Os diferenciais de um ERP para pequenas empresas

Veja a importância de implementar um ERP nas pequenas empresas e quais as vantagens que esse sistema oferece para seu negócio.

24/Jul/2020
Gestão

Muitos gestores de empresas de porte pequeno então acostumados a fazer a administração de forma independente, mantendo o controle das atividades por meio de planilhas. Entretanto, nem sempre esse método permite uma gestão eficiente. Investir em um ERP para pequenas empresas pode ser a solução ideal nesses casos.


Isso porque grande parte do mercado já é adepta de tecnologias como essa, e estar por fora das inovações pode significar perder vantagem competitiva em meio à concorrência. As companhias que optam por utilizar uma tecnologia como essa obtêm diversas vantagens para seu negócio.


Por esse motivo, neste artigo falaremos mais sobre quais os principais diferenciais de um ERP para a gestão de pequenos negócios e em quais aspectos essa inovação pode ajudar seu empreendimento a se desenvolver cada vez mais.


Quais os diferenciais de um ERP para pequenas empresas?


O sistema ERP para pequenas empresas promove a automatização de processos na companhia, o que traz mais agilidade e eficiência para as atividades administrativas. Veja a seguir os principais motivos para investir nessa tecnologia.


Mais versatilidade


Trata-se de um sistema versátil que pode ser utilizado por companhias de diversos segmentos que precisam organizar suas atividades em setores como o de recursos humanos, contabilidade, fiscal, estoque, entre outros.


A tecnologia se adapta conforme as necessidades do seu negócio, mesmo que ele seja de pequeno ou médio porte. Ao contar com um ERP online, é possível acessá-lo de qualquer máquina e a qualquer momento, sem a necessidade de investir em uma infraestrutura cara.


Visão mais ampla e estratégica


Ao unificar as informações da empresa em um único sistema, é possível ter uma visão mais ampla do andamento de cada atividade. Com isso, o gestor tem mais controle sobre os processos e está sempre atualizado sobre o que está acontecendo com o negócio.


Além disso, ao obter dados sobre o progresso das atividades, também é possível ter uma visão mais estratégica sobre o que precisa ser aprimorado e o que está indo bem na empresa. Um exemplo disso são as funcionalidades voltadas para a contabilidade, que fornecem relatórios completos sobre a saúde financeira da companhia.


Organização fiscal


A legislação brasileira pode ser confusa, principalmente quando o gestor precisa lidar com os impostos por conta própria. Por isso, contar com um sistema para pequenas empresas que ajuda na organização das obrigações fiscais do negócio pode facilitar muito esse processo.


A tecnologia permite manter um controle sobre os impostos que precisam ser pagos, evitando que atrasem e gerem multas. Além disso, em alguns casos é possível, inclusive, aproveitar as condições especiais disponibilizadas para quem faz o pagamento adiantado, o que pode gerar uma redução de custos.


Redução de erros


Quando a gestão é feita de forma manual, por meio de planilhas, a ocorrência de erros — principalmente de digitação - pode ser frequente. Já com um sistema de gestão, esses erros são minimizados, já que os processo passam a ser automatizados e não dependem exclusivamente da interferência humana.


Sendo assim, contando com um ERP em nuvem para administrar seu negócio, será possível evitar falhas que possam resultar em prejuízos para a companhia. Além disso, setores como a contabilidade, por exemplo, poderão se tornar ainda mais eficientes e ágeis.


Retorno sobre investimento


Muitas opções de sistemas de gestão ERP para pequenas empresas não exigem um grande investimento para serem implementadas. Por isso, elas são ideais para pequenas empresas, que visam modernizar e organizar suas operações. 


Logo após sua implementação, o software proporciona mais eficiência e produtividade, já que permite um fácil acesso às informações da empresa e evita burocracias para que o setor de contabilidade possa acessar esses dados.


Aumento da segurança de dados


Outra vantagem em ter um software ERP para pequenas empresas é o aumento na segurança de dados confidenciais. Todas as informações armazenadas no sistema em nuvem são criptografadas, evitando, assim, que sejam interpretadas por pessoas não autorizadas.


Essa funcionalidade é importante tanto para proteger os dados da própria empresa quanto os dados pessoais de seus clientes. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, todas as empresas que lidam com esse tipo de informações devem mantê-las seguras contra vazamentos ou uso indevido.


Mais controle de estoque


Mesmo em pequenos negócios, é essencial ter uma boa gestão de estoque para evitar falta de mercadorias ou até que os itens fiquem parados por muito tempo. Esse tipo de situação pode acabar gerando perdas financeiras para a empresa ou até desperdícios de itens, como no caso de produtos perecíveis, por exemplo.


O sistema ERP pequenas empresas facilita a organização, já que possibilita registrar os itens que entram e saem do estoque. Assim, você sempre visualizará quais produtos precisam ser repostos, além de fazer uma análise sobre os itens mais e menos vendidos.


Conheça o sistema ERP da Omie


E para modernizar seu negócio, conte com o sistema ERP da Omie, simples e intuitivo, que vai te ajudar a otimizar os processos da sua empresa. Nosso software é online, proporcionando maior flexibilidade de uso. 


Entenda mais sobre nosso sistema ERP e entre em contato conosco para garantir mais eficiência à sua rotina de trabalho.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas