Contabilidade Online x Contabilidade Digital: tudo o que você precisa saber

Saiba tudo sobre estes dois modelos de negócios e qual deve implantar no seu escritório contábil.

29/Nov/2017
Contadores
https://go.vooozer.com/embed/06cd0a5b

A crescente transformação digital trouxe para o meio contábil conceitos como a Contabilidade Online e a Contabilidade Digital. Contabilidade Digital não é a mesma coisa que Contabilidade Online? Na verdade, não! Elas são modelos de negócio completamente diferentes. Este artigo vai mostrar as diferenças entre estes dois modelos de negócio contábil e ajudar o contador a optar pelo melhor.

Já não é novidade para ninguém que o mundo dos serviços contábeis está em constante transição, sofrendo rápidas e fortes mudanças. Mas isso tem levado a uma enorme confusão entre os diferentes modelos existentes.

A tecnologia vem transformando a forma como muitas profissões realizam o seu trabalho, e o contador precisa estar atento a todas as vantagens que a transformação digital traz para o dia a dia do escritório. Hoje ele sabe que pode usar a tecnologia para ganhar eficiência utilizando ferramentas prontas e altamente disponíveis, por exemplo: nuvem, mobile e plataformas digitais, entre tantas outras.

Em 2012 começava a surgir no setor da contabilidade um novo modelo de negócio chamado de Contabilidade Online, que possuía um custo muito inferior à contabilidade tradicional e um serviço que entregava o que prometia de forma fácil e rápida, mesmo que num escopo limitado, tirando o sono de muitos profissionais tradicionais. Apenas três anos mais tarde, chegava ao Brasil o modelo de Contabilidade Digital, onde os defensores deste modelo entendem que os contadores não devem competir por preço e sim por valor agregado ao seu cliente.

Assim, enquanto que a contabilidade online se restringe à escrituração e a demonstração, o modelo de contabilidade digital se propõe a utilizar a tecnologia da informação para automatizar, através da integração de sistemas, tanto quanto possível, da escrituração à demonstração, liberando tempo para que o profissional exerça atividades chave como a consultoria e o desenvolvimento de seus clientes.

Existem muitas diferenças entre a contabilidade digital e a contabilidade online(e falamos de todas elas no e-book "Contabilidade Online x Contabilidade Digital: o e-book definitivo" que eu e Marcelo Lombardo preparamos para você), mas a fundamental é essa: o compromisso principal das contabilidades online é resolver as obrigações legais de seus clientes com um baixo custo. Enquanto o compromisso principal da contabilidade digital é melhorar a eficiência e os resultados dos seus clientes, e como consequência disso, resolver as obrigações legais.

A melhor forma de entender o conceito de contabilidade digital é enxergando a internet como um meio para a realização de tarefas contábeis. A sua proposta consiste em utilizar as ferramentas tecnológicas para tornar a atividade mais produtiva e eficiente. Ela  é uma oportunidade que os contadores não devem desperdiçar.

Dependendo do tipo de cliente, uma contabilidade online pode fazê-lo economizar algum dinheiro, mas só o contador digital será valorizado pelo cliente por ajudá-lo a tornar a sua empresa um sucesso. O profissional que se posicionar como um consultor e buscar entregar serviços de maior valor de uma forma eficiente e lucrativa, continuará a ser insubstituível. O preço na contabilidade digital é certamente mais alto que a online. Porém, o benefício final é o resultado que essa proximidade consultiva vai trazer para o negócio do cliente.

Se você está se sentindo ameaçado por um concorrente que realiza os mesmos serviços, mas que coleta os documentos do cliente por meio de um portal eletrônico e disponibiliza guias e documentos resultantes dos processamentos, também via portal digital, então está na hora de mudar! Você não acha?

Na contabilidade digital, ainda é papel do contador incentivar e oferecer ferramentas de apoio à gestão aos seus clientes, como o ERP da Omie, um sistema de gestão em nuvem que ajudará seus clientes a organizarem suas operações e os integrará  diretamente ao seu sistema contábil.

“O papel de apenas informante de saldos ou de zelador de assuntos fiscais, vem sendo cada vez mais superado, pois, se substitui pela tecnologia avançada da informática.

O que se extingue não é a profissão, como difundem os leigos sobre nossos assuntos, mas, uma das funções que nos absorvia muito tempo e até nos impedia de exercer a verdadeira e que é a de explicar os fatos e traçar modelos de comportamento da riqueza.

Ao contabilista, agora, já está sobrando tempo para o exercício de sua mais importante responsabilidade e que é a de oferecer comentários sobre o comportamento do capital e também modelos para decisões administrativas.”

Prof. Antônio Lopes de Sá

(fonte: http://www2.masterdirect.com.br/448892/index.asp?opcao=7&cliente=448892&avulsa=4992)

Siga a recomendação do Prof. Lopes de Sá e aproveite as oportunidades que a Contabilidade Digital traz para sua empresa.

Embarque nesta viagem conosco e venha se atualizar por meio do e-book "Contabilidade Online x Contabilidade Digital: o e-book definitivo" que preparamos para você! Aqui será possível encontrar todos os motivos para ter uma contabilidade digital no seu escritório contábil e um passo a passo para implantação de um modelo desse tipo de negócio!

Roberto Dias Duarte

Conselheiro da Omiexperience, workaholic, pai de uma garota e empreendedor entusiasmado. Um programador que adora marketing e vendas. No raro tempo livre, assiste Netflix e joga Poker.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas