Veja como fazer o cálculo absenteísmo da sua empresa

Conheça mais sobre o absenteísmo: um indicador utilizado para medir faltas e atrasos de um funcionário.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O absenteísmo é um indicador utilizado para medir as faltas e atrasos de um funcionário dentro de seu ambiente de trabalho. Realizar o cálculo do absenteísmo é importante porque ele serve como parâmetro para analisar outros problemas que podem estar causando um alto índice.

Neste conteúdo, você entenderá os conceitos relacionados ao absenteísmo e como calculá-lo, tendo sempre em vista a construção de ambientes saudáveis e como isso causa um grande impacto na assiduidade e produtividade. 

Banner Teste grátis agora top

Principais causas do absenteísmo nas empresas

O absenteísmo pode ser definido como um padrão de ausência ou falta de pontualidade diante de determinada obrigação e é comumente utilizado no âmbito do trabalho. É o termo utilizado pela área de Gestão de Pessoas para definir um funcionário que falta no emprego, independentemente do motivo.

Geralmente, essa situação é um indicativo de problemas mais graves que devem ser resolvidos, devendo a empresa buscar soluções para reduzir ou evitar o absenteísmo. As principais causas são:

  • Doenças e problemas de saúde: Gripes, lesões, doenças crônicas ou problemas de saúde mental.
  • Condições de trabalho insatisfatórias: Ambientes de trabalho hostis, falta de apoio dos colegas ou gestores, excesso de carga horária e estresse podem levar os funcionários a faltar.
  • Conflitos entre trabalho e vida pessoal: Demandas familiares, problemas pessoais, falta de flexibilidade.
  • Insatisfação no trabalho: Falta de motivação, falta de reconhecimento, ou descontentamento geral com o trabalho.
  • Políticas de licença e benefícios insuficientes: Se os benefícios médicos são limitados, se não há licenças remuneradas adequadas para situações familiares ou de saúde, os funcionários podem faltar mais.
  • Clima organizacional negativo: Uma cultura corporativa tóxica, falta de comunicação eficaz ou liderança deficiente podem contribuir para o absenteísmo.

Importância do cálculo do absenteísmo

É esperado que o absenteísmo ocorra em algum grau dentro da empresa, mas se esse número estiver muito acima do normal, pode gerar graves problemas de produtividade e prejuízos no andamento geral da empresa. Se não averiguado, esse problema pode gerar sobrecarga de outros funcionários e comprometer a organização das tarefas e entregas.

Mas o que seria um índice fora do comum? Como fazer esse acompanhamento? Quando você não consegue responder a essas perguntas é porque não está fazendo o cálculo do absenteísmo. Só assim é possível ter um bom controle e tomar melhores decisões para reduzir o turnover e as faltas na empresa.

Como calcular o absenteísmo?

Para fazer o cálculo do absenteísmo dentro da empresa, é preciso saber a quantidade total de funcionários e a quantidade total de faltas, seguindo o cálculo:

[total de colaboradores x total de faltas e/ou atrasos] 

÷

[total de colaboradores x total de horas trabalhadas]

Exemplificando: se uma empresa tiver 200 colaboradores e uma média de 1 falta por colaborador, com uma jornada de 8 horas/dia e 20 dias/mês, teremos 2% de absenteísmo na empresa:

[200 x 1] ÷ [200 x 20] = 20 ÷ 100 = 0,2 ou 2%

Caso queira calcular o percentual de absenteísmo de um funcionário, basta usar a fórmula:

(horas perdidas ÷ horas de trabalho) x 100.

A média de mercado para o absenteísmo costuma ser entre 3% e 4%. Por isso, se após fazer o cálculo o percentual for maior que isso, é importante ficar atento e seguir com ações para reduzi-lo. 

Ações para diminuir o absenteísmo na sua empresa

Existem diversas estratégias que as empresas podem adotar para diminuir o absenteísmo. Aqui, separamos algumas delas para te ajudar:

Criar uma cultura organizacional saudável

Reconhecer e recompensar o bom funcionário através de uma boa gestão de desempenho, oferecer feedback construtivo e criar um ambiente onde os funcionários se sintam valorizados e reconhecidos são algumas maneiras de criar uma cultura saudável.

Além disso, é importante promover um ambiente de trabalho positivo, com comunicação aberta, apoio mútuo entre colegas e gestores, e incentivo ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Promover treinamentos e desenvolvimento

Investir no desenvolvimento profissional dos funcionários, oferecendo oportunidades de aprendizado e crescimento na carreira, pode aumentar o engajamento e a motivação.

Segundo uma pesquisa do Gamify’s, 83% dos colaboradores que recebem treinamento gamificado (ou seja, usando técnicas e dinâmicas de jogos) se sentiram mais motivados.

Criar de políticas de saúde e bem-estar

Oferecer programas de licença parental, dias de folga para assuntos pessoais, e promover uma cultura que valorize o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal são algumas ações de saúde e bem-estar que podem reduzir as faltas.

Além disso, é importante oferecer horários flexíveis, principalmente com o aumento da geração Z no mercado. Afinal, essa é a geração que mais valoriza a flexibilidade no trabalho.

Ouvir os colaboradores e implementar melhorias contínuas

Garantir que o ambiente de trabalho seja seguro, confortável e propício para a produtividade, ouvindo os feedbacks dos funcionários também devem ser prioridades. Afinal, não é possível atacar um problema sem compreender o que está causando-o. 

Após ouvir os colaboradores, acompanhe os índices de absenteísmo, identifique padrões e crie estratégias específicas para resolver os desafios.

Usar um sistema de gestão de pessoas pode ajudar?

Um sistema de gestão de pessoas é uma ferramenta valiosa na redução do absenteísmo. Ele registra e monitora as faltas dos funcionários, fornecendo dados detalhados para identificar padrões e tendências. 

Com alertas automáticos, apoio na aplicação de políticas, gestão de benefícios e análise de dados para tomada de decisões, esses sistemas ajudam a implementar medidas preventivas e corretivas eficazes. 

Integrados a outras ferramentas de RH, oferecem uma visão abrangente do ambiente organizacional, facilitando a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Tecnologia e gestão de pessoas

Neste conteúdo, você aprendeu algumas dicas de como calcular o índice e quais fórmulas aplicar. Além disso, viu também a porcentagem máxima a ser aceita e como criar estratégias para criar um ambiente motivador e integrado.

Também percebeu que a tecnologia pode ajudar bastante em toda a jornada de gestão: seja de pessoal ou financeira. Por isso, caso queira se aprofundar nas diferentes soluções disponíveis, conheça a Omie para empreendedores e simplifique a sua rotina.

Banner procura-se empreendedor end
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Entenda o que é a CBO, como funciona e como consultar de forma prática e direta!
Saiba se NIT e PIS é a mesma coisa, como funcionam e suas diferenças. Veja como a Omie pode ajudar
Entenda o que é NIT, sua função para o trabalhador e como encontrá-lo. Conheça as diferenças entre NIT e PIS