Você sabia que a transformação digital no sistema financeiro traz diversas melhorias para as empresas? As fintechs são um exemplo de como a tecnologia mudou a maneira de nos relacionarmos com as finanças.
A tecnologia já faz parte do mercado financeiro e é fundamental na hora da tomada de decisões estratégicas e embasadas. Acompanhe o artigo e veja a importância da transformação digital no sistema financeiro para o seu negócio.
O que é transformação digital no sistema financeiro?
A transformação digital é toda e qualquer mudança no comportamento e mentalidade em busca de melhorar processos, tornando-os mais ágeis, otimizados e facilitados. Em outras palavras, podemos dizer que é a forma de atualizar os processos utilizando meios digitais.
É uma mudança no pensamento e cultura de uma organização, que, quando repassada de forma correta aos colaboradores, acaba gerando resultados e impactos positivos no mercado.
Dito isso, vamos entender a transformação digital no sistema financeiro. O principal ponto a ser destacado é que a transformação nesse mercado começou há pouco tempo, com as fintechs, empresas que surgiram para revolucionar os serviços financeiros.
Outro ponto a ser destacado é que a transformação digital financeira está ligada também à utilização de ferramentas e sistemas que oferecem soluções no controle de informações, prevenindo riscos, fraudes e vazamento de dados.
Essas ferramentas e sistemas possibilitam uma análise mais assertiva sobre os perfis de cada cliente, o que serve de base para criar as famosas soluções personalizadas.
Uma das principais soluções está relacionada aos meios de pagamentos que podem ser realizados a qualquer momento do dia ou semana, por meio dos aplicativos e com o uso de cartão de débito, crédito, transferência ou Pix, tudo isso utilizando apenas o celular.
Qual a importância da transformação digital no mercado financeiro?
Todas as facilidades que consumidores e empresas têm hoje no sistema financeiro eram impensáveis antigamente. No passado, era necessário uma infinidade de papéis, cópias de documentos e comprovantes para abrir uma conta, sem contar a necessidade de se deslocar até o banco para a abertura ser efetivada.
Com o tempo, os recursos foram se atualizando e, hoje, é possível fazer praticamente todas as transações, como pagamentos, solicitação de cartões e transferências, apenas utilizando um dispositivo móvel, como o celular.
E não foram apenas os serviços que atualizaram: as empresas também começaram a entender a importância da transformação digital nesse segmento e passaram a utilizá-la para melhorar seus processos, personalizando-os para garantir a satisfação de seus clientes.
Quais os impactos das transformações digitais no sistema financeiro?
Além de melhorarem a gestão empresarial, a transformação digital no sistema financeiro promove muito efeitos para o dia a dia dos negócios. Confira!
Agilidade nas operações
Os recursos tecnológicos deram um fim às tarefas manuais, trazendo agilidade nas operações do setor financeiro. Com isso, a empresa disponibiliza aos clientes serviços com mais rapidez e com redução de erros, pois tudo está automatizado.
Melhora da experiência do cliente
Os clientes contam com agilidade e praticidade nos serviços, podendo acessar a conta de diferentes dispositivos e fazer operações de qualquer local. Tem ainda o fato de a tecnologia permitir um atendimento mais personalizado, ou seja, que atenda as necessidades do público.
Dessa forma, as empresas conseguem fidelizar clientes e atrair novos, a partir de uma boa reputação e credibilidade.
Mais segurança nas transações
Vale ressaltar que a digitalização carrega junto um fator muito importante quando se trata do setor financeiro: melhora a segurança dos clientes, com sistemas inteligentes de identificação e recursos robustos para coibir fraudes.
Assim, os clientes se sentem mais tranquilos para efetuarem compras e adquirirem serviços, de modo a aumentar o faturamento da sua empresa.
Novas soluções de pagamento
A popularização e a facilidade do Pix surgiram por meio da transformação digital no sistema financeiro, que revolucionou a forma de pagar e receber no Brasil. O Pix foi a forma de pagamento mais utilizada no país, em 2023, com 42 bilhões de transações, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Com formas mais fáceis de efetuar o pagamento, o público se sente mais confortável para realizar a transação, de modo a impulsionar as vendas do seu negócio.
Principais tecnologias dos sistemas financeiros digitais
Uma das principais características dos sistemas financeiros digitais é a inovação, ou seja, é um aspecto que anda de mãos dadas quando se fala em transformação digital. Conheça as principais soluções desenvolvidas com base nessa parceria.
Descentralização
Com a descentralização, os bancos deixaram de ser protagonistas e atuam apenas como intermediador e suporte. Agora, são os consumidores que abrem suas contas, realizam pagamentos e fazem transações da forma que desejarem.
Assim, a descentralização veio para facilitar os processos e tornar os clientes mais independentes das instituições bancárias.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial é uma tecnologia que faz parte da automatização das atividades do setor financeiro e que permite oferecer serviços de melhor qualidade aos clientes.
Com ela, é possível oferecer um atendimento mais ágil, com o uso de chatbots, e ainda conhecer mais a fundo os clientes por meio da coleta e tratamento inteligente de dados.
Open banking
O open banking é considerado uma das maiores inovações neste segmento. É um sistema de bancos abertos, em que o cliente compartilha suas informações com diferentes instituições para obter os melhores serviços.
Por exemplo, você pode abrir uma conta na empresa x, fazer os investimentos na y e realizar um empréstimo na z. Mesmo sem possuir conta nas duas últimas, com o open banking, as suas informações são compartilhadas para oferecer as melhores soluções.
Nesse ponto, também vale destacar o BaaS, sigla para Bank as a Service. Nele, é utilizado uma tecnologia que permite que toda e qualquer empresa forneça seus produtos e serviços financeiros sem a necessidade de ser uma instituição financeira.
Adoção do Blockchain
O Blockchain não está ligado apenas às criptomoedas: é uma das redes mais seguras, permitindo o registro de transações de forma criptografada com o rastreio de dados digitais, tornando as transações mais seguras e econômicas.
Destaque para as fintechs na transformação digital do sistema financeiro
Grande parte dessas soluções surgiram com as famosas fintechs, empresas que oferecem soluções mais inovadoras e com foco nos clientes.
Existem diferentes tipos de fintechs espalhadas pelo país, mas as principais e mais conhecidas são:
- Quinto Andar – fintech que atua no mercado imobiliário;
- Omie – fintech de contabilidade, que fornece sistemas que otimizam e melhoram a gestão nas empresas;
- Nubank – fintech com soluções de serviços bancários, open banking, entre outras.
Perguntas frequentes sobre transformação digital no sistema financeiro
Entenda melhor como os recursos digitais têm impactado o sistema financeiro com mais esclarecimentos sobre o tema.
Como a digitalização tem influenciado os serviços financeiros?
A tecnologia reduziu burocracias, agilizou o atendimento, otimizou processos empresariais e permitiu mais segurança nos dados dos clientes e transações.
Quais são os 3 pilares da transformação digital?
Os três pilares que sustentam a transformação digital são: tecnologia, cultura digital e potencial humano.
Quais os desafios dos bancos na era digital?
O principal desafio dos bancos é adotar as novas tecnologias, garantindo a gestão de dados e segurança dos clientes, além de se adaptarem a novos recursos que surgem constantemente.
Qual a importância de aplicar a tecnologia para o setor financeiro?
Em uma empresa, ter processos eficientes e otimizados é imprescindível para reduzir erros, retrabalho e burocracia, bem como para uma gestão empresarial de sucesso. Sendo assim, torna-se possível oferecer melhores serviços aos clientes, aumentando a satisfação e a confiança.
Transformação digital na sua empresa com a Omie
A transformação digital no sistema financeiro já é uma realidade e isso também deve acontecer na sua empresa. Assim, você precisa ter a tecnologia como aliada para contar com soluções que mudem e melhorem os processos.
A Omie pode ser a sua parceira nessa jornada, automatizando processos e trazendo um gerenciador financeiro. Isso porque você centraliza todos os setores do seu negócio em uma única plataforma, otimizando sua rotina e a administração empresarial.
Projete sua empresa para o futuro com a Omie: conheça nossas soluções para empreendedores e melhore os resultados do seu negócio!