dados oferecem uma ampla visão quantitativa e qualitativa sobre o cenário do seu negócio.

Tais ferramentas também são essenciais para oferecer insights certeiros a respeito do desempenho das campanhas de marketing e, dessa forma, entender o comportamento do público-alvo e como eles enxergam e interagem com a empresa. Outro uso estratégico dessas métricas é poder identificar quais são os serviços ou os produtos mais procurados pelos clientes, em quais momentos específicos e para quais fins.

Você pode até achar que não, mas o marketing empresarial tem tudo a ver com todas as etapas do seu negócio, desde o estoque dos produtos até o relacionamento com os clientes. Entender a jornada que o consumidor faz até chegar à sua empresa e realizar uma compra é essencial para que você ofereça o produto de forma mais assertiva. E toda essa análise é feita por meio das métricas de marketing.

10 métricas de marketing

Saber quais métricas de marketing inserir na sua estratégia de análise é essencial para você compreender qual é o custo e o resultado de determinada ação. Passar a compreender o que dá certo e o que pode ser melhorado é um exercício constante, que pode significar o sucesso e a durabilidade do seu negócio. Veja quais são as métricas de marketing que não podem faltar no seu cotidiano.

1. ROI

O ROI (retorno sobre investimento) é uma das métricas mais importantes, que fornece detalhes apurados sobre o retorno que os investimentos feitos pela companhia estão gerando. Ele pode ser usado para diversos fins, como analisar o resultado das campanhas de marketing, o impacto da compra de novos equipamentos e até acompanhar as pesquisas de opinião.

2. Taxa de conversão

Relacionada ao e-commerce, a taxa de conversão indica se as ações de marketing digital no seu site estão dando resultado ou não. A taxa de conversão corresponde à razão entre o número de visitantes de sua página e o total dos que realmente são convertidos em vendas ou leads.

Essa ação pode ser um clique em determinado banner, a utilização de algum cupom ou até mesmo a realização de uma compra.

3. NPS

De forma simplificada, essa métrica é um indicador da satisfação do cliente e representa como está a experiência de compra. O Net Promoter Score (NPS) funciona como os resultados de uma pergunta bem direta, que analisa a probabilidade de um consumidor recomendar a empresa.

4. Custo por Aquisição de Cliente (CAC)

O Custo por Aquisição de Cliente (CAC) é uma quantificação do gasto médio que a empresa tem para conquistar um novo cliente, ou seja, ele define qual é o custo de um novo consumidor. Normalmente, essa métrica está associada ao ROI, uma vez que ambos oferecem uma boa análise das táticas de crescimento adotadas.

5. Taxa de clique de e-mail  (CTOR)

Métrica associada às ações de e-mail marketing, a taxa de clique de e-mail (CTOR) representa a quantidade de pessoas que clicaram em determinado link, inserido no e-mail enviado. Assim, será possível ter uma ideia do engajamento dos clientes com o conteúdo e com a empresa.

6. CTR

O CTR ou taxa de cliques é um resultado gerado a partir da razão entre as pessoas que interagiram (clicaram) no anúncio pelo total de impressões. Usualmente, essa métrica é utilizada para avaliar campanhas pagas que utilizem o custo por clique.

7. Taxa de retorno

Essa métrica representa a taxa de interação de um determinado grupo que já havia interagido anteriormente. Ou seja, a taxa de retorno indica aqueles clientes que retornaram à sua empresa.

Essa taxa é importante para qualificar os materiais e poder elaborar estratégias que tentem entender o que leva as pessoas a voltar a interagir.

8. Taxa de rejeição

Essa métrica é a representação de quantas pessoas acessaram uma única página do seu site e a fecharam, sem interagir ou acessar mais nenhum outro conteúdo.

A taxa de rejeição, apesar do que parece, não é necessariamente negativa, uma vez que indica a tendência de comportamento dos clientes, além de ser a base para a elaboração de melhores estratégias.

9. Total de visitas

O total de visitas permite uma boa visualização do alcance de determinada estratégia ou campanha, a partir das visitas geradas. A análise pode ser feita a partir de uma página específica de uma oferta ou até mesmo da homepage do site.

10. Engajamento

A métrica de engajamento totaliza a quantidade de interações dos usuários com o perfil. Também pode ser utilizada para analisar o desempenho de uma determinada campanha ou publicação nas redes sociais.

Dessa forma, é possível entender quais são os assuntos ou os produtos que mais levam as pessoas a interagir, representando o que o público gostaria de consumir.

Qual a importância das métricas para o seu negócio

As métricas de marketing são essenciais para você entender o desempenho real das estratégias de atração, captação e fidelização dos clientes. Assim, você elabora um panorama com informações relevantes para as vendas e produz uma comunicação mais certeira e alinhada com o público-alvo.

Além de tudo, você também conseguirá perceber quais estratégias estão rendendo um bom resultado e quais precisam ser modificadas e adaptadas às necessidades dos consumidores.

É importante ter em mente que esse exercício de análise é constante e variável. Portanto, devem ser acompanhados atenciosamente, permitindo que os melhores resultados possam surgir.

Considere um plano de marketing

Estratégias de marketing não são exclusivas de quem trabalha diretamente com a área. Os conceitos e as estratégias utilizadas podem ajudar na análise e no acompanhamento de qualquer empreendimento.

Você conheceu as métricas de marketing essenciais para qualquer negócio e entendeu como elas podem facilitar o cotidiano e auxiliar no crescimento da sua empresa. Descubra como a importância de estratégias e um plano de marketing apurado e específico para a sua realidade podem transformar a sua empresa no Blog da Omie.

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