8 dicas para realizar um controle de vendas eficaz

Confira as melhores práticas para manter um bom controle de vendas na sua empresa

08/Jul/2020
Gestão

Realizar o controle das vendas de uma empresa pode parecer uma tarefa complicada se pensarmos no tanto de atividades e tarefas que envolvem este processo. Mas, você sabia que este controle é totalmente necessário para que a sua empresa cresça de forma saudável e organizada


A venda de produtos e serviços é o pilar da maioria das empresas, desde as menores até os grandes empreendimentos, e se essa base não estiver bem organizada e gerenciada, todo o resto pode se desequilibrar. 


Pensando nisso, vamos entender como realizar este processo de forma eficiente e viável para a sua empresa com 8 dicas simples, porém essenciais. Acompanhe! 


O que é o controle de vendas?


Para começar, o controle de vendas pode ser considerado uma das funções mais estratégicas de uma empresa, já que é uma das áreas que mais pode afetar no resultado dos negócios, se não a principal.  


É um processo que consiste em obter e analisar dados sobre as vendas realizadas para entender a operação e todas as suas etapas, identificando pontos positivos, negativos e possíveis gargalos para tomadas de decisões mais estratégicas.


Uma boa gestão de vendas considera desde a prospecção e cadastro de clientes, até a gestão de estoques, análise de curva ABC dos produtos, preços, vendas realizadas e perdidas, dentre diversos outros pontos. 


Ou seja, manter um bom controle de vendas é a base essencial dos negócios, pois além de atrair e fidelizar clientes, garante melhor atendimento, com processos organizados e bem definidos e facilita a organização administrativa e financeira da empresa.


Por que é importante manter um controle de vendas na minha empresa?


Para garantir a sobrevivência de uma empresa e entender o desempenho de suas vendas, é preciso ter em mãos todas as informações relacionadas de forma correta e precisa, certo? 


Um controle de vendas bem organizado e estruturado possui efeito em todas as outras áreas da empresa, garantindo eficiência e melhoria de processos, uma vez que uma operação otimizada pode reduzir custos e trazer melhores resultados. 


Mas, para isso, é importante adquirir recursos que facilitem e centralizem a busca e a organização destes dados relacionados às vendas, como, por exemplo, um software de gestão empresarial que integre todas essas informações com as demais áreas da empresa e permita mais agilidade e eficácia na hora de desenhar e atingir as suas metas comerciais.


Portanto, o processo de controle e gerenciamento de vendas pode trazer diversos benefícios para a sua organização, inclusive em outros setores e não só para a área de vendas. Mas é importante lembrar que, para isso, este processo precisa ser eficiente para garantir esta abrangência de resultados.


8 dicas para realizar um controle vendas completo e eficiente


1. Registre todos os dados de suas vendas 


Lembre-se sempre de registrar todas as informações relacionadas às suas transações comerciais, com todos os dados de produtos vendidos, impostos, preço unitário, forma de pagamento e dados do cliente. 


Dessa forma, os seus relatórios serão muito mais precisos e poderão indicar melhores estratégias a partir de informações como, quais produtos estão no topo das vendas, qual melhor forma de pagamento para o seu tipo de cliente, dentre diversas outras. 


Com estes dados, você pode otimizar seu planejamento de compras e estoque e realizar promoções mais atrativas para o seu cliente, de acordo com possíveis sazonalidades e a sua necessidade e poder de compra. 


2. Crie um planejamento com metas e objetivos


Só é possível pode traçar a melhor rota para os negócios após definir objetivos e metas a serem alcançados. Por isso, é importante pensar, onde eu quero chegar? Quais são os resultados que eu espero para a minha empresa? 


Assim, comece então a traçar o melhor caminho para atingir essas metas e responder a estas perguntas. Pense nas estratégias e crie planos para chegar nos seus objetivos, sempre com a ajuda de seus colaboradores, afinal, eles fazem parte dessa trajetória e podem sugerir ótimo planos operacionais. 


3. Acompanhe e gerencie o trabalho da sua equipe de vendas


Esteja presente e acompanhe os resultados da sua equipe de vendas, pois são eles que podem impulsionar o sucesso da empresa, ou até o seu declínio. Saiba quem é o seu melhor vendedor e entenda como replicar as suas melhores práticas entre todos os outros colaboradores. 


Não analise apenas o seu faturamento total, entenda de onde ele vem. Saiba o faturamento médio de cada vendedor e dos seus principais canais de venda, pois dessa forma, vocè pode entender a performance individual e elaborar melhores feedbacks de melhoria para os seus colaboradores e responsáveis por cada canal de venda. 


Além disso, com essa análise mais precisa e cuidadosa, você ainda garante o pagamento correto de comissões. Tudo isso junto pode aumentar o nível de motivação da sua equipe e garantir colaboradores mais engajados e determinados a vender mais! 


4. Faça um mapa do fluxo de vendas da sua empresa


Crie um mapa do fluxo de vendas da sua empresa para facilitar a vida dos seus vendedores. Dessa forma, ao final de cada etapa do fluxo, a tarefa seguinte pode ser exercida com muito mais clareza e rapidez pelo vendedor responsável. 


Um exemplo básico de fluxo pode ser: 


Prospecção;

Apresentação;

Proposta;

Negociação;

Follow up;

Fechamento


5. Conheça os seus clientes e suas preferências


Nada como um atendimento personalizado e exclusivo, certo? Por isso, dedique-se a conhecer os seus clientes de forma profunda. Saiba das suas necessidades e preferências para poder oferecer sempre o melhor atendimento do mercado e garantir clientes fiéis e satisfeitos. 


Para isso, é essencial otimizar o relacionamento com todos eles através do controle de vendas, pois é por meio deste processo que a sua equipe pode obter as informações necessárias para realizar o atendimento de forma personalizada. Torne-se um diferencial e faça com que o seu cliente se sinta realmente valorizado. 


6. Realize um controle eficiente de estoque


Com um planejamento de vendas e o registro das movimentações de entrada de compras e saída de produtos, você já possui o básico de uma gestão de estoque. Porém, esta é uma operação que precisa de atenção constante. 


É preciso cruzar estas informações para descobrir quais produtos estão vendendo mais, quais menos, qual a demanda de compra de determinado produto, dentre diversas outras possibilidades que podem garantir a melhor gestão de custos para a empresa, evitando gastos desnecessários e prejuízos com produtos parados em estoque, por exemplo.


Manter o estoque em dia é totalmente essencial para o melhor funcionamento do seu controle de vendas. Fique atento! 


7. Acompanhe os principais indicadores periodicamente


Para utilizar os dados obtidos pelo controle de vendas de forma mais estratégica, é muito importante utilizar alguns indicadores de desempenho, principalmente para medir custos, perdas, retorno de investimento e até a produtividade da equipe. 


Todos estes indicadores devem ser medidos e analisados periodicamente, comparando com outros intervalos, para que melhorias possam ser aplicadas de forma contínua. 


8. Adquira um bom sistema de gestão e use a tecnologia a seu favor


A tecnologia e a automação podem se tornar seus grandes aliados em todas as dicas que mencionamos anteriormente. Imagine realizar todos estes processos manualmente? Não é impossível, mas pode acabar sendo bem trabalhoso e a sua equipe pode acabar perdendo produtividade, e, consequentemente, estagnar o crescimento da sua empresa.


Trabalho e custo que pode ser evitado se você utilizar um sistema de gestão integrado, que realiza todas essas tarefas por você em poucos cliques. Com um software de gestão empresarial, os dados obtidos são mais completos e permitem análises mais rigorosas de suas vendas e de todos os outros processos envolvidos com a área.


Obtenha todos estes dados em tempo real e em painéis intuitivos compartilhados com todos os seus colaboradores. Esqueça planilhas ou qualquer outro tipo de gerenciamento. Aposte na tecnologia e use-a a seu favor com um sistema para automatizar a sua operação e garantir redução de custos e melhoria de todos os seus processos.  


Como escolher o melhor software para gerenciar as vendas da sua empresa?


A principal característica que um software de gestão precisa ter é: ser intuitivo. Ou seja, ele precisa ser totalmente simples e fácil de usar para que a sua rotina comercial não seja impactada pela dificuldade em utilizar o sistema ou em integrar os departamentos.  


Pesquise o melhor software para o seu negócio, mas primeiro, conheça o seu negócio a fundo. Organize os seus vendedores e colaboradores e saiba quais são as principais dores que eles sentem ao realizar as suas tarefas diárias, para assim, determinar o que um software precisa ter para atender às suas necessidades. 


Dica: busque um sistema de gestão empresarial que conte com um CRM completo para a organização da sua equipe comercial. Não sabe o que é CRM? Descubra aqui! 


Com um bom controle e gestão de vendas, um software completo e a estratégia certa para a sua operação, a sua empresa pode alcançar os melhores resultados, reduzir custos e aproximar ainda mais os seus clientes! 


Quer saber como realizar o controle das suas vendas de uma forma simples, intuitiva e totalmente eficiente? Fale com um de nossos consultores agora.



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