Franchising: o que é e quais são os segmentos em alta

Veja em quais segmentos de franchising vale mais a pena investir e as vantagens de apostar nas franquias como modelo de negócio.

27/jul/2020
Empreendedorismo

O franchising significa a concessão de direitos de uso de uma empresa para um investidor, ou seja, um franqueado. Trata-se de um modelo de negócio cada vez mais comum por possibilitar que a companhia cresça de forma rápida.


Ao optar pelo franchising, a empresa permite que os franqueados abram unidades da sua companhia em outros locais. Entretanto, as franquias devem seguir os padrões de qualidade da empresa principal e oferecer o mesmo atendimento.


No entanto, é importante destacar que a empresa franqueadora não poderá interferir em assuntos relacionados a contratações, demissões ou quantidade de horas trabalhadas por funcionários. Isso porque existem limites que devem ser respeitados por ambas as partes.


Neste artigo, falaremos mais sobre o crescimento de franquias em alguns setores e as vantagens desse modelo de negócios. 

Segmentos de franchising que mais crescem


Nesse ramo, existem alguns segmentos que vêm se destacando. Algumas das redes mais conhecidas optaram por esse modelo de negócio, obtendo um grande sucesso. Confira a seguir os principais segmentos em ascensão e alguns exemplos das melhores franquias para investir:


Alimentação


Principalmente no caso das grandes redes de fast-food, o modelo de negócios de franquias tem tido grande destaque. Isso se deve ao fato de que a demanda por restaurantes e lanchonetes vem crescendo, já que as pessoas que trabalham fora não têm muito tempo para cozinhar em casa.


Segundo dados levantados pela Associação Nacional de Restaurantes, em 2018, houve um crescimento de 3,5% em receitas no setor de alimentação fora do lar. Além disso, os estabelecimentos que possuem a opção de entregas podem ser ainda mais vantajosos devido ao aumento da demanda por esse tipo de serviço.


Outro fato que vale destacar é que, segundo uma pesquisa do IBGE, 34% das pessoas no Brasil gastam com alimentação fora de casa. Cerca de 25% da renda dos brasileiros vai para refeições feitas fora do lar. Portanto, esses dados mostram a possibilidade de investimento dessas franquias de sucesso.


Saúde


Outro segmento de franchising brasileiro que pode ser uma boa opção é o da saúde, por meio das redes de farmácias e clínicas. Trata-se de um modelo de negócio necessário em todas as regiões. Por isso, apresenta muito potencial.


Tanto para a empresa que deseja começar a abrir franquias quanto para o empreendedor que busca um investimento, o segmento da saúde apresenta diversas oportunidades.


Para o investidor interessado, é preciso conhecer as opções de franquias disponíveis e entender quais se encaixam mais no tipo de investimento que se deseja fazer. As clínicas de estética, por exemplo, podem ser uma boa opção, já que são uma tendência no mercado.


Serviços


Outra possibilidade é investir no setor de franchising de serviços, como, por exemplo, de limpeza ou tecnologia. A terceirização de serviços vem crescendo cada vez mais e se trata de um segmento em ascensão. 


As franquias de tecnologia se destacam nesse segmento, prestando serviços como o desenvolvimento de plataformas ou mesmo assistência técnica, que têm sido cada vez mais necessários diante da transformação digital que vem acontecendo. 


Segundo levantamento do IBGE, o setor de serviços teve um aumento de 0,9% em 2018. O investimento nessa área tem aumentado justamente pelas tendências que o mercado vem apresentado.


Segundo um relatório da Associação Brasileira de Franchising, que avaliou o desempenho do setor de franquias no país, a demanda por serviços de limpeza teve um aumento de 1,2%. Por conseguinte, esse serviço pode ser uma boa oportunidade de investimento.


Principais vantagens do franchising


Para os investidores interessados, optar por uma franquia pode ser uma escolha mais acertada do que iniciar um empreendimento do zero. Muitos fatores podem impactar essa decisão, principalmente nos casos em que o empreendedor ainda não possui experiência com gerenciamento de negócios.


Sendo assim, ilustramos a seguir quais são as principais vantagens que o setor de franquias pode oferecer.


Credibilidade de marca


Construir credibilidade e confiança com o público não é uma tarefa fácil e pode levar anos. Porém, ao investir no franqueamento, você já começa seu empreendimento com essa vantagem, pois a marca já possui a credibilidade dos clientes. 

Plano de negócios


Ao investir em uma franquia, você terá acesso ao modelo do plano de negócios da empresa e poderá replicá-lo em sua unidade. Principalmente no caso dos empreendedores de pequeno porte, interessados em franquias de baixo custo, essa é uma vantagem, já que poderão pular a fase de testes para entender quais táticas funcionam melhor.

Mais garantias


Os produtos e os serviços oferecidos pela sua franquia já foram testados e aprovados, o que representa uma vantagem, já que haverá mais garantia de mercado. No entanto, é claro que você poderá contribuir com insights sobre oportunidades de melhoria conforme ganhar experiência no ramo.


Independência jurídica


Mesmo que seja uma franquia, sua empresa terá um CNPJ separado, portanto, decisões como a contratação de funcionários serão livres da influência da franqueadora. Além disso, todas as suas operações financeiras serão de sua responsabilidade.

Entenda mais sobre o franchising


Para investir no franqueamento, é preciso entender tudo em relação a esse tipo de negócio e suas implicações. É essencial compreender quais serão suas responsabilidades como um investidor, a burocracia envolvida, além de outras questões relevantes. Leia nosso outro artigo sobre o amadurecimento da franquia brasileira e aproveite para se aprofundar mais nesse assunto.

Para entender mais sobre franchising, confira nosso Guia Completo sobre Franquias e saiba tudo!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas