O amadurecimento do franchising no Brasil

Veja as tendências de mercado no setor de franquias e as oportunidades para começar a empreender.

28/Jun/2022
Franquias

Quando podemos definir que o setor de franchising está maduro? Eu diria que quando ele consegue manter-se em crescimento mesmo em um ano cheio de obstáculos e acontecimentos negativos que afetam a economia mundial. Nesta lógica, podemos dizer que o setor de franquias no Brasil já está maduro. 

No segundo trimestre de 2021, o ramo de franquias cresceu 48,4%, segundo dados da pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em termos de faturamento, foram R$185 bilhões no mesmo ano. O mercado que mais cresceu foi o de hotelaria e turismo, com um índice de 15,8%. O Brasil atingiu o número de 170.999 unidades franqueadas, incluindo lojas físicas, franquias digitais e outros modelos.

Esses e outros dados demonstram a capacidade de recuperação do setor em um ambiente desfavorável a seu crescimento. Um ambiente pós-pandemia do Covid-19 que afetou visivelmente a economia, com a alta da inflação, redução de empregos, perda de poder de compra de muitos consumidores e diversos outros fatores.

O isolamento causado pela pandemia impulsionou vários negócios digitais de franchising. Veja mais dados nos próximos tópicos sobre o cenário de franquias em 2021 e as projeções para os resultados de 2022. E se quer entrar nesse ramo, conheça uma opção acessível para tornar-se um franqueado. Continue a leitura!

especificidades do mercado brasileiro

O mercado de franchising em 2021

Os bons resultados e a maturidade do mercado de franchising são atingidos pela dedicação dos dois lados dessa balança: franqueadores e franqueados. Incluindo: serem mais atentos a detalhes, cuidados redobrados e foco na obtenção de resultados. 

Para entender melhor, vamos avaliar os números divulgados pela ABF para o franchising Brasil em 2021. Os 5 segmentos que mais cresceram foram: hotelaria e turismo, serviços e outros negócios, alimentação, entretenimento e lazer, casa e construção.

Fonte: Pesquisa ABF 2021 – 4º Trimestre

 

Por ficarem mais em casa, muitos consumidores optaram por reformas habitacionais para trazer mais conforto e adaptar o espaço do home office. Mesmo depois de enfrentar crise com o isolamento social, alguns segmentos cresceram impulsionados pelos desejos de quem já estava cansado de só ficar em casa, principalmente em serviços de turismo, lazer e entretenimento.

Em uma média geral, houve uma variação de 5% de crescimento comparado ao mesmo período de 2020. O saldo de unidades abertas e fechadas manteve-se positivo em 9,1%. Ou seja, melhor que em 2020, onde a variação negativa foi de 2,6%, o que significa mais unidades fechadas do que abertas.

Houve maior geração de empregos por sistemas de franquias em 2021 do que em 2020. Um aumento de 12,1% de empregos diretos.

Cerca de 82% das franquias são do modelo de loja física, o que deixa grande o leque de oportunidades para investir em franquias digitais. A maioria das grandes marcas de franchising concentram-se na Região Sudoeste, tendo 46% de um universo das 50 maiores. E as marcas brasileiras estão expandindo seus negócios com franqueados nos Estados Unidos, Espanha, França, Inglaterra e Japão.

Dentre as grandes marcas, as 10 maiores de 2022 foram:

  • O Boticário
  • Cacau Show
  • McDonald’s
  • Gazin Semijoias
  • Ortobom
  • Pit Stop Skol
  • Subway
  • AM/PM
  • Seguralta – Bolsa de Seguros
  • Lubrax +

 

Essas marcas investiram em ações estratégicas para crescerem. Entre elas: reajuste de preços para repasse dos custos; mudanças de processos e operações do negócio; troca de fornecedores. Os preços tiveram reajustes, em média, de 30% para acompanhar os aumentos de mercado, incluindo o IPCA que foi de 10,06%.

Quais as tendências para 2022?

 

O resultado de 2021 foi conquistado com a retomada da vida social, liberação das medidas restritivas e retomada do consumo pelos brasileiros. Outro fator positivo foi o aperfeiçoamento das tecnologias e ganho de eficiência para o sistema de franchising.

Em 2022 o cenário esperado é mais otimista com os ganhos de 2021, segundo análise da ABF, o que traz mais segurança para investir, com o setor de franchising em amplo crescimento. Veja os dados esperados para esse ano:

  • Aumento de 9% no faturamento – projetado para mais de R$ 201 bilhões;
  • Aumento de 5% nas redes de franquias para 3.026 modelos de negócio;
  • Aumento de 7% em unidades de franquias – projeção de 182.969 unidades;
  • Geração de 1.481.885 empregos – aumento de 5%.

Alguns setores sempre têm destaque no cenário das franquias brasileiras e isso ainda não deve mudar, porque estão bastante ligados a questões culturais do país, estes setores são: entretenimento, lazer, hotelaria, turismo e alimentação.

Alguns setores foram impulsionados em 2020 e devem permanecer em franca expansão. São eles: delivery, e-commerce e as dark kitchens (restaurantes com atendimento exclusivo para delivery).

Setores que tradicionalmente têm pouco espaço na economia brasileira ganharam mais força para 2022. O principal deles é o setor de franquias na área de tecnologia

Outros setores promissores são: consultoria de campo híbrida, treinamentos online, negócios sustentáveis, fusões e collabs, multi-franquias, microfranquias e startups. A maioria das startups tem uma ligação muito forte com o ramo de tecnologia, além de trazer uma nova geração de empreendedores para o mercado brasileiro.

Mesmo as franquias que não atuam diretamente com a tecnologia estão usando cada vez mais sistemas de gestão automatizados. Um deles é o Sistema ERP, que permite integrar vários departamentos e automatizar processos para decisões mais assertivas e estratégicas que alavanquem o desempenho do negócio. A forma de pagamento mudou com maior uso de PIX e cartões de crédito exclusivos para compras virtuais.

E os consumidores também amadureceram e estão mais conscientes de suas decisões de compras. O primeiro aspecto é o nível de exigência. Os clientes estão cuidando mais da saúde e querem mais cuidados sanitários na produção e entrega dos produtos adquiridos. Eles estão atentos à qualidade do produto e se atendem às suas necessidades.

A responsabilidade social das empresas também é um fator analisado. Os consumidores estão mais conscientes quanto ao impacto ambiental e à comunidade na qual uma empresa está inserida.

Um terceiro aspecto é o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em meio a golpes virtuais em e-commerce, e-mail e WhatsApp, os consumidores querem segurança dos seus dados pessoais. Estão buscando mais seus direitos e exigindo o cumprimento da Lei. Nesse assunto, franqueadores e franqueados devem estar bem cientes das cláusulas contratuais para atender a LGPD. Assim, evita-se processos judiciais e prejuízos financeiros e de imagem institucional.

O amadurecimento deste mercado abre uma grande porta para o setor de empreendedores e investidores que esperavam uma chance para apostar na inovação e no desenvolvimento industrial e comercial do país. É um passo importante na transformação do Brasil em um país onde é sim possível empreender.

E para quem quer começar agora com baixo custo de instalação, boas projeções de faturamento e com um suporte eficiente, acompanhe nossa sugestão no próximo tópico. 

Omie: franquia de tecnologia

A área de tecnologia cresceu 46% em 2021 e a expectativa para 2022 é de um crescimento de mais 8,2%. No ramo de franchising, as empresas de tecnologia têm uma projeção de aumento de faturamento de 9,9% para este ano.

Investir em uma franquia de tecnologia é uma opção que possibilita menor investimento inicial com atualizações automatizadas do sistema e com ganhos em menor tempo. Existem modelos a partir de microfranquias, que podem inclusive serem instaladas em home office.

Seguindo esse ramo de tecnologia, a Omie possui uma plataforma de gestão ERP com armazenamento em nuvem. Conta com opções de microfranquia e franquia padrão que podem ser personalizados à necessidade do empreendedor. A Omie recebeu o Selo de Excelência em Franchising 2022 da ABF, na categoria Serviços e Outros Negócios.

São várias funcionalidades, como o Painel do Contador, emissão automática de nota fiscal eletrônica, gestão de CRM, integração com vários outros softwares, funcionalidades de marketing e e-commerce, e muito mais. Tudo com um suporte rápido e ainda com a Omie.Academy para atualizar seus conhecimentos de gestão empresarial gratuitamente.

Venha para o mundo do empreendedorismo com a Omie. Fale com um de nossos especialistas e agende hoje um teste gratuito de 7 dias!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas