Conheça o gerenciador financeiro e os seus benefícios

Você conhece as vantagens de um gerenciador financeiro? Descubra como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa

25/02/2022
Finanças

Manter o controle dos gastos, como o pagamento de contas fixas, ou até cobrar determinados serviços não são tarefas que podem ser facilmente realizadas por meio de um bloco de anotações ou uma planilha de Excel. Por isso, com o objetivo de otimizar esse processo, surgiu o gerenciador financeiro.

Como uma ferramenta de gestão, ele apresenta várias funções, inclusive, oferecer ao empresário praticidade e segurança em forma de um software. Além do aspecto facilitador, ele possibilita o controle online das suas finanças, às vezes, é possível vincular esse sistema à conta bancária de pessoa jurídica.

Ficou interessado em otimizar a sua gestão financeira? Continue a leitura e descubra o que é essa ferramenta e como ela pode trazer diversos benefícios ao seu negócio. Confira!

Saiba mais: Controle financeiro empresarial: por que preciso fazer?

O que é um gerenciador financeiro? 

‍Imagine que você tenha que contabilizar todos os gastos da sua empresa e colocar em um gráfico para exemplificar o porquê do direcionamento do orçamento para determinado setor. Essa tarefa é cansativa, não é mesmo? 

Com a ferramenta de gestão financeira todo trabalho fica mais fácil. De maneira simples, o gerenciador é um software que permite ao empresário, ou responsável pelas finanças, o controle financeiro online e completo de modo unificado. Por meio dele, é possível administrar todas as atividades, além de acompanhar o fluxo de caixa — entrada e saída — de qualquer lugar.

Além disso, ter um bom gerenciador financeiro vai além de só ter o controle dos gastos. Isso porque, você tem acesso a um relatório completo das atividades em andamento da sua empresa, possibilitando identificar as áreas que mais demandam a sua atenção.

O que faz um gerenciador financeiro?

Orçamentos, estoques, pedidos de alteração, controle de ponto, faturamento,  lucratividade e relatórios para iniciativas comerciais são alguns dos elementos que fazem parte do gerenciador financeiro. 

E isso acontece porque ele facilita todo o fluxo de caixa da empresa, ajuda no controle e faz análise de contas a pagar e receber, além de oferecer muito mais segurança para os negócios, auxiliando na otimização de tempo. Ademais, pode ser executado de qualquer lugar.

Confira algumas das principais funções do gerenciador financeiro:

  • Estoque;
  • Orçamentos;
  • Pedidos de alterações;
  • Controle de ponto;
  • Faturamento;
  • Lucratividade;
  • Relatórios comerciais.

Por que ter um gerenciador financeiro? 

Antes de saber os benefícios de um gerenciador financeiro, é preciso entender que todo o uso da ferramenta está diretamente ligada ao sucesso empresarial. Isso porque, sem a organização financeira é impossível manter um negócio em pleno funcionamento. 

Nesse sentido, existem alguns erros que grande parte das empresas comete no controle financeiro, veja quais são:

  • Não separar a conta bancária pessoal e empresarial;
  • Retirar o dinheiro do caixa sem registrar a operação;
  • Fazer o pagamento dos fornecedores sem registrar;
  • Não definir o pró-labore e retirar dinheiro da empresa sem contabilizar;
  • Desconhecer as despesas e as receitas do negócio;
  • Não entender sobre os termos e conceitos empresariais;
  • Não acompanhar métricas ou indicadores de desempenho financeiros;
  • Deixar de avaliar, por meio de cálculos exatos, se a empresa está gerando lucros ou dando prejuízo.

Muita coisa para pensar, né? Pensando nisso, a Omie.Academy disponibilizou para você um curso gratuito de gestão financeira, para ajudar a compreender a importância da organização e da coleta de dados para a tomada de decisão, usando o DRE como principal ferramenta de organização e saber como calcular os demonstrativos de resultados. 

Saiba mais: Curso de gestão financeira Omie Academy

Quais os benefícios do gerenciador financeiro?

‍Como vimos, o gerenciador financeiro empresarial tem diversos benefícios dentro de um negócio. Além das funções que já citamos, ele também é responsável por gerenciar os pagamentos de clientes, controlar e evitar possível acúmulo de dívidas.

A categorização e a exibição de gráficos também são outras funções desse sistema financeiro. Quer entender mais sobre essa ferramenta de gestão e os seus benefícios? Acompanhe os tópicos a seguir e decida se ele pode fazer a diferença dentro da sua empresa.

Segurança 

A perda de dados importantes, como os financeiros, é o pior pesadelo de um contador ou empresário. Por isso, ao contrário das planilhas e blocos de notas convencionais, o gerenciador financeiro é um programa ideal para fazer o backup das suas finanças.

Dessa maneira, você consegue armazenar todas as informações importantes sem correr o risco de perdê-las, podendo, ainda, arquivá-las em uma “sala” confidencial e tornar esses dados criptografados.

Ademais, um ERP de gestão financeira oferece mais proteção contra falhas humanas, que podem ocorrer durante ações manuais de rotina. Assim, a modernização da sua gestão financeira é automatizada e os funcionários se tornam mais produtivos.

Mobilidade e acessibilidade 

Além da segurança de armazenamento, a mobilidade e o fácil acesso às informações são outra vantagem do gerenciador financeiro. Com um sinal de internet, o controle das contas a pagar, por exemplo, pode estar disponível onde você quiser — tablet, notebook ou smartphone.

A personalização do software com os produtos, gastos fixos e variáveis, também pode entrar no gerenciador financeiro. Além da otimização e agilidade no processo, com esse sistema de gestão, você consegue criar modalidades de gastos e organizar as despesas.

Planejamento das finanças 

Quando você tem um relatório pronto e atualizado, fica mais fácil elaborar um planejamento financeiro de curto a longo prazo, não é mesmo? 

Mesmo que seja para avaliar se as ações planejadas estão dando resultados ou para começar a criar um plano de ações, o gerenciador financeiro online atende a esses requisitos.

Essa ferramenta administrativa possibilita um controle financeiro on time, que possibilita que você, empresário ou contador, elabore um planejamento efetivo e consciente.

Dessa forma, um gerenciador financeiro auxilia na tomada de decisões, pois entrega dados valiosos que ajudam na construção de melhores análises e planejamento estratégico.

Conte com o software da Omie para a gestão da sua empresa! 

Viu como essa ferramenta pode ajudar você a ter um gerenciamento financeiro muito mais fácil e organizado dentro do seu negócio? Além de muitas comodidades nos processos, você consegue emitir boletos e nota fiscal com o sistema de gestão da Omie.

Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro das novidades do mercado financeiro, assim como dicas, hacks e materiais para estudo!



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas