Bloco H 2024: tudo o que precisa saber sobre a obrigação

Bloco H é uma obrigação das empresas, com informações sobre o estoque, e é fundamental saber o que esse relatório deve conter em 2023.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do SPED Fiscal, um processo completo e amplo para registro e transmissão de informações de empresas para o Fisco. 

Cada bloco da EFD possui uma funcionalidade, o que significa que um determinado conjunto de dados deve ser informado. Neste artigo, você vai conferir um guia sobre o Bloco H e acompanhar um passo a passo de como realizá-lo em 2024. 

Bannner para conhecer o sistema

O que é o Bloco H?

O Bloco H é um dos dez módulos da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do SPED Fiscal. Sua função é registrar e informar para a Receita Federal tudo sobre o inventário físico das empresas. 

Ele deve conter informações sobre código de produto, quantidade e valores dos itens em estoque, embalagens, matérias-primas, ou seja, tudo que faz parte do inventário de um estabelecimento no período da apuração.

Essas informações também são utilizadas no balanço patrimonial. O ideal é coletar as informações ao longo do ano, para reduzir a chance de inconsistência de dados, que pode caracterizar sonegação fiscal, caso o Fisco identifique.

Como o bloco H funciona?

O bloco H organiza as informações dos produtos da empresa em diferentes registros, cada um com determinada função e requisitos. São eles: 

  • Registro H001 – Abertura do Bloco H: esta seção indica se existem dados a serem apresentados;
  • Registro H005 – Totais do inventário: aqui são apresentados os valores totais de cada produto ou item que consta no estoque;
  • Registro H010 – Inventário: esta etapa indica quais itens estão presentes no estoque, ou inventário, bem como todos os itens exigidos pela legislação do ICMS e também do IRPF; 
  • Registro H020 – Informações complementares do inventário: quaisquer informações que devam ser complementadas;
  • Registro H990 – Encerramento do Bloco H: o fechamento do documento apresenta o total de linhas que o relatório traz.

Quando é preciso enviar o Bloco H?

O Bloco H é solicitado em diferentes casos: 

  • Final do período – é destinado às empresas que possuem obrigatoriedade de enviar estoque periódico, mensal ou de outro período, ou que queiram apresentar de forma espontânea. É o tipo mais comum e geralmente acontece no final do ano. 
  • Mudança na forma de tributação de mercadoria (ICMS) – quando exigido por legislação ou quando há alguma alteração na forma de tributação das mercadorias.
  • Interrupção ou pausa – quando ocorre baixa cadastral do CNPJ ou paralisação temporária das atividades da empresa. 
  • Alteração no Regime de Pagamento – quando o contribuinte tem mudança de condição e alteração no regime de pagamento, por exemplo, de “Normal” para “Simples Nacional”.
  • Determinação da Receita Federal – quando, por algum motivo específico, o Fisco determina o envio das informações para fins de fiscalização.

Quem é obrigado a enviar o Bloco H? 

Toda empresa contribuinte do ICMS que possui estoque precisa necessariamente entregar seu inventário após a finalização do Balanço Patrimonial. 

Qual é o prazo de entrega do Bloco H no SPED Fiscal? 

O Bloco H deve ser preenchido e entregue até o segundo mês consecutivo da finalização do balanço patrimonial. 

Ou seja, considerando uma empresa que fecha seu balanço no final do ano, no dia 31 de dezembro, ela tem até o final de fevereiro para transmitir os dados do Bloco H. 

O que acontece se a empresa não entregar o Bloco H?

Há multas e penalidades para empresas que não entregam ou que deixam o Bloco H em branco. A ausência na emissão gera multa de 1% sobre o valor do estoque. 

Declarações entregues com atraso também incorrem em multas de 0,02% por dia sobre o faturamento bruto. 

Como fazer e preencher o Bloco H? 

Para preencher e gerar o Bloco H no SPED Fiscal, é importante contar com um arquivo digital contendo o inventário detalhado para importar para o sistema. Esses arquivos, em geral no formato txt., são emitidos por sistemas de gestão. 

Com o arquivo atualizado em mãos, siga o passo a passo:

  • Entre no software do SPED Fiscal e vá até o Bloco H;
  • No registro H001, que abre o bloco, importe seu arquivo digital e informe se existem dados novos ou não; 
  • Siga para o registro H005, e informe o valor total do estoque e informe o motivo do inventário (final do período, mudança de ICMS, etc.);
  • Depois, no H010, é preciso detalhar item por item do inventário (declarar código do produto, quantidade unitária, valor unitário, etc.), para que a soma desses itens seja igual ao valor total que você informou no H005; 
  • Em seguida, o H020 é reservado a informações complementares relacionadas ao ICMS; 
  • Já o H030 inclui dados complementares sobre produtos sujeitos à substituição tributária; 
  • O registro H990 encerra o bloco e confirma o envio. 

Qual a diferença do Bloco H para o Bloco K?

Os dois blocos de informações da EFD tratam de produtos, mas enquanto o Bloco H lida com os itens finalizados e comercializados, o Bloco K trata dos insumos e matérias-primas utilizadas para a produção das mercadorias.

Assim, o Bloco K envolve tudo o que foi utilizado no processo produtivo da empresa e seu estoque. Da mesma forma que o Bloco H, algumas informações são repassadas ao Fisco, sendo essencial enviar os dados corretos, para evitar problemas futuros.

Dessa forma, os dois blocos são complementares e algumas empresas, dependendo do segmento de atuação, precisarão fazer o envio de ambos para o governo. 

Vale ressaltar que empresas do Simples Nacional ou MEI estão isentas de gerar Bloco K, mesmo se trabalharem com produção e comercialização de mercadorias.

Como um ERP pode ajudar com essa obrigação?

O Bloco H é uma obrigação que muitas empresas devem apresentar ao Fisco, indicando a situação do seu estoque em determinado período. Para ter maior agilidade na geração deste relatório e ter mais confiança nos números, ter um sistema de gestão empresarial é o ideal

A Omie possui um ERP que permite não apenas o controle de estoque, mas também a emissão de notas fiscais e controle de caixa, além de outras diversas funcionalidades que facilitam a gestão das empresas. 

Com isso, é possível automatizar as tarefas, ganhar produtividade e garantir que as informações corretas sejam declaradas ao Fisco, evitando muitos problemas financeiros e para a gestão da companhia.

Conte com uma solução completa para potencializar os resultados de seus clientes 

A contabilidade é uma área que envolve muitos valores e detalhes, e tudo precisa ser informado com o máximo de precisão para que os clientes não tenham problemas. Preencher o Bloco H é apenas mais uma das muitas etapas que você precisará cumprir com o contato. 

Por isso, conte com a tecnologia como aliada para revolucionar sua rotina e maximizar a eficiência e os resultados do seu escritório de contabilidade com um sistema ERP!

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Contador, você já parou para pensar por que oferecer uma consultoria contábil pode ser um grande diferencial para o seu
Gestão financeira
Sabia que quase metade das empresas brasileiras fecha as portas em até três anos? O principal motivo é a falta
Assessoria Contábil
Leia este conteúdo e aprenda como adotar as melhores práticas para oferecer assessoria contábil a empresas e como se tornar