Contabilidade rural: o que é e como funciona?

A contabilidade rural possui características específicas que exigem que o contador conheça mais sobre o segmento. Veja no artigo como se destacar na área.

18/Set/2020
Contabilidade

A contabilidade rural compreende a gestão de todos os processos contábeis de empresas do setor agrícola, agropecuário, agroindustrial e zootécnico. Por se tratar de companhias que possuem características bastante específicas, é preciso que o contador se especialize nesse ramo de atuação para que esteja apto a atender esse tipo de demanda.


Questões como clima, a dinâmica do mercado agropecuário e até mesmo variação do preço de insumos necessários para a produção podem afetar as atividades. Sendo assim, você, contador, que deseja se especializar na área, precisa estar pronto para lidar com tais assuntos e apresentar soluções efetivas para seus clientes. 


Por isso, neste artigo, falaremos mais sobre o que é contabilidade rural e como atuar no segmento com sucesso.

O que a contabilidade rural inclui?

Os processos contábeis de empresas rurais são diferentes dos processos de companhias comuns, devido aos tributos específicos da área e os gastos com as operações diferenciadas. Dessa forma, as atividades específicas de negócios agropecuários exigem que sua contabilidade considere tais características - um excelente exemplo de como a segmentação de mercado pode fazer toda a diferença, quando se trata de conquistar a confiança dos seus clientes.

Custos com animais

Atividades rurais, como nascimento e estoque de animais e custos gerados pela criação, por exemplo, precisam ser considerados na contabilidade. Os animais originários de cria, recria ou engorda devem passar por avaliações conforme seus valores originais. Assim, é necessário levar em conta todos os custos, tanto diretos quanto indiretos, durante toda a operação.

Avaliação de bens

A avaliação de bens também faz parte da contabilidade rural, já que os rendimentos vindos das culturas permanentes ou temporárias devem ser avaliados segundo seu valor original. Isso inclui também os custos derivados do ciclo operacional, tanto de forma direta quanto indireta.

Estoque

Outro fator importante que precisa entrar na contabilidade rural são os custos específicos de uma colheita e sobre a sua estocagem. É preciso levar em conta seu respectivo beneficiamento, acondicionamento e os custos com sua armazenagem.

Ativos

Os ativos de uma empresa rural precisam incluir os custos de produção, conforme a expectativa de concretização. Já os ativos circulantes devem conter as informações a respeito das despesas com o estoque e com os recursos necessários para a próxima safra. Além disso, os ativos permanentes imobilizados são aqueles que trarão benefícios em longo prazo.

O que é o plano de contas rural?

Também conhecido como Elenco de Contas, o plano de contas rural é um grupo previamente definido que tem o papel de orientar o trabalho de organizar os registros contábeis da empresa. Além do mais, ele pode servir como um parâmetro para que as demonstrações contábeis sejam feitas.


Para elaborar esse planejamento, são consideradas todas as especificidades do negócio do seu cliente. Informações sobre ativos, passivos e custos, por exemplo, precisam fazer parte do plano de contas. Além disso, esses dados precisam estar representados de forma bem detalhada.


Estabelecer uma boa comunicação com seu cliente é essencial para que ele forneça todos os dados relevantes a respeito da empresa para a elaboração do plano de contas rural. O seu papel como contador é conhecer todas as normas legais que envolvem as atividades do negócio de seu cliente, assim como as questões tributárias e fiscais e criar uma relação de parceria na jornada de crescimento do seu negócio.

Como se destacar na contabilidade rural?

Como destacamos anteriormente, a contabilidade rural possui questões específicas do segmento, que exigem que o contador se especialize na área para ser capaz de atender a seus clientes de forma adequada. Por isso, é preciso se dedicar a entender o negócio e manter a saúde financeira de sua empresa.


Estabelecer um bom relacionamento com seus clientes também é essencial para se destacar e conhecer melhor as necessidades e dificuldades deles. Por se tratar de um ramo tão específico, quanto mais você conhecer a empresa em questão, melhor poderá atendê-la.


Outra possibilidade é contar com a ajuda da tecnologia para a otimização de processos e para manter a produtividade na gestão contábil. O sistema de gestão ERP facilita a rotina de trabalho do contador, já que possui funcionalidades que permitem ter mais controle sobre todas as movimentações da empresa de forma integrada ao seu software contábil.




Portanto, desde a gestão dos estoques até a emissão de notas fiscais, tudo pode ser controlado por meio desse software. Desse modo, você, contador, poderá entregar relatórios com dados essenciais para as tomadas de decisão da empresa e contribuir para o desenvolvimento do negócio do seu cliente. 


Leia neste artigo o que é ERP e entenda mais sobre sua importância.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas