Logística 4.0: o que é e como funciona?

Conheça a Logística 4.0 e como utilizar seus princípios a favor da sua empresa. Saiba como otimizar a sua produção e seus ganhos através deste conceito.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Todo empreendedor de pequena e média empresa enfrenta seus desafios e percalços com a produção. Aqui, entra a Logística 4.0, que vem ganhando destaque pelos resultados obtidos por diversas empresas que aplicam esse conceito.

Uma produção bem planejada e organizada evita desperdícios, tanto de tempo quanto de dinheiro e, certamente, não é isso o que você busca neste caminho de gestão empresarial, não é mesmo?

Hoje abordaremos o que é Logística 4.0 e seu conceito, assim como suas vantagens que farão você repensar sua estratégia de produção. Se você deseja se aprofundar e saber mais como otimizar seu processo e escalabilidade, continue conosco e boa leitura!

O que é a Logística 4.0?

Muito se fala, atualmente, sobre a Logística 4.0, mas, você sabe o que é a logística? Essa palavra descende da língua grega e significa habilidades de raciocínio lógico de cálculo. A logística engloba inúmeras e diferentes atividades, tais como a aquisição, transporte, armazenagem, embalagem, distribuição, entrega e outras.

Todo o conceito sobre o que é a logística 4.0 vem através do gerenciamento do fluxo de produção, que é seu objetivo principal. Só que, assim como toda empresa, toda indústria passa por transformações e inovações. Não seria diferente com a logística, que deve acompanhar o progresso.

A  Logística 4.0 nasceu juntamente com a 4ª revolução da indústria, que ficou conhecida como indústria 4.0, posteriormente, por se destacar pela automatização de processos e trazendo uma maior eficiência em sua produção e, até mesmo, reduzindo custos e cortando gastos desnecessários.

Ao se abrir para o digital e para as tecnologias inteligentes, a indústria obteve uma transformação digital completa e eficiente, o que fez com que os ganhos aumentassem. A indústria 4.0 se destaca pelo uso de biometria, automação e muitas outras ferramentas que resultam da inteligência artificial.

Assim, o conceito da Logística 4.0 engloba conferir mais agilidade nos processos, utilizando essa inteligência artificial para garantir a integridade de dados e sua segurança total, assim como otimização na produção e nas demandas distribuídas.

A Logística 4.0 possibilita com que o processo em geral de distribuição de uma empresa, independentemente de seu nicho de atuação, seja feito com inteligência e de modo coeso.

Como funciona a Logística 4.0?

A Logística 4.0 une a automação, a inteligência artificial e a tecnologia para otimizar os processos de armazenamento e transporte das empresas.

Há no mercado certas tecnologias que abraçam o processo de produção e viabilizam a aplicação da Logística 4.0. Conheça algumas:

  • Sistema de gestão para e-commerce focado em B2B;
  • Computação na nuvem (Cloud Computing);
  • Tecnologia RFID (Internet das Coisas), utilizada nos dispositivos digitais implantados em chão de fábrica de armazéns;
  • Integração com a indústria 4.0;
  • Contêineres, veículos, paletes, ou seja, os utilitários inteligentes;
  • E, claro, as soluções e plataformas online.

Dessa forma, estrategicamente, a Logística 4.0 utiliza-se de paletes, contêineres, veículos e sistemas de transporte inteligentes, para permitir e movimentar toda uma cadeia de suprimentos, criando, assim, um fluxo de abastecimento totalmente automatizado para seu abastecimento, sendo, então, um processo que está sempre em desenvolvimento e atualização, ajudando às empresas a crescerem e se aprimorarem através do investimento em tecnologia e inovações.

Princípios da Logística 4.0

Podemos dizer que o objetivo da Logística 4.0 é modernizar com tecnologia plena todo o processo de produção, envio e toda a rotina logística de uma fábrica, empresa e indústria, ou seja, muito se contribui por toda uma cadeia de suprimentos, já que possibilita acesso à informação de forma mais eficaz e ligeira.

Seus princípios são 5 e basicamente definem os sistemas de produção inteligentes que devem emergir pelos anos seguintes. Veja quais são eles:

  • Interoperabilidade: é a capacidade referente a sistemas cyber-físicos como produtos, transportadores de peças e  estações de montagem. Aqui, as pessoas e a Fábrica Inteligente fazem sua conexão e comunicação entre si pela Internet de Serviços e Internet das Coisas.
  • Virtualização: define-se como sendo a criação de uma cópia digital da Fábrica Inteligente, que se conecta aos dados da monitoração dos processos físicos, só que com modelos de simulação e de implantes virtuais. Dica: para entender mais sobre este princípio, leia em nosso blog Como a Internet das Coisas funciona e suas aplicações – Blog Omie.
  • Descentralização: baseia-se em tomar decisões sem a intervenção humana, através do sistema cyber-físico, sempre de acordo com as necessidades da produção em tempo real. Assim, as respectivas máquinas receberão os devidos comandos para fornecer os dados referente ao seu ciclo de trabalho. Os módulos da fábrica inteligente trabalham em ritmo descentralizado, aprimorando e otimizando todo o processo de produção.
  • Tempo real: a proposta é recolher e analisar os dados em tempo real, fornecendo imediatamente as instruções que surgem, para que sejam tomadas as devidas decisões.
  • Modularidade: é a produção conforme demanda, acoplamento e desacoplamento de módulos na produção, alterando as tarefas programadas previamente nas máquinas com facilidade, de acordo com as necessidades que vão surgindo durante a produção.

7 benefícios da Logística 4.0

São muitos os benefícios ao implementar a Logística 4.0 em sua empresa ou indústria. Para entendê-los melhor, confira um pequeno resumo que elaboramos.

Produtividade

Gera muito mais produtividade no processo, pois a integração possibilita maior eficiência e organização das atividades. Além do mais, com cada equipe estruturada, a rotina de trabalho torna-se mais produtiva e eficaz.

Velocidade

Garante a velocidade da produção em uma empresa, com qualidade e permitindo melhores tomadas de decisões. Afinal, se há velocidade no compartilhamento de informações, é visível o aumento de eficiência na operação em geral.

Organização

Com certeza, é possível organizar melhor todos os departamentos e os documentos gerados, principalmente, em se tratando da emissão de notas fiscais e todo o controle de estoque.

Redução de custo

Aplicando as tecnologias envolvidas na Logística 4.0, a empresa acaba quase que por completo com os gastos excessivos, erros de matéria-prima, erros no transporte e demais etapas do processo de produção que são comuns no dia a dia.

Escalabilidade

Graças à computação em nuvem, é possível obter a otimização dos custos com infraestrutura, armazenagem de dados e comunicação. Todas essas vantagens se devem à escalabilidade, proporcionando mobilidade e a implantação de plataformas estratégicas.

Ganho de eficiência nas operações

Há um enorme aumento da eficiência no que se refere aos atendimentos e todo o resto das etapas das produções. Essa eficiência reduz o tempo de resposta e torna mais fácil o acesso às informações de cada cliente, o que agiliza até mesmo as ações de pós-vendas.

Segurança

A automação traz uma maior segurança quanto ao transporte dos produtos. Ao sair para as entregas, sempre há o risco de furtos e perdas e, sem o rastreamento, fica praticamente impossível de saber os pontos que mais são problemáticos no percurso e na operação, assim como identificar possíveis gargalos e ações maliciosas.

Além do mais, ao fazer uso de um sistema de roteirização, por exemplo, é possível determinar quais os melhores trajetos do romaneio, evitando os percursos críticos. Consequentemente, aumenta-se a segurança da frota, equipe e toda a carga que será transportada.

Exemplos na prática

As novas tecnologias estão revolucionando o modo como as empresas atuam no mercado atual. Com um mercado cada vez mais voraz, conectividade e inovação têm sido grandes diferenciais competitivos.

Veja, a seguir, alguns exemplos de Logística 4.0 na prática e inspire-se para agir em sua empresa.

  • Big data: tecnologia que pode ser implementada na Logística 4.0, agindo como um complemento para o setor, proporcionando uma visão estratégica de sua cadeia produtiva e dados.
  • Computação em nuvem: considerado o motor da transformação de processos, permite com que os custos com infraestrutura e armazenagem de dados sejam otimizados. Dica: faça um teste com nosso sistema Omie, utilizamos o método computação em nuvem.
  • Inteligência artificial: possibilita a tomada de decisões automaticamente durante os processos, prevendo possíveis problemas. Além disso, confere maior eficiência nas produções e permite atender o cliente de maneira mais personalizada, pois utiliza a análise inteligente de dados, em que nenhuma informação se perde.
  • Realidade aumentada: o uso da RA possibilita unir em um único dispositivo informações visuais relevantes e definitivas para ajudar na tomada de decisões em tempo real, fazendo a integração do ambiente industrial às projeções virtuais, isso através dos dados provenientes de GPS, câmeras de vídeo, sistemas industriais e internet.
  • Uso de robôs: são muito utilizados para acompanhar as operações de carga e descarga nos locais de armazenamento, assim como na distribuição de mercadorias e segurança em um armazém de estoque, dentre inúmeras outras funções. Dica: assista ao vídeo Robôs Autônomos Nos Processos Logísticos Tecnologia Incrível para se aprofundar mais sobre o uso dos robôs e como se beneficiar em sua empresa.

A Omie acompanha sua empresa rumo ao futuro

Como vimos, a Logística 4.0 é uma realidade que supre totalmente as demandas do mercado competitivo e acirrado do setor industrial, somando inúmeros benefícios às empresas que optam por implementá-la em sua gestão. Todo empreendedor deve estar preparado e com seu negócio adaptado às exigências que surgem, para oferecer uma ótima experiência de compra ao cliente.

Por isso, vale a pena o investimento e estudo referente à tecnologia e inovações. Confira em nosso blog o artigo Sistema de gestão integrada na logística – Blog Omie e muitos outros conteúdos relevantes para manter-se sempre por dentro.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 137
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Automação financeira é essencial para empresas progredirem e superarem desafios no mercado atual. Vem descobrir tudo sobre a Omie!
Frete Fob: caixa
O frete FOB é um termo logístico que oferece maior controle e flexibilidade na gestão da logística empresarial do seu
conheça as principais áreas da logística
Eficiência e melhores resultados: entenda como as áreas da logística podem ser positivas para a sua empresa.