Tipos de Franquias: as opções mais lucrativas para investir

Entenda mais sobre o universo das franquias de alimentação e tecnologia e escolha em qual investir para obter bons resultados
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Como saber qual modelo de empresa investir para obter o melhor retorno possível? Um caminho é fazer investimento em um dos tipos de franquias, um negócio em constante crescimento que traz uma série de vantagens para o empreendedor.

Neste artigo, vamos falar mais sobre a importância do investimento em franquias (também conhecido como franchising) e mostrar os segmentos mais lucrativos para você se destacar no mercado. Acompanhe!

Por que investir em uma franquia?

Franquia é um sistema na qual o franqueador cede ao franqueado o direito de uso de uma marca, sua infraestrutura, patente, bem como o direito de distribuição de seus serviços e produtos. Portanto, ao comprar uma franquia, você não precisa iniciar um negócio do zero.

Nessa forma de administração, o franqueado recebe uma parcela do negócio para empreender e a principal vantagem é trabalhar com um produto ou serviço conhecido no mercado e que já tem um público-alvo bem estruturado. 

Assim, o plano de negócio é muito mais seguro e confiável, pois a estratégia de vendas já está traçada. Além disso, por já estar estabelecida no mercado, a empresa franqueada conta com padrões definidos, otimizando o fluxo de trabalho. 

Ademais, a franqueadora deve prestar todo o apoio necessário ao franqueado, buscando um bom ritmo de trabalho e cumprimento dos padrões da marca de forma a obter os melhores resultados possíveis para ambos.

Por conta de todos esses fatores, ao empreender escolhendo esse modelo de negócios, você pode encontrar uma franquia de sucesso para investir, alcançando, assim, um bom retorno financeiro.

Tipos de Franquias Mais Lucrativas no Mercado

Depois de saber por que o franchising é uma ótima opção para investir, chega a hora de conhecer os diferentes tipos de franquia. Acompanhe abaixo.

Franquia unitária

É o tipo mais conhecido de franquia, na qual o empreendedor abre uma unidade para comercializar produtos ou prestar serviços de uma marca franqueada, tendo exclusividade dessa marca em uma determinada região.

Nesse modelo, você encontra diferentes franquias, como franquia de serviços dos mais variados, como na área de costura e reparos de roupas, de assistência técnica de smartphones, lavanderia, entre outros.

Tem ainda franquias de venda de produtos, como de perfumaria e cosméticos, chocolates, roupas, sorvetes, açaí, semi joias, entre outros.

Master franquia 

A master franquia é quando um franqueado pode abrir mais de uma unidade da marca franqueada em uma região. Nesse caso, o empreendedor pode administrar a unidade ou terceirizar a administração.

Franquia de desenvolvimento de área (DA)

É um contrato no qual o franqueado tem o compromisso de abrir várias unidades da marca franqueada em uma dada região e em um período. 

A ideia é ter um plano de expansão da franquia em uma região, sendo que o franqueado pode vender as unidades para outros empreendedores.

Store in store

Também denominada franquia business in, esse tipo de negócio permite ao empreendedor abrir a franquia dentro de uma outra empresa. 

Por exemplo: o franqueado abre uma franquia de cosméticos em um salão de beleza ou uma franquia de suplementos nutricionais dentro de uma academia.

Franquia de conversão

É uma situação na qual o empreendedor tem a sua empresa em funcionamento, mas pretende transformá-la em uma franquia para elevar sua participação no segmento em que atua.

Assim, é possível contar com o know-how do franqueador, além da padronização de produtos e serviços e até mesmo a influência da marca, atraindo mais clientes.

Franquia combinada

Aqui, em um mesmo ponto de venda, o empreendedor pode trabalhar com duas franquias diferentes. Nesse caso, as permissões para essa estrutura de negócio ficam a cargo dos franqueadores.

Franquia social

Esse é um tipo de franquia diferente, pois ela não visa ao lucro. A ideia é se valer da estrutura da franquia para um projeto social, de modo que ele possa crescer e ser replicado em outros locais.

Home based

Quem busca franquias baratas e lucrativas pode pesquisar sobre as home based ou baseadas em casa, ou seja, que permitem ao empreendedor trabalhar em casa, sem a necessidade de um ponto de venda.

Assim, os produtos ou serviços nesse tipo de franquia são, geralmente, oferecidos por canais digitais de venda. 

Franquia industrial

A franquia industrial não é um tipo muito comum no franchising e consiste na cessão de patente, know how de produção e registro da marca para um franqueado. Assim, o franqueador transfere toda a tecnologia de produção ao empreendedor.

Setores de Franquias em Crescimento 

Como você viu, existem diferentes tipos de franquias e, além disso, é importante ressaltar que alguns segmentos do franchising estão em alta. Veja a seguir.

Franquias de Tecnologia em Destaque

A franquia de tecnologia é o grande destaque do mercado, sendo uma opção de baixo custo para empreender. Nesse setor, temos as franquias de empresas de informação e de software.

O segmento de franquias de Comunicação, Informática e Eletrônicos teve um crescimento de 8,9% no faturamento no segundo trimestre de 2023, em comparação com o período homólogo. 

Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e mostram todo o potencial desse tipo de franquia.

Franquias de Alimentação: Uma Escolha Tradicional

Um setor tradicional para quem deseja investir em franquias é o de alimentação e isso se justifica pois está cada vez mais comum a alimentação fora de casa. 

Em 2022, R$ 216,2 bilhões foi o total gasto pelos brasileiros para se alimentar fora de casa, uma elevação de 27,6% em relação a 2021. Ou seja, é um segmento que pode trazer um bom retorno para quem busca empreender no franchising.

Como Escolher a Franquia Certa

Você pode encontrar franquias baratas e lucrativas na hora de abrir seu próprio negócio, mas, para escolher o setor certo para seu perfil e expectativas, é fundamental considerar alguns fatores. Confira.

Avaliando Seus Interesses e Habilidades

O primeiro ponto é verificar qual segmento você mais se identifica, afinal a gestão de um negócio, seja franquia ou não, exige muita dedicação. Imagine trabalhar em um ramo que você não domina ou não gosta? Fica difícil fazer a empresa ir para frente, certo?

Aqui você pode refletir sobre suas preferências e habilidades, então se gosta de trabalhar com tecnologia, por exemplo, pode optar por uma franquia de software.

Análise Financeira: Quanto Você Pode Investir?

Além de levar em conta seus interesses, é essencial fazer um planejamento financeiro para saber quais recursos você tem disponível para investir. Assim, você pode selecionar as franquias que se enquadram no seu orçamento.

A boa notícia é que existem opções com baixo investimento, entre elas as franquias de serviços e tecnologia.

Pesquisando o Mercado Local

Um aspecto que merece atenção é a receptividade para determinado produto ou serviço no mercado onde você pretende atuar. Então, aqui vale pesquisar e analisar a concorrência para saber se há viabilidade em investir em determinada franquia.

Nesse sentido, se você observar que há uma carência de franquias de negócios para oferecer serviços digitais para micro e pequenas empresas, por exemplo, pode considerar esse setor, pois as chances de crescer no mercado são bem altas.

Suporte e Treinamento

Por fim, é muito importante averiguar se o franqueador está preparado para oferecer o suporte e treinamentos necessários para que você possa começar a franquia com o conhecimento técnico e habilidades para gerir o negócio sem contratempos.

Outras dúvidas dos leitores sobre esse assunto

Se você quer saber mais sobre os tipos de franquias mais lucrativas, acompanhe as respostas para as dúvidas mais comuns sobre esse tema.

Qual a melhor franquia para iniciantes?

O ideal é considerar franquias que exigem um baixo investimento e pesquisar setores em alta, como o de tecnologia.

Qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro?

Você encontra franquias em diferentes setores que exigem pouco investimento. O importante é considerar seu perfil e descobrir se há demanda para o produto ou serviço em questão.

Quais franquias dão mais lucro?

As franquias de tecnologia proporcionam um bom faturamento, entre elas podemos destacar a Omie. É uma rede de franquias de software de gestão, que trabalha com um sistema eficiente e que permite a integração entre diferentes áreas de gestão.

Quais os principais benefícios de ser um franqueado?

Quando você abre um negócio por conta própria, precisa desenvolver e testar diferentes processos, incluindo apresentação dos produtos, busca por fornecedores, ações de marketing, entre outros.

Ao ser um franqueado, você pode ficar tranquilo, pois vai seguir o planejamento já pronto do franqueador, assim os riscos de empreender reduzem bastante. Isso porque os produtos e serviços têm boa aceitação no mercado e você conta com o suporte para a gestão.

Além disso, ao escolher um dos tipos de franquia já sabe qual é o seu público-alvo e quais estratégias de venda precisa seguir, facilitando a rotina empresarial.

Busca um segmento de franquia para investir que é tendência? Venha empreender no sistema ERP e tenha uma empresa de sucesso.

 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Conheça a cnae: homem e mulher a frente de notebook
Aprenda como consultar e classificar corretamente sua empresa conforme suas atividades com o CNAE.
estoquistas vendo dicas de controle de estoque
Como fazer o controle de estoque para sua empresa de forma objetiva, eficiente e os principais cuidados que você deve
gestão de clientes
Entenda como as estratégias de gestão de clientes vão impulsionar o seu negócio.