Comissão de Vendas

Entenda o que é, a importância e como apurar rapidamente o que seus vendedores têm a receber

05/Jun/2020
Evolução Omie

Você que trabalha com vendas deve saber que estar constantemente aprimorando o atendimento pode significar um resultado positivo no aumento do faturamento da sua empresa. Um dos principais incentivos para os vendedores é a comissão, que muitas vezes é a responsável por garantir o comprometimento do funcionário com a meta estabelecida.

Para que você tenha controle dessas informações e consiga fazer o planejamento de qual modelo de comissão se adequa melhor ao seu negócio, é importante que tenha um sistema que te ajude a controlar esses dados e que facilite o seu dia a dia.

Entenda como o ERP Omie vai te ajudar nisso.

 

Antes de tudo, o que é comissão de vendas?

 

O comissionamento é uma modalidade de remuneração utilizada por empresas que comercializam produtos e serviços. Seu objetivo é oferecer uma porcentagem do valor da venda ao vendedor como contrapartida pelo que foi comercializado.

Os tipos de comissão mais comuns são:

 

Comissão por venda

Umas das mais utilizadas, essa modalidade oferece ao vendedor, de forma individual, um percentual fixo em cima de cada venda realizada. Os pagamentos dessa comissão podem ser feitos no salário mensal ou até mesmo por cada venda realizada.

 

Comissão por faturamento bruto

Esse tipo de comissão tem como premissa a receita bruta da empresa, isto é, sem considerar os custos, todas as vendas do mês anterior são consideradas e distribuídas entre todos os vendedores, independente da venda de cada um. Nesses casos o percentual da comissão costuma ser ligeiramente mais baixo.

 

Comissão por margem de lucro

Ao contrário da comissão por faturamento bruto, neste caso é levado em consideração apenas os valores de rendimento. Um dos comissionamentos mais difíceis de calcular, a comissão por margem de lucro exige uma maior atenção na hora do repasse de valores uma vez que é necessário manter um fluxo de caixa completo e atualizado para apurar todas as despesas e o valor real do lucro.

 

De que forma a comissão de vendas impacta no seu negócio

Um dos principais impactos proporcionados pelo pagamento de comissões é na força de vendas e no engajamento e comprometimento que cada vendedor tem na busca de atingir as metas determinadas pela empresa.

Para o vendedor, uma vez que o resultado das vendas reflete no seu salário e está diretamente ligado ao seu desempenho, ele sente, como um dever, que inovar e atender cada vez melhor o cliente é uma responsabilidade importante para o sucesso do seu trabalho e assim, consequentemente, ele faz com que a empresa se beneficie, levando a marca para mercado, gerando reconhecimento e confiança para o fortalecimento de novas vendas.   

 

De forma simples e rápida, descubra o quanto de comissão seus vendedores têm a receber!

Como dissemos anteriormente, um dos modelos de comissionamento mais utilizados é aquele feito por venda, isto é, aquele que oferece um percentual em cima de cada venda realizada e que pode ser variável de acordo com o produto/serviço comercializado.

Você pode estar se perguntando como Omie te ajuda nesta tarefa, certo? Então vamos lá.

Com Omie você consegue fazer a apuração da comissão que seus vendedores deverão receber indicando apenas o percentual de comissão negociada com cada um.

 

Definindo comissões diferenciadas

Outro ponto importante que o ERP Omie te ajuda é na hora de definir comissões diferenciadas.

Depois de cadastrar seu vendedor você pode, pelo sistema, definir as comissões de acordo com os produtos e famílias de produtos que você vende/revende e/ou serviços que você presta.

 

Acompanhe o passo a passo do sistema aqui.

 

Após cadastrar todas as informações e incluir os itens que desejar, ao faturar suas vendas, o sistema aplica, de forma automática, a porcentagem de comissão diferenciada para cada item vendido. Caso o produto não tenha sido indicado, o sistema aplica a porcentagem de comissão fixada no cadastro principal do vendedor.

Prático, né?

 

Emita relatórios de comissão de vendas de forma rápida e segura

Mais importante que ter todo o controle das comissões dos seus vendedores é poder visualizar, em um único relatório, as informações que mais precisa, certo?

Com Omie, você consegue fazer isso de forma rápida e inteligente. Ao emitir o relatório de comissão de vendas, você pode ainda fazer a análise da comissão a ser paga tanto "ao faturar a nota fiscal" como "ao receber o dinheiro do cliente", conforme seu acordo com a equipe. Para isso, basta escolher o tipo de data que deve ser utilizado para apurar o relatório.

Com apenas um clique, você tem um mapa demonstrativo onde você pode ver o valor faturado (tanto de venda de produtos como venda de serviços), os impostos que incidiram sobre a venda e o valor a ser pago de comissão de acordo com o percentual de cada venda.

E o mais legal, o Omie já abate automaticamente os cancelamentos e devoluções que eventualmente tenham sido feitos!

Clique aqui e veja com detalhes os painéis do sistema.

 

Prontos para impulsionar suas vendas com ajuda do melhor ERP do mercado? Experimente grátis!

Omie, sistema de gestão online para empresas de todos os portes - a gente acompanha o crescimento do seu negócio.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas