Saiba a importância do certificado digital para sua empresa

Como um número de identificação de uma empresa ou pessoa física no ambiente virtual, o certificado digital garante a autenticidade dos dados na internet.

23/Jul/2020
Gestão

Já parou para pensar que da mesma forma que um ser humano precisa de uma identidade, uma empresa também deve ter uma identificação? Pensando assim, o certificado digital foi criado para diferenciar uma pessoa jurídica ou física no mundo virtual.


Equivalente a uma identidade eletrônica, tanto para pessoas como para empresas, esse documento virtual garante autenticidade e segurança criptografada aos adeptos dessa tecnologia.


Quer saber mais sobre essa assinatura digital? Então acompanhe o conteúdo abaixo e descubra as vantagens, além das modalidades que esse certificado pode oferecer para sua empresa. 

 

O que é certificado digital?

Mas, afinal, o que é certificado digital? Agindo como um RG virtual, essa é uma identidade eletrônica de pessoas jurídicas e físicas que autentica e assegura os dados pessoais e empresariais.


Essa tecnologia é responsável por criptografar informações, garantindo a confidencialidade e a integridade de todas os dados trocados no ambiente virtual. Em outras palavras, o certificado digital, além de te identificar na internet, também te representa ao acessar algum site.


Desde 2001, essa tecnologia começou a fazer parte do dia a dia dos brasileiros por meio da Medida Provisória nº 2.200-02. Ela regulariza os contratos digitais no Brasil e permite que o certificado digital funcione como uma assinatura para documentos, validando juridicamente e evitando fraudes.


O certificado digital revolucionou o mercado empresarial. A criptografia dos processos online garantiu segurança, confidencialidade e legitimidade das transações entre organizações, além de diminuir os casos de fraudes, que eram frequentes. Veja as informações principais que constam em um certificado:


  • Chave pública do titular;
  • Nome do titular;
  • Endereço de e-mail;
  • Data de validade do certificado digital;
  • Nome e assinatura da Autoridade Certificadora,
  • Número de série.

Tipos de certificado digital

Quando se fala em tipos de certificado digital, existem diversas modalidades no mercado. Porém, as certificações mais populares e importantes diante da Receita Federal estão divididas entre pessoa física e jurídica. Veja abaixo a diferença:


e-CPF (pessoa física)

Voltada para pessoas físicas, o e-CPF é usado para a obtenção de cópias de declarações de Imposto de Renda, simplificações do FGTS, além do serviço cartorial via internet. É válido lembrar que esse certificado digital é de uso exclusivo dos titulares.


e-CNPJ (pessoa jurídica)

O e-CNPJ, ao contrário do e-CPF, é destinado a uma empresa, ou seja, uma pessoa jurídica. Tendo esse documento digital em mãos, o proprietário do negócio já pode assinar documentos virtuais com legitimidade, emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e) e, em alguns casos, realizar transações bancárias.


Para ter segurança de dados, as formatações mais comuns são A1 e A3. A diferença entre esses dois tipos de certificados digitais está no armazenamento de dados e na complexidade de criptografia.


  • A1: é uma chave pública ou privada que é gerada diretamente do computador e fica armazenado na nuvem. Em geral, é indicada para empresas que emitem diversas notas fiscais,
  • A3: é uma chave privada que é armazenada em um dispositivo portátil — pen drive, por exemplo. Ao contrário do A1, permite somente um único acesso, por meio de uma senha.


Por que obter um certificado digital?

Muito utilizado para agilizar o processo de assinatura digital de documentos, o certificado digital confere validade jurídica e segurança criptografada aos arquivos virtuais, substituindo os documentos físicos.


Outro benefício da utilização desse documento digital é a mobilidade dos documentos. Enquanto que um contrato físico só pode ser fechado com outro empresário em um mesmo ambiente, com o certificado digital, a distância do Brasil até a China não é um problema para que a sua empresa possa lucrar.

 

Como é feito o processo de segurança de dados com o certificado?

Em um contexto em que todas as informações da sua empresa circulam em um ambiente virtual, é importante garantir a segurança dos seus dados. Por isso, o certificado digital tem sido usado por diferentes empresas como uma forma de garantir a criptografia das suas informações.


Ao adquirir uma assinatura digital, você terá acesso a uma chave pública ou privada, ou seja, um nome e um número único que garantem a segurança do seu negócio virtual. 


Com essa chave, você irá compor um sistema de criptografia assimétrica, no qual os dados só serão acessados pela chave que puder decodificá-los. Vale lembrar, que, para que a segurança seja reforçada, é importante utilizar senhas fortes ao emitir o certificado junto ao ICP Brasil, usando números, letras e códigos.


Dê início à transformação digital do seu negócio com a Omie

Agora que você sabe o que é certificado digital, que tal continuar a transformação digital da sua empresa e conhecer o sistema de gestão da Omie? Além de otimizar os processos internos do seu negócio, você também conhece a importância da gestão estratégica.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas