4 Tendências de Empreendedorismo para 2020

Conhecer as tendências de mercado é a chave para o empreendedor entender seu consumidor e traçar novos planos para sua marca, certo? Confira no post de hoje

20/Fev/2020
Empreendedorismo

No mundo empresarial, a todo momento nos deparamos com novas tendências de mercado, ideias de produtos, modelos de negócio e muitas possibilidades!

Se você é empreendedor, ou está pensando em abrir o seu próprio negócio, você PRECISA ficar atento às novidades para 2020 e buscar o melhor plano estratégico para o seu negócio. 

O consumidor atual está muito mais exigente e, com isso, precisamos aumentar o leque de estratégias inovadoras, monitorar a concorrência e buscar sempre estar um passo à frente, criando soluções para melhorar a experiência do consumidor. 

Por aqui, vamos falar sobre algumas das principais tendências de mercado e o que os consumidores estão buscando das empresas em 2020 para que você, empreendedor, possa expandir seus negócios, criar novas frentes de trabalho para sua empresa ou, simplesmente, começar algo novo do zero! Vamos lá?

 

Vendas online via apps, sites e marketplaces – no celular!


Não é novidade que o mercado de vendas online é um ótimo investimento, principalmente se a compra for feita em aplicativos e sites para smartphone.

Graças à comodidade, praticidade, rapidez e segurança, cada vez mais clientes estão comprando por apps e lojas no celular. 

As empresas, portanto, estão investindo muito na criação de novos aplicativos ou em melhoria dos já existentes, otimizando suas interfaces e, assim, garantindo melhor usabilidade e proporcionando uma ótima experiência de compra para seus clientes.

Só no Brasil, contamos com mais de 230 milhões de smartphones ativos, sem contar os tablets e notebooks. Ou seja, é um mercado extremamente promissor para quase todos os tipos de negócio. 

Vale a pena ficar de olho nesta estratégia, mas lembre-se sempre que a experiência do usuário nos dispositivos (seja smartphone ou computador) é primordial!

Clube de Assinatura


Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre esse modelo de vendas que está com tudo! 

São diversos tipos de clubes de assinatura, para todos os gostos, onde o usuário paga uma taxa (mensal, semestral ou anual), e recebe em casa caixas com produtos variados ou novos lançamentos da marca, como livros, cosméticos, alimentos, produtos gourmet (vinhos, cervejas, etc), produtos orgânicos e por aí vai. Ou seja, a cada caixa, uma surpresa! 

Esse mercado já movimentou mais de R$ 1 bilhão no Brasil, e a previsão para 2020 é otimista, com um crescimento de 30%. Essa tática incentiva uma aproximação com o consumidor, um elo de confiança entre consumidor e marca

Ainda assim, essa estratégia de “surpresa programada” promove não somente a compra de uma assinatura, mas também o marketing espontâneo, onde o cliente se torna divulgador da sua marca e dos seus produtos, de forma orgânica.

Dica: realize pesquisas de satisfação periódicas e crie formulários de perfil para enviar os melhores produtos para cada tipo de cliente de forma personalizada. Aqui, o que vale é a criatividade! Quanto mais o seu cliente ficar satisfeito com os produtos recebidos no clube, mais chances de alavancar de vendas em outros canais e plataformas.

Segmentação de mercado: produtos veganos, nicho de pets, etc.

 


Com a chegada de movimentos que transformam o poder de compra em uma prática mais sustentável, é possível identificar a valorização da produção local, alternativa, ecológica e até mesmo exclusiva.

Empresas que possuem seus negócios voltados a um nicho com necessidades específicas precisam, no dia a dia, praticar empatia no atendimento e oferecer qualidade no produto para ganhar pontos com o consumidor. Assim, conseguirá despertar no usuário o sentimento de pertencimento à uma tribo e, ao mesmo tempo, uma experiência personalizada!

Lojas de produtos orgânicos e cosméticos naturais são exemplos de segmentações que vêm crescendo muito atualmente, porém, é importante pensar que a segmentação de mercado também exige muito mais inovação para não tornar seu produto ou serviço obsoleto ou ser engolido pela concorrência, uma vez que seu público é menor e mais seletivo. 

Aqui, também podemos falar em contabilidade! Com a tecnologia avançando cada vez mais, o mercado não para de inovar. Com isso, os escritórios contábeis vêm adquirindo novas soluções que permitem mais tempo para criar produtos e serviços para seus clientes. 

Uma das possibilidades é a segmentação. Focar em clientes prestadores de serviços, ou qualquer outro segmento de destaque na sua região de atuação, se torna atrativo tanto para o escritório contábil, que otimiza sua rotina de trabalho, quanto para os clientes, que recebem um atendimento exclusivo e focado no seu segmento. 


“Saiba mais sobre a transformação digital nos serviços contábeis.”


A dica para identificar tendências de segmentos é entender as necessidades dos seu público alvo, bem como suas crenças e valores. Assim, será possível criar algo relevante e que possui demanda.


Franquias – Isso ainda é um bom investimento?

A franquia é uma ótima opção para quem quer começar a empreender. É um dos mercados mais abrangentes do Brasil, e conta com quase 3 mil marcas que trabalham com este modelo, de acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising). 

No terceiro trimestre de 2019, o mercado cresceu cerca de 7% em relação ao mesmo período de 2018, e a tendência é continuar crescendo, principalmente pelo fato de que as marcas vêm investindo em “microfranquias”, que são as unidades de baixo investimento inicial, ou que permitem o parcelamento do valor do aporte inicial. 

Os franqueadores também têm investido muito em treinamento e consultoria para seus franqueados, o que os torna mais próximos e garante uma gestão completa das unidades e do ecossistema. Entre os nichos mais procurados, os segmentos de beleza, alimentação e tecnologia se destacam.

Omie é uma das franqueadores que mais cresce no Brasil e que vêm investindo em franquias padrão e em microfranquias. A aliança com a rede de empreendedores parceiros que possuem o mesmo propósito fortalece o objetivo: tornar as PME’s mais produtivas com o sistema de gestão #1 do Brasil. 


Quer saber mais sobre o modelo de franchising? Baixe o e-book sobre Franquias no Brasil!


Confira algumas dicas de empreendedorismo para você se organizar! 


Planejamento

Planeje-se! Faça testes e valide sempre o seu modelo de negócio (isso também vale para mudanças e novas estratégias!), não tenha medo de mudar e aprenda com as falhas de forma segura e planejada. 


Personalização

Os consumidores desejam experiências personalizadas e únicas de suas marcas favoritas. Por isso, conheça profundamente o seu cliente, esteja próximo dele e entenda o seu comportamento para conquistar usuários fiéis. Seja criativo!


Organize as finanças

Organização financeira é a base para qualquer empreendimento funcionar. Tenha seu fluxo de caixa em ordem, contrate um sistema de gestão que organize o dia a dia da sua empresa e tenha total controle de tudo o que acontece nela para crescer de forma saudável. 


Renove-se! 

Se reinventar é uma obrigação do empreendedor! Busque novas fontes e amplie sua rentabilidade. Com clientes e receita girando na sua empresa, talvez seja o momento certo para investir em expansão e em novas empreitadas. 


A Omie acredita que os empreendedores podem prosperar e alcançar todo o seu potencial utilizando um sistema de gestão simples e eficaz, com tudo o que você precisa para concluir 100% das suas atividades diárias sem burocracia e de forma prática! 


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