O que é PDV e qual a sua importância para os negócios?

Saiba mais sobre o que é PDV, sua importância e quais as vantagens de escolher o modelo certo.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você sabe o que é PDV? Ele está relacionado ao ponto de venda, podendo se referir à loja física, virtual, consultores de venda ou até mesmo ao caixa do estabelecimento comercial. É, portanto, onde o consumidor tem contato direto com os produtos ou serviços e onde as vendas são finalizadas.

Os diferentes segmentos que existem possuem definições distintas sobre o PDV, como é o caso da indústria, em que o ponto de venda pode ser tanto o distribuidor quanto as lojas que comercializam os produtos para o consumidor final. Veja a seguir o que é PDV e como a tecnologia pode inovar seu ponto de venda!

O que é PDV?

O PDV, sigla para ponto de venda, que pode ser tanto um lugar físico quanto online, onde são comercializados produtos e serviços, é uma ferramenta que ajuda a facilitar a rotina de vendas dos negócios. 

Conhecido também como sistema de frente de caixa, o PDV é um sistema que registra todas as vendas que acontecem em seu negócio, além de emitir notas e cupons fiscais. É considerado um sistema completo para a gestão de vendas, pois permite que você não só registre as transações, mas também consiga oferecer diferentes meios de pagamento, integrar com outras áreas do negócio e muito mais. 

Ou seja, é uma forma de utilizar a tecnologia ao seu favor e otimizar a rotina de vendas, integrando as transações e compartilhando informações com outras áreas, como estoque, contabilidade e financeiro. 

Como funciona um sistema de PDV?

Um sistema de vendas PDV realiza a automação de processos no ponto de venda para otimizar sua gestão. Assim, todas as atividades são integradas, facilitando o trabalho dos colaboradores e dá mais qualidade para o atendimento dos clientes. 

Isso porque o sistema para loja PDV possui diversas funcionalidades que ajudam na gestão do negócio em tempo real. Desde a emissão de documentos fiscais até a gestão de estoque, o software mantém todas as operações no PDV em um único lugar para facilitar a gestão.

Funcionalidades 

A otimização e qualidade nos processos fornecidos pelo sistema PDV vem na maioria das suas funcionalidades. Abaixo, destacamos quais são elas:

  • Controle financeiro: a gestão de controle financeiro se torna mais efetiva com o PDV. Isso porque você controlar todas as entradas e saídas em tempo real, além de acompanhar o fluxo de caixa; 
  • Emissão de nota fiscal: uma das principais funcionalidades do PDV e que agiliza muito a rotina é a emissão de nota fiscal. Você consegue emiti-las em poucos cliques, sem a burocracia do trabalho manual.
  • Gestão de estoque: o controle de estoque é fundamental para todos os tipos de negócio. Com o PDV, por exemplo, você consegue integrar todos os itens em estoque com a frente de caixa. Atualizando em tempo real o que tem ou não e o que precisa ser reposto. 
  • Frente de caixa: o PDV torna o momento da compra muito mais simples e rápido. Dessa forma, você evita problemas no caixa ou com os clientes.  

banner cta empreendedor

 

Tipos de sistema PDV? 

Apesar de não parecer, existem dois tipos de PDV que podem ser considerados na hora de escolher o melhor para o seu negócio: online e offline. Cada um deles com suas características e recomendações de uso. Confira abaixo mais detalhes.

Sistema PDV online 

O PDV online é um software baseado na nuvem, que pode ser acessado por qualquer dispositivo móvel, como celulares e notebooks. Por conta disso, permite que você atenda seus clientes de qualquer lugar, sendo perfeito para lojas virtuais, por exemplo.

É considerado uma opção escalável, ou seja, que cresce junto e na mesma velocidade que o seu negócio, mantendo sempre o nível de qualidade. 

Sistema PDV Offline

O PDV offline é o mais comum em lojas físicas. Ele necessita de maquinários e equipamentos para funcionar corretamente, como caixa registradora, máquina de cartão, leitor de código de barras e impressora para recibos. Além de computador ou notebook para conectar esses aparelhos.

Apesar disso, ele funciona como PDV online. Garantindo que as compras sejam as mais rápidas possíveis para otimizar a rotina.

Principais vantagens de um sistema PDV

Contar com um sistema como o PDV pode proporcionar diversas vantagens para a empresa, principalmente ao integrá-lo ao seu software ERP. As operações passam a funcionar de forma mais alinhada, otimizando a rotina de trabalho. Veja a seguir as principais vantagens desse sistema.

Melhor gestão do estoque

Com o PDV é possível integrar o sistema ao estoque, assim, quando um item for vendido, o estoque é automaticamente atualizado. Essa funcionalidade proporciona mais controle sobre o nível do estoque, evitando a falta de mercadoria.

Desse modo, quando um produto estiver acabando, é possível visualizar no sistema com antecedência para fazer a compra e repor em tempo hábil. Esse controle do estoque também evita que a mercadoria fique muito tempo parada, já que é possível visualizar a data de entrada do item.

Mais controle financeiro

Pela sua funcionalidade de emissão e registro de notas fiscais, o sistema de ponto de venda auxilia a manter um controle financeiro e fiscal do seu negócio. A tecnologia permite ter um registro sobre as vendas efetuadas e dos valores a serem recebidos.

Com a automatização do envio dos dados fiscais para o departamento responsável, é possível se manter em dia com mais facilidade. Assim, evitam-se erros que podem gerar retrabalho para a contabilidade.

Segurança de dados

Outra vantagem do sistema PDV é garantir mais segurança de dados, isso porque, com o armazenamento em nuvem, as informações podem ser protegidas por meio de criptografia.

Além disso, proporciona também um backup dos arquivos, evitando perda de dados importantes. Para garantir essa segurança, não é preciso investir em infraestrutura cara e sofisticada, já que o sistema é utilizado de forma online.

Agilidade no atendimento

Contar com uma tecnologia para o PDV também permite que você ofereça um atendimento mais rápido para seus clientes, devido à automatização de processos. Ao invés de ter que lidar com diversos equipamentos diferentes ou com um sistema lento, que pode gerar filas, você dispõe de um software ágil, onde é possível executar todos os procedimentos de frente de caixa.

Portanto, além de facilitar o trabalho de seus colaboradores, seu estabelecimento também estará sempre com caixas livres para atendimento rápido. Essa facilidade faz toda a diferença no dia a dia dos consumidores.

Bannner para conhecer o sistema

A importância de contato com a tecnologia na gestão

Além de saber o que é PDV e qual sua importância, é preciso também entender todas as possibilidades que sistemas de gestão podem oferecer para sua empresa. Seja seu negócio de pequeno ou médio porte, contar com um software para otimizar a gestão proporciona uma vantagem competitiva frente à concorrência.

A tecnologia permite também mais organização na contabilidade do seu negócio, já que possibilita obter relatórios e previsões para que você faça um planejamento de contas a pagar e receber. Isso evita o uso de planilhas que obrigam a introdução dos dados de maneira manual, atividade suscetível a erros.

Experimente o software de gestão da Omie e encontre funcionalidades que tornam as atividades diárias mais rápidas e eficientes. É possível que você se concentre mais em estratégias para o desenvolvimento do seu empreendimento, ganhando tempo.

 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
mulher sorrindo escolhendo o melhor ERP para e-commerce
Para oferecer uma ótima experiência de compra e pós-venda, escolha o melhor ERP para e-commerce! Saiba como aqui.
o que é e-commerce
Entenda o que é e-commerce, para que serve, como montar um e suas vantagens neste artigo completo!
ideias de negócios lucrativos
Conheça algumas opções de negócios online para você investir e aumentar sua renda.