Gestão contábil: o que é, benefícios e como fazer uma eficiente

Descubra a importância da gestão contábil e benefícios para sua empresa. Saiba como implementar e aproveitar ao máximo!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A gestão contábil eficiente de uma empresa é essencial para proteger o negócio contra as instabilidades do cenário externo. No entanto, uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2019 revelou que 57% dos empreendedores precisam de melhor capacitação nessa área.

Apenas registrar o fluxo de caixa em um caderno ou utilizar o Excel já não é suficiente. Um planejamento adequado da gestão contábil prepara a empresa para momentos de crise e permite uma análise mais clara dos cenários e tomada de decisões.

Neste artigo, você vai saber o que é a gestão da contabilidade, sua importância e como ela impacta o sucesso de um negócio. Além disso, daremos dicas sobre como mostrar aos seus clientes o valor desse serviço. Acompanhe!

Banner - da gestão financeira à organização de contratos

 

O que é gestão contábil?

A gestão contábil é uma área estratégica de um negócio. Ela envolve o planejamento, análise e estratégia, e tem o papel de fornecer informações que apoiam a tomada de decisões satisfatórias ao sucesso do empreendimento.

Além disso, uma boa gestão contábil permite a análise mais aprofundada do desempenho financeiro da empresa. Isso inclui a identificação de áreas de lucratividade e de custos excessivos, permitindo a implementação de estratégias para melhorar a rentabilidade.

Um dos principais aspectos da gestão contábil é o planejamento financeiro. Isso envolve a elaboração de orçamentos, projeções de receitas e despesas, análise de fluxo de caixa e avaliação de riscos financeiros.

Também é fundamental para evitar prejuízos financeiros e tomar medidas oportunas, como aquisições, fusões, investimentos, empréstimos e cortes de gastos.

Qual a importância da gestão contábil?

A gestão contábil desempenha um papel fundamental para a organização financeira e o cumprimento das obrigações legais de uma empresa. Além disso, contribui para a estratégia e o planejamento de despesas, melhorando as perspectivas de negócio.

Com relatórios contábeis, ela fornece informações para a obtenção de linhas de crédito, pois demonstram o controle financeiro da empresa e indicam os investimentos necessários para alcançar os resultados desejados.

Outro aspecto importante é a transparência de dados. Os funcionários, gestores e sócios têm acesso às informações sobre o desempenho financeiro da empresa, bem como às metas e objetivos de curto e longo prazo.

Assim, ela é essencial para uma boa gestão financeira, garantir a conformidade legal, contribuir para a estratégia de negócio e fornecer transparência de dados para os diversos envolvidos na empresa.

O que faz uma gestão contábil?

A gestão contábil oferece serviços de assessoria e consultoria financeira. Ou seja, interpreta dados contábeis, identifica riscos e oportunidades, e propõe estratégias para melhorar o desempenho da empresa.

Ela ajuda a empresa a maximizar sua economia e a ter uma carga tributária mais favorável, sem infringir as leis. Isso permite ter mais recursos disponíveis para investir, expandir seus negócios e alcançar objetivos financeiros.

Também é responsável por analisar as informações financeiras do negócio, como receitas, despesas e investimentos, e fazer projeções para o futuro.

Ainda, assegura que os colaboradores recebam seus salários corretamente e dentro do prazo, além de garantir que os direitos trabalhistas sejam respeitados.

A partir do controle financeiro proporcionado pela gestão contábil, o contador consegue prever receitas e despesas e a necessidade de adaptações.

Quais as principais funções de uma gestão contábil?

A gestão contábil desempenha um papel fundamental na estabilidade financeira de um negócio:

  • Registro e controle financeiro: é responsável por registrar todas as transações financeiras da empresa, incluindo receitas, despesas, compras, vendas e pagamentos.
  • Elaboração de relatórios contábeis: preparar relatórios contábeis como o balanço patrimonial, a demonstração de resultados e a demonstração de fluxo de caixa.
  • Análise financeira: realizar análises financeiras para avaliar o desempenho da empresa, identificar áreas de lucratividade e oportunidades de melhoria.
  • Planejamento financeiro e orçamentário: atua no planejamento financeiro, na elaboração de orçamentos, projeções financeiras e planos estratégicos para garantir a viabilidade financeira de curto e longo prazo.
  • Cumprimento das obrigações fiscais e regulatórias: garante o cumprimento das obrigações fiscais e regulatórias da empresa, com pagamento de impostos, a elaboração de declarações fiscais e o cumprimento de exigências contábeis impostas pelas autoridades governamentais.
  • Assessoria e consultoria financeira: desempenha papel de assessoria e consultoria financeira, como interpretar dados contábeis, identificar riscos e oportunidades.

Quais os benefícios de ter uma gestão contábil?

Uma das principais vantagens é o cumprimento das obrigações fiscais. Quando a contabilidade da empresa está em pleno e correto funcionamento, o gestor contábil evita penalidades decorrentes de irregularidades.

Outra vantagem da gestão contábil é a possibilidade de contar com demonstrações contábeis confiáveis. Esses relatórios dão informações sobre a situação financeira atual da empresa, permitindo que o gestor estabeleça metas realistas para o negócio.

Instituições financeiras e investidores consideram empresas com uma gestão contábil como mais confiáveis e transparentes, aumentando as chances de obter crédito e atrair investimentos.

Ao analisar os dados contábeis, é possível identificar áreas de desperdício, custos desnecessários e oportunidades de economia.

Como oferecer o serviço de gestão da contabilidade?

Se você perceber e souber como demonstrar o valor da gestão contábil para os clientes, poderá ter muitas vantagens nesse ramo.

A atuação na área contábil requer formação acadêmica em Ciências Contábeis e registro ativo no Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Dessa forma, você fará parte dos mais de 318 mil contadores ativos no país, de acordo com dados do órgão.

Além disso, ter experiência na área é fundamental para atuar na contabilidade consultiva. É a partir dessa experiência que o contador deixa de ser apenas um “elaborador de guias fiscais” e se torna um parceiro estratégico para a empresa.

Para iniciar o processo de gestão contábil, alguns aspectos são muito importantes:

  • Trabalhe no relacionamento com o cliente: conquistar a confiança do cliente é fundamental para ter acesso a todas as informações da empresa e atuar em parceria com o empresário. Assim, conscientizar o cliente sobre a importância de uma gestão de contabilidade transparente e estratégica para o crescimento da empresa é um trabalho a longo prazo, que requer um bom relacionamento.
  • Faça uma imersão no cliente: estude o mercado de atuação do seu cliente, suas necessidades e os resultados que ele espera alcançar. Esteja presente no cotidiano da empresa e crie vínculos com o cliente para que ele se sinta acolhido.
  • Mostre como a empresa pode ter melhores resultados: antes de iniciar o trabalho, caso seja seu primeiro cliente, pesquise resultados de outras empresas atendidas pela consultoria ou faça projeções do que pode ser esperado. Ainda, mostre aos seus clientes os resultados obtidos antes e depois da implementação das ações.
  • Tenha um plano de ação compatível com os objetivos da empresa: elabore um plano de ação alinhado ao planejamento estratégico da empresa para manter o foco nas metas traçadas. É importante incluir ações específicas e planos detalhados responsáveis pela execução de cada tarefa.
  • Aplique a contabilidade consultiva: fuja do convencional e vá além das tarefas básicas de elaboração de documentos contábeis. Utilize informações às quais você tem acesso para orientar os empresários em decisões que impulsionarão o sucesso da empresa.

Como praticar a gestão contábil no seu negócio?

Primeiramente, considere ter uma formação acadêmica em contabilidade, como um diploma de bacharelado em contabilidade ou administração com ênfase em contabilidade.

Comece aprendendo os conceitos básicos de contabilidade. Isso pode ser feito por cursos online, livros ou até mesmo vídeos educativos.

Familiarize-se com as regulamentações contábeis, como as normas contábeis e fiscais. Assim, garantirá que está seguindo as leis e regulamentos relevantes ao lidar com questões contábeis.

Escolha um software que atenda às suas necessidades e comece a praticar a entrada de dados, a geração de relatórios e outras tarefas contábeis. Existem várias opções, desde soluções básicas até um sistema integrado de gestão.

Dicas de como fazer uma gestão contábil

Para uma gestão contábil eficaz, elabore um planejamento estratégico, estabelecendo metas claras. Mantenha os relatórios financeiros atualizados regularmente, incluindo demonstrações como o balanço patrimonial e a demonstração de resultados.

Além disso, monitore de perto o fluxo de caixa e controle os custos da empresa. Isso envolve acompanhar as entradas e saídas de dinheiro, garantindo que haja fundos suficientes para cobrir as obrigações financeiras.

Analise e controle os custos da empresa. Identifique áreas onde os gastos podem ser reduzidos ou otimizados, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma eficiente.

Considere implementar sistema ERP em seu negócio para agilizar e automatizar processos contábeis e integrar diferentes áreas da empresa em uma só plataforma.

Nesse âmbito, a Omie tem um sistema ERP online que facilita o trabalho do contador, com diversas funcionalidades para elaboração de documentos e relatórios.

Otimize a gestão contábil do seu negócio

Uma gestão contábil eficaz, apoiada pela tecnologia, pode trazer benefícios significativos para as empresas, como maior precisão nos relatórios financeiros, melhor controle de custos e uma visão mais clara da saúde financeira do negócio.

Assim, você pode oferecer um serviço mais eficiente e se concentrar na contabilidade consultiva. Ou seja, poderá dedicar mais tempo a atividades como análise de dados financeiros e o planejamento tributário.

Com o sistema ERP da Omie, você dispõe de uma plataforma integrada e sem complicação. Por meio de uma gestão empresarial na nuvem, terá máxima economia, implementação rápida e suporte total. Experimente!

Banner experimente - reduza os custos e ganhe mais eficiência em suas operações

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Conheça a cnae: homem e mulher a frente de notebook
Aprenda como consultar e classificar corretamente sua empresa conforme suas atividades com o CNAE.
estoquistas vendo dicas de controle de estoque
Como fazer o controle de estoque para sua empresa de forma objetiva, eficiente e os principais cuidados que você deve
gestão de clientes
Entenda como as estratégias de gestão de clientes vão impulsionar o seu negócio.