Contabilidade societária: entenda o que é e qual sua importância

Entender sobre contabilidade societária é fundamental para quem procura por sociedade.

14/Jun/2021
Contabilidade

Todo empreendedor já passou por problemas dentro de uma organização e consequentemente precisou seguir as regras da contabilidade societária, que é nada mais que um conjunto de diretrizes que fornecem serviços para empresas que são compostas por uma sociedade. 


E é a partir disso, que os erros são reduzidos e todas as atividades contábeis da empresa são realizadas de acordo com o que o Fisco, o órgão fiscalizador na esfera federal determina. Porém, muitas dúvidas podem surgir para definição e dúvidas sobre o que é contabilidade societária, quais são os pontos principais e funcionamento. 


E para esclarecer todas as dúvidas que possam surgir, confira o artigo que preparamos para você!

O que é a contabilidade societária?

Para entender sobre contabilidade societária conceito é preciso saber que ela é essencial para as empresas que possuem mais de um participante em seu capital, ou seja, pessoas em cargo de sociedade, como é o caso de companhias abertas. 


Essa é uma estratégia que pode ajudar a traçar os objetivos no ramo financeiro de uma empresa. E por isso, é através dela que você consegue ter uma excelente gestão da empresa, indo muito além de apenas fazer o demonstrativo de entradas e saídas ou até mesmo de tributos.


Criada em 2007, a partir da Lei 11.638, seu principal objetivo era proporcionar uma contabilidade que fosse adequada aos padrões exigidos. Dessa forma, as empresas conseguem realizar todos os registros complexos com mais facilidade, e organizar o fluxo financeiro. 


Ou seja, a partir da contabilidade societária, é possível entender e calcular toda a situação financeira de uma empresa a partir de instrumentos como a Demonstração do Resultado do Exercício, mais conhecido como DRE e o Balanço Patrimonial, BP. Além do mais, permite uma gestão mais estratégica e baseada em dados.

Por que é importante ter uma contabilidade societária?

Em empresas que precisam ter esse tipo de contabilidade, ela é de extrema utilidade. Isso porque, com a legislação societária é possível estudar e controlar todo o patrimônio das empresas, além de suas variações e relações com a diminuição de falhas e mais precisão. 


Outro ponto importante da contabilidade societária é a possibilidade de analisar a situação financeira da empresa como um todo, identificando assim, todos os reflexos e operações diárias. Dessa forma, a produção de relatórios contábeis de avaliação serão muito mais adequados. 

Como é o funcionamento?

A contabilidade societária faz a análise das empresas de acordo com as normas técnicas da CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e por isso, os sócios devem fornecer informações para que o profissional contábil possa construir uma estrutura.


Conheça as normas para cada tipo de operação:


  • Incorporação: nesse caso, a pessoa toma o controle de outras empresas através da aquisição de ações ou ativos líquidos;
  • Fusão: com essa opção, um negócio é absorvido pelo outro sem deixar de existir, enquanto ativos, passivos e qualquer outra obrigação passa a ser da empresa que absorveu;
  • Cisão: nesse último caso, existe a transferência de parte ou totalidade do negócio. 

Melhore a contabilidade societária da sua empresa com um sistema de gestão

Como já dissemos anteriormente, é preciso analisar cada empresa e situação individualmente. Porém, uma das formas de melhorar a contabilidade societária é adotar sistemas automatizados como um software de gestão.


Esse tipo de ferramenta auxilia no processo de trabalho do dia a dia, desde geração de folha de pagamento até gestão de fluxo de caixa. Além disso, emissão de notas fiscais, e relatórios se tornam tarefas muito mais fáceis de serem realizadas. 


Outro ponto que auxilia e é benéfico para as tarefas diárias é evitar erros que podem acontecer quando as operações são realizadas manualmente. Dessa forma, a produtividade tanto dos funcionários, quanto dos contadores aumenta, isso porque, ele consegue se concentrar muito mais em outras ações que exigem sua atenção. 


Por fim, ter um software contábil ajuda na integração dos sistemas, trazendo mais agilidade aos processos com muito mais segurança. Vale analisar qual se encaixa mais nas necessidades da sua empresa! 


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas