O absenteísmo é um indicador utilizado para medir as faltas e atrasos de um funcionário dentro de seu ambiente de trabalho. Serve como parâmetro para analisar outros problemas que podem estar causando um alto índice e por isso o cálculo de absenteísmo é uma atividade que deve fazer parte do seu dia a dia.
Esse número pode ser um bom indicativo para a empresa de problemas estruturais mais sérios, sejam eles de origem pessoal ou causados pelo próprio ambiente de trabalho. De qualquer forma, a mera punição do colaborador por faltas ou atrasos recorrentes geralmente não é uma prática, pois a origem do problema levará a sua repetição.
Neste conteúdo, você verá mais a fundo o que é o absenteísmo e como calculá-lo, tendo sempre em vista a construção de ambientes saudáveis e como isso causa um grande impacto na assiduidade e produtividade. Além disso, ficará atualizado das melhores ferramentas para te ajudar nesse momento. Confira a seguir!
Por que uma empresa deve calcular o absenteísmo?
O absenteísmo pode ser definido de forma ampla como um padrão de ausência ou falta de pontualidade diante de determinada obrigação e é comumente utilizado no âmbito do trabalho. É o termo utilizado pela área de Recursos Humanos para definir um funcionário que falta no emprego, independentemente do motivo.
É muito importante que a empresa esteja a par do índice de absenteísmo de seus funcionários, para que possa averiguar de forma mais aprofundada os reais motivos para esse cenário. Geralmente, essa situação é um indicativo de problemas mais graves que devem ser resolvidos, devendo a empresa buscar soluções para as eventuais causas.
É esperado que o absenteísmo ocorra em algum grau dentro da empresa, mas se esse número estiver muito acima do normal, pode gerar graves problemas de produtividade e prejuízos no andamento geral da empresa. Se não averiguado, esse problema pode gerar sobrecarga de outros funcionários e comprometer a organização das tarefas e entregas.
Por ser tão importante, o absenteísmo é um tema bastante estudado por profissionais da área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, já que serve como uma boa métrica para avaliar o ambiente de trabalho e como transformá-lo em um local cada vez melhor para todos os colaboradores que fazem parte da empresa.
Como calcular o absenteísmo?
Para fazer o cálculo do absenteísmo, é necessário estabelecer uma relação entre o total de faltas e atrasos do funcionário e a quantidade de dias ou horas trabalhadas por ele dentro de uma empresa. Se os atrasos e saídas antecipadas forem levados em consideração, é recomendável utilizar minutos para fazer esse cálculo; se forem considerados somente os dias de falta, utiliza-se dias para fazer o cálculo.
O cálculo é o seguinte:
- [total de colaboradores x total de faltas e/ou atrasos] ÷ [total de colaboradores x total de horas trabalhadas].
Exemplificando, se uma empresa tiver 200 colaboradores e uma média de 1 falta por colaborador, com uma jornada de 8 horas/dia e 20 dias/mês, o cálculo será o seguinte (lembrando que nesse exemplo são utilizados dias, já que apenas as faltas estão sendo levadas em consideração):
- [200 x 1] ÷ [200 x 20] = 20 ÷ 100 = 0,2 ou 2% de absenteísmo.
Caso leve em conta as horas perdidas por atrasos ou saídas antecipadas, o cálculo é um pouco diferente. Primeiro, é preciso fazer a soma das horas planejadas, o que pode ser obtido fazendo uma relação entre a quantidade de funcionários e quantas horas eles trabalham.
Se uma empresa tem 20 funcionários que trabalham 8 horas por dia, teremos um total de 160 horas, que devem ser multiplicadas pelo número de dias que trabalham num mês (digamos que sejam 20 dias), o que trará um resultado de 3.200 horas planejadas.
Em seguida, basta somar as horas de trabalho perdidas, ou seja, todos os atrasos ou saídas antecipadas. Nesse exemplo, digamos que cada um dos funcionários faltou 4 horas em média no mês (80 horas no total, já que são 20 funcionários), e então multiplicar o número de horas perdidas pelo número de horas planejadas e dividir por 100.
- Temos, assim: 80 ÷ 3.200 = 0,025 x 100 = 2,5% de absenteísmo
Entenda qual é o índice de absenteísmo aceitável nas empresas
Esse número depende do tipo de atividade que a empresa exerce e de qual setor o funcionário faz parte, mas, em geral, o valor considerado aceitável é de até 4%, devendo um índice maior que esse acender um sinal de alerta na empresa. Segundo pesquisa do Exame, o setor varejista tem um índice em média de 7% a 10%, enquanto o setor de serviços um índice de em média 5%.
Ações para diminuir o absenteísmo na sua empresa
A legislação trabalhista brasileira permite que sanções sejam aplicadas em caso de faltas recorrentes sem justificativa, por exemplo, multas ou suspensão de até 30 dias. Entretanto, é preciso ter em mente que altos níveis de absenteísmo podem ser indicadores de outros problemas no ambiente de trabalho ou fora dele e que podem ser solucionados com medidas mais brandas e efetivas.
Para que consiga cumprir e ultrapassar metas, o funcionário deve se sentir valorizado e confortável no ambiente de trabalho. Da mesma forma, deve-se ter em mente que problemas de natureza pessoal também influenciam muito no rendimento do colaborador, e tendo em vista esses dois cenários (dentro do ambiente de trabalho e fora dele), a empresa pode criar algumas estratégias para contornar tais empecilhos.
Algumas medidas voltadas para o indivíduo e que podem ajudar a solucionar problemas de origem pessoal são a oferta de planos de saúde e odontológicos, uso devido de EPIs, planos de carreira, oferta de treinamentos e cursos, oferta de apoio psicológico profissional, e programas educativos.
Já as medidas voltadas para construir um ambiente de trabalho mais saudável incluem questionários de avaliação do ambiente, dando ao funcionário a oportunidade de apontar o que poderia ser melhorado, gestão participativa, investimento em postos de trabalho com a adoção de medidas de ergonomia, entre muitos outros.
Tecnologia e gestão de pessoas
Agora que você já sabe mais sobre o que é o absenteísmo, fica claro como esse índice pode servir como parâmetro para avaliar o ambiente de trabalho e se este se adequa aos padrões que a empresa busca oferecer a seus funcionários.
Neste conteúdo, você aprendeu algumas dicas de como calcular o índice e quais fórmulas aplicar. Além disso, viu também a porcentagem máxima a ser aceita e como olhar para os colaboradores de forma mais compreensiva, a fim de criar um ambiente motivador e integrado.
Aprenda tudo sobre liderança e gestão de pessoas com o sistema ERP, totalmente integrado e feito para facilitar ao máximo a sua gestão empresarial em todos os níveis, uma vez que oferece módulos e funcionalidades para aumentar a produção e acompanhar mais de perto o dia a dia dos funcionários. Mantenha-se informado e mude seu negócio agora mesmo!