Entenda tudo sobre factoring e suas vantagens

Veja o que é factoring, como funciona e quais as principais vantagens que a sua empresa pode ter ao adotar essa fomentação comercial. Saiba mais!

30/Jul/2020
Finanças

A dificuldade de conseguir crédito e as altas taxas de juros são um empecilho na vida de empresários que precisam solucionar problemas financeiros da empresa. Uma alternativa para resolver essa questão é o factoring.


Esse termo remete a uma atividade que auxilia pequenas e médias companhias a venderem os créditos provenientes de suas vendas para uma empresa de factoring. Isso permite que o empresário consiga obter maior poder de negociação em suas transações corporativas. Entenda mais sobre o assunto no artigo a seguir.


Como funciona o factoring?


É importante dizer que empresas de factoring não são semelhantes a bancos, pois não exercem atividades financeiras. Trata-se de um mecanismo de fomento mercantil que permite a aquisição de direitos creditórios de contas a receber a prazo. 


O principal objetivo das operações de factoring é ajudar os empresários a lidarem com problemas do dia a dia. Assim, é possível impulsionar o desenvolvimento de micro, pequenos e médios negócios, pois eles contarão com certa estabilidade para se consolidarem.


As operações também podem envolver a prestação de serviços, como acompanhamento comercial, seleção e avaliação de fornecedores, acompanhamento de contas a receber e a pagar, entre outros.


Modalidades do factoring

Existem algumas modalidades diferentes de factoring que podem ser adotadas. Veja a seguir como cada uma delas funciona e suas especificidades:


Convencional


A forma convencional é a mais utilizada no Brasil e é feita por meio de um contrato de fomento comercial que concretiza a aquisição dos direitos de crédito da empresa. Os direitos de crédito podem ser cheques pré-datados, duplicatas e promissórias.

Maturity


Já no modelo maturity, o factoring cobre os custos de algum pagamento que não tenha sido feito, além de ser responsável por gerenciar as receitas da companhia. Dessa forma, o gestor da empresa não precisa se preocupar em fazer as cobranças.


Trustee


Trustee nada mais é do que a união entre o factoring convencional e o maturity. Sendo assim, os serviços envolvem a gestão das contas a receber, exercendo a função de fazer a gestão financeira da empresa fomentada.


Exportação


Este modelo tem relação com a exportação de bens e serviços, portanto, pode ser intermediado por duas empresas de factoring. Cada uma delas defende os interesses das companhias de cada localidade que envolve a transação.


Matéria-prima


Nesse caso, a empresa fomentadora paga à vista os fornecedores da contratante e depois recebe o reembolso do valor pago, assim como os lucros obtidos pela transação.


Quais as principais vantagens do factoring?


Optar por investir no factoring pode ser vantajoso para a empresa, principalmente porque essa alternativa pode sair mais em conta do que os serviços prestados por instituições financeiras. Veja a seguir os principais benefícios desse mecanismo de fomento comercial.

Melhor gestão financeira


Ao contar com a fomentação comercial, as companhias podem ter uma melhor gestão financeira, já que terão acesso mais fácil a crédito quando precisarem. Isso porque o negócio receberá à vista os pagamentos que foram feitos a prazo. Dessa forma, haverá mais dinheiro no caixa da empresa para definir um melhor planejamento financeiro.


Diminuição da inadimplência


A empresa também poderá sentir uma diminuição na inadimplência, já que será a fomentadora que terá de lidar com as cobranças. Além disso, dependendo do modelo de factoring adotado, o factor também poderá assumir o risco integral da negociação.


Foco no core business


Outra vantagem de não mais se preocupar com cobranças e falta de crédito é que o gestor poderá se preocupar mais com as atividades principais da empresa ter uma gestão mais estratégica para seu desenvolvimento e para conquistar mais clientes. Além disso, a companhia terá recursos financeiros para investir na ampliação de suas atividades.


Compra de matéria-prima


A fomentação também facilita a compra de matéria-prima, já que a empresa poderá comprar seus insumos à vista. Esse aspecto é especialmente benéfico para os negócios iniciantes, que ainda não possuem muitos recursos para a aquisição desses materiais.


A importância da gestão financeira


Após saber mais sobre o que é factoring é possível compreender essa alternativa para conquistar uma boa gestão financeira. Administrar a contabilidade da companhia de forma estratégica pode garantir a saúde financeira do negócio.


Isso é essencial para que a empresa continue com suas atividades e possa se desenvolver cada vez mais. Com uma boa gestão, é possível identificar onde é preciso investir no negócio e onde é possível reduzir custos.


Pensando nisso, a companhia pode ter mais vantagem competitiva no mercado e atrair ainda mais clientes. Confira nosso e-book sobre gestão financeira para pequenas e médias empresas e entenda mais sobre as estratégias que podem ajudar seu negócio e como a tecnologia também pode contribuir para isso.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas