Tecnologia em contabilidade: transformação digital nos serviços contábeis

Entenda como a transformação digital pode otimizar os serviços contábeis através da tecnologia em contabilidade e da automatização de dados.

30/Set/2020
Contabilidade

Quando pensamos em transformação digital na contabilidade, o que nos vem à cabeça é um acelerado processo de mudança de pensamento e também na forma de desempenhar as atividades contábeis. 


O avanço da tecnologia na contabilidade se faz cada vez mais presente no dia a dia do contador com novas ferramentas, softwares e recursos integrados e, com isso, o novo empreendedor contábil passa a desempenhar o seu papel de forma muito mais profunda e consultiva através da contabilidade digital e da automatização de processos contábeis


Assim, o contador passa a ser melhor reconhecido pelos seus clientes, com todo o seu devido valor e relevância para a jornada de crescimento das empresas. Também é importante ressaltar que os empresários atuais estão mais exigentes e que o uso das tecnologias contábeis se torna um grande diferencial competitivo para os escritórios.


Aumento na produtividade

A transformação digital significa aumento de produtividade, seja na comunicação com os clientes ou nos processos internos. A união entre contabilidade e tecnologia pode se resumir em: simplificar a rotina contábil, entregar mais valor nos serviços prestados e, assim, influenciar positivamente na relação entre contadores e seus clientes. 


Tecnologia para ganhar tempo

Além da organização das rotinas e processos internos através de softwares e ERPs integrados, o Fisco também inovou e trouxe novas ferramentas de controle automatizadas para garantir que os empresários atuem dentro das normas da legislação tributária, sem muita burocracia. 


As obrigações fiscais atualmente já devem ser entregues de forma digital pelo contador. No entanto, para entregar as obrigações completas e dentro do prazo, o escritório contábil depende que os clientes enviem toda a documentação, o que ainda pode acontecer em formato analógico, ou seja, comprovantes e extratos impressos e desorganizados para que o contador organize e realize o envio digitalmente.


Portanto, fica claro que a comunicação em papel aumenta o custo, além de utilizar mal o tempo de redigitação que poderia ser usado de forma mais estratégica. É nesse sentido que a automação contábil surge como uma grande aliada para solucionar esta questão. 


Ter um sistema contábil integrado com o sistema de gestão ERP dos clientes, possibilita que o escritório acesse diretamente todas as informações necessárias para estar em dia com a Receita Federal. E o melhor, tudo isso sem ter que cobrar os clientes pelo envio e perder tempo com reorganização e redigitação dos documentos, além de evitar erros e falhas nesse processo.


Consultoria eficiente

Por meio da comunicação integrada entre o software da contabilidade e o ERP do cliente, o contador consegue acessar os documentos comprobatórios sem que o empreendedor precise parar tudo o que está fazendo para procurar e enviar o material.


Ao agilizar esse trabalho através da integração automática, o contador ganha tempo para se dedicar à prestação de um serviço mais voltado para a consultoria estratégica, com análises mais precisas de relatórios e com projeções de novos cenários para que a empresa possa alcançar melhores resultados ou rever sua estratégia, antes de ter algum problema.


Mais confiança e valor agregado

Para gerar mais confiança na relação entre o contador e o cliente, a tecnologia ainda pode criar determinados alertas dentro dos sistemas contábeis que podem chamar a atenção do contador de forma automática quando algum parâmetro ou cenário planejado sai da rota traçada. 


Por meio desses alertas o contador pode acompanhar de perto a performance de todos os seus clientes diariamente e agir com rapidez quando necessário, o que pode ajudar a evitar prejuízos e custos extras na operação. Esse tipo de atitude estreita a vínculo de confiança entre cliente e contador, aproximando-os de forma genuína, além de aumentar o valor agregado nos serviços contábeis prestados pelo escritório.


Adeus ao básico!

Os serviços contábeis operacionais, como solicitar os documentos fiscais, organizá-los e digitá-los dentro do sistema, ocupam um precioso tempo de toda a equipe envolvida no processo e acaba por não gerar nenhum tipo de valor ao cliente. 


Por isso, utilizar a tecnologia certa para automatizar esse tipo de serviço é dar “adeus ao básico” para se aprofundar em serviços mais estratégicos e rentáveis, que geram valor e aproximam a contabilidade dos seus clientes, mostrando-lhes sua real importância e tornando-os aliados durante toda a jornada.


A contabilidade digital abre espaço para a consultoria especializada e aumenta a percepção de valor que o cliente tem do escritório contábil. Saiba mais sobre como se tornar um contador consultor e esteja preparado para as novidades que a tecnologia pode trazer para o seu dia a dia. 



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas