8 dicas para realizar um sistema de controle de vendas eficaz

Confira as melhores práticas para manter um bom controle de vendas na sua empresa

22/Jun/2022
Gestão

Realizar o controle das vendas de uma empresa pode parecer uma tarefa complicada se pensarmos na quantidade de atividades e tarefas que envolvem esse processo. Mas você sabia que administrar esse controle é totalmente necessário para que a sua empresa cresça de forma saudável e organizada? 

A venda de produtos e serviços é a base da maioria das empresas, das menores até os grandes empreendimentos, e se ela não estiver bem organizada e gerenciada, todo o resto pode se desequilibrar. 

Com um sistema de controle de vendas eficaz e integrado, você consegue o equilíbrio entre a área comercial e outros setores importantes na efetivação das transações comerciais, o que traz maior rentabilidade ao negócio. 

Continue lendo este artigo se você quer entender como realizar esse processo de forma eficiente e viável para a sua empresa aplicando 8 dicas simples, porém essenciais. Boa leitura!

 

O que é o controle de vendas?

Antes de tudo, o controle de vendas deve ser considerado uma função estratégica da empresa, já que compete a uma área que afeta diretamente o resultado dos negócios.

Logo, podemos pensar que se trata de um processo que consiste em obter e analisar dados sobre as vendas realizadas para entender a operação e todas as suas etapas, identificando pontos positivos, negativos e possíveis gargalos para tomadas de decisões mais estratégicas.

Uma boa gestão de vendas considera desde a prospecção e cadastro de clientes, até a gestão de estoques, análise de curva ABC dos produtos, preços, vendas realizadas e perdidas, dentre diversos outros pontos. 

Portanto, manter um bom controle de vendas é a base essencial dos negócios, pois, além de atrair e fidelizar clientes, garante melhor atendimento, com processos organizados e bem definidos, facilitando a organização administrativa e financeira da empresa.


Por que é importante manter um controle de vendas na minha empresa?

Para garantir a sobrevivência de uma empresa e entender o desempenho de suas vendas, é preciso ter em mãos todas as informações relacionadas de forma correta e precisa. 

Nesse sentido, um sistema de controle de vendas bem organizado e estruturado garante eficiência e melhoria dos processos, uma vez que uma operação otimizada de vendas, integrada com setores estratégicos, pode reduzir custos e trazer melhores resultados. 

Mas para isso, é importante adquirir recursos que facilitem e centralizem a busca e a organização dos dados relacionados às vendas. Por exemplo, um software de gestão empresarial que integre todas essas informações com as demais áreas da empresa e gere mais agilidade e eficácia ao desenhar e atingir as suas metas comerciais.

O processo de controle e gerenciamento de vendas pode trazer diversos benefícios para a sua organização, inclusive para outros setores relacionados e não só para a área de vendas. Veja a seguir algumas dicas para aproveitar da melhor forma a administração das suas vendas.


8 dicas para realizar um controle vendas completo e eficiente

Ter um controle de vendas eficiente, com metas assertivas e boa performance, pode até parecer algo difícil de ser realizado, mas a boa notícia é: seguindo alguns passos básicos, é possível implantar essa realidade na sua empresa. Confira as dicas a seguir: 

1. Registre todos os dados de suas vendas 

Registrar todas as informações relacionadas às suas transações comerciais, com todos os dados de produtos vendidos, impostos, preço unitário, forma de pagamento e dados do cliente é o primeiro passo para um controle de vendas eficiente. 

Dessa forma, os seus relatórios serão muito mais precisos e poderão indicar melhores estratégias a partir de informações como quais produtos estão no topo das vendas, qual melhor forma de pagamento para o seu tipo de cliente, dentre outras. 

Com todos esses dados, você pode otimizar seu planejamento de compras e estoque e realizar promoções mais atrativas para o seu cliente, de acordo com possíveis sazonalidades, a sua necessidade e poder de compra. 

Claro que realizar todos esses processos de forma manual pode ser desgastante e ineficaz, mas, nessas ocasiões, você pode contar com ajuda da tecnologia e com as funcionalidades de um sistema ERP, por exemplo. 

2. Crie um planejamento com metas e objetivos

Só é possível traçar a melhor rota para os negócios após definir objetivos e metas a serem alcançadas. Por isso, é importante pensar: onde minha empresa quer chegar? Quais são os resultados que eu espero obter? 

Então, comece a traçar o melhor caminho para atingir essas metas e responder a essas perguntas. Pense nas estratégias e crie planos para chegar nos seus objetivos, sempre com a ajuda de seus colaboradores, afinal, eles fazem parte dessa trajetória e podem sugerir ótimos planos operacionais. 

3. Acompanhe e gerencie o trabalho da sua equipe de vendas

Esteja presente e acompanhe os resultados da sua equipe de vendas, pois são eles que podem impulsionar o sucesso da empresa ou motivar o declínio. Saiba quem é o seu melhor vendedor e entenda como replicar as suas melhores práticas entre todos os outros colaboradores. 

Mas não analise apenas o seu faturamento total, entenda de onde ele vem. Saiba o faturamento médio de cada vendedor e dos seus principais canais de venda. Dessa forma, você pode entender a performance individual e elaborar melhores feedbacks aos colaboradores responsáveis por cada canal de venda. 

Além disso, com essa análise mais precisa e cuidadosa, você ainda garante o pagamento correto de comissões. Assim, é possível aumentar o nível de motivação da sua equipe e garantir colaboradores mais engajados e determinados a vender mais! 

4. Faça um mapa do fluxo de vendas da sua empresa

Crie um mapa do fluxo de vendas da sua empresa para facilitar a vida dos seus vendedores. Dessa forma, ao final de cada etapa do fluxo, a tarefa seguinte pode ser exercida com muito mais clareza e rapidez pelo responsável. 

Um exemplo básico de fluxo pode ser: 

  • Prospecção: quando ações são feitas para atrair novos clientes;
  • Apresentação: quando se apresenta a empresa aos contatos estratégicos obtidos na fase de prospecção;
  • Proposta: quando de fato se apresenta soluções interessantes através de uma proposta atrativa;
  • Negociação: quando se adequa valores aos interesses de empresa e cliente;
  • Follow up: acompanhamento do cliente em sua jornada até a decisão de compra;
  • Fechamento: realização efetiva da transação comercial. 

5. Conheça os seus clientes e suas preferências

Nada como um atendimento personalizado e exclusivo, certo? Por isso, dedique-se a conhecer os seus clientes de forma profunda. Saiba das suas necessidades e preferências para oferecer sempre o melhor atendimento do mercado e garantir clientes fiéis e satisfeitos. 

Para isso, é essencial otimizar o relacionamento com todos por meio de um sistema de controle de vendas integrado, pois é com esse processo que a sua equipe pode obter as informações necessárias para realizar o atendimento de forma personalizada, fazendo com que o seu cliente se sinta realmente valorizado. 

6. Realize um controle eficiente de estoque

Com um planejamento de vendas e o registro das movimentações de entrada de compras e saída de produtos, você já tem o básico de uma gestão de estoque. Mas essa é uma operação que precisa de atenção constante. 

Para tanto, cruze as informações para descobrir quais produtos estão vendendo mais e menos, qual a demanda de compra de determinado item, dentre diversas outras possibilidades que podem garantir a melhor gestão de custos para a empresa. Ainda, evite gastos desnecessários e prejuízos com produtos parados em estoque, por exemplo.

Nesse caso, manter o estoque em dia é totalmente essencial para o melhor funcionamento do seu controle de vendas. Fique atento! 

7. Acompanhe os principais indicadores periodicamente

Para utilizar os dados obtidos pelo controle de vendas de forma mais estratégica, é muito importante utilizar alguns indicadores de desempenho, principalmente para medir custos, perdas, retorno de investimento e até a produtividade da equipe. 

Além disso, todos esses indicadores devem ser medidos e analisados periodicamente, comparando com outros intervalos, para que melhorias possam ser aplicadas de forma contínua. 

8. Adquira um bom sistema de gestão e use a tecnologia a seu favor

A tecnologia e a automação podem se tornar seus grandes aliados em todas as dicas que mencionamos anteriormente. Realizar todos esses processos manualmente pode ser bem trabalhoso e a sua equipe pode acabar perdendo produtividade, além de, consequentemente, estagnar o crescimento da sua empresa.

Por isso, todo o controle de vendas fica facilitado se você utilizar um sistema de gestão integrado, que realiza tarefas importantes em poucos cliques. Com um software de gestão empresarial, os dados obtidos são mais completos e permitem análises mais rigorosas de suas vendas e de todos os outros processos envolvidos com a área.

Obtenha todos esses dados em tempo real e em painéis intuitivos compartilhados com todos os seus colaboradores. Esqueça planilhas ou qualquer outro tipo de gerenciamento. Aposte na tecnologia e use-a a seu favor com um sistema para automatizar a sua operação e garantir redução de custos e melhoria de todos os seus processos.


Como escolher o melhor software para gerenciar as vendas da sua empresa?

A principal característica que um software de gestão precisa ter é ser intuitivo. Logo, deve ser totalmente simples e fácil de usar para que a sua rotina comercial não seja impactada pela dificuldade em utilizar o sistema ou em integrar os departamentos.  

Então, pesquise o melhor software para o seu negócio, mas primeiro, conheça o seu empreendimento a fundo. Organize os seus vendedores e colaboradores e saiba quais são as principais dores que eles sentem ao realizar as suas tarefas diárias, para assim, determinar o que um software precisa ter para atender às suas necessidades. 

Dica: busque um sistema de gestão empresarial que conte com um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) completo para a organização da sua equipe comercial.

Controle de vendas, melhores resultados

Com uma boa gestão, um sistema de controle de vendas e a estratégia certa para a sua operação, a sua empresa pode alcançar melhores resultados, reduzir custos por retrabalho, encantar e fidelizar ainda mais os clientes! 

Quer saber como realizar o controle das suas vendas de uma forma simples, intuitiva e totalmente eficiente? Fale com um de nossos consultores.

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