Calendário de Vendas: as principais datas de vendas em 2023. Calendário completo!

Se antecipe para as principais datas comemorativas do ano e as oportunidades que elas oferecem para o comércio.
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No Brasil existem diversas datas comemorativas que são uma oportunidade de impulsionar as vendas. Portanto, é importante ter um bom calendário de vendas com ações já planejadas durante o ano todo para otimizar suas estratégias comerciais. 

Algumas das principais datas comemorativas esperadas no mercado de vendas e e-commerce são a Black Friday em novembro, e o Natal em dezembro. Isso sem falar no Dia das Mães, que tem movimentado muito lucro nos anos recentes.

Neste artigo compilamos os principais feriados do ano que aquecem o comércio, para montar um calendário de vendas para seu faturamento aumentar ainda mais!

As principais datas comemorativas 2023 

Na era digital, estar presente nas redes sociais não é mais um diferencial, mas uma forma de se manter atualizado e não ficar para trás dos seus competidores. 

As datas comemorativas são uma oportunidade para criar conteúdos especiais e engajar com seu público-alvo

Quando falamos de datas comerciais, é importante lembrar que não há problema se o seu produto não tiver uma ligação direta com a comemoração em questão. É possível alinhar a comunicação de suas promoções ao tema para garantir a visibilidade da sua loja nas datas.

A participação dos seguidores pode ser convertida em vendas e clientes fiéis da sua empresa. No e-commerce, podem ser feitos cupons de desconto, campanhas de indicação específicas para uma data comemorativa. 

Aproveite para salvar o calendário abaixo e siga a leitura para conhecer mais sobre as principais datas comerciais de 2023:

Datas sazonais de fevereiro

  • 14/02 – Valentine´s day
  • Carnaval 

Datas sazonais de março 

  • 8/03 – Dia Internacional da Mulher
  • 15/03 – Dia do Consumidor
  • Outono 

Datas comerciais de abril 

  • Feriado de Páscoa: data importante para setores alimentícios, de chocolates e produtos relacionados. 
  • 23/04 – Dia Mundial do Livro
  • 28/04 – Dia do Frete Grátis 

Datas comemorativas de maio 

  • 1/05 – Dia do Trabalho 
  • Dia das Mães: foco em presentes, flores, joias, roupas e experiências especiais.
  • 15/05 – Dia Internacional da Família
  • 25/05 – Dia do Hambúrguer

Datas comerciais de junho 

  • 12/06 – Dia dos Namorados: oportunidade para negócios ligados a presentes, flores, chocolates e experiências românticas. 
  • 28/06 – Dia do Orgulho LGBTQIA+

Datas comerciais de julho 

  • 07/07 – Dia Mundial do Chocolate
  • 10/07 – Dia da Pizza
  • 30/07 – Dia do Amigo
  • Inverno 

Datas sazonais de agosto 

  • Dia dos Pais: destaque para produtos e experiências direcionados aos pais. 

Datas comerciais de setembro 

  • Semana do Brasil 
  • 15/09 – Dia do Cliente
  • Primavera

Datas comerciais de outubro 

  • Dia Mundial dos Animais
  • Dia das Crianças: enfoque em brinquedos, roupas infantis e produtos voltados para o público infantil. 
  • Dia do Professor
  • Halloween

Datas comerciais de novembro 

  • 1/11 – Dia Mundial do Veganismo 
  • 13/11 – Dia Mundial da Gentileza
  • Black Friday: uma das maiores datas de vendas do ano, abrangendo uma ampla gama de produtos e serviços.
  • Cyber Monday

Datas sazonais de dezembro 

  • 25/12 – Natal: foco em presentes, decorações, alimentos e produtos relacionados à celebração natalina.
  • 26/12 – Boxing Day
  • Verão 

Como fazer um calendário comercial? 

Um calendário sazonal comercial bem elaborado é uma ferramenta essencial para o sucesso da estratégia de qualquer negócio. Ele ajuda a planejar e organizar estrategicamente as atividades de marketing e vendas ao longo do ano.  

Vamos seguir um passo a passo didático para criar o seu: 

  • Identifique datas significativas: liste todas as datas e períodos importantes para o seu negócio ou setor; 
  • Formato do calendário: decida como o seu calendário será estruturado. Pode ser por trimestres, meses, semanas ou até mesmo dias, dependendo das necessidades específicas do seu negócio; 
  • Estabeleça um orçamento: defina quanto você está disposto a investir em cada campanha e alocar recursos adequadamente entre cada data; 
  • Desenvolva um plano de conteúdo: importante criar material de marketing (como imagens, vídeos, textos) alinhado com cada promoção; 
  • Defina metas mensuráveis: estabeleça KPIs (Key Performance Indicators) para avaliar o sucesso de cada campanha. 

Além destas dicas, siga algumas dicas adicionais para incrementar o seu calendário comercial eficaz: 

  • Considere seu público-alvo: quais são as necessidades e interesses do seu público-alvo? Todas as atividades e estratégias de marketing devem ser direcionadas para atrair e atender às necessidades desse público.
  • Faça um planejamento realista: não tente fazer muita coisa de uma vez. Comece com um calendário simples e vá adicionando atividades e estratégias à medida que for possível; 
  • Divulgue o calendário: compartilhe seu calendário com sua equipe e com seus clientes para que todos estejam na mesma página. 

Quais as melhores estratégias para aproveitar datas comerciais?

Aqui estão algumas das melhores estratégias para aproveitar as datas comerciais de forma eficaz: 

  • Ofertas e descontos: ofereça descontos, brindes, vale-compras, frete grátis, etc., opções atrativas e diferenciadas para o usuário escolher a sua loja e não os concorrentes; 
  • Novos produtos e serviços: planeje, se possível, lançamento de produtos ou serviços que sejam específicos para a data comemorativa.
  • Campanhas de marketing: crie anúncios pagos, explore ao máximo as redes sociais, e-mail marketing, etc. 
  • Atendimento personalizado: oferecer um atendimento diferenciado para clientes que fazem compras durante a data comemorativa é também uma forma de se destacar. 

Saiba como aproveitar ainda mais as datas comerciais

Outras dúvidas sobre um calendário de vendas 

O que é o calendário comercial?

O calendário comercial é uma ferramenta utilizada por empresas para planejar e organizar suas atividades de marketing e vendas ao longo do ano. 

Ele inclui datas relevantes como feriados, eventos sazonais, lançamentos de produtos e outras ocasiões que impactam as operações do negócio.

Qual a data que mais vende?

A data que mais vende pode variar dependendo do setor e do tipo de negócio. No entanto, globalmente, datas como a Black Friday (última sexta-feira de novembro) e a época do Natal (final de dezembro) são geralmente consideradas as datas de pico em termos de vendas para a maioria dos setores. 

O que é um calendário sazonal?

Um calendário sazonal é um tipo específico de calendário comercial, que se concentra em datas e períodos do ano que apresentam características sazonais distintas. Ele leva em consideração variações comportamentais e de consumo que ocorrem em diferentes épocas, como a primavera, verão, outono e inverno. 

Prepare-se para vender muito mais!

Lembre-se de manter sempre uma boa comunicação com o seu consumidor, independente de datas comemorativas ou sazonalidades. Essas datas também são ótimas oportunidades para resgatar clientes antigos e impulsionar ainda mais as suas vendas. 

Se você tem um e-commerce, as campanhas não podem ser lançadas em cima da hora, pois você precisa considerar fatores como o frete, finais de semana, entre outras questões que não estão sob seu controle. Tudo isso é necessário para garantir uma boa experiência do usuário na sua loja!

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