O que é PDV e qual a sua importância para os negócios?

Descubra neste artigo o que é PDV e como essa tecnologia pode facilitar a gestão do seu negócio e torná-la mais eficiente. Saiba mais!

15/Mar/2021
Gestão

A definição de o que é PDV está relacionada ao ponto de venda, podendo se referir à loja física, virtual, consultores de venda ou até especificamente ao caixa do estabelecimento comercial. É, portanto, onde o consumidor tem contato direto com os produtos ou serviços, e onde as vendas são finalizadas.

Os diferentes segmentos possuem definições distintas sobre o PDV, como é o caso da indústria, em que o ponto de venda pode ser tanto o distribuidor quanto as lojas que comercializam os produtos para o consumidor final. Veja a seguir o que é PDV e como a tecnologia pode inovar seu ponto de venda!


O que é sistema de vendas PDV?

Um sistema de vendas PDV é um software que faz a automação de processos no ponto de venda para otimizar sua gestão. Assim, todas as atividades são integradas, o que facilita o trabalho dos colaboradores e dá mais qualidade para o atendimento dos clientes. Entenda mais sobre essa tecnologia a seguir.

O sistema para loja PDV possui diversas funcionalidades que ajudam na gestão do negócio em tempo real. Desde a emissão de documentos fiscais até a gestão de estoque, o software mantém todas as operações no PDV em um único lugar para facilitar a gestão.

Principais vantagens de um sistema PDV

Contar com um sistema de retaguarda como o PDV pode proporcionar diversas vantagens para a empresa, principalmente ao integrá-lo ao seu software ERP. As operações passam a funcionar de forma mais alinhada, otimizando a rotina de trabalho. Veja a seguir as principais vantagens desse sistema:

Melhor gestão do estoque

Com o PDV online é possível integrar o sistema ao estoque, assim, quando um item for vendido, o estoque é automaticamente atualizado. Essa funcionalidade proporciona mais controle sobre o nível do estoque, evitando a falta de mercadoria. 

Desse modo, quando um produto estiver acabando, é possível visualizar no sistema com antecedência para fazer a compra e repor em tempo hábil. Esse controle do estoque também evita que a mercadoria fique muito tempo parada, já que é possível visualizar a data de entrada do item

Mais controle financeiro

Pela sua funcionalidade de emissão e registro de notas fiscais, o sistema de ponto de venda auxilia a manter um controle financeiro e fiscal do seu negócio. A tecnologia permite ter um registro sobre as vendas efetuadas e dos valores a serem recebidos. 

Com a automatização do envio dos dados fiscais para o departamento responsável, é possível se manter em dia com mais facilidade. Assim, evitam-se erros que podem gerar retrabalho para a contabilidade.

Segurança de dados

Outra vantagem do PDV online é garantir mais segurança de dados, isso porque, com o armazenamento em nuvem, as informações podem ser protegidas por meio de criptografia. 

Além disso, proporciona também um backup dos arquivos, evitando perda de dados importantes. E para garantir essa segurança, não é preciso investir em infraestrutura cara e sofisticada, já que o sistema é utilizado de forma online.  

Agilidade no atendimento

Contar com uma tecnologia para o PDV também permite que você ofereça um atendimento mais rápido para seus clientes, devido à automatização de processos. Ao invés de ter que lidar com diversos equipamentos diferentes ou com um sistema lento, que pode gerar filas, você dispõe de um software ágil, onde é possível executar todos os procedimentos de frente de caixa.

Portanto, além de facilitar o trabalho de seus colaboradores, seu estabelecimento também estará sempre com caixas livres para atendimento rápido. Essa facilidade faz toda a diferença no dia a dia dos consumidores.

A importância de contar com a tecnologia na gestão

Além de saber o que é PDV e qual sua importância, é preciso também entender todas as possibilidades que sistemas de gestão podem oferecer para sua empresa. Seja seu negócio de pequeno ou médio porte, contar com um software para otimizar a gestão proporciona uma vantagem competitiva para sua empresa.

A tecnologia permite também mais organização na contabilidade do seu negócio, já que possibilita obter relatórios e previsões para que você faça um planejamento de contas a pagar e receber. Isso evita o uso de planilhas que obrigam a introdução dos dados de maneira manual e estão suscetíveis a erros.

Experimente o software de gestão da Omie e encontre funcionalidades que tornam as atividades diárias mais rápidas e eficientes, é possível que você se concentre mais em estratégias para o desenvolvimento do seu empreendimento. 

Conheça mais sobre o potencial da tecnologia na administração de negócios conferindo nosso e-book exclusivo sobre produtividade na gestão.



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas