Entender como o mercado funciona e como utilizar o calendário sazonal a seu favor pode aumentar muito as chances de sucesso de um negócio. Com o aumento considerável de compras em determinados períodos do ano, o planejamento e investimento em campanhas voltadas a essas datas podem fazer toda a diferença no faturamento e deslanchar o empreendimento frente à concorrência.
Neste post, vamos falar mais a fundo sobre o que é o calendário sazonal, quais as principais datas sazonais do país, de que forma ele pode ser utilizado como estratégia de vendas, além de como planejar ações de sucesso com foco nessas datas. Acompanhe!
O que é um calendário sazonal?
Durante o ano, existem diversas datas comemorativas que aquecem o comércio e aumentam consideravelmente a procura por produtos e serviços específicos. Flores no Dia das Mães, árvores de natal durante o mês de dezembro, chocolates no período da Páscoa, entre muitos outros exemplos.
O conjunto dessas datas é chamado de calendário sazonal, e pode ser utilizado pelo empreendedor para delimitar estratégias que possam captar o consumidor durante esses períodos.
Isso pode ser utilizado não só como uma forma de criar uma presença online que se conecte ao dia a dia dos seus seguidores, mas também como uma forma de promover um produto ou serviço relacionado a assuntos que já estão em alta em um período de tempo.
Com um bom time de marketing, é possível elaborar estratégias para as mídias sociais da empresa, planejando ações, promoções e novidades de acordo com o calendário sazonal, o que pode gerar um aumento significativo nas vendas e engajamento da empresa.
Algumas das vantagens do calendário sazonal são uma maior compreensão das necessidades e expectativas do público, já que muitas vezes estão atreladas a uma data relevante no calendário, como Natal ou Black Friday.
Ocorre um possível aumento da interação e captação de seguidores nas redes sociais da empresa, oportunidade para realização de ações mais específicas voltadas a determinada época do ano, ou ainda a venda de produtos com um nicho específico.
Por fim, outra vantagem é o aumento do faturamento em épocas de aquecimento do mercado e também em épocas de baixo faturamento, caso sejam utilizadas as estratégias corretas.
Quais são as principais datas sazonais do Brasil?
A montagem do calendário sazonal da empresa deve levar em conta o seu público-alvo e canais de venda, porém, existem algumas datas mais relevantes, em que há inevitavelmente um aumento da procura por produtos e serviços.
Estas são algumas das principais datas sazonais do Brasil:
- Carnaval (entre fevereiro e março);
- Dia Internacional da Mulher (8 de março);
- Páscoa (entre março e abril);
- Dia das Mães (segundo domingo de maio);
- Festas juninas (junho e julho);
- Dia dos Namorados (12 de junho, mas fora do Brasil, na maior parte dos países, é comemorado no dia 14 de fevereiro, o que vem se tornando também uma data relevante no Brasil);
- Dia dos Pais (segundo domingo de agosto);
- Dia das Crianças (12 de outubro);
- Black Friday (sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças, comemorado no final de novembro nos Estados Unidos);
- Natal (25 de dezembro);
- Ano Novo (31 de dezembro/1 de janeiro).
Após a montagem do calendário sazonal com as datas mais relevantes para o negócio (o que também pode variar a depender do nicho e tipo de produto ou serviço ofertado, vale frisar), devem ser então criadas estratégias para chegar até o consumidor e atrair novos clientes.
Isso pode ser feito utilizando ferramentas de grande alcance como o Instagram, por exemplo, apostando em um bom marketing de conteúdo na página, newsletters personalizadas, promoções atraentes e relacionadas aos tipos de produtos e serviços mais procurados naquele período específico, e muitas outras estratégias.
Por que planejar ações com base no calendário sazonal?
A utilização do calendário sazonal como estratégia para impulsionar as vendas pode surtir efeitos muito positivos. Com o aquecimento das vendas, o consumidor pode se ver perdido em meio a tantas opções, mas, com estratégias de marketing sedutoras e bem elaboradas, isso pode se transformar em uma ótima oportunidade de fidelizar e captar novos clientes.
O planejamento dessas ações deve ser feito com antecedência e por esse motivo é importante estruturar um calendário sazonal que seja relevante para a empresa, levando em consideração o produto ofertado e o seu público-alvo.
O halloween é uma data relevante para uma empresa que vende fantasias para festas, mas nem tanto para empresas que vendem artigos religiosos, por exemplo. É necessário fazer uma análise aprofundada das datas que podem gerar real impacto nas vendas do negócio.
É necessário investir em estratégias de marketing, buscando gerar engajamento entre quem já é cliente da marca e também alcançar novos leads. Isso pode ser uma boa forma de manter resultados satisfatórios durante os períodos de baixa de vendas, já que uma boa presença online faz muita diferença.
Além disso, devem ser pensadas também boas estratégias de anúncios de vendas, ou seja, um bom marketing digital. Isso faz toda a diferença principalmente no momento de captação de clientes novos, que podem se sentir atraídos por boas promoções e propagandas criativas.
A utilização de ferramentas como postagens e links patrocinados, email marketing e remarketing são formas de prender a atenção do consumidor e tornar sua empresa mais acessível no universo online. Assim, ela pode aparecer em buscas relacionadas aos produtos e serviços que comercializa de forma cada vez mais fácil, o que é sinônimo de mais procura e melhor faturamento.
A estratégia certa pode ser a chave do seu sucesso
A utilização do calendário sazonal é uma ótima forma de otimizar datas de aquecimento de vendas e movimentar períodos de menor fluxo, tudo isso utilizado junto a estratégias que seduzem o consumidor e captam sua atenção. O investimento em boas estratégias de marketing e vendas pode ser a chave para uma mudança considerável no crescimento de qualquer empresa.
Agora que você já sabe da importância das datas sazonais no mundo do empreendedorismo, descubra como se preparar para vender em datas comerciais.