Contabilidade societária: descubra o que é e como funciona

Entender sobre contabilidade societária é fundamental para oferecer serviços mais completos e estratégicos para empresas com sócios.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Empresas formadas por uma sociedade se beneficiam de um controle extra e mais específico para evitar erros e problemas com o fisco. Esse é um dos objetivos da contabilidade societária. 

Essa área vai além das atividades básicas contábeis, se apresentando como uma estratégia vantajosa para aprimorar a gestão fiscal e otimizar o pagamento de impostos. Entenda por que e como funciona este conceito com este artigo. 

O que é a contabilidade societária?

A contabilidade societária é uma estratégia voltada para empresas de capital aberto que possuem sócios. Seu objetivo é oferecer um raio-x da empresa de modo a se entender e calcular toda a situação financeira de uma empresa. 

Para tal, são utilizados instrumentos como a Demonstração do Resultado do Exercício, mais conhecido como DRE e o Balanço Patrimonial, BP. Além do mais, essa prática permite uma gestão mais estratégica e baseada em dados.

Criada em 2007, a partir da Lei 11.638, seu principal objetivo era proporcionar uma contabilidade que fosse adequada aos padrões exigidos. Dessa forma, as empresas conseguem realizar todos os registros complexos com mais facilidade, e organizar o fluxo financeiro.

Quais as características da contabilidade societária?

A contabilidade societária possui diversas características que a torna diferente de outras práticas contábeis. Algumas das principais características incluem:

  • Aplicação de normas e princípios contábeis: segue normas estabelecidas por órgãos reguladores, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no Brasil, garantindo conformidade e padronização; 
  • Elaboração de demonstrações financeiras: apresentam uma visão completa da situação financeira e do desempenho econômico da empresa; 
  • Divulgação de informações: garante a comunicação adequada das informações financeiras, otimizando a prestação de contas. 

Como ela funciona?

A contabilidade societária faz a análise das empresas de acordo com as normas brasileiras de contabilidade. Assim, os sócios devem fornecer informações para que o profissional contábil possa construir uma estrutura.

Conheça as normas para cada tipo de operação:

  • Incorporação: nesse caso, a pessoa toma o controle de outras empresas através da aquisição de ações ou ativos líquidos;
  • Fusão: com essa opção, um negócio é absorvido pelo outro sem deixar de existir, enquanto ativos, passivos e qualquer outra obrigação passa a ser da empresa que absorveu;
  • Cisão: nesse último caso, existe a transferência de parte ou totalidade do negócio.

Por que é importante ter uma contabilidade societária?

A contabilidade societária é importante porque ela viabiliza o mapeamento e controle de todo o patrimônio das empresas, além de colaborar para a diminuição de falhas e trazer mais precisão.

Outro ponto importante da contabilidade societária é a possibilidade de analisar a situação financeira da empresa como um todo, identificando assim, todos os reflexos e operações diárias. 

Dessa forma, a produção de relatórios contábeis de avaliação serão muito mais adequados.

Quais são os benefícios de aplicar a contabilidade societária?

A aplicação da contabilidade societária traz diversas vantagens para as empresas e seus stakeholders. Aqui, destacamos importantes benefícios como: 

  • promove a transparência nas operações financeiras da empresa e permite uma prestação de contas clara aos acionistas, investidores, etc.; 
  • apoia tomadas de decisões informadas;
  • fortalece a credibilidade da empresa no mercado financeiro, o que pode facilitar o acesso a financiamentos, atrair investidores e melhorar a imagem do negócio;
  • facilita auditorias externas;
  • assegura que a empresa esteja em conformidade com as normas contábeis e regulamentações locais e internacionais;
  • fornece ferramentas valiosas para a gestão financeira, como relatórios detalhados e análises;
  • viabiliza uma mensuração e avaliação adequada de ativos e passivos do patrimônio líquido da empresa;
  • colabora para facilitar processos de fusões e aquisições;
  • auxilia no controle e planejamento fiscal, ajudando a otimizar a carga tributária da empresa de acordo com a legislação vigente.

Quando aplicar a contabilidade societária?

Aplicar a contabilidade societária envolve seguir uma série de passos e práticas contábeis de acordo com as normas e princípios estabelecidos. Algumas etapas fundamentais são: 

  1. Familiarize-se com as normas e princípios contábeis aplicáveis à contabilidade societária em sua jurisdição. 
  2. Registre todas as transações financeiras da empresa, o que inclui receitas, despesas, compras, vendas, investimentos, financiamentos, entre outras operações.
  3. Aplique métodos apropriados para mensurar e avaliar ativos e passivos. Regularize o registro desses bens nos livros. 
  4. Elabore demonstrativos financeiros obrigatórios, como o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e outros. 
  5. Utilize sistemas de informação, como sistemas de gestão ERP, para facilitar a integração e o registro eficiente das transações. 
  6. Considere estratégias de planejamento tributário para otimizar a carga tributária da empresa, observando as normas fiscais aplicáveis.

Qual a diferença entre a contabilidade societária, empresarial e fiscal?

A contabilidade societária concentra-se na elaboração de demonstrativos financeiros completos detalhados da empresa, com o objetivo de fornecer informações úteis e transparentes e seguindo normas e princípios contábeis padronizados. 

Além dessa modalidade, existem outros tipos que vamos explorar a seguir. 

Contabilidade Empresarial

A contabilidade empresarial refere-se à aplicação dos princípios contábeis no contexto mais amplo das atividades de uma empresa — ou seja, elaboração de relatórios gerenciais, análises financeiras, etc. que fornecem informações para a gestão da empresa.

O foco aqui é na elaboração de relatórios internos para a administração, ajudando na gestão eficaz dos recursos, planejamento estratégico e tomada de decisões operacionais.

Contabilidade Fiscal

A contabilidade fiscal concentra-se no cumprimento das obrigações fiscais da empresa. Envolve o cálculo e o pagamento de impostos, a manutenção de registros fiscais adequados e a preparação das declarações fiscais exigidas pelas autoridades tributárias.

Como seu negócio pode se especializar em contabilidade societária

A contabilidade tributária é uma prática comumente associada à médias e grandes empresas, mas é muito útil para empreendimentos de todos os tamanhos e modalidades tributárias, seja sociedade anônima ou sociedade limitada.  

Como vimos, os benefícios para empresas que adotam essa tática são muitos, portanto, o papel do contador é se especializar no assunto e oferecer uma consultoria a seus clientes reforçando a importância desse passo. 

Além de investir em formação e conhecimento, é crucial contar com as ferramentas certas para um trabalho com contabilidade societária, e o sistema ERP é um recurso imperativo. 

O papel de um sistema de gestão

Sistemas de gestão ERP são aliados na contabilidade societária, incorporando mais confiabilidade e qualidade aos seus serviços. 

O sistema automatiza processos contábeis, facilitando o cumprimento de normas e fornecendo relatórios detalhados conforme exigido pela legislação. 

Esses programas também permitem configurar funcionalidades para atender diferentes demandas da contabilidade societária.

Uma grande vantagem é que o sistema ERP permite integrar módulos contábeis abrangentes, incluindo controle patrimonial, apuração de resultados, análise de contas a pagar e a receber, entre outros. 

A integração eficiente facilita a reconciliação e a geração de relatórios consolidados. No mais, diversos programas, como os online, são atualizados e dinâmicos, o que assegura seu alinhamento com as práticas contábeis mais recentes.

Impulsione a contabilidade societária dos seus clientes com um sistema de gestão

A automatização de tarefas e a integração de atividades e dados, que se tornam possíveis com o uso de um sistema de gestão, potencializam o controle financeiro e a visibilidade dos dados, o que é fundamental para um processo eficiente de contabilidade societária. 

Conte com o sistema ERP integrado, moderno e na nuvem da Omie para ganhar agilidade, segurança e produtividade nas suas atividades contábeis! Conheça a Omie e transforme sua contabilidade!

60d25314928ad12187fd464f Banner
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
CRM para contabilidade
Entenda como funciona um CRM para contabilidade e como escolher o sistema certo para seu escritório com nossas dicas.
o que é e como funciona a contabilidade financeira
Entenda a importância da contabilidade financeira na gestão empresarial, destacando seu papel crucial de contador na interpretação e aplicação das
contabilidade gerencial
Entenda como o serviço de contabilidade gerencial pode ser um diferencial competitivo para escritórios contábeis, melhorando seus resultados e ajudando