Modelo de DRE: como a tecnologia pode ajudar?

Com dificuldade em encontrar um modelo de DRE? Veja como um sistema de gestão pode te ajudar nesse processo e quais suas vantagens.

31/Ago/2020
Finanças

Você sabe qual é o modelo de DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) ideal para seu tipo de negócio? Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre essa demonstração, além de falar sobre o papel da tecnologia na sua elaboração. Continue a leitura e saiba mais!

A importância da DRE para a empresa

A Demonstração do Resultado do Exercício, a DRE, tem como função detalhar as receitas, custos e despesas de uma companhia. A demonstração geralmente é gerada anualmente e utilizada pela contabilidade da companhia para atender às obrigações legais de divulgação, porém também pode ser feita mensalmente.


Outra finalidade da DRE é comparar as despesas, os custos e as receitas, para que seja possível tomar decisões estratégicas e assertivas em relação ao negócio. Também pode ser uma forma de avaliar o resultado dos gestores da companhia e determinar se foram bem-sucedidos em suas respectivas áreas.


Entretanto, para que a elaboração da DRE seja possível, é necessário que algumas análises sejam feitas. Para ajudar nesse processo, é possível contar com a ajuda da tecnologia. Veja a seguir como um sistema de gestão pode te ajudar a analisar suas finanças.

Como um sistema de gestão pode ajudar com a DRE?

O sistema de gestão empresarial, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), é um software que automatiza as atividades de uma empresa, como emissão de boletos, gestão do fluxo de caixa, controle de contas a pagar e a receber, análise horizontal, entre outras.


O sistema também registra toda a movimentação financeira de um negócio, como as despesas e as receitas. Tudo de forma integrada entre os diversos setores da companhia. Esse registro é atualizado em tempo real, e o sistema emite relatórios personalizados, com os dados que você precisa a qualquer momento.


Essa ferramenta é ideal para elaborar a estrutura da DRE por meio de análises financeiras. Veja a seguir algumas funcionalidades do sistema de gestão que podem ajudar nesse processo:

Relatórios personalizados

Ter acesso a relatórios personalizados e detalhados sobre as movimentações da empresa pode ser muito útil para a realização da análise vertical e horizontal, que devem estar incluídas no modelo de DRE. Para fazer ambas as análises, é preciso verificar dados como lucro e despesas totais — informações que podem ser obtidas por meio do sistema.

Acompanhamento de indicadores

O ERP também permite estabelecer indicadores financeiros para serem monitorados, como faturamento bruto, ticket médio, entre outros. Assim, você pode fazer um comparativo do DRE planejado e do DRE atual para verificar se o negócio está no caminho certo para atingir suas metas.

Controle do fluxo de caixa

Outra funcionalidade que pode ajudar a elaborar o modelo de DRE é o controle de fluxo de caixa, que permite analisar em tempo real todos os lançamentos e movimentações feitas. Assim, você garante mais resultados positivos na gestão do seu fluxo. Com esse recurso, fica mais fácil organizar as projeções e manter a saúde financeira do seu negócio.

Por que investir em um sistema de gestão financeira?

Após entender mais sobre o que é DRE e como a tecnologia pode ajudar nesse processo,descubra a seguir outras vantagens que um sistema de gestão pode oferecer para o setor financeiro da sua empresa:

Planejamento financeiro

O sistema de gestão ajuda a evitar perda de dados financeiros e informações imprecisas. Isso porque você terá um registro do seu histórico financeiro e detalhes sobre todas as movimentações feitas em uma única plataforma. Além disso, a tecnologia permite compilar esses dados em relatórios personalizados e completos.

Mais agilidade

Ao investir nesse tecnologia, você também ganha mais agilidade nas operações, já que o sistema permite uma integração automática de informações financeiras, contábeis e fiscais. Esses dados são enviados para o setor financeiro sem qualquer burocracia e sem erros, permitindo que o gestor foque em estratégias para desenvolver o negócio.

Em dia com o fisco

Outra razão para implementar essa tecnologia na sua empresa é se certificar de cumprir todas as obrigações fiscais, para evitar multas aplicadas pelos órgão fiscais. Isso porque o sistema é atualizado em tempo real com a legislação, o que permite que você se organize e não perca os prazos de pagamento dos tributos.

Alinhamento da estratégia comercial

Essa inovação também facilita a visualização e o alinhamento da estratégia comercial da companhia, principalmente no caso de haver mais de um gestor. Com isso, a comunicação interna se torna mais integrada e todos estarão na mesma página quanto ao negócio.

Conheça o ERP Omie

Neste artigo, você pôde entender mais sobre como um sistema de gestão te ajuda não somente a fazer sua DRE, mas também na gestão financeira da sua empresa, como um todo. 


O ERP Omie oferece todas essas funcionalidades e muito mais, tudo para simplificar e otimizar a gestão do seu negócio. Veja todos os recursos que nosso sistema de gestão possui e entenda como podemos ajudar sua empresa.



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas