Calendário de vendas 2022: as principais datas comemorativas do ano

Tenha um guia completo para planejar o calendário de vendas anual para sua empresa, montar campanhas de marketing, impulsionar as vendas e faturar muito mais.

03/Mai/2022
Empreendedorismo

No Brasil existem diversas datas comemorativas do ano que são uma oportunidade incrível de impulsionar as vendas. Mas para aproveitar essas datas é muito importante ter um bom calendário de vendas para planejar ações durante o ano todo. São datas para impulsionar as vendas e renovar o estoque da sua empresa. 

 

Algumas das principais datas comemorativas esperadas no mercado de vendas e e-commerce são a Black Friday em novembro, e o Natal em dezembro, mas é importante conhecer as datas sazonais que impactam individualmente o seu segmento de mercado, além de se preparar durante o ano com campanhas de marketing para esperar essas datas.

Neste artigo compilamos os principais feriados do ano que aquecem o comércio, com o objetivo de montar um calendário de vendas para seu faturamento aumentar ainda mais! 

As principais datas comemorativas para o calendário de vendas 2022 

Quando falamos de datas comerciais é importante lembrar que não há problema se o seu produto não tem uma ligação direta com comemoração em questão, o importante é manter a comunicação de suas campanhas e promoções coerentes e adaptadas ao tema da data para garantir visibilidade da sua loja.

E na era digital é muito importante ter presença nas redes sociais, com criação de conteúdo adequado a cada data integrante do seu calendário de vendas. A participação dos seguidores pode ser convertida em vendas e clientes fiéis da sua empresa. No e-commerce, podem ser feitos cupons de desconto, campanhas de indicação específicas para uma data comemorativa.

Aproveite para salvar o calendário abaixo e siga a leitura para conhecer mais sobre as principais datas que estão para acontecer em 2022: 

Mês de Fevereiro

14 - Valentine’s Day 

O Dia dos Namorados Internacional é chamado de Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day. É uma data que não pode faltar em seu calendário de vendas, já que está se tornando cada vez mais popular no Brasil. Por isso, é interessante aproveitá-la para lançar campanhas e promoções em um ambiente mais romântico, com descontos em produtos voltados para casais, como kits personalizados, por exemplo. 

 Mês de Março

Carnaval 

O Carnaval, que acontece normalmente em fevereiro, é outra data importante do calendário de vendas. Para esse feriado é importante manter preparar as campanhas e uma boa estrutura logística para atender a demanda. 

Os apaixonados por Carnaval estão eufóricos comemorar, ou para se isolar, ou seja: prontos para gastar nessa data. 

Mesmo se a sua loja não trabalhar com venda de adereços, fantasias e produtos relacionados, é interessante criar um ambiente festivo, alegre e uma comunicação temática divertida.

 

08/03 - Dia Internacional da Mulher 

Essa data é uma oportunidade para seu calendário de vendas, é possível criar campanhas incríveis  para homenagear as mulheres e reconhecer as lutas e conquistas femininas. 

Então, esqueça as ofertas de utensílios domésticos e promova descontos em produtos de todas as categorias da sua loja. Uma grande chance de conquistar novas clientes e ganhar o coração das clientes já existentes é incentivar que elas mesmas se presenteiem com ofertas exclusivas para esse dia.

15/03 - Dia do Consumidor

Essa data já virou tradição no comércio e é aguardada pelos clientes. O Dia do Consumidor é uma data importante para trabalhar o relacionamento com os seus clientes com promoções e liquidações especiais.

 Essa data é, basicamente, a Black Friday do primeiro semestre e pode ser muito promissora para os comerciantes. Os descontos aplicados costumam chegar nos 60%, por isso, planeje-se para não ficar para trás.

Mês de abril 

Feriado de Páscoa

O feriado de Páscoa acontece 40 dias após o carnaval, caindo em quase todos os anos no mês de abril. A Páscoa é uma das datas mais importantes para o calendário de vendas brasileiro, principalmente em relação a artigos religiosos e alimentação, para as tradicionais ceias e a troca de ovos de chocolate. Se a sua loja não trabalha com esses produtos, aposte em uma experiência visual atrativa para o consumidor; focar na temática é fundamental para vender qualquer produto nesta data.

23/04 - Dia Mundial do Livro

Talvez ainda pouco trabalhada como uma das principais datas comemorativas de abril, o Dia Mundial do Livro é uma data que oferece muitas oportunidades de vendas.  

Pode ser bem explorada tanto pelas lojas focadas nos amantes da literatura, com livros e artigos literários, quanto em lojas voltadas para o público nerd apaixonado por séries, personagens de filmes e livros, super-heróis. Podem ser estimulados a comprar outros produtos, como camisetas, acessórios e decoração inspirados nos personagens dos livros. 

Dia do Frete Grátis

Essa data foi criada há poucos anos com foco em marketplaces e e-commerces. Pode variar de ano para ano, mas sempre acontece no final de abril. Muitos consumidores aproveitam para comprar presentes de Dia das Mães nessa data, por isso, aproveite para impulsionar suas vendas e fidelizar clientes através de melhores condições de frete, principalmente, frete grátis. É uma excelente oportunidade para todos os ramos de negócios, seja venda para pessoa física ou para outras empresas.

Mês de maio

01/05 - Dia do Trabalho

O dia do trabalho é uma data pouco explorada pelo comércio brasileiro, mas é interessante para focar em campanhas de vendas para parabenizar o trabalhador.

Se a sua loja possui artigos de escritório, eletrônicos, ou qualquer outro produto que seja relacionado a profissões, é uma chance de oferecer descontos e incentivos para compras feitas nesta data. Você pode, inclusive, fazer parcerias com sindicatos e associações de trabalhadores para ajudar na divulgação das ofertas.

 04/04 - Star Wars

Essa data ganhou destaque no calendário de vendas mundialmente. Para os fanáticos de uma das maiores sagas de filmes e livros do mundo, essa é uma das datas mais importantes do ano, principalmente pelo famoso trocadilho May the 4th be with you, referência ao dia 4 de maio.

Se a sua loja vende artigos da cultura pop, esse é o momento de alavancar as vendas com promoções e campanhas exclusivas. Para empresas do ramo de fantasias, decoração, eventos e entretenimento é uma ótima oportunidade de fazer bons negócios com esse tema. Uma opção é investir em congressos do tema, cosplays e festas.

Dia das Mães

O dia das mães acontece todo segundo domingo de maio e, em 2021, o faturamento dessa data superou os R$6,4 bilhões no e-commerce. É uma época em que não pode faltar uma super campanha de vendas, pelas emoções envolvidas e a comunicação afetiva abordada nas campanhas. É o momento de reconhecer a mulher que dedica toda uma vida a quem tanto ama, seus filhos.

 

15/05 - Dia Internacional da Família

Essa data pode ter uma programação exclusiva ou ser uma extensão do Dia das Mães no seu calendário de vendas. Aproveitando o clima de afeto em família, nesse dia podem ser criados descontos e brindes em combos de vendas para toda a família aproveitar.

As agências de viagens, cinemas, empresas de eventos, shoppings, restaurantes são muito beneficiados com essa data. Exemplos de ofertas são pacotes de viagens, passeios para toda a família, desconto nas refeições, ofertas em roupas estilo mãe e filha ou pai e filho. O importante é criar campanhas incentivando momentos para serem curtidos em família.

 25/05 - Dia do orgulho nerd

Este é o dia mais esperado para os nerds de plantão e todo o público geek. São grandes consumidores do mundo virtual e do comércio digital, e é fundamental criar campanhas com menções a histórias e personagens desse universo, mesmo que a sua loja não trabalhe diretamente com os artigos relacionados. 

No calendário de vendas, é uma data com um público bem semelhante ao Dia do Star Wars. São apaixonados por histórias e personagens que podem ser trabalhados em eventos e campanhas de vendas de produtos ou serviços.

28/05 - Dia do Hambúrguer

Essa data é muito esperada pelos fãs de hambúrguer! As empresas do ramo de alimentação e de entretenimento são beneficiadas. Para quem vende hambúrguer, pode fazer descontos especiais ou até fazer um rodízio exclusivo para esse dia.

Para as empresas de entretenimento e até outras pode ser feita uma associação com lojas de hambúrguer para uma promoção estilo compre dois produtos e ganhe um hambúrguer.

Mês de junho

12/06 - Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados do Brasil é também uma data importante de ser explorada com foco em campanhas românticas para todos os públicos.

Foque nos sentimentos, nos momentos e lembranças vividas em um relacionamento amoroso. E lembre-se também do aspecto da inclusão e diversidade de casais para trabalhar nas suas peças e na comunicação de suas campanhas.

Mês de julho

7/07 - Dia Mundial do Chocolate

Essa data é importante para acalentar os apaixonados por chocolate que não podem esperar até a próxima Páscoa para saciarem seus desejos. Restaurantes podem criar sobremesas específicas para esse dia.

Lojas, confeitarias que vendem produtos com chocolate podem fazer descontos e criar campanhas exclusivas. É uma chance também para ofertar produtos diet, veganos para conquistar um nicho de mercado esquecido. Até bebidas com chocolate podem entrar na lista de promoções.

10/07 - Dia da Pizza

Quem não gosta de pizza? Pode ser que exista, mas são minoria. Marque essa data no seu calendário de vendas, pois serão filas para rodízios de pizza ou para saborear sabores exclusivos lançados nesse dia.

Os aplicativos de entrega, como Ifood, Rappi entre outros, batem recorde de pedidos nesta data. Podem ser criados cupons de ofertas ou até mesmo frete grátis para pedidos feitos nesse dia.

13/07 - Dia do Rock

Aproveite a data para interagir com o seu público nas redes sociais com campanhas e promoções de brindes e sorteios de artigos personalizados com artistas e bandas de rock, por exemplo. 

Além disso, essa data pode ser utilizada por vários setores, por isso, invista em boas promoções para fidelizar seus clientes. Lojas de motos, estúdios de tatuagem, bares e locais frequentados por rockeiros costumam fazer ofertas exclusivas para essa data.

30/07 - Dia do Amigo

O Dia do Amigo não costuma ter grande repercussão no mercado, mas é uma data importante para criar campanhas temáticas e reforçar a proximidade com os seus clientes, através de cupons de desconto para presentear um amigo, por exemplo.

Lembre-se de conquistar o público para as próximas datas que se aproximam. É uma oportunidade de se aproximar de seus clientes, com mensagens cheias de afeto e reconhecimento. Sua empresa pode focar em e-mail marketing e postagens nas lojas virtuais e redes sociais.‍

Mês de Agosto

Dia dos Pais

O Dia dos Pais é outra data importante, que acontece sempre no segundo domingo do mês de agosto e segue a mesma ideia do Dia das Mães, no sentido de variação de presentes e emoção na comunicação. As campanhas podem seguir um direcionamento mais emotivo e com foco em seus filhos e parceiras ou parceiros, já que é um público que busca presentear os pais e maridos. 

14/08 - Dia da Informática

Se o foco da sua loja é informática, essa é uma ótima data para promoções de novos lançamentos e divulgação de produtos de tecnologia. Invista em bons descontos nos portáteis e eletrônicos, por exemplo, com acessórios de brinde ou cupons para próximas compras.‍

Mês de Setembro

Semana do Brasil

Conhecida como a Black Friday brasileira, a semana do Brasil ainda é uma data nova que está começando a fazer sucesso entre os consumidores. A data acontece, geralmente, na primeira semana de setembro, antecedendo a Black Friday, e traz boas oportunidades de vendas. Fique de olho e coloque a data no seu radar! 

15/09 - Dia do Cliente

Nesta data, as estratégias podem ser bem semelhantes ao Dia do Consumidor, já que a ideia principal é focar em promoções para aproximar e fidelizar os seus clientes. 

Em setembro, a maioria dos consumidores já estão ansiosos e se preparando para a Black Friday, mas não deixa de ser uma data relevante e que deve entrar no seu calendário. Aproveite para vender para aqueles clientes que não querem esperar a Black Friday para aproveitar as promoções.

Mês de Outubro

01/10 - Dia Internacional da Música

Assim como o Dia do Livro, o Dia Internacional da Música é uma data comemorativa importante para trazer promoções e campanhas sobre qualquer item relacionado à música.

Desde instrumentos musicais e discos, como camisetas, canecas e qualquer outro tipo de produto que faça referência às bandas, músicos e discos memoráveis podem estar em promoção nesta data.‍

04/10 - Dia Mundial dos Animais

Esta é uma data importante para o mercado pet, que, atualmente, segue em grande expansão pelo mundo todo. Mas é bom lembrar que os seus consumidores são bastante rigorosos e buscam sempre o melhor para os seus amados bichinhos.

Para quem ama os pets, eles são como filhos e querem que as empresas os vejam assim. Por isso, foque em campanhas emotivas e que mostre a qualidade dos seus produtos com informações completas.

12/10 - Dia das Crianças

Outra importante data do comércio brasileiro, o Dia das Crianças, chega para impulsionar o setor de brinquedos e produtos infantis. Por isso, foque na publicidade para os pais e familiares, mas lembre-se do cuidado em lidar com público infantil. Atente-se às regras de publicidade para esse público para não ferir o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como nenhuma regra do Conar. Hoje em dia, o setor de tecnologia também é muito movimentado nesta data. 

29/10 - Dia Nacional do Livro

Vale seguir as mesmas estratégias do Dia Mundial do Livro e do Dia do Leitor. O público é bem parecido, a única diferença é que é uma data comemorativa nacional, atingindo apenas os brasileiros.

31/10 - Halloween

O famoso Dia das Bruxas, assim como o Carnaval, tem uma tendência a atingir o público que procura por fantasias, adereços, decoração e maquiagens artísticas. Por isso, se sua loja não oferece esse tipo de produto, invista em temáticas divertidas nas campanhas dos seus produtos, com uma comunicação bem-humorada e que traga as referências da data.

Mês de Novembro

1/11 – Dia Mundial do Veganismo

No seu calendário de vendas, é uma data fundamental para impulsionar as vendas em lojas de produtos naturais ou de alimentação vegana. Spas, clínicas e estabelecimentos que usam produtos comprovadamente veganos podem fazer também promoções exclusivas nesta data.

Aproveite para fazer campanhas voltadas para cuidados com a saúde. Tanto para clientes fiéis como para atingir potenciais consumidores que querem mudar o estilo de vida.

3/11 -  Dia do Cabeleireiro

É uma data para as empresas do ramo de beleza e estética faturarem mais. Podem ser ofertados produtos e serviços separados ou um combo. Empresas que vendem material de trabalho para cabeleireiros também aproveitam a data para lançar ofertas exclusivas.

13/11 - Dia Mundial da Gentileza

Essa é mais uma data de conteúdo emocional. A gentileza é contagiante e rende muito conteúdo para o mundo virtual. Todos os ramos de negócios podem investir em mensagens motivacionais, sorteios para seguidores e até promoções voltadas para essa temática.

Nas lojas físicas pode-se dar um brinde da gentileza: um bombom para quem visitar a loja no dia ou outro artefato simbólico. Nas lojas virtuais pode-se criar cupons de gentileza para adicionar no carrinho, ao final das compras e obter descontos.

Black Friday

A Black Friday é o maior destaque do calendário do comércio mundial atualmente, é uma das datas mais esperadas pela maioria dos consumidores do e-commerce no Brasil e no mundo, e acontece sempre na última sexta-feira de novembro.

É preciso muito planejamento e estrutura logística para atender as demandas, e o ponto positivo é que pode ser usada em lojas físicas e virtuais de qualquer setor! Ou seja, além de planejar uma boa campanha, é preciso planejar uma grande força-tarefa. 

Cyber Monday

A Cyber Monday surgiu para vender os produtos que não tiveram muita saída na Black Friday, com foco em produtos eletrônicos, porém com o sucesso da data, todos os segmentos começaram a aderir.

Na segunda-feira seguinte à Black Friday, o consumidor pode conferir mais ofertas, por isso, vale a pena conhecer mais sobre essa e outras datas comemorativas em novembro.

Mês de Dezembro

21/12 - Início do Verão

Essa data varia a cada ano, mas é bom marcar no seu calendário de vendas. Pois são 3 meses para fazer campanhas em produtos e serviços focados em cuidados com o corpo, roupas de praia, viagens, passeios na natureza.

Muitas empresas vendem muito nesse período: academias, clínicas de cirurgia plástica, massagens e estéticas, lojas de biquínis e acessórios de praia, agências de viagens e eventos. São infinitas possibilidades de conquistar clientes nesse período, inclusive turistas de outros países que vêm passear no Brasil e aproveitar nossas belezas naturais.

25/12 -  Natal

Enfim, o Natal! Depois de tantas comemorações comerciais durante o ano, chegou a hora de tematizar ao máximo a sua loja física ou virtual, suas redes sociais e focar em uma comunicação de destaque. A experiência de compra nessa data é um dos pontos mais importantes, por isso, invista em boas condições de frete e entrega, estoque e logística reversa para garantir que seu cliente vai ficar satisfeito com a compra. 

26/12 - Boxing Day

Seguindo a mesma linha da Cyber Monday, o Boxing Day foi criado para liquidar os produtos que não foram vendidos no Natal. São ofertas com melhores condições de pagamento e novas promoções para zerar o estoque e começar o próximo ano com tudo! 

 

E aí, tudo pronto para começar o Ano?

Lembre-se de manter sempre uma boa comunicação com o seu consumidor, independente de datas comemorativas ou sazonalidades. Essas datas também são ótimas oportunidades para resgatar clientes antigos e impulsionar ainda mais as suas vendas.  

Também, ao pensar nas campanhas para estas datas comemorativas tenha em sempre e mente, que elas devem ser planejadas com antecedência, por exemplo, se vocë tem um ecommerce, suas campanhas não podem ser lançadas em cimas da hora, pois vocë deve pensar em outros fatores, como o frete, finais de semana e outras questões que não estão sob seu controle. 

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