Cadastro de clientes: descubra o que é essa ferramenta de gestão

Amplie o relacionamento com os seus consumidores, saiba o que é cadastro de clientes e as vantagens de usar essa ferramenta. Confira.

30/Jul/2020
Gestão

Se você trabalha em uma empresa de prestação de serviços ou da área comercial, já deve saber da importância de manter uma base de dados dos seus clientes. Pensando nisso, o cadastro de clientes entra como uma ferramenta útil na tomada de decisões e desenvolvimento do seu negócio.


Usado como um meio de manter o controle das pessoas que consomem os seus serviços e produtos, essa tarefa burocrática ajuda o empresário a otimizar os processos internos.


Você sabe como funciona o relacionamento com cliente na sua empresa? Então acompanhe o conteúdo abaixo e entenda mais sobre essa ferramenta e como ela pode ajudar no aperfeiçoamento da comunicação com o público.

 

Entenda o cadastro de clientes

Mas, afinal, o que é cadastro de clientes? Considerado uma ferramenta de gestão, ele tem como objetivo compreender as necessidades do público-alvo da empresa e, assim, direcionar estratégias eficazes de atração de público.


Com esse cadastro é possível monitorar e difundir informações sobre os produtos e serviços de um empreendimento de maneira rápida e fácil. Dessa forma, ele atua como um recurso para aprimorar a comunicação entre a empresa e os seus consumidores.


A importância desse relacionamento é tão significativa que hoje já existe uma área empresarial voltada a manter essa comunicação: CRM (Customer Relationship Management).


Para esses profissionais, a ficha de cadastro de clientes facilita o seu trabalho e ainda ajuda a identificar os pontos de atenção e elaborar estratégias de fidelização dos consumidores.

 

Quais dados precisam estar na ficha de cadastro?

No cadastro precisam constar alguns dados de clientes para que a coleta seja feita da maneira certa. Vale ressaltar que como essa ficha é tanto para pessoas físicas como jurídicas, as informações vão desde dados pessoais até formas de contactá-los. Confira abaixo.


  • Nome completo ou razão social. No caso de empresas, nome fantasia;
  • CNPJ/CPF;
  • Endereço e data de fundação/aniversário;
  • Contato (e-mail, telefone e, em alguns casos, redes sociais);
  • Profissão ou área de operação no mercado,
  • Formas de pagamentos preferenciais.


É importante destacar que as informações de um cadastro de clientes podem variar dependendo do objetivo da empresa que está interessada em aplicá-lo. No entanto, é válido mencionar que quanto mais detalhado esse instrumento de gestão estiver, mais fácil será obter os resultados esperados.


Por que ter um cadastro de clientes?

Apesar de o cadastro de clientes ser uma ferramenta útil de gestão, é comum que pequenas e médias empresas acreditem que ele só é fundamental em grandes empreendimentos. Porém, esse pensamento é um engano que pode atrasar o desenvolvimento do seu negócio.


Listamos abaixo quatro benefícios práticos do cadastro de clientes. Veja abaixo:


Informações sobre o seu público

Já pensou nas vantagens de possuir informações sobre os clientes da sua empresa? Além de gerar leads para o seu negócio, ter uma ficha de cadastro ao alcance da mão, ajuda a criar  uma comunicação estratégica que chegue até o consumidor.


Isso quer dizer que com o cadastro de clientes você consegue estabelecer qual tipo de linguagem usar e quais as principais necessidades que o seu serviço ou produto ainda não atendeu e começar a investir nesses itens.


Fidelização

E o pós-venda? O cadastro de clientes é uma ferramenta que ajuda tanto no pré-venda quanto no pós. Ele facilita a execução de estratégias pós-venda assertivas, fidelizando mais clientes.


Esse é um plano que leva em consideração os desejos e opiniões dos consumidores, tornando o atendimento mais personalizado. Fidelizar clientes quer dizer oferecer um serviço único e com comodidades, deixando o cliente sentir que é importante para o negócio.


Identificar oportunidades

Sabia que com o cadastro de clientes fica mais fácil identificar as oportunidades de melhoria dentro do seu empreendimento? Com o feedback do cliente, o empresário conhece mais a fundo a opinião do consumidor e quais pontos ainda precisam melhorar.


Reconhecendo os consumidores como importantes formadores de opinião, você estará agregando-os ao processo de fabricação, além de controlar a qualidade dos produtos e atividades prestadas.


Otimizar processos de backoffice

Apesar do backoffice ser um segmento empresarial que mantém pouco contato com os clientes — já que as operações são internas —, o cadastro de clientes possui o papel único de otimizar os processos.


Em outras palavras, com esses dados atualizados e prontos para serem usados, a ficha de cadastro oferece todo o escopo que precisa para elaborar estratégias únicas e com grandes chances de acerto.


Aprenda mais sobre gestão com a Omie

E aí, agora que você sabe o que é cadastro de clientes, vamos entender um pouco mais sobre os processos internos da sua empresa? No blog da Omie, você encontra todos os conteúdos que precisar para fazer a gestão de estoque do seu negócio. Acesse e encontre uma fonte confiável para sanar as suas dúvidas.


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