Fazer a gestão financeira de uma empresa é uma tarefa árdua, que pode tomar um tempo precioso na rotina do contador. Para otimizar esse processo e ainda melhorar os resultados do negócio, é possível contar com o BPO financeiro.
Neste artigo, você vai descobrir o que é BPO financeiro, como funciona esse tipo de serviço, suas vantagens, entre outros detalhes. Boa leitura!
O que é BPO financeiro?
Em inglês, a sigla BPO significa Business Process Outsourcing, isto é, “Terceirização de Processos de Negócio” em português. No caso do BPO financeiro, trata-se da terceirização das tarefas relacionadas ao setor financeiro de uma organização.
Para um escritório de contabilidade, por exemplo, ele pode oferecer essa terceirização financeira, além do BPO contábil e o BPO fiscal para as empresas de seus clientes e parceiros.
Qual a função do BPO financeiro?
No BPO financeiro, o escritório de contabilidade assume o cuidado de questões como: contas a pagar e a receber de seus clientes, pagamento de impostos, controle do fluxo de caixa, conciliação bancária, análise de indicadores, entre outras funções.
Assim, é possível oferecer o BPO financeiro como uma opção para as companhias de clientes que desejam tornar o setor financeiro mais eficiente. Com a ajuda de um contador terceirizado especializado, o gestor fica mais tranquilo para se dedicar aos aspectos mais estratégicos do negócio.
Como funciona o BPO financeiro?
Com o BPO, o controle financeiro da empresa de seu cliente passa a contar com expertise na área de contabilidade para uma gestão mais eficiente. Dessa forma, tarefas financeiras tonam-se otimizadas, o que proporciona uma visão mais ampla do negócio.
Gráficos e relatórios são gerados, baseados em dados que demonstram os pontos que precisam de atenção. No caso de empresas com equipes reduzidas ou sem um responsável financeiro, por exemplo, esse serviço prestado por um escritório de contabilidade garante tudo o que é necessário para a gestão completa das finanças.
Quais são os serviços do BPO financeiro?
De modo geral, os serviços oferecidos pelo BPO financeiro envolvem:
- Conciliação diária de todas as entradas e saídas do negócio;
- Gerenciamento de pagamentos de fornecedores;
- Lançamento de contas a pagar no gerenciador financeiro;
- Agendamento de pagamentos para que o empregador autorize transações;
- Transações por meio de folha de pagamento de funcionários;
- Emissão de notas fiscais;
- Elaboração do fluxo de caixa;
- Gestão de indicadores;
- Análise de crédito;
- Gestão de documentos.
Vale lembrar que toda empresa é única e tem suas especificidades. Portanto, ao oferecer o serviço de BPO financeiro, você deve observar o porte e as necessidades do negócio de seu cliente contábil.
Quais são as vantagens do BPO financeiro?
Com profissionais qualificados atuando à frente do setor financeiro, é possível oferecer uma gestão mais assertiva das finanças do seu cliente.
Descubra os principais benefícios do BPO financeiro.
Produtividade e eficiência
O BPO financeiro feito por um escritório de contabilidade pode gerar mais produtividade e eficiência aos clientes, justamente por deixar essa tarefa nas mãos de profissionais especializados em finanças empresariais.
Ao retirar essa demanda do dia a dia dos gestores, eles podem focar no core business da companhia e dedicar mais tempo para realizar suas atividades.
Segurança financeira
Outra vantagem é poder contar com uma estruturação financeira que dê mais segurança para a continuidade do negócio, evitando falhas graves e prejuízos.
Além disso, o BPO financeiro pode desenvolver um plano de gestão de custos para os clientes, de modo que o negócio se torne mais sustentável.
Planejamento estratégico
A terceirização financeira e contábil torna a empresa contratante mais estratégica. Isso porque, geralmente, os gestores estão mais focados na administração da companhia como um todo, incluindo fechar novos negócios, manter a equipe produtiva, entre outras responsabilidades.
Sendo assim, o escritório de contabilidade ganha credibilidade e confiança ao realizar o planejamento financeiro do cliente enquanto os gestores focam seus esforços nas áreas que mais demandam sua atenção.
Como fazer a implementação do BPO Financeiro?
Para implementar o BPO financeiro como um serviço oferecido pelo seu escritório, siga as dicas a seguir:
- Analise o mercado: faça uma pesquisa para identificar as demandas de BPO financeiro no mercado em que você atua e segmente seus clientes, identificando quais deles mais se beneficiariam desse serviço;
- Defina os serviços do BPO: é necessário saber exatamente quais serviços você vai prestar com o BPO financeiro, por exemplo, contabilidade geral, relatórios financeiros, contas a pagar e receber, conciliação bancária, pacotes personalizáveis, etc.;
- Capacite a equipe: treine a equipe interna para que conheçam o funcionamento dos processos de BPO financeiro e incentive especializações em áreas afins a esse trabalho;
- Padronize os processos: crie fluxos de trabalho que sejam claros e objetivos, padronizando a atuação da equipe responsável pelo BPO financeiro da empresa contratante;
- Compliance e segurança: assegure que os processos estejam todos de acordo com as regulamentações fiscais e contábeis e seja transparente quanto isso com o cliente, explicando todas as medidas de segurança de dados;
- Escolha um software de gestão confiável: ter uma ferramenta de gestão financeira online como a da Omie é fundamental para facilitar o trabalho oferecido e automatizar os processos, além de oferecer mais segurança ao cliente.
Perguntas frequentes sobre BPO financeiro
Confira algumas perguntas frequente sobre BPO financeiro e tire todas as suas dúvidas!
Qual a diferença entre BPO, assessoria e consultoria?
O BPO financeiro terceiriza a gestão das finanças da empresa e impacta também a cultura empresarial como um todo, que se torna mais disciplinada.
A assessoria, por sua vez, é um auxílio técnico, normalmente com um projeto específico da implementação até a conclusão, sendo um serviço pontual. Já a consultoria está mais atrelada ao aconselhamento na solução de problemas ou decisões a serem tomadas.
Quando é necessário um serviço de BPO financeiro?
O BPO financeiro é necessário em empresas que enfrentam problemas para manter uma gestão financeira eficiente e precisa.
Se você gasta muito tempo tentando organizar as finanças de um negócio, já teve que lidar com erros no envio de dados financeiros, tem informações desatualizadas e números que não refletem o cenário real da empresa, o BPO financeiro pode ser a solução.
Por que contratar um serviço de BPO financeiro?
Ter um serviço de BPO financeiro pode, a longo prazo, corrigir erros no gerenciamento de recursos, eliminando, por exemplo, gastos desnecessários, além de apresentar dados valiosos para a condução do negócio.
Quem precisa de BPO financeiro?
O serviço de BPO financeiro pode ser ideal para empresas que expandiram e cujas tarefas financeiras ficaram mais complexas. Por exemplo: o empreendedor conseguia dar conta da gestão financeira MEI, porém, a empresa cresceu e agora necessita de auxílio especializado.
Como tornar o BPO financeiro mais eficiente com a Omie?
Como você pôde perceber, o BPO financeiro é um serviço que terceiriza a gestão financeira de uma empresa e que pode ser oferecido por um escritório de contabilidade. Ele garante que os gestores das empresas contratantes tenham mais tempo e tranquilidade para focar em outras áreas estratégicas.
E para ter os melhores resultados ao oferecer esse tipo de serviço, você pode contar com o sistema online da Omie para fazer o BPO financeiro. Com a contabilidade digital da Omie, você consegue gerar relatórios com base em dados, além de contar com mais agilidade na realização das tarefas contábeis no seu dia a dia.
Conheça as soluções Omie para contadores e transforme seus serviços!