Relatório Financeiro: o que é e como fazer

Saiba tudo sobre relatório financeiro e como ele pode ajudar os seus clientes a tomarem decisões mais acertadas.

30/Mar/2022
Contabilidade

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre relatório financeiro, certo? No entanto, você sabe de fato o que é e qual a sua importância para a sua empresas e a de seus clientes? 

Muito mais do que apenas um simples documento de dados, ele é um guia para auxiliar e facilitar a tomada de decisões e planejamento nas organizações. 

Continue acompanhando este conteúdo e descubra mais sobre os relatórios financeiros e todos os benefícios que ele pode oferecer aos seus clientes. 

O que é relatório financeiro? 

Um relatório financeiro nada mais é que uma junção de dados e informações, de um período pré-determinado, para analisar o que deve e precisa ser feito em relação às transações de um negócio. 

A principal função dos relatórios financeiros é oferecer análises de dados como base para facilitar a gestão do negócio, auxiliando na tomada de decisão e no desenho de novas estratégias. Quando realizados de maneira correta, eles são altamente confiáveis. 

O que é importante ter em um bom relatório financeiro?

Para saber quais dados são necessários constar em um relatório financeiro, é importante definir seu objetivo. Existem diferentes tipos de relatório e cada um deles é responsável por apresentar uma informação. 

Demonstrativo de Resultado de Exercício – DRE 

Um DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício) é um documento exigido pela Lei nº6.404. Segundo ela, o DRE deve ser entregue obrigatoriamente todo ano. 

No entanto, esse relatório, embora tenha sua apresentação obrigatória anualmente, é feito mensal ou trimestralmente por algumas empresas para detalhar os resultados líquidos e indicar possíveis lucros ou prejuízos em um período pré-determinado. 

Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC

O DFC é um dos relatórios financeiros mais simples que existe. Por meio dele, é possível acompanhar as entradas e saídas do negócio, possibilitando conhecer as melhores maneiras para evitar prejuízos financeiros. 

Relatório de contas a pagar e a receber

O relatório de contas a pagar e receber é mais uma das formas mais eficientes para fazer a gestão financeira do negócio. Com ele, é possível ter maior controle sobre as movimentações que vão acontecer na empresa, facilitando a tomada de decisões. 

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é um relatório que serve para demonstrar a situação contábil e econômica do negócio de forma clara e objetiva, abrangendo tudo o que envolve a empresa, incluindo os ativos, passivos e patrimônios. 

Trata-se de um relatório que tem um grande nível de complexidade para ser executado, por isso, é fundamental contar com a ajuda de um bom contador para não cometer erros. 

Resultados gerais

Os resultados apresentados nesses relatórios devem contemplar a soma de todos os dados de entrada de valores dentro do negócio, como produtos e serviços. Depois, subtrair os custos e valores operacionais de cada item. 

Atualmente, existem sistemas, como o sistema ERP, que fazem esses cálculos automaticamente, otimizando ainda mais o processo!

Como fazer um relatório financeiro?  

Assim como em outras questões, quem desenvolve um bom relatório financeiro precisa saber por onde começar e, principalmente, quais ferramentas podem ser utilizadas para facilitar e tornar esse processo mais fácil. Para isso, considere: 

  • Organizar as informações: junte todas as informações necessárias em um só lugar. Assim, você evita deixar passar algo importante;
  • Padronizar e atualizar as informações: um mesmo relatório não pode servir para diferentes objetivos, por isso padronizar as informações vai facilitar o processo para identificar possíveis pontos de melhora, além de ajudar na tomada de decisões;
  • Investir na capacitação do time financeiro: profissionais capacitados e especializados vão fazer toda a diferença na execução das tarefas. Quanto mais preparados e integrados na área, maiores serão as chances de sucesso na resolução de problemas e efetividade nas tarefas, sem contar o aumento de produtividade;
  • Automatizar as tarefas manuais: com o avanço da tecnologia, muitas tarefas feitas manualmente passaram a ser executadas de forma automatizada, a geração de relatórios financeiros é uma dessas atividades!
  • Simplificar as apresentações: nem todo mundo sabe interpretar e analisar as informações presentes nos relatórios, por isso, é essencial que eles tenham um tom mais descomplicado e de fácil entendimento. 

Gere relatórios financeiros em poucos cliques

Todo relatório financeiro é uma ferramenta essencial para ajudar na tomada de decisões mais estratégicas para as empresas. Os dados coletados facilitam o planejamento de novas metas, novos projetos para o futuro, o que, entre outras ações, pode resultar em muitos benéficos.

Com a Omie, você consegue gerar relatórios financeiros em questões de minutos, com todos os dados e informações que você precisa? 

O sistema de ERP da Omie vai ajudar a acessar tudo o que você necessita em um só lugar, tudo de maneira integrada e automatizada para alavancar o sucesso dos negócios dos clientes. 

Por meio de uma plataforma 100% digital e descomplicada, você vai tornar o processo ainda mais prático e rápido! 

Como os relatórios financeiros contribuem para seus clientes? 

Como já citado anteriormente, o relatório financeiro é muito mais que um documento para análise de dados. Isso porque, ele oferece muitas vantagens para os empreendimentos dos seus clientes. Entre elas, podemos destacar: 

  • Decisões mais acertadas: toda decisão precisa de um orçamento para ser definida, com isso, elas podem ser desenvolvidas com base em estratégias que tragam resultados positivos e sem equívocos;
  • Melhora o controle orçamentário: os descontroles são minimizados significativamente, evitando gastos desnecessários para a empresa e aumentando o investimento no que é realmente necessário; 
  • Evolução no desempenho de cada setor: com uma análise 360º de todos os setores da empresa fica mais fácil identificar os pontos de melhoria e criar estratégias para melhorar o desempenho das equipes;
  • Evita gastos desnecessários: um controle feito com base em um bom relatório financeiro faz com que a empresa tenha uma visão maior sobre o que é realmente necessário e o que não para, com base nisso, tomar decisões para reduzir os gastos. 

Faça a diferença com relatórios financeiros para seus clientes

Para que os empreendimentos se tornem possíveis, é necessário que tenham uma estrutura financeira muito boa. Por isso, independente do tamanho do negócio, é essencial que haja um controle assertivo das finanças, de forma geral. 

Essa é uma das maneiras mais eficientes de ter uma visão abrangente do que entra e sai da empresa, para poder tomar decisões mais estratégicas para o futuro do negócio. 

E é nesse ponto que entram os relatórios financeiros, já que, com eles, é possível ter uma base de dados e informações que são fundamentais para saber quando agir e quais decisões devem ser tomadas. 

Conte com o sistema ERP da Omie para te ajudar nessa tarefa e acompanhe nosso blog para mais dicas de gestão e contabilidade!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas