Controle de estoque: por que implementá-lo na sua empresa?

Veja neste artigo como funciona o controle de estoque, sua importância e algumas dicas para implementar no seu negócio. Acesse e saiba mais!

24/Jul/2020
Gestão

Ter um bom controle de estoque pode facilitar a gestão de um negócio. Isso porque, quando esse processo é feito de forma eficaz, é possível entender quais itens precisam ser repostos com mais frequência, além de manter uma organização que permite que a sua equipe trabalhe com mais agilidade.


Portanto, para entender o que é controle de estoque, basta imaginar um monitoramento de todos os itens que entram e saem do centro de armazenagem da companhia. Essa medida evita a perda de produtos ou a falta deles por atraso na reposição.


Esse controle também permite identificar quais mercadorias estão paradas e há quanto tempo. A identificação é importante porque essa situação pode representar perda de dinheiro para a empresa, já que a mercadoria não estará gerando lucro e poderá até estragar. Veja a seguir os motivos para implementar um controle de estoque na sua empresa.


Por que implementar o controle de estoque?


Quando você tem uma visão mais estratégica sobre o estoque, é possível desenvolver um planejamento para que seu negócio obtenha mais lucro. No caso do varejo, por exemplo, o monitoramento e a reposição regular da mercadoria evita que o cliente encontre prateleiras vazias, o que pode impactar diretamente nas vendas.


Mesmo no caso de lojas on-line, isso pode ser um problema. Nesse caso, o gestor precisa calcular quantos pedidos são feitos em determinado período para que ele seja capaz de fazer a gestão de compras e estoque de forma a atender sua demanda. Caso contrário, os pedidos podem acabar saindo em atraso e prejudicar a reputação do negócio. 



Já no caso de acúmulo de um produto específico que está tendo poucas vendas, o controle permite identificar esse item e, assim, você pode fazer promoções para que a mercadoria não fique tanto tempo parada no estoque.


Outra razão para implementar o controle de estoque é a otimização de processos, que agiliza as rotinas diárias, como a logística. Na indústria, por exemplo, o controle permite ter um melhor planejamento e controle de produção, já que evita a falta de insumos ou a superprodução de determinados itens. 


Como fazer o controle de estoque na sua empresa?


Mesmo que a sua empresa seja de pequeno porte, o gerenciamento de estoque é essencial para evitar prejuízos e conseguir prever a necessidade de compras. Caso o seu negócio lide com produtos que tenham prazo de validade, esse controle se torna ainda mais necessário. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar:


Faça o inventário


O primeiro passo é fazer o inventário de tudo o que você tem armazenado em seu estoque. Você precisará atualizá-lo constantemente, conforme os itens entram e saem do estoque, mas é essencial ter esse controle. Portanto, mantenha uma lista sobre quais itens você possui e a quantidade de cada um.

Controle a entrada e a saída de itens


Além do inventário, outro processo importante é sempre manter um registro da entrada e da saída de itens. Para isso, é possível implementar um sistema onde cada saída é registrada por meio de uma requisição, contendo informações como data de retirada, item, quantidade e quem retirou. 


Monitore o giro de estoque


Identifique por quanto tempo cada item está estocado e mantenha esse registro atualizado. Isso pode ser feito de forma manual ou por meio de um sistema de gestão, mas o acompanhamento deve começar a partir do momento em que o item entra até quando sai do estoque.


Defina um limite mínimo


Outra dica que pode ajudar a evitar a falta de itens é definir um limite mínimo de produtos estocados. A partir daí, sempre que aquele determinado item atingir a quantidade mínima de estoque, quer dizer que está na hora de fazer a reposição. Assim, mesmo com o nível mínimo, não faltará mercadoria.

Crie um inventário rotativo


Se o seu negócio é de médio porte, pode ser necessário implementar um inventário rotativo. Nesse caso, é preciso escolher um item de forma aleatória e fazer sua contagem. Porém, mesmo nesse sistema, a conferência de estoque deve ser feita de forma constante (uma vez por semana, por exemplo).

Invista em um sistema de gestão


E para facilitar todos os passos anteriores, você pode optar também por investir em um sistema de controle de estoque que automatiza esse processo. Assim, poderá registrar todas essas informações no software e deixar que ele monitore o nível de estoque, as datas de validade dos produtos e, inclusive, o momento certo para fazer a reposição.


A importância da tecnologia na gestão de estoque


Por mais que a gestão de estoque seja importante para o sucesso do seu negócio, fazê-la de forma manual pode ser trabalhoso e gerar erros que resultam em refação ou até em prejuízos. Por isso, a melhor opção é contar com um sistema que automatize esse processo.


O sistema de gestão ERP possui funcionalidades que monitoram todo o processo de produção e mantém o controle eficiente no seu estoque.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas