Qual é o papel da governança de TI em grandes empresas?

Saiba o que é, qual o papel e a importância da governança de TI nas grandes empresas
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Você já ouviu falar sobre governança de TI? Sabe o que é e qual o seu papel nas grandes empresas? Neste artigo vamos responder essas perguntas e ensinar como implantar essa solução muito vantajosa para as empresas.

As soluções em TI são uma das principais aliadas na hora de ajudar a empresa a crescer e obter melhores resultados. Segundo a FGV – Fundação Getúlio Vargas, só em 2017 elas foram responsáveis por contribuir em 7,7% nas receitas das empresas.

A governança de TI é uma dessas soluções. Ela abrange um conjunto de ações, práticas e controles específicos da área e tem como objetivo fazer um alinhamento estratégico da tecnologia da informação com o negócio. Oferece também controle e monitoramento de metas, objetivos e resultados das ações propostas.

Quer entender um pouco mais do que estamos falando? Continue acompanhando este conteúdo!

O que é governança de TI?

A governança de TI é um conjunto de normas, práticas, competências e até mesmo responsabilidades que são assumidas pela governança corporativa da empresa e pela área de TI.

Ela objetiva guiar as ações da organização de forma a ajudar no controle dos processos, otimizando a execução dos recursos, oferecendo suporte para tomada de decisões mais estratégicas e garantindo a segurança de informações.

Ou seja, a governança de TI define como irá funcionar a tecnologia da informação dentro da empresa, considerando todas as normas e políticas, analisando se estão sendo cumpridas de acordo com a visão, missão e metas da organização.

Ela surgiu por volta de 1990, com a massificação da informática, desmembrando-se da governança corporativa e se tornando a área responsável por alinhar a estrutura de TI junto aos objetivos e metas da empresa.

Existe também a gestão e governança de TI,  responsável por fazer a gestão dos times de TI, promover a transformação digital e manter a boa performance dos serviços e satisfação dos clientes.

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Qual é a importância da governança de TI para grandes empresas?

Agora chegou o momento de saber qual é o papel da governança de TI nas grandes empresas, vamos lá!

O primeiro ponto a ser destacado é que a governança de TI oferece para a empresa uma estrutura planejada com diretrizes para a liderança que serão aplicadas em todos os níveis do empreendimento, integrando todas as ferramentas e processos de TI em conjunto com as estratégias desenvolvidas para gerar valor e, principalmente, alcançar as metas e objetivos da empresa.

O segundo ponto é que, essencialmente nas grandes empresas, as falhas da área de TI podem colocar em risco inúmeros fatores, e um deles é a credibilidade. Com o alinhamento estratégico e a gestão da governança de TI acontecendo de forma correta, problemas como vazamentos de dados, segurança de informação fragilizada e qualquer outro que possa afetar a confiabilidade e processos da empresa, são evitados.

Sendo assim, podemos dizer que a governança corporativa de TI é uma ferramenta essencial para solucionar e prevenir possíveis erros e crises. Sempre mapeando, identificando, analisando e propondo ações para tornar os processos integrados, transparentes e realizados de acordo com os padrões de gestão da governança.

3 pontos negativos da NÃO governança de TI

Como você já deve ter percebido, a governança de TI é muito importante para as grandes empresas. Além de proteger e manter os dados mais seguros, ela ainda contribui para o avanço e otimização dos processos.

Empresas que não investem nesse conjunto de ações podem sofrer com os seguintes problemas:

  1. Decisões tomadas com base em informações incorretas: como os processos não estão integrados, é muito provável que as informações fiquem incompletas ou tenham os seus dados manipulados, prejudicando a tomada de decisão.
  2. Afetar o desempenho dos processos: tomando decisões erradas, os processos passam a ser prejudicados, o que afeta sua produtividade e desempenho.
  3. Oferecer prejuízos financeiros para a empresa: processos e desempenhos prejudicados acabam refletindo na experiência dos consumidores que, quando insatisfeitos, deixam de se relacionar com o negócio, o que afeta diretamente os lucros.

Além disso, como já citamos, a falta de governança de TI em uma empresa oferece riscos à segurança dos dados e processos, o que compromete a credibilidade e confiabilidade nos produtos e serviços fornecidos.

Viu só como a governança de TI é fundamental para as grandes empresas? Cabe aos gestores, diretores e profissionais autorizados a se responsabilizar pela implementação e realização desses processos.

Como implementar a governança de TI em grandes empresas?

A governança corporativa é o conjunto das melhores e mais adequadas práticas para gerenciar uma empresa. Nessa gestão, estão envolvidos de forma direta e indireta os acionistas, a diretoria e órgãos de fiscalização.

Uma governança corporativa quando bem aplicada oferece a garantia de que os princípios da gestão, que geralmente têm foco no desenvolvimento ético e econômico da empresa, estão sendo seguidos. Mas, para implementá-la, é necessário que exista um alinhamento entre as partes de todas as ações.

Mais do que registrar, analisar e controlar as políticas internas, a governança corporativa propõe um novo modelo para consolidar segurança dos envolvidos, em todas as áreas da empresa.

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Entre os principais pilares da governança, estão:

Gestão de serviços

Para gerenciar os serviços de tecnologia dentro da estrutura, geralmente é adotado o ITIL, sigla da expressão em inglês Information Technology Infrastructure Library. 

Esse sistema é uma biblioteca de processos voltados especificamente para infraestrutura, ou seja, para um conjunto de boas práticas. O seu objetivo é contribuir com a execução dos controles propostos.

Entre os principais objetivos da biblioteca, de forma geral, estão:

  • Satisfação do cliente;
  • Eficiência operacional;
  • Redução dos custos;
  • Suporte e alinhamento do TI com as outras áreas da empresa.

Gestão de projetos

Na gestão de projetos, é muito utilizado o PMBOK, sigla para a expressão em inglês Project Management Base of Knowledgement (Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos). Ele é um conjunto de métodos e ferramentas que utilizam um referencial completo para auxiliar na gestão de projetos da empresa.

A gestão de projetos com base no PMBOK se tornou um divisor de águas no gerenciamento de projetos, sendo que atualmente é um dos conceitos mais utilizados e difundido no mundo de projetos.

Gestão de processos

Neste pilar é utilizado o BPM, ou em inglês Business Process Management. Um conceito antigo, mas que continua atual, principalmente, pela visão holística que oferece das organizações, ressaltando a importância da tecnologia e o seu papel como facilitadora na criação e desenvolvimento de valor.

Esse conceito possui uma abordagem mais disciplinar focada em:

  • Identificar;
  • Desenhar;
  • Executar;
  • Documentar;
  • Medir;
  • Monitorar;
  • Controlar e melhorar processos.

Tudo isso para que o negócio alcance resultados mais consistentes e alinhados de acordo com os objetivos estratégicos da empresa.

Gestão de segurança da informação 

Talvez esse seja um dos pilares mais populares e que mais tem chamado atenção nos últimos anos. Afinal, a segurança da informação é fundamental para manter os dados seguros.

Em um cenário em que os crimes e fraudes ficam cada vez mais comuns, a segurança da informação tem demonstrado a sua importância dentro das empresas.

Saber gerenciar e prevenir os riscos voltados para essa questão é essencial para uma empresa, pois quanto mais transparente e seguro forem esses processos, melhores serão os resultados obtidos.

Para entender mais sobre o assunto e a importância da segurança da informação para as empresas, leia este artigo: Segurança da informação: como proteger sua empresa – Blog Omie

Conclusão

Chegamos ao final de mais um conteúdo no blog Omie! Esperamos que você tenha gostado e entendido a importância da governança de TI, da gestão corporativa e da automação desses processos.

Afinal, cuidar da área de tecnologia da informação vai oferecer inúmeras vantagens para a empresa e seu crescimento.

Vale destacar que, apesar de muitas empresas já possuírem seus próprios conjuntos de ações e práticas para cuidar da segurança da informação, é importante que as grandes organizações contratem outras empresas de tecnologia.

Geralmente, elas são mais especializadas e entendem a fundo sobre o tema, o que garante a segurança da informação e contribui de forma positiva para gestão de TI.

A Omie, por exemplo, é uma dessas empresas que fornece essa e muitas outras soluções para o seu negócio. Todas realizadas de forma 100% digital, integrando áreas e sistemas, gerando relatórios e oferecendo dados mais assertivos e confiáveis para a tomada de decisão estratégica, além de contribuir efetivamente para a melhoria dos processos de governança de TI.

Conheça um pouco mais sobre o ERP, o sistema de gestão da Omie: Implantação de ERP: 3 etapas importantes para esse processo – Blog Omie

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