Qual é a importância de um sistema de ERP para MEI?

Saiba a importância de um sistema ERP para MEI e porque ele pode ser vantajoso para o seu negócio

16/Mai/2022
Empreendedorismo

Você sabe o que é um sistema de ERP para MEI? E qual a sua importância no gerenciamento do negócio? Entender essas respostas pode fazer toda a diferença para seu negócio, com ótimas oportunidades de crescimento e ganho de produtividade.

 

O ERP é um dos grandes aliados para os microempreendedores individuais. Com ele, é possível integrar diversas áreas em uma só base, com isso, obter informações mais detalhadas e estratégicas da empresa.

 

Mas não é só isso! O sistema ERP MEI apresenta outras vantagens, que sem dúvida serão de grande valia para o seu negócio. Vamos conhecer mais sobre ele? Continue acompanhando este artigo até o final e sane todas as suas dúvidas sobre. 

Afinal, o que é um sistema ERP?

O sistema de ERP, principalmente para os MEI's, é uma das ferramentas que mais tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente pela sua função de automatizar processos e tornar o dia a dia da empresa mais dinâmico. 

 

Mas não é só isso, ele oferece uma visão bem completa e abrangente de todas as transações realizadas dentro da empresa, desenvolvendo relatórios personalizados que servem como base para desenhar diversos cenários, bem como, ajudar na tomada de decisões mais assertivas. 

 

Outro ponto a ser destacado sobre o ERP é ele ser uma ferramenta de gestão completa. Com esse sistema o empreendedor pode controlar o estoque, gerenciar o fluxo de caixa, analisar dados e informações de diferentes áreas da empresa, integrar com outros sistemas e até mesmo fazer tarefas referentes às contas a pagar e receber. 

 

O sistema ERP MEI é tão vantajoso que ajuda a manter a empresa em dia com os órgãos reguladores, atualizando automaticamente as informações solicitadas. 

 

Tudo isso só é possível porque esse software permite que as informações de todas as áreas gerenciais da empresa, incluindo os processos administrativos, de produção e operacionais sejam armazenadas em um único local.

  

E, com isso, é possível aumentar a produtividade do negócio, já que as tarefas passam a ser automatizadas e ao mesmo tempo otimizar os processos e atividades, tornando-os mais ágeis e práticos. 

 

Sistema ERP para MEI

Os sistemas voltados para os MEI’s são desenvolvidos com funcionalidades e características específicas para atender as diferentes necessidades dos microempreendedores individuais. 

 

Por exemplo, existem os sistemas mais voltados para as empresas tradicionais e que desejam apenas automatizar alguns processos. Alguns são mais voltados para os negócios on-line, já outros são ainda mais específicos e possibilitam a gestão total da empresa pelo software.  

Por que um MEI deve usar um sistema ERP?

Sabemos que os MEI’s possuem algumas vantagens, por isso é um dos tipos de empresas que mais crescem no país. Mas, ainda assim, essa categoria não está livre de problemas que afetam as grandes organizações.

 

Pelo contrário, elas estão muito suscetíveis a esses problemas, principalmente nos primeiros passos do negócio. Isso acontece, em especial, pela falta de conhecimento na gestão de um negócio e pelo mal gerenciamento financeiro. 

 

Para os microempreendedores individuais, muitas vezes é difícil fazer a gestão e o controle correto do negócio. Sendo assim, contar com um sistema ERP é fundamental. Esse software torna o dia a dia da empresa mais dinâmico, com processos mais confiáveis e informações mais assertivas. 

 

Ter um sistema ERP para MEI é muito vantajoso para os gestores. Entre as vantagens específicas para este tipo de empresa estão: 

  • Controle de estoque: alta previsibilidade do que precisa ou não ser reposto;
  • Informações mais seguras: tudo fica armazenado na nuvem;
  • Melhor controle financeiro: com o sistema ERP MEI fica mais fácil cuidar da saúde financeira da empresa e aumentar as chances de sucesso;
  • Emissão de notas fiscais: essa tarefa que pode ser muito complexa, se torna muito mais fácil de ser realizada de forma automática.  

 

Fora essas vantagens, existem outras que podem melhorar ainda mais a eficiência do negócio. Confira: 

  • Melhora a qualidade dos serviços e produtos;
  • Melhora a eficiência dos processos;
  • Aumenta a produtividade dos times;
  • Reduz erros e atrasos;
  • Oferece uma visão mais clara e transparente da situação financeira do negócio;
  • Otimiza e facilita a tomada de decisões;
  • Elimina as tarefas redundantes, entre outros.

 

Sistema ERP para MEI: tecnologia para ajudar o empreendedor

 

Como citamos anteriormente, os microempreendedores individuais precisam lidar com muitos desafios para manter o negócio em pé e funcionando de forma adequada para trazer resultados positivos.

 

A tecnologia de um sistema ERP ajuda, e muito, a ter uma gestão eficaz e mais produtividade. Afinal, a tecnologia é a base para o funcionamento do sistema e de todas as funcionalidades. Por exemplo, com ela é possível acessar o sistema de qualquer lugar e realizar tarefas complexas e que levam dias em apenas alguns minutos. 

 

A Omie oferece um sistema ERP para MEI completo, você sabia? Nele, você encontra diversas soluções personalizadas para as suas necessidades e as do seu negócio também. 

 

Tudo feito de forma prática, rápida, dinâmica e descomplicada. Além de ser 100% on-line, você ainda conta com todo o suporte e apoio necessários para implementar e gerir o sistema. Quer mais? Com o sistema ERP Omie você consegue organizar sua carteira de clientes e o estoque com toda a eficiência essencial para crescer e alavancar o seu negócio.

 

O sistema ERP que você e o seu negócio precisam

 

Como vimos até aqui, o sistema ERP para MEI é uma das ferramentas de gerenciamento mais importantes e eficientes!

 

Mais do que isso, ele é fundamental para negócios de qualquer tamanho. Só que para as micro e pequenas empresas o sistema possui um impacto bem mais positivo na organização e gestão do negócio. 

 

Por integrar as diferentes áreas da empresa, ainda otimiza e reduz significativamente o tempo gasto em tarefas, que se tornam automáticas. Tudo isso, em conjunto e realizado de forma estratégica, acaba trazendo mais produtividade para o negócio. 

 

Agora que você já sabe o que é um sistema ERP para os microempreendedores individuais, qual a sua importância e quais as vantagens que ele pode oferecer para o seu negócio, comece agora mesmo a trazer mais funcionalidade para o seu dia a dia! 

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas