Centro de distribuição: saiba o que é, como funciona e benefícios

Descubra em detalhes como funciona um centro de distribuição. Saiba quais são as vantagens na logística da sua empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Quando o assunto é logística, o centro de distribuição é uma peça-chave para o sucesso. Afinal, empresas precisam investir em um espaço com localização estratégica e espaço suficiente para garantir a movimentação dos seus produtos de forma ágil e eficiente.

O modo que as mercadorias são armazenadas e como uma distribuição é feita tem impacto direto nos resultados e na experiência do cliente. Por isso, neste artigo, vamos mostrar o que você precisa saber sobre o centro de distribuição, suas principais funções, vantagens e muito mais.

Banner Teste grátis agora top

O que é centro de distribuição?

Centro de distribuição, ou CD, é um local onde são armazenados e distribuídos bens e produtos. É uma instalação logística que serve como ponto de concentração e redistribuição de materiais e mercadorias dos mais variados tipos.

Em sua maioria, esses espaços são organizados em galpões extensos, que possibilitam armazenar grande volume de mercadorias e receber veículos de grande porte que chegam para transportar a carga diariamente.

Dentre os objetivos de um CD, temos: 

  • otimizar a gestão de logística;
  • garantir a disponibilidade dos produtos;
  • atender a demanda dos clientes de forma eficiente;
  • reduzir os custos de transporte, por isso sua localização precisa ser estrategicamente pensada.

Como funciona um centro de distribuição?

O funcionamento de um centro de distribuição na logística gira em torno do armazenamento, preparação e distribuição de bens e produtos.

Então, imagine um e-commerce que vende brinquedos que são importados de um fornecedor estrangeiro. Considerando esse cenário, é no centro de distribuição que as mercadorias:

  • são recebidas, sendo entregues pelo fornecedor;
  • passam por inspeção e conferência;
  • são armazenadas;
  • são etiquetadas, preparadas e embaladas para envio — seja para o consumidor final ou uma loja distribuidora;
  • são acomodadas nos caminhões para a etapa de transporte.

Quais são as funções de um centro de distribuição?

O centro de distribuição funciona como um ambiente que centraliza e integra vários acontecimentos da cadeia de produção e logística de uma empresa, de modo que várias funções importantes acontecem nesse espaço. Conheça essas etapas a seguir.

Recebimento

As mercadorias são recebidas proveniente de fornecedores ou da fábrica. Assim, é no centro de distribuição que todo o processo conectado à venda e à disponibilização dos produtos se inicia.

Aqui, acontecem atividades como:

  • Recebimento das cargas que chegam nas docas;
  • Descarga de caminhões;
  • Conferência da documentação.

Movimentação

Essa etapa se trata da movimentação da mercadoria dentro da unidade física, ou seja, o transporte interno no centro de distribuição. Isso porque os itens que chegam precisam ser levados ao local apropriado do estoque ou ambiente de preparação.

Nesse momento, é preciso ter muita atenção para não causar nenhum dano ao produto ou levá-lo a um local inadequado para seu armazenamento.

Armazenamento

Por possuírem bastante espaço, os centros de distribuição são usados para armazenar grandes quantidades de bens e produtos, garantindo sua disponibilidade para entrega aos clientes.

Lá, os produtos não costumam passar muito tempo parados, permanecendo o tempo suficiente para atender aos pedidos de compras.

Em outros casos, em empresas com alta rotatividade, algumas mercadorias chegam ao centro de distribuição apenas para serem trocadas de veículos, serem preparadas e seguirem em outro para transporte.

Separação

É a última etapa que a mercadoria passa dentro do centro de distribuição, antes de ir para expedição. Nela, é preciso que toda a documentação verificada esteja em ordem para que o produto possa entrar no transporte que vai levá-la até o comprador.

Ter organização é muito importante nesse momento É imprescindível conferir os itens necessários para garantir que os pedidos certos sejam despachados para seus destinos.

A embalagem também faz parte desse passo, e é crucial para reforçar a segurança do transporte e integridade da carga.

Expedição

Chegou a hora de levar a mercadoria até o cliente. Essa tarefa pode ser terceirizada ou feita por frota própria, depende do porte e condições da empresa.

Os pacotes prontos partem do centro de distribuição, e o transporte é planejado para garantir o prazo e a melhor experiência para o cliente.

Que fatores considerar para criar um centro de distribuição?

Como vimos, centros de distribuição na logística são ambientes dinâmicos, onde vários processos importantes acontecem. Por isso, é essencial que esse espaço seja bem-planejado e, sobretudo, estratégico.

Confira os principais aspectos que você precisa considerar na hora de organizar um para sua empresa.

Localização

Já adiantamos que a localização é um fator-chave na estruturação de um centro de distribuição. Afinal, a ideia é trabalhar com agilidade e encurtar distâncias, otimizando os custos e a eficiência do serviço de transporte.

Logo, ele precisa ser alocado em pontos estratégicos da cidade. Nesse momento, você pode avaliar opções e pensar se vale a pena instalar o CD perto de fornecedores ou de regiões onde têm mais demanda de venda. Avalie cenários para fazer a escolha que faz sentido para o seu negócio.

Layout

Layout é a organização do centro de distribuição, isto é, como estão dispostos os espaços e mercadorias. É preciso que estejam organizados de maneira que atendam à dinâmica dos processos.

Existem várias metodologias para organizar o layout. Ele pode ser planejado conforme o fluxo de mercadorias, começando com os recebidos e terminando nos expedidos, sempre evitando gargalos.

Outra alternativa é considerar o giro de mercadorias, no qual os produtos com mais saída recebem prioridade. O importante é que todos estejam alinhados com a organização e sinalização do CD.

Equipe

Após estruturar o espaço e escolher o local, pense nos profissionais com os quais precisará contar para cuidar de cada etapa.

Tudo que acontece no centro de distribuição é determinante para o sucesso: desde a maneira como as mercadorias são recebidas até serem preparadas para a entrega.

Logo, tenha mão de obra suficiente para garantir o trabalho bem feito e invista na capacitação e gestão de pessoas. Se você dispõe de máquinas, sistemas e tecnologias para gerenciar o CD, garanta que todos saibam usá-los corretamente.

Como fazer a gestão de um centro de distribuição?

A gestão de um centro de distribuição envolve várias atividades e decisões estratégicas. São diversos processos que precisam ser monitorados, seguir o mesmo padrão para atingir o objetivo desejado e dar resultados reais.

Portanto, para ter uma gestão eficiente e integrada, é válido:

  • definir metas e objetivos claros para o sucesso da gestão;
  • fazer um planejamento estratégico conforme a capacidade de armazenagem, processos logísticos, necessidades de transporte e tecnologia;
  • garantir que a organização do estoque seja eficaz, evitando a falta e assegurando a disponibilidade dos produtos;
  • otimizar os processos de ponta a ponta, de modo a reforçar a eficiência e a redução de custos;
  • ter sistemas de gestão como aliados para automação de processos, o planejamento de rotas de entrega e o monitoramento de estoques;
  • realizar acompanhamento e avaliação de indicadores regularmente, identificando oportunidades de melhoria e otimização da logística.

Vantagens de ter um centro de distribuição para logística da empresa

Um centro de distribuição está no centro de uma logística integrada e inteligente. Ele é considerado um ponto-chave, pois:

  • colabora para o sucesso das operações e agilidade nas entregas, quando bem localizado e planejado;
  • permite centralizar todo o estoque em um só lugar, o que favorece o controle;
  • garante também que vários processos logísticos fundamentais aconteçam no mesmo ambiente, assegurando o alinhamento, a padronização e as etapas de conferência;
  • contribui para a redução de custos se tem layout e localização inteligentes;
  • possibilita que a empresa realize entregas mais rápidas e aposte em operações mais enxutas e otimizadas.

Potencialize as operações no seu centro de distribuição

A cadeia logística é composta de vários processos conectados e complexos, e o centro de distribuição é o ambiente que grande parte deles acontece, daí seu valor estratégico.

Cada uma das operações que acontecem nesse espaço colabora para que o cliente se sinta satisfeito com sua entrega e para que a empresa possa ter mais lucros e expandir. Por isso, gerenciar essas tarefas de perto e assegurar que estão alinhadas e integradas é ideal, e a tecnologia pode ajudar nessa tarefa.

Tenha mais visibilidade, controle e eficiência na gestão do centro de distribuição com um sistema de gestão como o ERP da Omie. Conheça suas funcionalidades e veja como descomplicar sua rotina.

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
pick up e drop off
Duas tendências do universo do e-commerce, o pick up e o drop off são estratégias complementares que ajudam as organizações