Você conhece a missão, visão e valores da sua empresa?

Uma empresa precisa de uma identidade e coesão para funcionar, você sabe identificar estes valores no seu escritório contábil?

29/01/2019
Contabilidade
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Uma missão, uma visão clara e valores bem definidos são o que cria a identidade de uma organização, sendo cruciais para sustentar o negócio e atrair talentos para trabalhar lá, esta definição é do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) que define essa questão melhor da seguinte maneira:

· Missão: está voltado ao que a empresa é e para o que ela foi criada, ou seja, por qual motivo os sócios resolveram se unir e criar o negócio, e qual o propósito com o qual a empresa foi criada, sua razão de existir e seu papel na sociedade.

· Visão: está ligado aonde a empresa quer chegar, qual seu objetivo principal e o que deseja alcançar no futuro, normalmente determinando um período para isso.

· Valores: estão ligados aos princípios irrevogáveis que orientam todas as posturas da empresa e suas equipes. Eles devem ser aplicados no dia-a-dia, no relacionamento com os clientes, fornecedores e parceiros. São o alicerce da organização e não podem mudar nem com o tempo, nem com o crescimento da empresa.

Mas meu escritório é muito pequeno, não preciso me preocupar com isso agora. Aí que você se engana. Esse processo de fundamentação também é essencial para escritórios de contabilidade. Sem esta determinação de fundação, seu escritório estará encoberto de processos e demandas, que junto com o crescimento da sua equipe e a expansão, irão esmagar os seus valores iniciais.

Um ponto importante é que esses pilares devem ter uma definição clara, objetiva e, principalmente, que reflita a essência que os sócios desejam transmitir aos colaboradores e clientes. Estes pilares irão validar como você será visto no mercado e formará a base do seu escritório.

Mas como eu faço para definir minha missão, visão e valores?

Entenda o momento da sua empresa, olhe para dentro de casa, faça um teste com seus clientes e funcionários e veja se eles percebem sua missão, visão e valores. Preste atenção em como seus funcionários agem no dia-a-dia com seus clientes, veja se a postura deles está alinhada com seus pilares, tudo isso vai lhe trazer um bom diagnóstico de como será preciso agir.

Se após esse diagnóstico você perceber que seus pilares não estão bem difundidos, é preciso parar um tempinho e se fazer algumas perguntas:

· Onde estamos hoje?

· Para onde queremos ir?

· Quanto tempo queremos levar para isso?

· Quais são as pessoas que queremos conosco?

· Sobre que bases seguiremos esse caminho?

As respostas a essas perguntas lhe darão um bom caminho para que consiga iniciar o processo de definição da sua missão, visão e valores, ou até mesmo dar uma repaginada nestes se for o caso.

Achou difícil? Não se preocupe, o Sebrae também dá uma ajudinha nisso:

Definindo a Missão: Uma empresa que não sabe o por que ela existe, não consegue definir uma estratégia de crescimento. A declaração de missão serve justamente como base para a construção da estratégia da empresa (como objetivos, metas e indicadores). A missão deve esclarecer qual o benefício gerado pela empresa ao seu público-alvo. Ela deve ser inspiradora, desafiadora, para criar engajamento dos seus colaboradores e parceiros. Ela deve servir como um mantra dentro da empresa, uma crença que orienta a existência do escritório. Assim quanto mais sucinta ela for, mais fácil será para que colaboradores e parceiros tenham ela sempre em mente.

Veja por exemplo a declaração de missão da Omiexperience:

Nossa missão é levar organização para a pequena empresa brasileira. Nesse caminho, o contador é o nosso grande aliado. Para isso, criamos o melhor e mais simples sistema de gestão online.

Definindo a Visão: Após definir a missão do seu escritório, agora é preciso definir a visão, ou seja, aonde o escritório quer chegar, a visão de futuro do escritório, e isso está atrelado a alguns fatores como ambição dos sócios e seus objetivos. Mas o mais importante ao criar a visão é poder determinar metas e indicadores para acompanhamento da mesma. Ter uma visão de ser o maior escritório contábil da sua região, sem definir metas e acompanhar os indicadores, faz com que a visão não tenha sentido para colaboradores e parceiros.

Veja a declaração de visão da Omie:

Estamos construindo a maior e mais importante organização de software do país, e mais do que isso, a que vai ajudar a transformar o Brasil em um país melhor para todos nós.

Definindo os valores: Nesse ponto é onde a grande maioria das empresas falham, muitas definem missão e visão, mas ao criar uma lista de valores preferem colocar termos que sejam bem vistos pela sociedade, como ética e transparência, mas esquecem que quem mais precisa reconhecer e seguir esses valores são os colaboradores que estão todos os dias vivenciando a empresa. Para criar a sua lista de valores é preciso definir quais desses são irrevogáveis para o seu escritório e para a equipe que fará parte dele, eles servirão como orientadores do comportamento da sua organização. Além de auxiliar, e muito no processo de contratação de novos colaboradores.

Veja os princípios irrevogáveis da Omie:

Simples, Intuitivo e Eficiente.

Posso mudar minha missão, visão e valores?

Mais acima eu já te respondi essa pergunta, mas eu entendo que sim as pessoas mudam, as empresas mudam e a própria sociedade muda. Se adequar a mudanças não é um sinônimo de fraqueza, mas sim de querer acompanhar o andamento das coisas e atender às novas necessidades, principalmente de seus clientes.

Mudar os valores de sua empresa não é uma atitude ideal e deve ser feito apenas como um último recurso, porém se é uma medida necessária, é preciso que seja feito corretamente.

E mudar não é nada fácil, pois existe uma quebra de paradigma que vai de encontro com o receio de mudanças que o próprio ser humano tem. Mas entenda que mudanças, quando são para melhor, são necessárias e irão lhe ajudar a desenvolver e melhorar o processo interno do seu escritório.

Quando a sua missão, visão e valores passarem a estar bem definidas, elas lhe ajudarão em diversos processos como recrutamento e seleção, gestão de pessoas e liderança por exemplo, trazendo a sua equipe para mais próximo de você e principalmente atendendo melhor seus clientes.

Edgar Luna

Receber e poder transmitir conhecimento é minha maior motivação. Apaixonado por ler/escrever, estudar, música e teatro. Formado em contabilidade com especialização na área de controladoria e gestão de pessoas, minha meta é poder contribuir para que o mundo seja um lugar melhor a cada dia. Tenho como filosofia de vida transformar ações em emoções e com isso contribuir para que as pessoas ao meu entorno possam se desenvolver.

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