Como uma boa gestão de estoque pode tornar sua empresa mais produtiva e reduzir custos

Confira como problemas no gerenciamento do estoque podem ser solucionados com o auxílio de um bom ERP

09/Nov/2017
Gestão

Gestão de estoque é sempre um ponto que merece bastante atenção para se obter a boa saúde operacional e gerencial das empresas. Se você vem sofrendo com problemas como aumento do custo operacional, perdas de estoque e atrasos nas entregas, por causa de dificuldades em gerenciar seu estoque, leia esse artigo até o final.

Um estoque mal gerenciado pode causar problemas e gerar custos desnecessários. Em situações piores chegam a acontecer casos de estoque virtual que é quando os valores do estoque físico não batem com os valores cadastrados. Confira os principais erros cometidos pelas empresas quando o assunto é gestão de estoque.


Os três principais erros na hora de controlar o estoque são:

1. Falha de comunicação

Na hora de encontrar as causas que estão gerando problemas na gestão de estoque, é bastante comum encontrar erros por falhas na comunicação, principalmente entre o setor de compras e o setor comercial. Existem casos em que esses departamentos atuam por conta própria, cada um com seus objetivos. É muito importante que essas áreas busquem sinergia de atuação e que mantenham um contato constante para que tenham conhecimento das ações planejadas e possam se preparar adequadamente, potencializando o sucesso das iniciativas.

Um bom exemplo desse trabalho conjunto é quando aparece uma oportunidade de negociação para a compra de muitos itens de determinado fornecedor a um preço muito competitivo. Para que a transação seja vantajosa e funcione da melhor maneira possível, é preciso que quatro setores se comuniquem nessa mesma ação:

• Setor de Compras (que vai liderar a negociação);

• Setor Financeiro (responsável por organizar o fluxo de pagamento);

• Setor Comercial (dedicado a elaborar promoções ou ações específicas);

• Setor de Estoque (vai garantir que os itens tenham espaço físico adequado para serem armazenados).

2. Falta de atualizações instantâneas

Tanto para entrada como para saída de materiais, uma boa gestão de estoque conta com atualização dessas informações de forma instantânea. Aqui a tecnologia tem seu espaço garantido, para auxiliar as empresas que sofrem desse problema, resolvendo problemas na agilidade das informações.

Estoques que contam com esse tipo de gestão têm seus processos “amarrados” dentro do sistema, o que facilita muito o controle de entrada e saída dos itens, bem como sua organização dentro do Centro de Distribuição (CD).


3. Exagero nas compras

Esse problema também é comum por causa de falhas na comunicação nos setores citados acima. Compras em excesso, podem resultar em:

• Perdas de produtos por avarias devido à conservação inadequada dos itens;

• Vencimento ou obsolescência dos produtos;

• Perda de rentabilidade nas vendas (por estarem perto do vencimento ou com avarias, os produtos são vendidos por um preço menor do que o ideal);

• Ocupação ineficiente do espaço disponível, dificultando a armazenagem de outros itens.

Estes são erros, muitas vezes simples, que impactam negativamente na gestão de estoque e têm consequências na rentabilidade do negócio, mas uma boa notícia é que existem ações que podem otimizar esse controle!

Uma delas é a inovação na gestão do estoque. Para isso, investir em uma boa tecnologia, como no ERP da Omie, é essencial!  Então, vamos aos detalhes!

Como a tecnologia pode ajudar sua
empresa a ter uma boa gestão de estoque torná-la mais produtiva e reduzir
custos?

Primeiramente lembre-se que: estoque é dinheiro parado! Para evitar desperdícios é muito importante realizar a gestão dos itens com o apoio da tecnologia.

Ao utilizar soluções tecnológicas na gestão do estoque, ter um giro de adequado e evitar perdas por vencimento de validade ou avarias e danos causados pelo armazenamento inadequado, fica muito mais fácil.

Adotando o ERP da Omie para auxiliar na gestão de estoque da sua empresa, você consegue:

• Relatórios estratégicos: relatório de itens que devem ser  comprados baseado em estoque mínimo ou por uma ordem de produção. Assim, não fica com capital parado e nem corre o risco de sofrer com perdas dos itens e ainda por cima, é possível planejar promoções adequadamente;         

• Otimização do gerenciamento de compras: gerenciar todo o processo, desde a requisição até o recebimento das mercadorias. Desta forma, você consegue comprar apenas as quantidades adequadas e garantir o espaço ideal para seu armazenamento no estoque;

• Captura de NF-e diretamente da SEFAZ: capturar automaticamente a NF-e direto da SEFAZ, isso resulta uma captura automática, mesmo que o fornecedor não esteja cadastrado no sistema.

• Otimização no controle de estoque: para cada item da NF-e capturada você pode associar a um item já existente em seu estoque ou ainda adicionar um novo produto no seu cadastro, tudo sem digitação.

O módulo de compras da Omie ajuda sua empresa na hora de controlar o estoque, pois ele mostra como está seu estoque hoje e ainda faz uma projeção com base nos dados do seus pedidos de compra e venda.

Viu como a tecnologia é importante para evitar erros e garantir uma boa gestão de estoque? Conte com a Omie para te ajudar nesse desafio! Teste grátis o ERP que mudará a situação do gerenciamento de estoque da sua empresa.

Rafael Olmos

Com mais de 18 anos de experiência em sistemas de gestão, Rafael Olmos é Diretor de Operações da Omiexperience, responsável pelo desenvolvimento do Omie e também pela equipe de Atendimento e Suporte. Acredita que sempre existe um jeito mais simples e rápido de fazer alguma coisa complicada, e não existe nada tão bom que não possa ser melhorado. Hack everything!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas