​​Como solicitar empréstimo para empresa MEI?

O empréstimo para empresa MEI envolve diversos processos. Tire suas dúvidas neste artigo e saiba como solicitar.

09/Jun/2022
Empreendedorismo

Quem é empreendedor sabe que, às vezes, falta um certo montante para alavancar os negócios. Com o microempreendedor individual (MEI), não é diferente. Se você pretende solicitar empréstimo para MEI, saiba que o processo pode sim ser burocrático, mas não impossível. 

 

O país apresentou, nos últimos anos, recorde de aberturas de microempresas. De acordo com dados da Receita Federal, em 2021, 3,9 milhões de cidadãos se registraram como MEI. O que demonstra que o empreendedorismo individual tem ganhado força ano após ano.

 

Porém, diante da instabilidade de entrada e saída de valores, pode ser que o MEI encontre algumas dificuldades para conseguir empréstimo. Neste artigo, reunimos todas as principais dúvidas sobre empréstimo para empresas MEI e todo o passo a passo para facilitar sua vida. 

 

Continue a leitura e confira!

Como funciona empréstimo para empresa MEI?

 

O MEI pode pegar empréstimo na forma de crédito ou microcrédito. A opção de recurso financeiro é importante para os empreendedores que querem alavancar o negócio, mas não dispõem do capital necessário.

 

Para começar, é necessário que o MEI procure as opções disponíveis nas instituições financeiras e verifique quais atendem melhor às necessidades. As linhas de crédito disponíveis são específicas para o microempreendedor, ou seja, algumas regras devem ser cumpridas, como: ter faturado no máximo R$ 81 mil ao ano, não ser sócio de outras empresas e pagar a Declaração de Arrecadação Simplificada (DAS), imposto ao qual o MEI é enquadrado. 

 

Existem diversas opções que oferecem baixas taxas de juros e, quem é microempreendedor, pode até ter redução, com uma média de juros de a partir de menos de 1% ao mês. Por esse e outros motivos, é importante fazer uma boa pesquisa e minuciosa análise para entender qual a melhor opção. 

 

Conheça, logo abaixo, alguns dos tipos de empréstimos para MEI:

 

Cartão BNDES

 

O Cartão BNDES é uma opção para os microempreendedores com taxas de juros mais baixas do que as de mercado. Ele funciona como uma linha de crédito para incentivar as atividades das micro, pequenas e médias empresas. 

 

O limite máximo de empréstimo do cartão é de um milhão de reais, e o financiamento é automático, com pagamento em 48 parcelas fixas. 

 

A utilização pelo microempreendedor pode ser feita de acordo com a projeção de crescimento de um negócio, desde que não ultrapasse o limite. Para solicitar o cartão, é preciso passar por uma análise de crédito e comparecer na agência do agente operador escolhido. 

 

Caso opte pelo Cartão BNDES, verifique o catálogo de fornecedores recomendado por ele, para evitar frustrações ao descobrir que a compra de determinado equipamento específico não é coberta pelo crédito. 

 

Empréstimo com garantia de imóvel

 

O empréstimo com garantia de imóvel pode ser utilizado para quitar dívidas da empresa ou até mesmo pessoais. Ele funciona da seguinte forma: o contratante transfere o imóvel indiretamente para a instituição financeira, dessa forma, ele serve como segurança de que o valor do empréstimo será quitado. 

 

Essa modalidade de empréstimo é uma forma de quitar contas sem que seja necessário renunciar a bens ou reservas pessoais, por exemplo. Ela também oferece baixas taxas de juros, quando comparada a modalidades tradicionais de linhas de créditos. Os prazos também são flexíveis e longos, podendo chegar a 30 anos para ser quitado. 

Cheque especial

 

O cheque especial para empresas funciona de modo similar para pessoas físicas. Para a liberação dessa linha de crédito, as instituições financeiras exigem uma Declaração de Imposto de Renda ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE).

 

Essa linha de crédito possui as maiores taxas de juros, com uma média entre 10% e 16%. A escolha entre essa e outras modalidades deve ser ponderada pelo MEI, levando em consideração as altas taxas. 

 

Microcrédito

 

As instituições financeiras oferecem a linha de microcrédito para incentivar o microempreendedorismo. O valor emprestado é inversamente proporcional ao porte da empresa, ou seja, quanto menor, mais alto é o montante do empréstimo. Empresas maiores têm direito a valores menores. 

 

O processo de liberação funciona da seguinte forma: é necessário que o empresário demonstre onde os recursos serão aplicados, a situação do empreendimento e as projeções de resultados. 

 

A documentação necessária é a de costume, como em todo empréstimo:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Certificado de Condição de Microempreendedor Individual.

 

Também, como de costume, há um limite de valor disponível para empréstimo e o prazo de pagamento costuma ser mais apertado, entre dois e quatro meses. Na modalidade, as taxas variam de acordo com cada instituição financeira. 

Como solicitar empréstimo para empresas MEI?

 

Já deu para perceber que solicitar empréstimo para quem é MEI envolve alguns processos, não é mesmo? Agora, iremos detalhar ainda mais sobre todas as etapas e falar sobre a documentação necessária para a solicitação.

 

Primeiramente, siga os seguintes passos:

  • Identifique e defina as necessidades do seu negócio, assim fica mais fácil entender o quanto você precisará;
  • Faça simulações em diversas instituições financeiras, optando por juros e taxas mais acessíveis;
  • Escolha um tipo de empréstimo: entenda qual deles será mais vantajoso para suas necessidades;
  • Escolha o banco ou instituição financeira; 
  • Separe os documentos.

 

Por falar em documentos, eles se diferenciam no caso de solicitação de empréstimo simples e no caso de empréstimo de valores altos.

 

Confira, logo abaixo, a relação de documentos para empréstimo simples:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • CNPJ e comprovações da existência da empresa;
  • Dados bancários;
  • Antecedentes criminais (a depender do banco);
  • Comprovante de endereço corporativo.

 

Já para solicitação de empréstimo com valores altos, outros documentos são necessários:

  • Extrato bancário;
  • Declaração de IR (Imposto de Renda);
  • Registros das movimentações de fluxo de caixa.

 

Após a realização desses passos burocráticos, o MEI deve aguardar a resposta da instituição financeira. Com o aceite, o contrato e as documentações devem ser assinados e esperar pela liberação do dinheiro. É válido lembrar que o período de recusa e aprovação varia, podendo chegar a até 45 dias.

 

Razões para solicitar um empréstimo

 

Existem diversas opções de empréstimo para quem tem MEI, no entanto, é necessário ponderar todos os pontos que foram levantados ao longo do artigo. É certo que existem muitas razões para solicitar um empréstimo e, de fato, quando bem planejado, ele é capaz de salvar uma empresa e ajudá-la a expandir os negócios. 

 

Confira, a seguir, alguns motivos que levam empreendedores a solicitarem empréstimo empresarial:

  • Investimento em novos produtos;
  • Melhorias no estabelecimento;
  • Renovação e ampliação de infraestrutura.

 

Empréstimo para MEI: faça uma análise antes de solicitar

 

Neste artigo conhecemos como solicitar um empréstimo para quem é MEI e como funciona o processo. São algumas etapas burocráticas que o empreendedor deve estar atento para não optar pelo empréstimo menos benéfico para o negócio. 

 

Além disso, o MEI precisa fazer uma análise profunda de suas necessidades e as opções disponíveis para ele, sempre prezando por menores juros e taxas. 

 

Para auxiliar em análises financeiras e outras questões importantes para o caixa da sua empresa, utilize um sistema de gestão empresarial. Um ERP é capaz de controlar toda a empresa com os diversos módulos disponíveis, como é o caso da Omie. 

A Omie é um sistema de gestão empresarial completo, totalmente on-line, que oferece facilidades para a empresa e contadores. Experimente grátis! Conheça também o nosso blog e fique por dentro das novidades do mundo empreendedor.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas