ERP para pequenas empresas: descubra o que é e qual a sua importância

Você já considerou a implementação de um ERP para pequenas empresas no seu negócio? Ententa as vantagens aqui!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Você já considerou a implementação de um ERP para pequenas empresas no seu negócio? Se você ainda está gerenciando sua empresa de forma independente, contando com planilhas e atividades manuais para acompanhar as operações, é hora de investir em um sistema ERP.

Atualmente, a maioria do mercado já adotou tecnologias desse tipo, e não aproveitá-las pode resultar na perda de vantagem competitiva frente à concorrência. Além disso, as empresas que optam por essa solução desfrutam de várias vantagens. Continue a leitura e entenda melhor como funciona um sistema ERP para pequenas empresas e como implementar.

Banner conheça o sistema - gestão online

O que é um ERP para pequenas empresas?

Um ERP é um sistema de software que integra e gerencia diversas atividades empresariais em uma única plataforma. Diferente de ferramentas que atendem apenas a funções específicas, como contabilidade ou vendas, um ERP reúne informações e processos de diferentes áreas da empresa em um só lugar.

Por que ter um ERP para pequenas empresas?

A implementação de um ERP para pequenas empresas traz diversos benefícios. Primeiro, ajuda a reduzir a complexidade operacional, pois centraliza as informações e permite automatizar processos repetitivos. Isso economiza tempo e reduz erros humanos.

Segundo, um ERP facilita a comunicação entre departamentos, evitando duplicidade de informações e melhorando a colaboração interna. Além disso, ao consolidar dados, as pequenas empresas podem facilmente gerar relatórios e fazer melhores análises para tomar melhores decisões.

Ter um ERP também pode ser uma vantagem competitiva, pois permite que pequenas empresas operem com mais eficiência e se adaptem rapidamente às mudanças do mercado.

Qual a função do sistema ERP para empresas pequenas?

Os sistemas ERP são ferramentas fundamentais para empresas de pequeno porte por oferecerem um conjunto de funcionalidades integradas que aumentam a eficiência das operações. Eles apoiam os gestores em diversas funções, como veremos a seguir:

Facilitar a gestão financeira

A gestão financeira é uma parte essencial para empresas de todos os tamanhos, e um sistema ERP permite o controle de despesas, gestão de orçamento, fluxo de caixa e até mesmo uma contabilidade integrada, que facilita o acompanhamento de receitas, despesas e o cumprimento de obrigações fiscais, por exemplo.

Garantir um melhor controle de estoque

Manter um controle eficaz do estoque também é fundamental para evitar desperdícios e otimizar recursos do seu negócio. Neste sentido, o ERP apoia desde a gestão de fornecedores até a automatização de pedidos de compras.

Otimizar a gestão de vendas

Quando realizada de maneira eficiente, a gestão de vendas consegue tornar o crescimento das empresas ainda mais saudável. Para ajudar, um bom sistema ERP oferece e-commerce integrado, automação de processos de pedidos e centralização de informações dos clientes.

Facilitar a gestão de contratos

Se sua empresa atua no segmento de serviços, gerenciar o contrato de todos os clientes sem o apoio da tecnologia pode ser um desafio.

Para ajudar com essa tarefa, o ERP apoia na automatização do processo. Com Omie ERP, por exemplo, é possível visualizar todos os seus contratos recorrentes em uma única tela de gerenciamento e faturar tudo de uma só vez.

Apoiar os dados da contabilidade

Os melhores sistemas ERP para pequenas empresas também oferecem recursos específicos para facilitar a conexão entre a contabilidade e a empresa, como:

  • Lançamentos contábeis: que permite a automatização de lançamentos contábeis, garantindo a precisão das informações financeiras.
  • Impostos: o contador pode fazer o download das guias de impostos lançadas pelo sistema contábil diretamente no sistema de gestão.
  • Relatórios financeiros: criação de relatórios contábeis para atender às obrigações fiscais e auxiliar na tomada de decisões.

Simplificar o processo de compras

Se você deseja controlar os custos e a qualidade dos produtos do seu negócio, deve contar com um ERP, já que ele apoia na gestão de fornecedores, controle de orçamentos e muito mais.

Dar suporte ao CRM (Customer Relationship Management)

Outro ponto importante em que o sistema se destaca é na integração CRM e ERP. Com suas funcionalidades ele permite manter um relacionamento sólido com os clientes do seu negócio. Isso porque ele oferece:

  • Registro de interações e armazenamento de interações com clientes para fornecer um serviço mais personalizado.
  • Acompanhamento de oportunidades de vendas e resolução de problemas dos clientes que melhoram a gestão de vendas e atendimento ao cliente.

Oferecer relatórios e análises

É fato que as informações precisas e relatórios detalhados são essenciais para a tomada de decisões estratégicas em um negócio. Neste sentido, o sistema ERP fornece soluções para acompanhar os indicadores de desempenho, monitorando o progresso e identificando áreas de melhoria.

Quais são os principais tipos de ERP para pequenas empresas?

Antes de escolher um sistema ERP para o seu negócio, é importante entender os diferentes tipos e suas características.

Afinal, existem diferentes tipos de sistemas ERP mais usados e cada um atende a necessidades específicas, e a escolha certa pode fazer a diferença no sucesso de sua empresa.

  • Legado: é baseado em tecnologias obsoletas e linguagens de programação antigas. Por isso, não é tão recomendado e geralmente não oferece suporte ou atualizações.
  • Engessado: é considerado a opção mais econômica, porém, com limitações significativas em recursos e funções. Não é a escolha ideal para empresas que buscam integração e crescimento.
  • BackOffice: é o mais utilizado nos setores fiscal e contábil. Além disso, não é uma solução verdadeiramente integrada, adequada apenas para funções específicas do setor.
  • Verticalizado: é o tipo projetado para atender a um único ponto de venda ou setor. Sendo o mais comum em lojas físicas ou franquias, ele se limita na capacidade de gerenciar várias instâncias da empresa de forma integrada.
  • ERP na Nuvem: é o mais moderno, inovador e o melhor ERP para e-commerce. Não necessita de servidores próprios, reduz custos de investimento e é acessível de qualquer local, proporcionando agilidade e acessibilidade à gestão.

Tenha em mente que escolher o ERP adequado para sua empresa depende das necessidades específicas e objetivos, portanto, é essencial avaliar cuidadosamente as opções disponíveis antes de decidir.

Quando é necessário um ERP para pequenas empresas

Um ERP é necessário para pequenas empresas quando a complexidade operacional começa a prejudicar a eficiência e a comunicação. À medida que a empresa cresce, os processos tornam-se mais complexos, dificultando gerenciar as operações manualmente ou com ferramentas isoladas.

Aqui estão alguns sinais de que uma pequena empresa pode precisar de um ERP:

  • Erro e duplicidade de dados;
  • Muitos trabalhos repetitivos;
  • Falta de comunicação;
  • Necessidade de relatórios avançados;
  • Volume crescente de transações.

Caso a sua empresa apresente um ou mais desses sinais, é a hora de buscar apoio da tecnologia.

Vale a pena contratar um ERP logo ao abrir uma empresa?

Sim, vale a pena. Se você está para abrir uma empresa, saiba que contratar um ERP desde o nascimento da empresa pode fazer total diferença no crescimento do seu negócio.

Segundo uma pesquisa interna do time de indicadores financeiros da Omie, clientes Omie que tinham até 2 anos de existência quando contrataram o sistema Omie tiveram resultados interessantes.

Ao analisar a evolução da receita bruta de mais de 3 mil empresas que compõem o time de clientes mais antigos, ou seja, que ativaram seu plano Omie entre os anos de 2012 e 2018, notou-se que essas empresas apresentaram um crescimento de 64% no seu faturamento.

Desses mais de 3 mil clientes, foi isolada uma amostra de empresas que tinham até 2 anos de criação quando contrataram Omie.

As conclusões foram que negócios que estavam no início da sua jornada empreendedora e aderiram ao Omie ERP logo no começo apresentaram um crescimento de 87% no faturamento. Ou seja, 36% a mais do que o crescimento das outras empresas analisadas. Interessante, não acha?

Outras dúvidas sobre software ERP em pequenas empresas

Confira abaixo outras perguntas comuns sobre o ERP para pequenos negócios.

Qual o melhor sistema ERP para pequenas empresas?

O melhor ERP para pequenas empresas será aquele que se adapta às necessidades específicas do seu negócio, é escalável, possui suporte e se encaixa no orçamento.

Qual o melhor ERP gratuito?

Existem ERPs gratuitos com código aberto, mas são geralmente limitados em suas funcionalidades. O ideal é escolher aquele que mais se encaixe nos objetivos e necessidades do seu negócio.

Quanto custa um ERP para pequenas empresas?

O custo de um ERP depende de vários fatores, como:

  • tipo de sistema escolhido;
  • número de usuários;
  • personalizações;
  • suporte.

Por isso, é importante considerar não apenas o custo inicial, mas também as despesas contínuas.

ERP: uma solução para melhorar eficiência e competitividade

Se a sua empresa está enfrentando problemas com processos manuais, duplicidade de dados, falta de comunicação entre departamentos ou necessidade de relatórios avançados, um sistema ERP pode ser a solução.

Entretanto, antes de escolher um ERP, avalie suas necessidades específicas e pesquise opções disponíveis no mercado. Com o sistema certo, você pode ganhar eficiência, reduzir custos e melhorar a competitividade do seu negócio. Entenda melhor as soluções para empreendedores, disponíveis também para sua empresa.

Banner experimente - reduza os custos e ganhe mais eficiência em suas operações

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
benefícios do organograma empresarial
Entenda como o organograma empresarial pode ser um recurso que vai alavancar o crescimento sólido da sua empresa. Confira os
automação de processos
A automação de processos impulsionada pelo ERP melhora a eficiência da sua empresa. Saiba como!
sistema de fluxo de caixa
Descubra porque o sistema de fluxo de caixa pode ser essencial para sua empresa e como escolher o ideal.