Boleto recorrente: o que é e por que ter na sua empresa

O boleto recorrente vai otimizar as cobranças na sua empresa e trazer mais comodidade aos clientes.
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Para gerenciar os recebimentos de quem trabalha com serviços por contrato ou no modelo de assinatura, a melhor alternativa é o boleto recorrente. Com ele, o empreendedor otimiza as cobranças e mantém a saúde financeira do seu negócio em dia.

Entenda neste artigo o que é boleto recorrente, como funciona essa forma de cobrança, as principais vantagens e como a tecnologia pode facilitar o processo de emissão.

O que é boleto recorrente?

É uma forma de cobrança utilizada por empresas que recebem pagamentos recorrentes pela comercialização de produtos ou serviços.

Assim, é uma modalidade que se encaixa bem para quem recebe dos clientes em intervalos pré-determinados, como em escolas, condomínios, academias, serviços de assinatura em geral, entre outros casos.

A emissão de boleto é automatizada, ou seja, o empreendedor não perde tempo com sua emissão individual todos os meses, por exemplo, podendo programar o envio do documento.

Como funciona o boleto recorrente?

O boleto recorrente funciona como uma cobrança periódica e contínua. Dessa forma, quando o cliente fecha um contrato ou serviço de assinatura, por exemplo, ele autoriza a cobrança recorrente e passa a receber o boleto no valor e data de vencimento combinada.

Assim, a cobrança, dependendo do que foi acertado, é feita mensalmente, trimestralmente, anualmente ou em outro período determinado. Tudo é realizado de forma automática e recorrente, facilitando o dia a dia do empreendedor e trazendo mais comodidade ao cliente.

A empresa pode gerar boleto de forma programada, definindo o valor, data de vencimento, bem como juros e multas. Com isso, o gestor tem mais previsibilidade quanto aos recebimentos, facilitando o controle e planejamento financeiro do negócio.

Quais as vantagens de ter boleto recorrente na sua empresa?

Quer saber se vale a pena adotar o boleto recorrente para fazer a cobrança dos clientes? Veja abaixo os benefícios dessa modalidade de cobrança.

Otimização do tempo

Sua equipe não perde tempo preparando todos os meses os boletos para serem enviados aos clientes, pois eles já ficam programados na data correta e são emitidos automaticamente.

Com essa facilidade, você pode direcionar a equipe para tarefas mais estratégicas ou para um atendimento mais personalizado aos clientes.

Redução da inadimplência

Como a cobrança é recorrente, os clientes se programam para fazer o pagamento na data correta, evitando esquecimentos, que poderiam gerar inadimplência.

Com a redução da inadimplência, reduz também o retrabalho de enviar novas cobranças ou de ter que entrar em contato com o cliente, avisando sobre o pagamento.

Facilidade para gerenciar os recebimentos

Com essa modalidade de pagamento, sua equipe só precisa checar se os pagamentos foram realizados em cada período, facilitando o gerenciamento dos recebimentos.

Além disso, sua empresa passa a contar com um fluxo de caixa mais estável, auxiliando no planejamento financeiro.

Passo a passo da emissão do boleto recorrente

Como foi falado, o boleto recorrente necessita de um processo automatizado, por isso, para fazer a emissão do documento, é necessário seguir o passo a passo:

  1. adote uma plataforma que faça a emissão de boleto recorrente. Você pode gerar boletos com sistema ERP de gestão que oferece essa funcionalidade;
  2. cadastre as informações do seu cliente, como nome, CPF ou CNPJ e endereço;
  3. selecione, entre os tipos de boleto, a opção de geração do recorrente;
  4. escolha a data de vencimento e o período de recorrência da cobrança (mensal, trimestral ou outro intervalo);
  5. coloque o valor do boleto, descontos (se houver), bem como juros e multas, caso o pagamento seja feito com atraso;
  6. faça a programação da emissão e envio automático do boleto recorrente.

Vale destacar a praticidade que essa opção de cobrança oferece para a empresa, visto que basta fazer a configuração apenas uma vez. Depois, a equipe só precisa fazer a conferência do recebimento dos pagamentos.

Qual a diferença entre boleto recorrente e boleto parcelado?

No boleto parcelado, o cliente faz uma compra e divide o valor em várias parcelas, assim recebe o boleto para cada parcela que precisa quitar. Logo, é uma modalidade de pagamento que se encerra, assim que a última parcela é emitida.

Já o boleto bancário recorrente é utilizado para serviços prestados em demanda constante, então, assim que a empresa programa o envio, ele é emitido de forma contínua até que o cliente cancele o serviço ou contrato.

Como fazer o pagamento de boleto recorrente?

Ao contratar um serviço de assinatura ou fechar o contrato, caso o cliente escolha o boleto recorrente, conta com facilidade para fazer esse pagamento.

Geralmente, o boleto é disponibilizado via e-mail ou por meio de aplicativo. Então, basta fazer o pagamento da cobrança utilizando o código de barras.

A atenção deve ser quanto à data de vencimento para evitar a cobrança de juros ou multa. Caso o recebimento seja por e-mail, o cliente deve se certificar de que a cobrança foi enviada pela empresa que ele contratou para evitar o pagamento de boleto falso.

Automatize a emissão e gerenciamento de boletos com a Omie

Na hora de escolher um sistema para emitir e gerenciar os boletos na sua empresa, é preciso priorizar a facilidade, segurança e qualidade. O sistema de gestão 100% online Omie oferece isso e muito mais, otimizando a rotina do empreendedor.

Com a tecnologia, você conta com praticidade para emitir boletos bancários, para controlar os recebimentos e inadimplências. Todas essas funcionalidades se integram às informações financeiras do seu negócio, trazendo mais transparência nas contas da empresa.

Além disso, com o Sistema Omie, você pode gerar relatórios personalizados, ajudando a entender a saúde financeira da empresa e a pensar em estratégias para crescer no mercado.

Boleto recorrente e melhora da satisfação dos clientes

Você viu como o boleto recorrente facilita as atividades do financeiro da sua empresa. Mas é interessante comentar também que, com esse tipo de boleto, a empresa também oferece uma boa experiência ao cliente.

Isso porque, ao contratar um serviço, por exemplo, e escolher a modalidade de boleto recorrente, ele também pode se programar, visto que o pagamento é recorrente, o que traz mais comodidade.

Muitos clientes escolhem a opção do boleto como forma de pagamento, então sua empresa precisa oferecer essa opção. Faça isso sem complicação com o sistema de emissão de boleto da Omie: descubra todos os diferenciais da nossa tecnologia!

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