Guia de como realizar planejamento financeiro empresarial

Aprenda como fazer um planejamento financeiro empresarial com ferramentas práticas e uma trilha de aprendizagem com cursos gratuitos da Omie.Academy.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Se você é do time que coloca tudo em uma planilha e planeja todas as suas finanças pessoais e da empresa, já deve ter conquistado ótimos resultados mas, se você ainda não executa, porém entende a necessidade de fazer o planejamento financeiro empresarial, este texto é para você!

Você vai aprender o que é e como fazer um planejamento financeiro empresarial, seguindo o passo a passo que preparamos para te ajudar, com ferramentas e dicas úteis. Depois, mostraremos uma sugestão de cursos para você ficar craque nesse assunto.

Aí é partir para a prática e colher os resultados. Quando começar a fazer os investimentos certos com planejamento vai ser mais fácil melhorar o desempenho da sua empresa! Vamos começar?

O que é planejamento financeiro empresarial?

O planejamento financeiro empresarial de uma forma resumida é a organização das finanças de uma empresa para realizar metas de curto, médio e longo prazo. Mas não pense que é só reduzir despesas, é também avaliar as receitas e todas as áreas estratégicas, além de escolher quais investimentos realizar.

Essa organização financeira é fundamental para decidir se é o momento de recuar ou expandir os negócios. Você terá uma visão mais estratégica e detalhada da lucratividade de sua empresa.

Motivos para fazer um planejamento financeiro empresarial‍

Você pode pensar que seu fluxo de caixa está em ordem e que sua empresa vai muito bem. Mas, se você não tem dados que embasam isso, é um bom motivo para precisar de um planejamento financeiro empresarial, já que não se tem uma visão estratégica do seu negócio só controlando entradas e saídas.

Muitas outras informações são necessárias, pois você pode ter uma falsa visão de que sua empresa está saudável.

Veja algumas vantagens que vão te conscientizar para começar agora a planejar as finanças de sua empresa:

  • Planejar a hora certa de expansão do catálogo de produtos;
  • Abrir filiais ou até franquias;
  • Fechar o orçamento de forma colaborativa conscientizando todos da realidade da empresa;
  • Ações mais estruturadas de recursos humanos de acordo com o planejamento financeiro;
  • Melhor gestão de riscos, com maior previsibilidade de cenários que impacte seu negócio;
  • Visão geral mais estruturada da empresa, evitando desperdícios e gastos desnecessários‍

Vamos à prática?

Etapas do planejamento financeiro empresarial

Agora que você entende o que é e as vantagens, conheça as etapas do planejamento financeiro empresarial. Leia com atenção e siga as etapas para ter decisões mais assertivas no seu negócio!

 1. Organize suas finanças

O primeiro passo é organizar as finanças da empresa, reunindo todas as informações necessárias. Comece elaborando uma planilha de despesas, separando por categorias, como: marketing, operacionais, fornecedores, transporte, recursos humanos e outros.

Colete também as receitas geradas por sua empresa e insira na DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício, e verifique sua lucratividade. A participação de um contador como consultor nesse processo agiliza bastante. Ele te auxilia na coleta e interpretação das informações contidas no planejamento financeiro empresarial.

2. Entenda quais são os seus custos

Analise detalhadamente suas despesas. Gastos considerados simples e não contabilizados podem fazer muita diferença no seu planejamento financeiro.

Verifique todos os custos da empresa: aluguel, permutas, matérias-primas, pequenos consertos em equipamentos de trabalho e outros. E lembre-se de anotar os pagamentos de impostos e taxas.

3. Use a ferramenta 5W2H para definir suas metas 

Depois de reunidas todas as informações, agora é hora de traçar as metas. E, sim, é uma etapa que não pode ser desconsiderada. Como vai atingir resultados, se não escrever o que deseja?

Use a ferramenta 5W2H, que pode ser feita em uma planilha de Excel com 7 colunas. Ela vai te ajudar a organizar as tarefas, responsáveis, custos e prazos para cumprir as metas estabelecidas.

Na primeira coluna, coloque as metas; na segunda, o responsável pela execução; na terceira, o local de realização da meta (ex.: filial X); na quarta, o prazo de conclusão; na quinta, a importância de cada meta; na sexta, como será realizada essa meta. Exemplo: captar 200 leads por mês. E, na sétima e última coluna, o custo de cada meta.

Essa ferramenta será a base do seu planejamento financeiro.

4. Monitore suas metas com o PDCA

Conhece o ciclo PDCA? Plan, Do, Check and Act, ou em português: Planejar, Fazer, Controlar e Agir. Ele será seu aliado. Depois de planejar, é hora de executar as metas traçadas, mantendo o controle sobre os resultados e preparado para agir rapidamente para corrigir o que for necessário.

Siga este ciclo durante todo o processo de gestão da sua empresa para melhores resultados.

5. Faça benchmarking

Busque inspiração em outras empresas que fizeram planejamento financeiro com sucesso; isso é benchmarking.

Pesquise empresas que atuam no mesmo ramo de negócio que o seu. Quais ações elas tomaram que deram certo ou até o que não funcionou. Existem associações de empresas que disponibilizam relatórios com cases de sucesso.

Aumente seu networking e converse com outros empresários para uma troca de ideias produtivas.

6. Utilize um sistema ERP para te ajudar

Até aqui mostramos as etapas manuais do planejamento financeiro empresarial. Mas existe uma forma mais fácil: usar um sistema de gestão empresarial ERP para otimizar seu tempo e os resultados.

Conheça o sistema ERP da Omie! Nele, você reunirá todas as informações financeiras, contábeis e fiscais e conseguirá emitir diversos relatórios. E integrará vários processos de marketing, e-commerce, vendas, estoque, compras, emissão de notas fiscais e muitos outros.

Você terá uma visão mais integrada e sistêmica de toda a empresa, com um suporte rápido e com cursos gratuitos de capacitação para impulsionar seus resultados.

Trilha do planejamento financeiro: 4 cursos da Omie para você que deseja estar mais alinhado com o financeiro da sua empresa 

E por falar em resultados, temos a indicação de uma trilha de aprendizagem da Omie.Academy para aumentar seus conhecimentos em como fazer um planejamento financeiro empresarial.

Para receber o certificado você precisa fazer 4 cursos totalmente on-line e gratuitos. Veja abaixo os detalhes de cada curso e comece hoje mesmo!

1. Curso de Finanças Pessoais 

Antes de fazer o planejamento financeiro empresarial, suas finanças pessoais devem estar bem organizadas. O Curso de Finanças Pessoais da Omie.Academy vai te ajudar a planejar primeiro suas finanças pessoais, para seu autoconhecimento, bem como te ajudar a tomar decisões ligadas ao dinheiro.

Nesse curso com certificado de 20 horas, você terá acesso ao seguinte conteúdo:

  • Comportamento financeiro;
  • Gestão financeira profissional;
  • Gestão financeira para PME’s;
  • Gestão estratégica.

Para quem quer iniciar a organização das finanças e aprender a investir melhor seu dinheiro, comece agora esse curso.

2. Curso de Gestão Financeira

Para quem quer entender melhor os processos de gestão das finanças empresariais, o curso de Gestão Financeira é o mais indicado. Com ele, você aprenderá conceitos-chave e entenderá como iniciar o planejamento financeiro empresarial.

Também possui certificado e carga horária de 20 horas. Acessando o curso, você aprenderá sobre os seguintes temas:

  • Classificação financeira – plano de contas;
  • Conceitos financeiros – ponto de equilíbrio e margem de contribuição;
  • Resultados financeiros – lucratividade, rentabilidade e payback;
  • Análises financeiras.

Acessando esse curso você entenderá muito mais sobre finanças e como fazer análises financeiras certeiras para investimentos mais seguros e rentáveis.

3. Curso de Como Avaliar o Desempenho da Minha Empresa?

Depois de conhecer o básico de finanças, agora é hora de avaliar os resultados da sua empresa. É justamente isso que o curso Como Avaliar o Desempenho da Minha Empresa vai te ensinar.

Com carga horária e certificado de 20 horas, você vai aprender sobre:

  • Níveis de entrega;
  • Hemograma da sua empresa;
  • Análise SWOT;
  • Mapa estratégico.

Veja que é um curso para te apresentar ferramentas que vão te ajudar a elaborar seu planejamento financeiro e realizar o controle de resultados.

4. Planejamento Estratégico para PME do Futuro

E, para finalizar a trilha de aprendizagem, faça o curso Planejamento Estratégico para PME do Futuro, com certificado e carga horária de 20 horas. Foi criado especialmente para pequenas e médias empresas que acreditam que planejar é só para as de grande porte. Você vai aprender que planejar é para todos e que sempre pode melhorar a gestão financeira da sua empresa.

Veja o conteúdo incrível que você terá acesso:

  • Conceitos e definições;
  • Propósito organizacional e orientação;
  • Análise e diagnóstico;
  • Estratégias, objetivos e derivações para a prática.

É um passo a passo para simplificar a implantação do planejamento financeiro empresarial em seu negócio.

Melhore planejamento financeiro da sua empresa com os cursos Omie

Viu como é possível planejar as finanças da sua empresa? Com o auxílio dos cursos da trilha de conhecimento você vai aumentar sua lucratividade, te preparar para as situações emergenciais de crise e te levar para a escalada exponencial do sucesso!

Não perca mais tempo nem dinheiro e comece hoje os cursos da Omie.Academy!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
O impacto de um líder no desenvolvimento de seus liderados e como a atitude pode moldar e inspirar profissionais exemplares
Como uma boa oratória pode impactar positivamente na carreira e abrir portas no mercado de trabalho.
importância da comunicação e boa oratória
A habilidade de se comunicar bem e qual a importância de uma boa comunicação e um olhar crítico na vida