Calendário de vendas 2021: as principais datas comemorativas do ano

Confira um guia completo com os principais feriados do ano que movimentam o mercado e prepare-se para vender ainda mais!

29/Jan/2021
Empreendedorismo

No Brasil, existem diversas datas comemorativas do ano que podem servir como uma grande oportunidade para vender mais. É muito importante montar um planejamento com boas estratégias para aproveitar essas sazonalidades, alavancar as vendas e renovar o estoque da sua empresa. 


Algumas das principais datas comemorativas esperadas no mercado de vendas e e-commerce são a Black Friday, em novembro, e o Natal, em dezembro. Ou seja, é fundamental se preparar durante o ano e até usar os outros feriados como teste na criação de boas campanhas para esperar essas datas.


Em algumas épocas do ano, o consumidor fica mais propenso a comprar novos produtos, seja para presentear alguém ou para si mesmo. Muitas pessoas se organizam financeiramente para esperar os descontos e promoções que as lojas oferecem em determinadas datas e você, vendedor, precisa estar pronto para recebê-las! 


Por isso, neste guia completo, vamos te ajudar a organizar as principais datas comemorativas para o comércio brasileiro e algumas dicas para aproveitar o melhor desse calendário e já se preparar para qualquer sazonalidade. Vamos lá!  

As principais datas comemorativas 2021 para vender mais 

É importante lembrar que não tem problema se o seu produto não tem uma ligação direta com a data comemorativa em questão, o importante é manter a comunicação e as suas campanhas e promoções coerentes e adaptadas ao tema da data para garantir visibilidade da sua loja. Aproveite para já salvar o calendário abaixo e siga a leitura para conhecer mais sobre as principais datas.


Fevereiro

14 - Valentine’s day 

O dia dos namorados internacional é chamado de Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day, e é uma data que está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Por isso, é interessante aproveitá-la para lançar campanhas e promoções em um ambiente mais romântico, com descontos em produtos voltados para casais, como kits personalizados, por exemplo. 

16 - Carnaval 

Mesmo que em 2021 ainda não tenhamos uma data definida para os feriados de Carnaval, é importante manter as campanhas e uma boa estrutura logística para atender a data. Mesmo se a sua loja não trabalhar com venda de adereços, fantasias e produtos relacionados, é interessante criar um ambiente festivo, alegre e uma comunicação temática divertida.


Março

08 - Dia internacional da mulher 

Essa data é uma grande oportunidade de criar campanhas incríveis, não só por causa do feriado da semana santa, mas para homenagear as mulheres e representar as lutas femininas. Então, esqueça as ofertas de utensílios domésticos e promova descontos em produtos de todas as categorias da sua loja, incentivando até que elas mesmas se presenteiem com ofertas exclusivas.


15 - Dia do consumidor

O Dia do Consumidor é uma data importante para trabalhar o relacionamento com os seus clientes com promoções e liquidações especiais. Essa data é, basicamente, a Black Friday do primeiro semestre e pode ser muito promissora para os comerciantes. Os descontos aplicados costumam chegar nos 60%, por isso, planeje-se para não ficar para trás.

Abril

04 - Páscoa

O feriado de páscoa é uma das datas mais importantes para o mercado brasileiro, principalmente em relação a artigos religiosos e alimentação, para as tradicionais ceias e a troca de ovos de chocolate. Se a sua loja não trabalha com esses produtos, aposte em uma experiência visual atrativa para o consumidor; focar na temática é fundamental para vender qualquer produto nesta data.

23 - Dia mundial do livro

Talvez ainda pouco trabalhada como uma das principais datas comemorativas de abril, o Dia Mundial do Livro é uma data que pode ser muito bem explorada tanto pelas lojas focadas nos amantes da literatura, com livros e artigos literários, quanto por outros produtos, como camisetas, acessórios e decoração inspirados nos personagens dos livros. 

* Dia do frete grátis

Essa data foi criada há poucos anos com foco em marketplaces e e-commerces, pode variar de ano para ano, mas sempre acontece no final do mês de abril. Muitos consumidores aproveitam para comprar presentes de Dia das Mães nesta data, por isso, aproveite para impulsionar suas vendas e fidelizar clientes através de melhores condições de frete, e principalmente, frete grátis.

Maio

01 - Dia do trabalho

Mesmo não sendo uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, se a sua loja possui artigos de escritório, eletrônicos, ou qualquer outro produto que seja relacionado à profissões, mesmo que informal, é uma data interessante para campanhas focadas em parabenizar o trabalhador e incentivá-lo com descontos em produtos para o seu trabalho. 


04 - Star Wars

Para os fanáticos por uma das maiores sagas de filmes e livros do mundo, essa é uma das datas mais importantes do ano, principalmente pelo famoso trocadilho “May the 4th be with you”, referência ao dia 4 de maio. Por isso, se a sua loja vende artigos do universo Star Wars, esse é o momento de alavancar as vendas com promoções e campanhas exclusivas.

09 - Dia das mães

Em 2020, o faturamento dessa data superou os R$ 2,2 bilhões no e-commerce e, por isso, trata-se de uma época muito importante para as vendas, principalmente pela questão emocional e pela comunicação abordada nas campanhas. 


25 - Dia do orgulho nerd

Este é o dia mais esperado para os nerds de plantão e todo o público geek. Estes são grandes consumidores do mundo virtual e do comércio digital, e é fundamental criar campanhas com menções à histórias e personagens deste universo, mesmo que a sua loja não trabalhe com artigos relacionados diretamente. 

Junho

12 - Dia dos namorados

Seguindo a mesma linha do Valentine’s Day em fevereiro, o dia dos namorados do Brasil é um feriado em junho, e também uma data importante de ser explorada com foco em campanhas românticas para todos os públicos. E lembre-se também da diversidade de casais para trabalhar nas suas peças de campanha e comunicação.


Leia também: Gestão de estoque: como funciona e quais as vantagens?

Julho

13 - Dia do rock

Aproveite a data para interagir com o seu público nas redes sociais com campanhas e promoções de brindes e sorteios de artigos personalizados com artistas e bandas de rock, por exemplo. Além disso, essa data pode ser utilizada por vários setores, por isso, invista em boas promoções para fidelizar seus clientes.


30 - Dia do amigo 

O dia do amigo não costuma ter grande repercussão no mercado, mas é uma data importante para criar campanhas temáticas e reforçar a proximidade com os seus clientes, através de cupons de desconto para presentear um amigo, por exemplo. Lembre-se de conquistar o público para as próximas datas que se aproximam.

Agosto

08 - Dia dos pais 

Essa é outra data super importante, com uma ideia bem parecida com o Dia das Mães, no sentido de variação de presentes e emoção na comunicação, ou seja, as campanhas podem seguir um direcionamento mais emotivo e com foco em seus filhos e parceiras ou parceiros, já que são o público que busca presentear os seus pais e maridos.

 

14 - Dia da informática

Se o foco da sua loja é informática, esta é uma ótima data para promoções de novos lançamentos e divulgação de produtos de tecnologia para os seus clientes. Invista em bons descontos nos portáteis e eletrônicos, por exemplo, com acessórios de brinde ou cupons para próximas compras.

Setembro

* Semana do Brasil

Conhecida como a “Black Friday brasileira”, a semana do Brasil ainda é uma data nova que está começando a fazer sucesso entre os consumidores. A data acontece, geralmente, na primeira semana de setembro, antecedendo a Black Friday, e traz boas oportunidades de vendas. Fique de olho e coloque a data no seu radar! 

15 - Dia do cliente

Nesta data, as estratégias podem ser bem semelhantes ao Dia do Consumidor, já que a ideia principal é focar em promoções para aproximar e fidelizar os seus clientes. Em setembro, a maioria dos consumidores já estão ansiosos e se preparando para a Black Friday, mas não deixa de ser uma data relevante e que deve entrar no seu calendário. 

Outubro 

01 - Dia internacional da música

Assim como o Dia do Livro, o Dia Internacional da Música é uma data comemorativa importante para trazer promoções e campanhas sobre qualquer item relacionado à música, desde instrumentos musicais e discos, como camisetas, canecas e qualquer outro tipo de produto que faça referência às bandas, músicos e discos memoráveis.

04 - Dia mundial dos animais

Esta é uma data importante para o mercado pet, que, atualmente, segue em grande expansão pelo mundo todo. Mas é bom lembrar que os seus consumidores são bastante rigorosos e buscam sempre o melhor para os bichinhos. Por isso, foque em campanhas emotivas e que mostre a qualidade dos seus produtos com informações completas.

12 - Dia das crianças

Outra das mais importantes datas do comércio brasileiro, o Dia das Crianças chega para impulsionar o setor de brinquedos e produtos infantis. Por isso, foque na publicidade para os pais e familiares, mas lembre-se do cuidado em lidar com público infantil. Hoje em dia, o setor de tecnologia também é muito movimentado nesta data. 

29 - Dia nacional do livro

Vale seguir as mesmas estratégias do Dia Mundial do Livro e do Dia do Leitor, já que o público é bem parecido, a única diferença é que é um feriado nacional, atingindo apenas os brasileiros.

 

31 - Halloween

O famoso Dia das Bruxas, assim como o Carnaval, tem uma tendência a atingir o público que procura por fantasias, adereços, decoração e maquiagens artísticas. Por isso, se sua loja não oferece esse tipo de produto, invista na temática divertidas nas campanhas dos seus produtos e traga uma comunicação divertida e que traga as referências da data.

Novembro 

26 - Black Friday

A Black Friday é o maior destaque do calendário do comércio mundial atualmente, é uma das datas mais esperadas pela maioria dos consumidores do e-commerce no Brasil e no mundo. Por isso, é preciso muito planejamento e estrutura logística para atender as demandas dessa data, e o ponto positivo é que pode ser usada em lojas de qualquer setor! Ou seja, além de planejar uma boa campanha, é preciso planejar uma grande força-tarefa. 


29 - Cyber Monday

A Cyber Monday surgiu para vender os produtos que não tiveram muita saída na Black Friday, com foco em produtos eletrônicos, porém com o sucesso da data, todos os segmentos começaram a aderir. Na segunda-feira seguinte à Black Friday, o consumidor pode conferir mais ofertas, por isso, vale a pena conhecer mais sobre essa e outras datas comemorativas em novembro.

Dezembro

25 - Natal 

Enfim, o Natal! Depois de tantas comemorações comerciais durante o ano, chegou a hora de tematizar ao máximo a sua loja física ou virtual, suas redes sociais e focar em uma comunicação de destaque. A experiência de compra nessa data é um dos pontos mais importantes, por isso, invista em boas condições de frete e entrega, estoque e logística reversa para garantir que seu cliente vai ficar satisfeito com a compra. 

26 - Boxing Day

Seguindo a mesma linha da Cyber Monday, o Boxing Day foi criado para liquidar os produtos que não foram vendidos no Natal com melhores condições de pagamento e novas promoções para zerar o estoque e começar o próximo ano com tudo! 


E aí, tudo pronto para começar 2021? Lembre-se de manter sempre uma boa comunicação com o seu consumidor, independente de datas comemorativas ou sazonalidades. Essas datas também são ótimas oportunidades para resgatar clientes antigos e impulsionar ainda mais as suas vendas. 


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