A franquia é um modelo de negócio que oferece grande rentabilidade a partir da concessão de direitos de uma marca existente a um novo empreendedor. Em um mercado cada vez mais acelerado, saber como divulgar franquia irá definir o rumo dos negócios.
Estabelecer uma franquia requer adaptação a uma relação de mútuo benefício em que o franqueado busca aumentar seus ganhos e conseguir a expansão da rede do franqueador. Além disso, é um meio de fortalecer os canais de comunicação e a identidade da marca.
Uma rede possui muitas franquias, mas algumas podem se destacar mais. Isso vai depender da gestão do empreendedor e das estratégias de marketing aplicadas. Quer saber como chegar nos seus clientes? Confira o passo a passo neste artigo!
Por que investir na divulgação da sua franquia?
Toda empresa sobrevive com a entrada de receitas e uma boa gestão, mas, dependendo do seu ramo de atuação, é preciso fazer uma busca constante por novos clientes, para manter e desenvolver seus negócios.
No caso do franchising, além de ficar de olho na atualização da legislação, como a nova lei das franquias, é fundamental investir na divulgação para que outras pessoas conheçam seus produtos e serviços. Assim, é possível:
- gerar interesse e atingir mais clientes, tornando a franquia mais relevante;
- garantir a expansão, passo almejado por todo empreendedor;
- possibilitar a captação dos leads, ou seja, os potenciais clientes mais qualificados, aqueles que têm maior probabilidade de se fidelizarem à marca;
- ganhar tempo no atendimento dos clientes e na operação da empresa. Enquanto aprimora seus serviços, as ações de marketing trabalham para trazer novas pessoas e aumentar os lucros da sua franquia.
Afinal, como divulgar franquia?
Agora que você já sabe dos benefícios de divulgar franquia, vamos ver como fazer isso na prática. Lembrando que cada negócio pede uma estratégia diferente, então, avalie o que faz mais sentido para sua situação.
Apesar de estarmos em um mundo conectado, as estratégias devem estar em diversas frentes, inclusive com ações de marketing off-line. Veja o passo a passo para divulgar franquia de forma eficaz!
1. Utilize o marketing digital
O marketing digital permite que você divulgue sua franquia ou microfranquia na internet e alcance consumidores em todos os lugares — o que é excelente se seu modelo de negócio é home office.
Aqui, é interessante ter um site próprio, estar presente nas redes sociais, fazer anúncios no Google Ads e trabalhar com e-mail marketing.
Além disso, é possível chegar aos clientes por meio do marketing de conteúdo, elaborando conteúdos de qualidade, que levem informação relevante ao público por meio de estratégias que não custam nada em termos de anúncios. É, portanto, uma divulgação orgânica.
Para chegar nas pessoas certas, defina quem são as personas do seu negócio, isto é, seus compradores ou consumidores em potencial.
Em campanhas de e-mail marketing, ofereça descontos, divulgue promoções e leve conteúdos mais aprofundados, ajudando os clientes a decidirem pela sua empresa.
Faça combinações inteligentes das estratégias de marketing digital, considerando o alcance e investimento de cada uma delas. Unir várias abordagens pode aumentar o alcance dos possíveis clientes.
2. Marque presença nas redes sociais
Nas redes sociais, mostre o que você vende com vídeos e lives, traga depoimentos de outros clientes satisfeitos, acompanhe as tendências de divulgação nesses canais e incentive as pessoas a interagirem e marcarem sua franquia.
Divulgue ainda o que está em alta no seu setor. Por exemplo: se você tem uma franquia de contabilidade, pode fazer posts com atualizações de legislação no setor.
Aqui é fundamental ter um perfil de rede social estritamente profissional para passar credibilidade, além de manter um feed dinâmico, sempre com novidades, e que interaja com os seguidores, respondendo dúvidas, elogios e, é claro, críticas.
3. Invista em materiais gráficos e merchandising
Se sua franquia possui algum espaço físico, como loja e quiosque, pode ser interessante investir em materiais gráficos.
Dê panfletos para entrega na região até a criação de uma fachada que destaque sua empresa. O objetivo é tornar o local mais conhecido e facilmente reconhecido pelos clientes.
Por outro lado, é preciso cuidar também da organização da loja ou quiosque, buscando apresentar os produtos de forma atrativa, de modo a valorizá-los e deixar o espaço mais agradável para o público.
Em todos os casos, sempre busque a orientação da franqueadora sobre a melhor forma de apresentar a franquia e respeite a identidade visual da empresa, pois isso é fundamental para a identificação por parte dos clientes, criando neles uma memória sobre a marca.
4. Contrate uma assessoria de marketing
Dependendo do tamanho da sua franquia, pode ser mais vantajoso contratar uma assessoria de marketing, que ajudará na orientação de ações e projetos de comunicação a serem desenvolvidos. Veja os principais benefícios:
- contar com um serviço especializado e eficaz;
- garantir os melhores resultados com uma equipe à disposição;
- atuar de maneira competitiva com outros empreendimentos, sejam franquias ou não.
Então, pesquise por opções de assessorias e busque referências com outros clientes sobre o que foi feito e quais foram os resultados. Essa é a etapa em que o networking mostra-se valioso. Com base nisso, você poderá analisar qual estratégia compensa mais.
4. Conte com o suporte de marketing do franqueador
Ao adquirir uma franquia, é muito importante analisar, além das principais taxas, como é o marketing oferecido pela franqueadora. O ideal é que a matriz ofereça todos os materiais necessários para as divulgações a serem realizadas.
Assim, é mantido o padrão de comunicação para todas as franquias e você pode contar com o conhecimento da empresa sobre seu público para divulgar os produtos e serviços.
No caso das franquias da Omie, todos os materiais que o empreendedor precisa para as ações de marketing são disponibilizados pela empresa, facilitando a aplicação das estratégias de comunicação.
Onde anunciar minha franquia?
Se você resolveu empreender com franquias, precisa se dedicar à divulgação do seu negócio. Para anunciar sua empresa, produtos e serviços, é preciso estudar quem é seu público-alvo para saber quais os melhores canais para divulgar.
Dá para anunciar a franquia em posts patrocinados nas redes sociais, anúncio do Google ou até mesmo em veículos impressos, como revistas. Porém, tudo vai depender do seu ramo de atuação e das pessoas que você deseja alcançar.
Atualmente, com o marketing digital, mais especificamente com a produção de conteúdo, é possível se destacar nos motores de busca, como o Google, elaborando artigos informativos e autênticos, que respondam às dúvidas do público.
A ideia é se tornar autoridade no seu nicho e ser lembrado pelas pessoas quando elas precisarem dos seus produtos ou serviços.
Seja um franqueado Omie!
Por mais que o tipo de franquia adquirida seja de uma empresa já reconhecida no mercado, é preciso saber as melhores estratégias de como divulgar franquia para que os clientes cheguem até você.
Por isso, a Omie se destaca como opção de franqueadora, de modo a oferecer todo o suporte e orientação necessários para o franqueado.
Quer entrar no empreendedorismo aproveitando todo o potencial das franquias de tecnologia? Seja um franqueado Omie: comece seu negócio com um baixo investimento e trabalhe com um serviço que é referência no mercado!