Franchising: o que é e quais são os segmentos em alta

Veja em quais segmentos de franchising vale mais a pena investir e as vantagens de apostar nas franquias como modelo de negócio.

23/Fev/2022
Franquias

Você sabe o que é Franchising? De maneira simples e de fácil entendimento o franchising é um modelo de negócio em que é realizada a concessão do direito de uso de uma marca ou patente, do seu proprietário para um investidor, é o termo em inglês para “Franquia”. 

Nesse sentido, você pode adquirir o direito por uma marca ou serviço de um franqueador (proprietário), tornando-se franqueado (investidor) e, com isso, replicar o sucesso em um novo lugar. 

Ainda, a franchise pode ser um negócio de qualquer segmento. Desde que apresente uma marca, serviço ou produto. A estratégia por trás é utilizar os mesmos padrões de atividades, independente de onde as unidades estão localizadas.  

Segmentos de franchising que mais crescem

Nesse ramo, existem alguns segmentos que vêm se destacando. Algumas das redes mais conhecidas optaram por esse modelo de negócio, obtendo um grande sucesso. Confira a seguir os principais segmentos em ascensão e alguns exemplos das melhores franquias para investir:

Alimentação

Principalmente no caso das grandes redes de fast-food, o modelo de negócios de franquias tem tido grande destaque. Isso se deve ao fato de que a demanda por restaurantes e lanchonetes vem crescendo, já que as pessoas que trabalham fora não têm muito tempo para cozinhar em casa.

Segundo dados levantados pela Associação Nacional de Restaurantes, em 2018, houve um crescimento de 3,5% em receitas no setor de alimentação fora do lar. Além disso, os estabelecimentos que possuem a opção de entregas podem ser ainda mais vantajosos devido ao aumento da demanda por esse tipo de serviço.

Outro fato que vale destacar é que, segundo uma pesquisa do IBGE, 34% das pessoas no Brasil gastam com alimentação fora de casa. Cerca de 25% da renda dos brasileiros vai para refeições feitas fora do lar. Portanto, esses dados mostram a possibilidade de investimento dessas franquias de sucesso.

Saúde

Outro segmento de franchising brasileiro que pode ser uma boa opção é o da saúde, por meio das redes de farmácias e clínicas. Trata-se de um modelo de negócio necessário em todas as regiões. Por isso, apresenta muito potencial.

Tanto para a empresa que deseja começar a abrir franquias quanto para o empreendedor que busca um investimento, o segmento da saúde apresenta diversas oportunidades.

Para o investidor interessado, é preciso conhecer as opções de franquias disponíveis e entender quais se encaixam mais no tipo de investimento que se deseja fazer. As clínicas de estética, por exemplo, podem ser uma boa opção, já que são uma tendência no mercado.

Serviços

Outra possibilidade é investir no setor de franchising de serviços, como, por exemplo, de limpeza ou tecnologia. A terceirização de serviços vem crescendo cada vez mais e se trata de um segmento em ascensão. 

As franquias de tecnologia se destacam nesse segmento, prestando serviços como o desenvolvimento de plataformas ou mesmo assistência técnica, que têm sido cada vez mais necessários diante da transformação digital que vem acontecendo. 

Segundo levantamento do IBGE, o setor de serviços teve um aumento de 0,9% em 2018. O investimento nessa área tem aumentado justamente pelas tendências que o mercado vem apresentando.

Segundo um relatório da Associação Brasileira de Franchising, que avaliou o desempenho do setor de franquias no país, a demanda por serviços de limpeza teve um aumento de 1,2%. Por conseguinte, esse serviço pode ser uma boa oportunidade de investimento.

Comunicação, Informática e Eletrônicos

As franquias de tecnologia - envolvendo as áreas de comunicação, informática e eletrônicos, sem dúvidas, são as que mais crescem. Isso porque, as demandas que esse segmento oferece são inúmeras e, consequentemente, suas oportunidades também.

Para os empreendedores que não têm muitos recursos financeiros, temos uma boa notícia! Dentro deste mercado, existem opções de negócios que podem ser adquiridas a partir de R$ 10 mil, entrando na categoria de microfranquias

Como a grande ferramenta de trabalho das franquias é a tecnologia, que hoje é considerada uma necessidade, elas acabam sendo mais baratas em relação às outras. A redução de custos se deve ao seu formato -, não é necessário comprar móveis ou alugar um imóvel, trata-se de uma franchising que pode atuar no modelo home office ou home based. 

Tendências de franquias para a década de 2020

Existem muitas tendências que abrangem esse formato de negócio. Cada uma delas apresenta suas características e vantagens de forma única, mas quando trabalham em conjunto têm ainda mais força e abrem muito mais oportunidades. Conheça duas delas:

  • Modelo Home Based: nesse formato, o empreendedor atua diretamente de casa, sem a necessidade de um escritório. Essa é uma tendência norte-americana que vem ganhando muito espaço no Brasil, pelas facilidades e vantagens que apresenta. Aqui, inclui-se a economia com gastos, como aluguel de espaço e contas extras. 

  • Regtech: a sigla em inglês se refere às palavras Regulatory Technology, que em tradução livre significa tecnologia regulatória. Seu objetivo é usar a tecnologia para facilitar e resolver problemas para outras empresas. Basicamente, é uma prestação de serviços regulatórios feita de forma segura, econômica, ágil e de fácil integração. 

Principais vantagens do franchising

Para os investidores interessados, optar por uma franquia pode ser uma escolha mais acertada do que iniciar um empreendimento do zero. Muitos fatores podem impactar essa decisão, principalmente nos casos em que o empreendedor ainda não possui experiência com gerenciamento de negócios.

Sendo assim, ilustramos a seguir quais são as principais vantagens que o setor de franquias pode oferecer.

Credibilidade de marca

Construir credibilidade e confiança com o público não é uma tarefa fácil e pode levar anos. Porém, ao investir no franqueamento, você já começa seu empreendimento com essa vantagem, pois a marca já possui a credibilidade dos clientes. 

Plano de negócios

Ao investir em uma franquia, você terá acesso ao modelo do plano de negócios da empresa e poderá replicá-lo em sua unidade. Principalmente no caso dos empreendedores de pequeno porte, interessados em franquias de baixo custo, essa é uma vantagem, já que poderão pular a fase de testes para entender quais táticas funcionam melhor.

Mais garantias

Os produtos e os serviços oferecidos pela sua franquia já foram testados e aprovados, o que representa uma vantagem, já que haverá mais garantia de mercado. No entanto, é claro que você poderá contribuir com insights sobre oportunidades de melhoria conforme ganhar experiência no ramo.

Independência jurídica

Mesmo que seja uma franquia, sua empresa terá um CNPJ separado, portanto, decisões como a contratação de funcionários serão livres da influência da franqueadora. Além disso, todas as suas operações financeiras serão de sua responsabilidade.

Suporte, treinamentos e orientações

Um ponto muito positivo do formato de franquia é que os franqueadores oferecem auxílio aos franqueados. Assim, eles podem contar com treinamentos e assistência para aumentar seu negócio. 

Para abrir uma franquia é importante ter em mente que só o conhecimento básico em gestão de negócio não vai ajudar. Por isso, se você está começando a empreender agora, procure por uma franquia que ofereça suporte, assistência, treinamentos, cursos e, claro, muita troca de experiência. 

Marketing estruturado

O marketing é uma das ferramentas fundamentais para o crescimento de um negócio. Mas para preparar um excelente plano de marketing, com estratégia que realmente ajude requer muito tempo e conhecimento.

A vantagem de começar a empreender com franquias é que elas já oferecem todo o plano estratégico de marketing, completo e bem definido, incluindo site pronto para divulgação e manual de marca estruturado. Assim, você otimiza tempo e economiza dinheiro na parte da divulgação. 

Rede de apoio

A rede de apoio é fundamental para quem está começando. Isso porque, dentro desta rede estão os fornecedores, peças essenciais para que se possa seguir o mesmo padrão na prestação de serviços e produtos. 

Desse modo, as vantagens são inúmeras, como a redução de custos por conta do grande volume de compras que podem ser realizadas em conjunto. Sem contar a troca de experiência entre os franqueados e franqueadores. 

Modelo de franquia Omie

Com a Omie você conta com um modelo de franchising que oferece tudo o que é necessário para que o seu negócio cresça e tenha resultados positivos. 

Temos um sistema inteiramente preparado para que quem está começando a empreender tenha muito sucesso no mercado, ele é bem simples de se trabalhar, sendo extremamente eficiente e intuitivo. 

Entre as vantagens do nosso modelo de franquia estão:

  • Consultoria especializada;
  • Suporte técnico da franqueadora para os clientes;
  • Capacitação prática e teórica da Universidade Corporativa;
  • Marketing estratégico para eventos e divulgação da franquia;
  • Equipes especializadas em contas, recursos humanos e gestão.

O sistema Omie simplifica a integração contábil do negócio. Sendo assim, o contador consegue receber todas as informações da contabilidade sem burocracias. Tudo de forma online, podendo ser instalado em qualquer lugar! 

Garanta o sucesso do seu negócio investindo com a Omie. Para se ter ideia, estamos presente em mais de 20 estados com mais de 63 mil clientes e, segundo dados da ABF Franchising- Associação Brasileira de Franchising, temos uma satisfação de 86%. 

Entenda mais sobre o franchising

Para investir no franqueamento, é preciso entender tudo em relação a esse tipo de negócio e suas implicações. É essencial compreender quais serão suas responsabilidades como um investidor, a burocracia envolvida, além de outras questões relevantes.

Acompanhe nosso blog para saber mais sobre o mercado de franquias no Brasil, assim como dicas para melhorar o desempenho do seu negócio através da automatização, utilizando um dos melhores sistemas de ERP do mercado!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas