Modelo de DRE: como a tecnologia pode ajudar?

Veja as vantagens de ter um sistema de gestão para te ajudar na elaboração desse documento.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabe qual é o modelo de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) ideal para seu tipo de negócio? Além disso, existem opções mais ou menos manuais utilizadas no preenchimento, que valem a pena serem conhecidas e indicadas.

Alguns empreendedores ainda utilizam planilhas de Excel para elaborar a DRE de suas empresas. No entanto, para otimizar o tempo do setor de contabilidade de um negócio e automatizar processos, ter um sistema de gestão facilita todo o processo de preenchimento. Com esse sistema, vai ficar mais fácil do contador ajudar o empresário a tomar decisões estratégicas frente aos resultados levantados.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre os modelos de DRE e as vantagens de usar a tecnologia na sua elaboração. Continue a leitura e saiba mais!

A importância da DRE para a empresa

Conscientizar os empreendedores e colaboradores de uma empresa da importância da DRE para o sucesso de um negócio é uma tarefa árdua para os contadores. Sabendo disso, queremos te ajudar, contador, com argumentos convincentes para cumprir essa tarefa.

Mostre aos gestores da empresa que a DRE tem como função detalhar as receitas, custos e despesas de uma companhia. Informe que ela é gerada anualmente e utilizada pela contabilidade para atender as obrigações legais de divulgação de dados financeiros, porém também pode ser feita mensalmente.

Apresente a DRE como forma de comparar as despesas, os custos e as receitas, para que seja possível tomar decisões estratégicas e assertivas em relação ao negócio. Também pode ser uma forma de avaliação de resultados e performance dos gestores da companhia e determinar se foram bem-sucedidos em suas respectivas áreas.

Entretanto, para que a elaboração da DRE seja possível, é necessário que algumas análises sejam feitas. Para essas análises, é importante a colaboração de vários departamentos, e é justamente por isso que se eles estiverem conscientes da importância da DRE fica mais fácil ajudar, e contar com a ajuda da tecnologia se torna uma ferramenta facilitadora de todo esse processo.

Veja a seguir como um sistema de gestão pode te ajudar a analisar suas finanças.

Modelo de DRE: passo a passo para preencher

Existem algumas formas de preencher o DRE, sendo o formato planilha o mais indicado, pois sua visualização ajudará no entendimento, por parte dos gestores da empresa, sobre a importância do trabalho ser integrado com o setor de contabilidade.

Uma ferramenta bastante usada é o Excel, que possui também versão online, onde todas as informações de vendas, estoque, faturamento, impostos e outras são reunidas em uma tabela. Com uso de fórmulas e alimentação manual, os dados devem ser atualizados diariamente.

Para os gestores, fica mais fácil fazer o controle financeiro e realizar o planejamento com base em previsões futuras de resultados.

Independente do modelo de DRE adotado, a legislação brasileira exige algumas informações obrigatórias. Acompanhe a lista abaixo:

  • Deduções e abatimentos;
  • Receita Líquida;
  • CPV (custo de produtos vendidos) ou CMV (custos de mercadorias vendidas);
  • Lucro Bruto;
  • Despesas com Vendas;
  • Despesas Administrativas;
  • Despesas Financeiras;
  • Resultado Antes IRPJ e CSLL;
  • Provisões IRPJ e CSLL;
  • Resultado Líquido.

Coletadas essas informações, vamos agora ver como inserir em um modelo de DRE em formato planilha:

Passo 1- Estruture o cabeçalho à esquerda da planilha, com os seguintes títulos:

  • Receita operacional bruta;
  • Deduções da receita bruta;
  • Receita operacional líquida, custos das vendas;
  • Resultado operacional bruto;
  • Despesas operacionais;
  • Despesas financeiras líquidas;
  • Outras receitas e despesas;
  • Resultados antes do IRPJ e CSLL;
  • Lucro líquido;
  • Pró-labore;
  • Resultado líquido.

Embaixo de cada título discrimine as naturezas de despesas e receitas. Na primeira linha de cada coluna, coloque o mês referente para acompanhamento da DRE, que pode ser elaborada mensalmente.

Passo 2 – Hora de formatar todas as colunas e linhas

Agora use cores, à sua escolha, nas células dos títulos das colunas e linhas para destacar. Depois altere para o formato Moeda as colunas e linhas onde possuem valor monetário. Nas células que contenham datas, colocar a opção Data Abreviada.

Passo 3 – Inserir Fórmula SOMA em alguns campos

Insira a Fórmula SOMA na célula ao lado do título Receita Operacional Bruta. Para isso, selecione os dados de todas as linhas referentes a receitas da empresa: vendas de produtos, vendas de mercadorias e prestação de serviços.

Repita essa operação para o campo Deduções da Receita Bruta. Os campos selecionados para função SOMA mudam para essas receitas: devoluções de vendas, abatimentos e impostos e contribuições incidentes sobre venda.

Use também para o campo Receita Operacional Líquida, somando os dois campos citados anteriormente.

Aplique a função SOMA para calcular o Custo das Vendas nas linhas que contém valores referentes a esse título.

Calcule o Resultado Operacional Bruto, aplicando a SOMA do total de Receita Operacional Líquida com o Custo das Vendas.

Calcule o total de Despesas Operacionais aplicando a fórmula SOMA dos valores abaixo desse título referentes a despesas administrativas e de vendas.

Aplique a fórmula SOMA para calcular as despesas financeiras líquidas com os dados de receitas financeiras e variações monetárias e cambiais ativas.

E, por último, use a mesma fórmula para calcular o Resultado Operacional antes do IR e CSLL. A SOMA será feita entre resultado operacional bruto, despesas operacionais, despesas financeiras líquidas e outras receitas e despesas.

Passo 4 – Fórmula para o campo Outras Receitas e Despesas

Esse é simples, basta colocar o símbolo = e clicar na célula de custo de venda de bens e direitos do ativo não circulante. O valor será repetido.

Passo 5 – Fórmula para Provisão para IR e CSLL

Selecione a célula Receita Operacional Bruta multiplique pela alíquota do Imposto de Renda e some com o valor total da Receita Operacional Bruta multiplicada pela taxa da CSLL.

Passo 6  – Fórmula para Lucro Líquido antes das participações

Use a função SOMA e selecione os valores de Resultado Operacional antes do IR e CSLL e Provisão para IR e CSLL.

Passo 7 – Fórmula para Resultado Líquido do Exercício

Novamente use a fórmula SOMA e selecione as células com o total do Lucro Líquido antes das participações e do Pró-Labore.

Pronto, seu modelo de DRE está criado, agora é só lançar os dados diariamente.

Pareceu trabalhoso fazer o preenchimento da DRE em uma planilha? Então, veja no próximo tópico como o uso de um software de gestão pode agilizar todo esse processo.

Como um sistema de gestão pode ajudar com a DRE?

Depois de experimentar o lançamento manual de dados em formato planilha para preenchimento da DRE, veja agora as vantagens de ter um software para a execução dessa tarefa.

O sistema de gestão empresarial, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), é um software que automatiza as atividades de uma empresa, como emissão de boletos, gestão do fluxo de caixa, controle de contas a pagar e a receber, análise horizontal, entre outras.

Com o sistema ERP, o contador faz um planejamento e gestão mais eficientes de seus processos de trabalho e poderá atuar de forma mais consultiva na gestão financeira das empresas de seus clientes.

O sistema registra toda a movimentação financeira de um negócio, como as despesas e as receitas. Tudo de forma integrada entre os diversos setores da companhia. Esse registro é atualizado em tempo real, e o software emite relatórios personalizados, com os dados que você precisa a qualquer momento.

Com um software ERP de gestão, é mais rápido elaborar a estrutura da DRE por meio de análises financeiras. Essa tarefa pode ser personalizada de acordo com o modelo de DRE adequado ao perfil de cada empresa. Veja a seguir algumas funcionalidades desse sistema que podem ajudar no processo:

Relatórios personalizados

Cumprir as obrigações fiscais é mais tranquilo com acesso a relatórios personalizados e detalhados sobre as movimentações da empresa. É muito útil para a realização da análise vertical e horizontal, que devem estar incluídas no modelo de DRE. Ajudando nessas análises, informações obrigatórias como lucros e despesas totais são obtidas por meio desse sistema.

Acompanhamento de indicadores

O ERP também permite estabelecer indicadores financeiros para serem monitorados, como faturamento bruto, ticket médio, entre outros. Assim, você pode fazer um comparativo do DRE planejado e do DRE atual para verificar se o negócio está no caminho certo para atingir suas metas. Fica um panorama mais detalhado para orientar e prestar uma consultoria financeira para decisões bem fundamentadas e assertivas para o sucesso das empresas.

Controle do fluxo de caixa

Outra funcionalidade que pode ajudar a elaborar o modelo de DRE é o controle de fluxo de caixa, que permite analisar em tempo real todos os lançamentos e movimentações feitas. É uma forma de garantia para resultados positivos na gestão do seu fluxo. Com esse recurso, é mais fácil organizar as projeções e manter a saúde financeira do seu negócio.

Por que investir em um sistema de gestão financeira?

Após entender mais sobre o que é DRE e como a tecnologia pode ajudar nesse processo, descubra a seguir outras vantagens que um sistema de gestão pode oferecer para o setor financeiro da sua empresa:

Planejamento financeiro

O sistema de gestão ajuda a evitar perda de dados financeiros e informações imprecisas. Isso porque você terá um registro do seu histórico financeiro e detalhes sobre todas as movimentações feitas em uma única plataforma. Além disso, a tecnologia permite compilar esses dados em relatórios personalizados e completos.

Mais agilidade

Ao investir nessa tecnologia, você também ganha mais agilidade nas operações contábeis, já que o sistema permite uma integração automática de informações financeiras, contábeis e fiscais. Esses dados são enviados para o setor financeiro sem qualquer burocracia e sem erros, permitindo que o gestor foque em estratégias para desenvolver o negócio.

Em dia com o fisco

Outra razão para implantar essa tecnologia na empresa de seus clientes, e na usa também, é se certificar de cumprir todas as obrigações fiscais, para evitar multas aplicadas pelos órgãos fiscais. Isso porque o sistema é atualizado em tempo real com a legislação, o que permite maior organização na gestão da empresa e preparação para não perder os prazos de pagamento dos tributos.

Alinhamento da estratégia comercial

Essa inovação facilita a visualização e o alinhamento da estratégia comercial da companhia, principalmente no caso de haver mais de um gestor. Com isso, a comunicação interna se torna mais integrada e todos estarão na mesma página quanto a alta performance do negócio.‍

Faça o DRE em apenas alguns cliques com o auxílio da tecnologia

Neste artigo você conheceu mais sobre como um sistema ERP de gestão te ajuda a fazer os vários modelos de DRE. E agora você tem mais argumentos para seus clientes adotarem esse sistema e auxiliar a contabilidade e gestão financeira da de suas empresas, de forma mais completa.

O ERP Omie oferece várias funcionalidades que podem ser personalizadas para cada empresa. Tudo feito para simplificar e otimizar a gestão do seu negócio.

E ainda conta com um exclusivo Painel do Contador para eliminar erros e correções de lançamentos de dados com integração entre a contabilidade e as outras áreas da gestão de cada empresa.

Fale com um de nossos consultores em nosso site e conheça as maravilhas de contar com um sistema ERP Omie para cuidar da contabilidade de seus clientes. Veja todos os recursos que nosso sistema de gestão possui e entenda como podemos ajudar sua empresa.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
carteira de clientes de contabilidade
Potencialize seus resultados através de uma carteira de clientes contabilidade organizada e atualizada.
Desvende a contabilidade fiscal: conceito, funcionamento e vantagens para contadores. Saiba mais agora mesmo!
gestão de processos contábeis
Otimize seu escritório contábil com a gestão de processos e ferramentas eficientes. Aumente sua produtividade agora!