Dia do contador: entenda a importância desse profissional

Conheça o dia do contador e a importância de contar com esse profissional no seu negócio.

27/Jun/2022
Contabilidade

Você sabe qual é o Dia do Contador? E qual a importância que esse profissional tem para as pequenas, médias e grandes empresas? Neste artigo de hoje vamos te falar tudo isso, e muito mais!

Como você deve saber, a profissão contábil é vista como um processo que envolve a área fiscal, mas não é só isso. A contabilidade em si é considerada um processo de organização, preparo e planejamento para se certificar que a empresa esteja em dia com os órgãos fiscais. 

Em comemoração ao Dia do Contador preparamos este conteúdo para te apresentar a profissão, a história e, claro, as atividades e funções que esse profissional pode desempenhar em uma empresa, independente de qual for o seu tamanho. Vamos lá!

Como surgiu o Dia do Contador?

O Dia do Contador no Brasil foi estabelecido em 22 de setembro de 1945, quando o então Presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-lei nº 7.988, criando o primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil. Vale lembrar que antes da assinatura do decreto, não existia curso com qualificação de ensino superior para essa profissão, os cursos contábeis eram considerados técnicos.

Então, foi nesse momento que a contabilidade, considerada a ciência da riqueza, passou a firmar um lugar de maior relevância e reconhecimento na sociedade, e foi a partir desse momento que os profissionais da contabilidade passaram a atuar no mercado de forma muito mais essencial.

É importante lembrar que a data também pode ser conhecida como Dia do Profissional da Contabilidade. Mas, atenção! Não confunda com o Dia da Contabilidade, que é comemorado em 25 de abril. 

Importância do contador nas empresas 

Se formos enumerar todo o valor que um profissional contábil entrega para empreendedores e empresas, com certeza este artigo teria um tamanho infinitamente maior. 

Uma grande parte dos contadores e contadoras atuais atuam na entrega de conformidades legais do fisco. Uma tarefa essencial, já que as empresas precisam estar legalizadas para que a sua operação no mercado esteja permitida. 

Eles também desempenham atividades que fazem com que todas as exigências técnicas de conformidade exigidas pelo governo em âmbito Federal, Estadual e Municipal, sejam cumpridas. 

Desde a escrituração contábil, o recibo de pagamento, até o cumprimento de obrigações acessórias e assessoria trabalhista. A contabilidade tem o poder de gerar segurança fiscal no negócio, protegendo a empresa de penalidades exorbitantes que inviabilizam a sua continuidade operacional.

E é por meio dessa tarefa exaustiva e repetitiva que a contabilidade se encontra como uma contratação obrigatória das empresas em geral, já que essas demandas devem ser executadas de forma assertiva por um profissional que tenha capacidade técnica e cumpra os prazos.

Diferenças entre o profissional contábil e o técnico contábil 

Não só no Dia do Contador, mas em todos os outros dias, vale ressaltar que apesar das semelhanças que existem entre o profissional contábil formado em nível superior e o técnico contábil, há também muitas diferenças, e uma das principais é que o contador pode assumir a responsabilidade técnica de uma empresa, enquanto o técnico contábil não.

Atualmente, com o protagonismo da contabilidade digital e consultiva no qual o profissional contábil desenvolve trabalhos estratégicos com entrega de valor, deve a contabilidade estar alinhada à gestão do negócio. Essas diferenças ficam ainda maiores.

Um outro ponto importante a citar quanto a essas diferenças, é o uso dos termos contador e contabilista. Apesar de não existir diferença oficializada entre esses dois termos, vale explicar que o contabilista está popularmente associado ao técnico de contabilidade ou ao antigo profissional “guarda-livros”. Na verdade, o termo que designa o profissional contábil digital e consultivo é contador.

Porém, como dito anteriormente, não existe diferença oficializada para esses dois termos, logo, o dia 22 de setembro pode ser comemorado como o Dia do Contador ou Dia do Contabilista.

O mais importante quanto ao dia do contador é reconhecer a entrega dessa profissão e o impacto social que ela causa por meio do ambiente de negócios. São inúmeras as contribuições que um profissional contábil gera para as pessoas, individualmente e de forma coletiva.

Contadores consultores: essenciais para traçar estratégias

Desde o início da sua história, a contabilidade tem uma trajetória marcada por diferentes momentos e, claro, por transformações que criaram ao longo do tempo diferentes perfis profissionais para os contadores. 

Ainda, é muito importante entender que tipos de serviço podem ser executados dependendo do nível de operação do profissional contábil. Cada um deles exercem funções mais específicas. Conheça a seguir alguns perfis.

Contabilidade consultiva

Nesse perfil de contabilidade, o profissional desenvolve um serviço mais personalizado. Isso acontece porque o contador é mais próximo do seu cliente, atuando de forma estratégica, racional e planejada, além de auxiliar na tomada de decisões. 

Por ser mais personalizada, a contabilidade consultiva ajuda a entender de forma transparente os dados e tornar o planejamento mais assertivo para o crescimento do negócio. Ou seja, ela é usada de forma consultiva, prestando orientações assertivas para os clientes sobre as diretrizes que devem ser cumpridas e, principalmente, sobre as estratégias que irão destravar os seus negócios.

Saiba mais sobre o assunto em: Contabilidade Consultiva: o que é e como se tornar um contador consultivo - Blog Omie 

Contabilidade tradicional 

A contabilidade tradicional é o perfil mais conhecido pelos profissionais da área e pelas empresas. Nesse caso, é comum que a maior parte dos processos sejam manuais, com reuniões presenciais e questões que trabalhem na gestão de negócios.

Ela está ligada a rotinas que tratam também do patrimônio por meio de análises do ponto de vista estratégico, financeiro e econômico. É crucial que empresas tenham uma assessoria contábil com visão voltada também para a gestão de negócios, pois é essa a contabilidade que sugere ações que destravam empresas e as tornam ainda mais saudáveis e competitivas no mercado.

Uma grande parte dos contadores e contadoras atuais se encontra no nível de entrega de conformidades legais do fisco, o que é uma tarefa importante já que as empresas precisam estar legalizadas para que a sua operação no mercado esteja permitida. Podemos chamar essa contabilidade de nível 1.

Contabilidade digital

É fundamental deixar claro a relevância que a contabilidade digital tem dentro desse processo de reconhecimento sobre o seu protagonismo no mundo dos negócios e criação da contabilidade nível 2. 

Esse modelo contábil trouxe soluções graças à tecnologia, que impactaram diretamente no cotidiano das empresas contábeis, permitindo maior performance para a execução das rotinas.

Ao cumprir com todas as exigências técnicas de conformidade do fisco de forma automatizada, a contabilidade, conhecida também como nível 2, tem o poder de gerar segurança fiscal no negócio. 

Esse reposicionamento e reconhecimento da contabilidade como uma profissão que entrega estratégias efetivas para as empresas se dá porque a contabilidade digital permite que contadores resgatem a consultabilidade como entrega de valor de transformação. Esse é o nível em que contadores passam a figurar como braço direito de gestores, a fim de alcançar os objetivos do negócio.

Considerando que a essência da contabilidade é a consultabilidade, você deve concordar que teoricamente a contabilidade sempre foi consultiva e que nunca existiu a contabilidade não consultiva.

Podemos dizer que na teoria não, mas na prática, sim. O profissional contábil durante muito tempo esteve tão refém da exaustão das rotinas contábeis praticamente analógicas, que a essência da profissão foi desvirtuada ao esgotar todo tempo e energia sendo agente do fisco.

Com a alta performance da inteligência artificial, esse cenário mudou na prática, ou melhor, possibilitou que os profissionais contábeis tenham oportunidade de levar a teoria para a prática, exercendo de fato a consultabilidade.

E é por intermédio desse movimento de mudança que contadores e contadoras executam a ciência da riqueza, oferecendo consultorias estratégicas e produtos que vão além da contabilidade de atendimento às conformidades. Serviços como planejamento tributário, estratégico, BPO financeiro, consultoria de precificação e avaliação de mercado, entre outros, fazem muita diferença na continuidade operacional das empresas.

Contabilidade online

É importante mencionarmos o modelo de contabilidade online original que chegou no mercado de forma agressiva, com preços abaixo do que vinha se praticando, mas sem entrega de valor estratégico e, por isso, atendendo a um público que busca apenas um agente de cumprimento de conformidade do fisco, sem consultabilidade.

Dentro dessa perspectiva, entendemos que ainda há um serviço não consultivo que está sendo entregue por novas empresas contábeis que não ofertam valor estratégico para crescimento e evolução do ecossistema empreendedor do nosso país. Vale ressaltar que nem todos os serviços de contabilidade digital são assim, existem empresas que oferecem um serviço mais estratégico.

Com um dos sistemas fiscais e tributários mais complexos do mundo, é natural que a grande maioria dos empreendedores não seja especialista no segmento e não possua conhecimento específico para tal. Aliás, é muito importante que os empresários em geral entregam energia e se especializam no core business do seu negócio, permitindo que a contabilidade auxilie com as demandas de sua responsabilidade e ofereça serviços que agregam ainda mais. 

Contador: o aliado perfeito para o seu negócio

No dia 22 de setembro, dia do profissional da contabilidade, é importante lembrar da história da profissão que auxilia a evolução e a alta performance do ambiente de negócios do nosso país como uma forma de homenagear os profissionais responsáveis pela gestão financeira das empresas.

Agora você já tem propriedade para falar qual é o Dia do Contador, como surgiu e qual a importância desse profissional para os negócios, certo? Neste artigo, falamos dos profissionais contábeis que oferecem serviços estratégicos para empresários capazes de gerar valor para os seus negócios. É um momento de transformação de mercado que está sendo impulsionado pela diferença exercida por esses profissionais.

Afinal, com toda a complexidade dos sistemas fiscais, bem como tributários, é essencial que as empresas considerem o contador para se certificar que estão em dia, cumprindo corretamente com suas obrigações. Na Omie, você encontra o sistema ideal para auxiliar o contador da sua empresa a tornar os processos mais otimizados e assertivos. Acesse o nosso site e conheça nossas soluções!

Fabiano Azevedo

Fabiano Azevedo, contador consultor, CEO e sócio do escritório Tática Contabilidade. Como palestrante, com conteúdo voltado para o mercado de contabilidade e empreendedorismo, desenvolve um trabalho de disseminação de conhecimento na intenção de ser um fator de soma na vida profissional das pessoas.

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas