TEF: entenda as vantagens desse sistema

Você sabe como o TEF funciona? Entenda neste artigo as vantagens desse sistema para a contabilidade de uma empresa. Acesse e saiba mais!

18/Set/2020
Contabilidade

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um sistema que facilita as transferências financeiras relacionadas a compras por meio de cartão de crédito e débito. 


Essa inovação proporciona mais agilidade e segurança às transações, com a possibilidade de mais formas de pagamento aos clientes. Com a TEF, também é possível integrar o sistema comercial da empresa com os fornecedores das maquininhas de cartão. 


Trata-se, portanto, de uma tecnologia de vendas integrada que traz benefícios para os empreendedores e seus clientes, além de permitir que a contabilidade seja feita de forma mais simples também. Veja a seguir como funciona a TEF e quais são suas vantagens.

Tipos de TEF

Para entender melhor o que é TEF e como esse sistema funciona, explicamos a seguir quais são os tipos de TEF que existem:

TEF discada

O modelo de Transferência Eletrônica de Fundos discada funciona a partir de uma linha telefônica, que faz a ligação entre a empresa e a operadora de cartão. Sendo assim, todas as transações realizadas por meio de cartão tem acesso discado e, ao final de cada operação, a ligação é terminada.

TEF dedicada

Funciona a partir de conexão por linha VPN e pode manter uma conexão com as operadoras de cartão 24 horas por dia. A TEF dedicada é mais rápida no compartilhamento de dados e na aprovação de pagamentos, sendo que cada operação leva em torno de 2 a 5 segundos.

TEF IP

Outro dos tipos de TEF é a de IP, que, apesar de também utilizar comunicação VPN, faz a conexão através de protocolo IP. Por isso, é necessário o uso de internet, para que o compartilhamento de dados seja possível. Além disso, esse modelo é indicado para empresas com alto volume de operações que utilizam cartões de crédito e débito.


Quais são as principais vantagens do TEF?

O sistema TEF capta todas as transações feitas no pinpad e, por meio da internet, envia esses dados para a rede adquirente. As vendas são concretizadas por meio do software conectado ao pinpad e aos computadores do estabelecimento, e o TEF conecta o software ao sistema do banco ou da financeira do cartão e à conta da empresa.


Essa operação simples promove mais praticidade para que os pagamentos sejam feitos e para que o estabelecimento receba os valores de forma rápida e segura. Confira a seguir outras vantagens desse sistema:

Organização

Uma das principais vantagens da TEF para a gestão contábil é a organização que ela proporciona. Isso porque, não importa quantos pinpads o estabelecimento do seu cliente tenha, todas as transações ficarão registradas no mesmo sistema. 


Isso é essencial para a contabilidade, já que evita que ocorram falhas e confusão, como pode acontecer quando é utilizado o modelo POS, que exige que as notas fiscais de cada máquina sejam somadas para que o fechamento do caixa seja feito.

Segurança

Outro ponto positivo do sistema é a segurança que ele proporciona para as operações, já que o pinpad está conectado diretamente ao software que concluiu a venda. Além disso, permite que a empresa aceite a modalidade de crédito e débito de seus clientes, tendo mais opções para receber seus pagamentos.


Dessa forma, não é necessário que os dados da venda sejam inseridos novamente, o que torna toda a operação mais ágil e segura, sem dar margem para erros, que podem afetar a contabilidade.

Relatórios detalhados

Quando seu cliente utiliza o sistema TEF, é possível elaborar relatórios financeiros mais detalhados, o que permite ter um controle de vendas mais eficiente. Isso porque ele faz a conciliação bancária dos dados relacionados com as vendas em tempo real.


Dessa maneira, todas as informações podem ser registradas automaticamente no sistema de gestão financeira utilizado pelo seu cliente. Todos esses dados estarão centralizados em um único lugar, o que facilita seu acesso a eles. 

Por que integrar um sistema ERP com a TEF?

O sistema ERP possui diversas funcionalidades que visam facilitar a administração de uma empresa, assim como a gestão financeira. Por isso, ao utilizar um software como esse de forma integrada com a TEF, é possível manter os registros das vendas em um único lugar.


Além disso, o sistema ERP também permite ter um controle sobre todas as movimentações financeiras do negócio. Assim, a contabilidade pode fazer a gestão de forma muito mais eficiente e segura. Conheça Omie. Simbiose e entenda como trabalhar de forma muito mais consultiva com os seus clientes em perfeita sintonia.




Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas