Vantagens do ERP online para PME

ERP online: saiba o que é, como funciona e quais as vantagens que esse sistema oferece para as PMEs.

09/Mai/2022
PMEs

Você sabe o que é um ERP online? Se já ouviu falar sobre, mas ainda não tem certeza do que se trata e muito menos quais vantagens esse sistema pode oferecer para as pequenas e médias empresas, você está no lugar certo. 

Segundo dados divulgados pelo IDC Brasil, o mercado de sistemas de gestão, principalmente o ERP, cresceu pouco mais de 25% no ano de 2020. 

Por ser uma ferramenta que integra muitos setores de um mesmo negócio, é a base para que os empreendimentos tenham processos padronizados e automatizados. Tudo isso em conjunto fornece uma visão ampla e estratégica que pode ajudar na tomada de decisão. 

Esses sistemas têm a capacidade de organizar e reunir uma gama de dados e informações importantes para os negócios. Quer saber mais a respeito e conhecer suas vantagens? Continue a leitura!

O que é ERP online?

Enterprise Resources Planning, ou sistema ERP, como é conhecido, pode ser traduzido como “Sistema de Recursos Empresariais” ou até mesmo como “Sistema Integrado de Gestão”. Nada mais é do que uma ferramenta de gerenciamento que integra diferentes pilares de uma empresa, como financeiro, administrativo, recursos humanos, estoque, compra e venda e muitos outros.

Um sistema ERP online é um software de gestão que utiliza a nuvem como base, ou seja, para utilizá-lo não é necessário instalar nada em máquinas, apenas ter acesso à internet. Com isso, os processos se tornam mais seguros e eficientes. 

Com ele é possível controlar todas as áreas do negócio em um único lugar. 

Como escolher um ERP online para PMEs?

Com tantas opções disponíveis no mercado, os donos de PMEs sempre se perguntam o que considerar na hora de escolher um sistema ERP online

A escolha correta é fundamental para esses negócios, principalmente porque ele acompanha todo o crescimento do negócio, trazendo insights valiosos para a tomada de decisão. 

Para te ajudar a escolher o melhor ERP online, separamos algumas dicas. Confira:

1. Faça um estudo do seu negócio

Um estudo completo sobre o seu empreendimento ajuda a identificar as maiores dificuldades, assim como as principais necessidades e prioridades do negócio. Isso oferece uma macrovisão do que precisa ser feito.  

2. Identifique os maiores desafios</H3>

Depois de um estudo completo sobre o negócio, vai ficar mais fácil identificar onde estão os maiores desafios da sua empresa. Com isso, o ERP online será direcionado para resolver essas questões, independentemente da área em que elas estejam. 

3. Pesquise todas as empresas que oferecem ERPs

É fundamental conhecer todas as possibilidades e os valores que  essas empresas especializadas oferecem a quem está interessado em adquirir um ERP online. Por isso, pesquise muito bem antes de fechar um contrato. Considere sempre a empresa com melhor custo-benefício. 

4. Análise o suporte oferecido pelo desenvolvedor

Um dos pontos mais relevantes a ser analisado detalhadamente um software ERP é o suporte oferecido pela empresa desenvolvedora. 

Ou seja, é essencial ter acesso a um suporte técnico especializado para tirar as principais dúvidas e ajudar para que o sistema seja implementado de maneira correta, para aproveitar todas as vantagens que o ERP online oferece. 

Quais as vantagens do ERP online para um pequeno negócio?

Quem tem uma empresa sabe que os processos de gestão podem ser algo realmente burocrático e completamente trabalhoso, e é para isso que o sistema ERP é utilizado: para facilitar todos esses processos.

No entanto, essa não é a única vantagem que ele oferece aos pequenos negócios, sabia? Olha só a lista que preparamos para você conhecer ainda mais os benefícios desse software. 

1. Ativação rápida e simples

O sistema ERP tem sua ativação realizada de maneira totalmente online, ou seja, só é necessário conexão com a internet. Isso acaba fazendo com que a sua implementação seja feita de uma forma rápida e simplificada. 

Assim, poupa-se bastante tempo, que pode ser concentrado em outras atividades e funções das PMEs.  

2. Mobilidade

Um dos grandes diferenciais do ERP online é que ele pode ser acessado de qualquer lugar. 

Isso quer dizer que, independentemente do lugar em que a pessoa esteja, os processos irão continuar. O motivo? O sistema ERP só precisa de acesso à internet, então qualquer dispositivo conectado possibilita o acesso ao software e a suas funcionalidades. 

3. Unificação da gestão

Por ser uma ferramenta que integra todas as áreas do negócio, os gestores têm uma visão mais ampla das atividades e dos resultados obtidos em cada uma destas. 

Fora isso, é possível controlar e unificar os processos de gestão em um único lugar. Isso facilita o acesso a informações importantes para a tomada de decisão. 

4. Sincronia de resultados de todos os setores

A automação dos processos é uma ótima maneira de incentivar a integração entre setores de um negócio.

Quando os departamentos conseguem trabalhar de maneira integrada e coordenada entre si, fica muito mais fácil implementar estratégias e planos de ação eficazes para o crescimento da empresa.

Atualizações automáticas de dados

Uma empresa, independentemente do seu porte, lida diariamente com uma grande quantidade de dados. Muitas vezes, atualizá-los manualmente se torna inviável, atrasando muitos outros processos.

Uma das principais vantagens do ERP online é esta: ele atualiza todos os dados necessários de forma automática, otimizando ainda mais as tarefas do dia a dia e consequentemente aumentando a produtividade das equipes. 

5. Integração com outras soluções já utilizadas na empresa

É comum que as PMEs utilizem diferentes soluções para melhorar o desempenho do negócio. 

O software ERP é perfeito exatamente por isso. Com ele é possível integrar não só as áreas da empresa, mas também as outras ferramentas utilizadas, como por exemplo: 

  • Google Drive;
  • ferramentas de colaboração e produtividade das equipes;
  • gateways de pagamento.

6. Integração de informações financeiras

As pequenas e médias empresas geralmente terceirizam os serviços contábeis do seu negócio. 

O sistema ERP online apresenta uma vantagem competitiva nesse quesito. Ele integra todas as informações financeiras em um só lugar, facilitando o acesso a dados importantes para a gestão financeira e agilizando os processos burocráticos dessa área. 

 

7. Gestão fiscal e tributária nos âmbitos municipal, estadual e federal

O sistema ERP online é capaz de oferecer informações detalhadas e em tempo real sobre os processos ligados às obrigações fiscais e tributárias específicas do empreendimento.

Com isso, as PMEs conseguem integrá-las diretamente aos processos como, é o caso do backoffice, faturamento e, até mesmo, o controle de ativos. 

Vale ressaltar que manter as obrigações legais em dia otimizará ainda mais os processos, agilizando a rotina de trabalho de todas as equipes. 

8. Controle dos pedidos dos clientes

As PMEs que lidam com clientes diariamente sabem a importância do controle dos pedidos e do estoque.

 

Com o ERP, é possível organizar completamente e garantir que os produtos sempre estarão disponíveis aos clientes, além de controlar questões de envio e recebimento destes. 

 

9. Automatização, padronização e otimização dos processos

Em um empreendimento, existem diversas tarefas consideradas burocráticas e muito repetitivas. Elas acabam consumindo um tempo considerável das equipes e, consequentemente, atrapalham a lucratividade.

O sistema ERP online automatiza quase todas essas tarefas e com isso os processos se tornam mais padronizados e otimizados. 

10. Redução de erros

Com um bom sistema de gestão automatizado, as PMEs garantem que erros pequenos, mas comuns, diminuam consideravelmente. 

Isso porque os dados e as informações passam a ser preenchidos automaticamente pelo sistema ERP, reduzindo os possíveis erros de digitação ou identificação.

11. Redução de custos e riscos

Como o ERP online oferece uma visão mais precisa do negócio, fica mais fácil reduzir os custos gerados pela empresa, principalmente no que diz respeito à automação dos processos. 

O sistema também ajuda a entender quais os melhores valores a serem cobrados pelos serviços ou produtos oferecidos, diminuindo o risco de perder clientes.  

12. Melhoria no fluxo da informação

Quando os empreendedores conseguem captar corretamente os dados e organizá-los, a tendência é que os processos sejam aperfeiçoados. 

Nesse caso, as informações se tornam mais precisas e acabam melhorando todo o fluxo de comunicação da empresa, evitando problemas de interpretação ou informações mal repassadas.

13. Aumento na segurança da informação

As informações e os dados acessados pelo ERP online devem ser personalizados, ou seja, só quem tem permissão pode acessar o sistema. 

Isso oferece maior segurança às PMEs e suas equipes, que contam com a inteligência artificial para tornar o software ainda mais seguro para dados e informações armazenados em sua base. 

14. Armazenamento de dados em nuvem</H3>

Uma outra vantagem que merece ser destacada é que todos os dados ficam armazenados em um só lugar, em uma única base, conhecida como nuvem

Fora isso, um bom sistema ERP vai atualizar e fazer o backup dos dados de forma automática, sem a necessidade de alguma intervenção humana. Assim o tempo e o esforço das equipes são economizados. 

15. Acesso às informações em tempo real, de qualquer lugar

Como já citado anteriormente, o ERP online fornece a liberdade de ser acessado de qualquer lugar, desde que o dispositivo esteja conectado à internet. 

Assim, todas as informações poderão ser obtidas em tempo real, facilitando a tomada de decisões mais urgentes. 

16. Emissão de relatórios completos</H3>

Com base nos dados armazenados, o software ERP permite que sejam emitidos relatórios completos em pouco tempo, mas com uma grande quantidade de dados relevantes e importantes, desde análises financeiras até de vendas e acompanhamento de estoque.

Essa vantagem otimiza ainda mais os processos de análise dos dados, tornando a tomada de decisão mais estratégica para as PMEs. 

17. Eliminação de retrabalho

Como as tarefas deixam de ser manuais, o ERP acaba reduzindo os problemas referente ao retrabalho e a alguns erros que são cometidos, principalmente em tarefas mais complexas. 

Sua melhor escolha para contratar um sistema ERP online<

Poucas pessoas sabem, mas as pequenas e médias empresas não só podem, como devem utilizar um ERP online. Esses empreendimentos possuem uma participação muito importante para a economia do país. 

De acordo com dados divulgados pelo SEBRAE, esses negócios são responsáveis por aproximadamente 54,4% do PIB referente ao comércio brasileiro. E, mesmo sendo tão relevantes para a economia, em determinados momentos, podem ser facilmente impactados por crises e outras questões econômicas.  

Por isso, é essencial contar com um bom sistema de gestão empresarial. Com ele é possível prever e antecipar algumas crises que podem afetar negativamente a empresa. 

O sistema ERP online da Omie, por exemplo, oferece às PMEs uma série de vantagens que vão automatizar os processos e tornar o dia a dia ainda mais dinâmico e produtivo. 

Aproveite e conheça agora mesmo os serviços de ERP da Omie!

Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas