Franchising: o que é e quais são os segmentos em alta

Veja em quais segmentos de franchising vale mais a pena investir e as vantagens de apostar nas franquias como modelo de negócio.
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Franchising é um modelo de negócio que possibilita a expansão de uma marca por meio de parcerias com empreendedores independentes. Ele tem se mostrado um modelo de negócio bem-sucedido, atuando em setores como alimentação, serviços e educação. 

Grandes nomes como McDonald’s e Subway utilizam o franchising como parte de sua estratégia, uma vez que esse modelo de negócio permite a expansão de marcas estabelecidas e oferece boas oportunidades de empreendedorismo para pessoas interessadas. 

Portanto, ele é um modelo de negócio promissor que oferece uma série de vantagens para os empreendedores. 

O que significa franchising?

Franchising, termo em inglês para sistema de franquias, é um modelo de negócio em que uma empresa (franqueador) concede a um terceiro (franqueado) o direito de usar sua marca, produtos e métodos de operação em troca de taxas e royalties. 

Ele é um modelo de negócio utilizado globalmente, incluindo no Brasil. Em 2023, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias brasileiro registrou um faturamento de R$175,3 bilhões, representando um aumento de 12,9% em comparação ao ano anterior. 

O setor emprega mais de 1,3 milhão de pessoas e conta com mais de 160 mil unidades franqueadas em operação. Os segmentos de franchising que mais cresceram no Brasil no primeiro trimestre de 2023 foram Limpeza e conservação, com 19,2%, e Alimentação, 18,6%. 

Como funciona o sistema de franchising

Essa parceria entre franqueadora e franqueado tem sido a base para o sucesso de muitas empresas em todo o mundo. E para entender melhor esse modelo de negócio, vamos explorar os detalhes de como ele opera: 

  • Franqueadora e franqueado: a empresa que oferece a oportunidade de franquia é chamada de “franqueadora”. A pessoa ou empresa que adquire a franquia e opera o negócio é chamada de “franqueado”.
  • Contrato de franquia: o franqueado assina um contrato com a franqueadora, no qual são estabelecidas as condições e os termos da parceria, incluindo direitos, taxas, royalties e suporte.
  • Taxa de franquia: no início da parceria, o franqueado paga uma taxa única à franqueadora, que concede ao franqueado o direito de operar uma unidade da marca.
  • Uso da Marca e Operação: o franqueado tem permissão para utilizar a marca da franqueadora, além de receber orientações detalhadas sobre como operar o negócio. 
  • Royalties: os royalties são pagamentos periódicos que o franqueado faz à franqueadora, que pode ser uma porcentagem do faturamento bruto da unidade ou uma taxa fixa estabelecida no contrato. 
  • Assistência: a franqueadora oferece suporte ao franqueado, fornecendo treinamento inicial, material de apoio, consultoria e assistência contínua. 
  • Padronização: a franqueadora estabelece padrões e procedimentos específicos para garantir a consistência da marca e a qualidade dos produtos ou serviços em todas as unidades.

Principais vantagens do franchising

Optar por uma franquia pode ser uma escolha mais acertada do que iniciar um empreendimento do zero. O sistema de franquia é uma relação simbiótica, ou seja, oferece vantagens tanto para o franqueador quanto para o franqueado. 

No entanto, é necessário um investimento inicial para obter os direitos. Além disso, outros fatores podem impactar positivamente essa decisão, principalmente nos casos em que o empreendedor ainda não possui experiência com gerenciamento de negócios. 

Ilustramos a seguir quais são as principais vantagens que o setor de franquias pode oferecer.

Credibilidade de marca

Construir credibilidade e confiança com o público não é uma tarefa fácil e pode levar anos. Porém, ao investir no franqueamento, você já começa seu empreendimento com essa vantagem, pois a marca já possui a credibilidade dos clientes. 

Plano de negócios

Ao investir em uma franquia, você terá acesso ao modelo do plano de negócios da empresa para replicá-lo em sua unidade. Principalmente no caso dos empreendedores de pequeno porte, isso é essencial, já que poderão pular a fase de testes para entender quais táticas funcionam melhor.

Mais garantias

Como os produtos e os serviços oferecidos pela sua franquia já foram testados e aprovados, haverá mais garantia de mercado. No entanto, é claro que você poderá  contribuir com insights de melhoria conforme ganhar experiência no ramo.

Independência jurídica

Mesmo que seja uma franquia, sua empresa terá um CNPJ separado, portanto, decisões como a contratação de funcionários serão livres da influência da franqueadora. Além disso, todas as suas operações financeiras serão de sua responsabilidade. 

Suporte, treinamentos e orientações

Para abrir uma franquia é importante ter em mente que só o conhecimento básico em gestão de negócio não vai ajudar. Um dos pontos muito positivos do formato de franquia é que os franqueadores oferecem auxílio aos franqueados. 

Assim, os franqueados podem contar com treinamentos e assistência para aumentar seu negócio. E se você está começando a empreender agora, procure por uma franquia que ofereça suporte, treinamentos, cursos e, claro, troca de experiência. 

Marketing estruturado

O marketing é uma das ferramentas fundamentais para o crescimento de um negócio.  A vantagem de começar com franquias, é que elas oferecem um plano estratégico completo e bem definido, incluindo site pronto para divulgação e manual de marca. 

Para preparar um bom plano de marketing, com uma estratégia que realmente ajude, requer muito tempo e conhecimento. Por isso, ao iniciar com uma franquia, você otimiza tempo e economiza dinheiro na parte da divulgação. 

Segmentos de franchising que mais crescem

Nesse ramo, existem alguns segmentos que vêm se destacando. Algumas das redes mais conhecidas optaram por esse modelo de negócio, obtendo um grande sucesso. 

Confira a seguir os principais segmentos de franchising em ascensão e alguns exemplos das melhores franquias para investir: 

Alimentação

O segmento de alimentação foi o que mais faturou no setor de franquias brasileiro em 2023, com um faturamento de R$62,3 bilhões, um crescimento de 14,2% em relação a 2022.  

Principalmente no caso das grandes redes de fast-food, o modelo de negócios de franquias tem tido destaque. 

Outro fato que vale destacar é que foram feitos 1,2 bilhão de pedidos de delivery no primeiro semestre de 2023. Portanto, esses dados mostram a possibilidade de investimento dessas franquias de sucesso. 

Saúde

Outro segmento de franchising brasileiro que pode ser uma boa opção é o da saúde, por meio das redes de farmácias e clínicas. Trata-se de um modelo de negócio necessário em todas as regiões do país. 

Além disso, o crescimento do segmento de saúde, beleza e bem-estar é impulsionado por diversos fatores, como:

  • Aumento da renda da população; 
  • Maior busca por qualidade de vida. 

Além de que o aumento da expectativa de vida do brasileiro está levando ao crescimento da demanda por serviços de saúde. Por isso, é um segmento que apresenta muito potencial.

As clínicas de estética, por exemplo, podem ser uma boa opção, já que são uma tendência no mercado. A ABF estima que o segmento de saúde, beleza e bem-estar continue crescendo em 2024, com um faturamento de R$52 bilhões

Serviços

Outra possibilidade é investir no setor de franchising de serviços, como, por exemplo, de limpeza ou tecnologia. A terceirização de serviços vem crescendo cada vez mais e se trata de um segmento em ascensão.

As franquias de tecnologia se destacam nesse segmento, prestando serviços como o desenvolvimento de plataformas ou de assistência técnica, que têm sido cada vez mais necessários diante da transformação digital que vem acontecendo.

Segundo um relatório da Associação Brasileira de Franchising, que avaliou o desempenho do setor de franquias no país, o setor de serviços no Brasil apresentou um crescimento de 4,7% no primeiro semestre de 2023

Sendo que o investimento nessa área tem aumentado justamente pelas tendências que o mercado vem apresentando. 

Comunicação, Informática e Eletrônicos

As franquias de tecnologia, envolvendo as áreas de comunicação, informática e eletrônicos, sem dúvidas, são as que mais crescem. Isso porque, as demandas que esse segmento oferece são inúmeras e, consequentemente, suas oportunidades também. 

O segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos foi o segundo que mais faturou no setor de franquias brasileiro em 2023, com um faturamento de R$29,6 bilhões, um crescimento de 14,1% em relação ao ano anterior.

E para os empreendedores que não têm muitos recursos financeiros, temos uma boa notícia! Dentro deste mercado, existem opções de negócios que podem ser adquiridas a partir de R$10 mil, entrando na categoria de microfranquias.

A grande ferramenta de trabalho das franquias é a tecnologia, mostrando a sua relevância. Além disso, é um segmento com valor de investimento mais baixo, pois não é necessário comprar móveis ou alugar um imóvel, sendo um modelo que pode atuar no modelo home office

Tendências de franquias para 2024

As tendências de franquias para 2024 são influenciadas por diversos fatores, como a evolução tecnológica, mudanças nas demandas dos consumidores, além do cenário econômico do país.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as seguintes tendências devem se destacar no mercado de franquias em 2024: 

  • Tecnologia: as franquias que oferecem soluções tecnológicas, como e-commerce, tecnologia da informação e serviços digitais, estão criando novas oportunidades; 
  • Alimentação saudável: a busca por uma alimentação saudável está impulsionando o crescimento das franquias neste ramo, incluindo franquias de restaurantes, lanchonetes e delivery de comida saudável;  
  • Saúde e bem-estar: a crescente preocupação com a saúde está impulsionando o crescimento das franquias deste segmento, o que inclui franquias de clínicas de estética, fitness, entre outras; 
  • Serviço: a franquia de serviços continua sendo um segmento forte, o que inclui franquias de limpeza, reparos, educação, entretenimento, entre outras; 
  • Sustentabilidade: as franquias que adotam práticas sustentáveis, como uso de produtos e embalagens ecológicas, devem se destacar no mercado em 2024. 

Cada uma delas apresenta suas características e vantagens de forma única, mas quando trabalham em conjunto têm ainda mais força e abrem muito mais oportunidades!

É importante considerar que o mercado de franquias é dinâmico e sempre surgem novas oportunidades. Por isso, é importante pesquisar bem sobre o perfil da empresa antes de investir em uma franquia.

Modelo de franquia Omie

Com a Omie você conta com um modelo de franchising que oferece tudo o que é necessário para que o seu negócio cresça e tenha resultados positivos. 

Temos um sistema inteiramente preparado para que quem está começando a empreender tenha muito sucesso no mercado, ele é bem simples de se trabalhar, sendo extremamente eficiente e intuitivo.

Entre as vantagens do modelo de franquia Omie estão:

  • Consultoria especializada;
  • Suporte técnico da franqueadora para os clientes;
  • Capacitação prática e teórica da Universidade Corporativa;
  • Marketing estratégico para eventos e divulgação da franquia;
  • Equipes especializadas em contas, recursos humanos e gestão.

O sistema Omie simplifica a integração contábil do negócio. Sendo assim, o contador consegue receber todas as informações da contabilidade sem burocracias. Tudo de forma online, podendo ser instalado em qualquer lugar. 

Para se ter ideia, a Omie está presente em mais de 20 estados e conta com mais de 100 mil clientes. Segundo dados da ABF, a Omie foi uma das franquias reconhecidas com o Selo de Excelência em Franchising 2023, na categoria Serviços e Outros Negócios. 

Bannner para conhecer o sistema

Perguntas sobre franchising

Confira outras dúvidas comuns sobre o assunto: 

Qual é a diferença entre franquia e franchising?

Franquia e franchising são dois termos que muitas vezes são usados ​​como sinônimos, mas há diferenças entre eles. A franquia é um negócio ou marca que foi vendido ou licenciado para outras pessoas poderem operar sob o mesmo nome. Enquanto o franchising é o processo de vender ou licenciar uma franquia. 

Quais os tipos de franchising?

Existem três principais tipos de franchising: produto, serviço e a mista. A principal diferença é que na franquia de produto o franqueado comercializa produtos, enquanto na franquia de serviço o franqueado presta serviços. Já a franquia mista é um modelo que combina os dois tipos anteriores. 

O que está incluso na compra de uma franquia?

Ao adquirir uma franquia, o franqueado obtém o direito de utilizar a marca, processos e produtos da franqueadora. Isso inclui treinamento, suporte contínuo, acesso a fornecedores e, muitas vezes, orientação em marketing e gestão. Além disso, o franqueado assume a responsabilidade de seguir os padrões operacionais estabelecidos pela franqueadora.

Seja um franqueado!

O modelo de franchising oferece um negócio com uma estrutura sólida, suporte contínuo e a chance de operar sob uma marca já estabelecida no mercado. Com o compromisso certo e o apoio da franqueadora, as possibilidades de sucesso são garantidas. 

Como franqueado Omie, você terá a oportunidade de ajudar a revolucionar o empreendedorismo brasileiro, oferecendo uma solução de gestão completa e eficiente. Se você tem interesse em se tornar um franqueado Omie, acesse nossa página de franquias e saiba mais!

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