Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Descubra como calcular o preço de venda do seu produto ou serviço, evite prejuízos e torne a sua empresa ainda mais competitiva!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Ao criar uma empresa, é bastante comum se deparar com a dificuldade na hora de calcular o preço de venda do produto que será comercializado. Essa tarefa exige conhecimento do mercado e dos próprios processos de produção, a fim de evitar desperdícios e custos extras.

É muito importante que seu produto possa ter um preço que seja competitivo e, assim, definir o sucesso do seu negócio. Cobrar o valor errado pode significar prejuízo para a sua empresa, mesmo que estes não fiquem evidentes a curto prazo.

O primeiro passo é saber quanto custa para sua empresa fabricar o produto, o que chamamos de preço de custo. Em seguida, definir a margem de lucro. Continue lendo e entenda o que é preço de venda e o que precisa saber para calculá-lo corretamente.

IODE-PMES

O que é preço de venda?

Preço de venda é quanto você vai cobrar dos seus clientes pelo produto ou serviço oferecido. Ele necessariamente precisa cobrir todos os custos de produção. Caso contrário, não terá nenhum lucro real.

Esse valor, a ser cobrado, deve ser muito bem calculado, já tornará seu negócio mais competitivo e é um elemento de contato direto com clientes, influenciando na decisão de compra.

Um preço de venda errado pode trazer prejuízo, enquanto o preço correto colabora para o sucesso do negócio. Mesmo o custo de produção do seu produto sendo baixo, por exemplo, cobrar menos do que deveria leva a prejuízos mesmo com uma alta de vendas.

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Uma regra básica de como calcular o preço de venda é somando custos, despesas e lucro do negócio, e assim encontrar o preço correto. Todas as empresas possuem gastos, alguns mais frequentes que os outros. Esses gastos podem ser divididos entre custos e despesas.

Mas, vamos entender um pouco sobre esses dados que precisamos para encontrar o resultado:

  • Custos são os gastos envolvidos diretamente na produção de um produto ou serviço, como, por exemplo, valor pago a fornecedores.
  • As despesas são os recursos aplicados na gestão do negócio, na administração do empreendimento, envolve as contas fixas e pagamentos de funcionários, por exemplo.
  • O lucro é o retorno das vendas dos produtos e serviços, e vai financiar o crescimento do negócio.

Custos + Despesas + Lucro = Preço de Venda. Essa é uma regra básica que pode ser aplicada em qualquer negócio.

Veja os passos a seguir para fazer o cálculo de venda:

1º passo: saiba quais são os gastos fixos e variáveis

Dentro dos custos de produção que precisamos saber para encontrar o preço de venda do produto, estão dois tipos de gastos, o fixo e o variável. Entenda o que são:

  • Gastos variáveis: são aqueles que só existem caso ocorra a produção ou a comercialização de produtos, ou de serviços, que mudam com a variação das quantidades produzidas, como, por exemplo, a reposição de estoque;
  • Gastos fixos: são aqueles que existem mesmo sem que nenhum produto ou serviço tenha sido comercializado. São gastos que a empresa tem todo mês, como: o aluguel, salários, energia elétrica.

O controle de custos é essencial para a sua empresa gerenciar e planejar quanto ela pode investir e diminuir as chances de prejuízos financeiros.

2º passo: entenda qual é a margem de contribuição

A margem de contribuição é o valor que sobra das vendas e é usado para pagar os gastos fixos. Dela, já foram descontados os gastos variáveis, portanto é o lucro bruto sobre a venda.

Serve para a empresa saber quanto dinheiro gera, a partir das suas vendas ou serviços, para pagar os custos e despesas fixas e ainda gerar lucros.

É através da margem de contribuição que gestores conseguem avaliar as chances de lucro do negócio e desenvolver estratégias. É dado o nome de margem pois é a diferença entre valor da venda e os valores das despesas e dos custos específicos destas vendas.

Já o termo “contribuição” representa quanto o valor das vendas contribui para o pagamento das despesas fixas e para gerar lucro.

Portanto, para calcular a margem de contribuição de uma empresa, basta saber o preço de venda do produto ou serviço e subtrair os custos variáveis, por exemplo:

  • Preço de venda do serviço: R$ 2.500,00;
  • Custos variáveis (fornecedores, impostos): R$ 2.000,00;
  • Margem de contribuição: R$ 500,00.

Saiba como calcular a margem de contribuição lendo o artigo Como calcular corretamente a margem de lucro?

3º passo: saiba calcular o preço de venda

Para calcular o preço de venda de um produto, vamos demonstrar com um exemplo prático. Uma empreendedora faz quentinhas para vender, cada uma custa R$ 6,00 reais e as embalagens custam R$ 0,40 centavos, dando um custo total de R$ 6,40 reais por quentinha.

Se quiser uma margem de contribuição de 20% do valor da venda, deve-se fazer o seguinte cálculo:

  • {R$6,40: [100% – 20%]} x 100;
  • [R$6,40: 80%] x 100;
  • R$0,08 x 100;
  • Preço de Venda: R$8,00 reais;
  • Margem de R$1,60 = 20% do preço de venda.

Então, para vender e ter a margem de contribuição desejada, a empreendedora deve vender a quentinha por R$ 8,00 reais.

Existe outra ferramenta para calcular o preço do produto que se chama Markup. É um índice que está atrelado ao custo de produção e distribuição do produto.

Seu cálculo envolve as despesas fixas (DF), as variáveis (DV) e a margem de lucro (ML). Ele é feito da seguinte forma:

  • 100/100 – (DF + DV + ML).

Mesmo com tantas maneiras de se calcular o preço do produto e serviço, ele pode não ser o ideal, é preciso saber se está ou não adequado a realidade do mercado. O recomendável é que não esteja muito diferente dos concorrentes.

4º passo: encontre o ponto de equilíbrio operacional

É importante calcular quanto precisa vender para não ficar no prejuízo. Como a empresa já possui o preço de venda do produto definido, conhece qual é a margem média praticada no mercado e sabe quais são os seus gastos fixos, ela precisa agora achar seu ponto de equilíbrio.

O ideal é gerar em suas vendas a margem de contribuição suficiente para cobrir os gastos fixos. Voltando ao exemplo da empreendedora de quentinhas, veja como calcular o equilíbrio operacional:

Se o gasto fixo dela é de R$ 500,00 com gás, água e luz no mês, quantas quentinhas ela precisa vender para cobrir os gastos fixos?

  • R$ 500,00 : R$ 1,6 (margem) = 312,5 quentinhas.
  • 312,5 x R$ 8,00 (valor de venda) = R$ 2.500,00 Faturamento.

Dessa maneira, a empreendedora só alcançará o lucro que deseja vendendo 312,5 quentinhas por mês e faturando R$ 2.500,00.

Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Calculando para lucrar e evitar prejuízos

Como vimos no texto, o cálculo do preço de vendas de um produto é sempre o mesmo, o que muda é o contexto em que está sendo oferecido. Conhecendo os gastos fixos e variáveis e sabendo quanto de lucro deseja ter, fica mais fácil encontrar o valor certo do seu produto.

A Omie leva a sua Gestão de Vendas para outro nível. Entre em contato e solicite uma proposta! Com ferramentas intuitivas como o gerenciador de vendas, você será capaz de alavancar seus resultados e aumentar ainda mais o fluxo de caixa. Comece a transformação digital hoje mesmo.

Banner experimente - simplifique sua rotina e integre todas as áreas da sua operação
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
mulheres em sofá olhando oportunidades em notebook
Descubra como identificar uma oportunidade de negócio com dicas e um passo a passo essencial para empreendedores.
melhoria contínua
Conheça o conceito de melhoria contínua, seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa para alcançar melhores resultados de gestão
Franquia de tecnologia
Confira tudo o que você precisa saber sobre franquia de tecnologia e quais são os benefícios de investir neste setor