Como fazer a gestão de desempenho da sua empresa?

Descubra como apoiar o crescimento do seu negócio enquanto desenvolve seus colaboradores através da gestão de desempenho.
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O maior capital de uma empresa é seu time de colaboradores. Uma ferramenta que pode unir seus talentos e competências na conquista dos objetivos dos negócios é a gestão de desempenho.

Essa metodologia alinha as expectativas dos funcionários e da empresa para potencializar suas ações, medindo o desenvolvimento dos negócios até o atingimento das metas. Essa forma de gestão é diferente e complementar à avaliação de desempenho, conforme veremos logo mais.

Neste artigo, vamos entender os benefícios da gestão de desempenho e como aplicar na sua empresa, para melhorar os resultados dos negócios e dos profissionais.

O que é gestão de desempenho e qual sua função?

A gestão de desempenho é uma metodologia que alinha estratégias, indicadores e competências para desenvolver tanto os colaboradores quanto os setores da empresa. Com ela, são alinhadas as expectativas dos funcionários e da companhia.

Por um lado, os profissionais devem saber o que é esperado deles e quais competências serão desenvolvidas. Por outro, a empresa deve ter claro o que deseja alcançar e como os colaboradores vão contribuir com esse propósito.

A gestão de desempenho procura identificar os pontos fortes dos colaboradores para, a partir disso, desenhar estratégias que ajudarão a crescer e evoluir. Esse processo é cíclico, sendo necessário avaliar continuamente o que tem sido feito e o que é necessário aperfeiçoar.

Para que sua aplicação seja eficiente na empresa, é necessário que haja uma cultura de desenvolvimento contínuo, em que a evolução de todos é incentivada. Assim, a gestão de desempenho é uma área dentro de Recursos Humanos, com foco no crescimento dos colaboradores e da empresa de forma integrada.

Sua principal função na empresa é alinhar os objetivos individuais dos funcionários, valorizando sua individualidade e habilidades com as metas da empresa, de modo que todos possam evoluir juntos.

Gestão de desempenho não é avaliação de desempenho

Embora os termos sejam semelhantes, eles não representam a mesma coisa, pois têm aplicações diferentes. A gestão de desempenho envolve tanto os objetivos da empresa quanto dos colaboradores, unindo as expectativas para um crescimento mútuo.

Por outro lado, a avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada por essa gestão, identificando de forma qualitativa e quantitativa os resultados individuais e das equipes. Os resultados da avaliação permitem uma análise mais aprofundada dos pontos de melhoria e dos pontos fortes de todos.

Assim, a gestão de desempenho é a estratégia mais completa, porque envolve uma série de recursos que visam desenvolver os funcionários, de modo a aproveitar suas competências para ajudar a empresa a crescer.

A avaliação de desempenho é um recurso muito importante, pois consegue mapear rapidamente, e de forma precisa alguns pontos que devem ser observados, facilitando o desenvolvimento de ações para a evolução dos colaboradores e, consequentemente, da empresa.

Assim, é muito produtivo aplicar a avaliação de desempenho e utilizar seus resultados para desenhar novos cenários e ações para os negócios. Dessa forma, a prática torna-se muito mais eficiente e completa, gerando melhores resultados com o tempo.

Vantagens da gestão de desempenho para a empresa

Quando os colaboradores percebem que a empresa se preocupa com eles e busca ajudá-los no seu desenvolvimento, tendem a se dedicar mais em suas atividades, aumentando sua eficiência e, consequentemente, seus resultados.

Com a soma do bom trabalho de vários funcionários, a companhia crescerá e conseguirá atingir seus objetivos, ao mesmo tempo que os profissionais crescem junto com a instituição. Essa parceria é o segredo para identificar os pontos de melhoria, buscando a evolução constante.

Como o mercado muda rapidamente, ter uma visão clara de onde se quer chegar e do capital humano que possui é importante para a empresa se manter ativa e crescendo com o tempo. Se precisar realizar qualquer ajuste, a gestão de desempenho ajudará os negócios a alterar a rota rapidamente. Além disso, existem outras vantagens em aplicar essa metodologia na empresa:

Melhor aproveitamento do capital humano

Quando se sabe quais as competências de cada colaborador e se criam planos de ação para desenvolvê-los, por meio de ferramentas de avaliação na gestão de pessoas, a empresa consegue contar com os funcionários na posição mais adequada para cada um.

Ao colocar os profissionais nos melhores locais, eles produzirão muito mais e conseguirão entregar resultados mais consistentes e que ajudarão no crescimento da empresa.

Maior produtividade

O foco no desenvolvimento do profissional e dos negócios gera ações mais direcionadas. Essa clareza do que é esperado e o que deve ser feito para atingir os objetivos permitem que todos trabalhem com mais dedicação, sabendo para onde estão indo.

Outro ponto é que a gestão de desempenho cria estratégias que orientam o caminho a ser seguido, evitando que ações desnecessárias sejam realizadas ou ganhem prioridade.

Contratações mais assertivas

Com o mapeamento dos objetivos e das habilidades dos colaboradores que já trabalham na empresa, a área de Recursos Humanos poderá procurar por perfis mais específicos quando tiver vagas em aberto.

Dessa forma, a empresa conseguirá novos profissionais com competências que complementam seu time e ajudem a atingir os objetivos propostos inicialmente, facilitando também a integração do colaborador com a nova equipe.

Redução de rotatividade de funcionários

Ao investir no desenvolvimento dos profissionais, a empresa gera um sentimento de valorização e estes passam a reconhecer a companhia como um local interessante para seu crescimento.

Além disso, os funcionários, ao serem alocados em posições mais adequadas, rendem mais e conseguem entregar melhores resultados. A consequência é uma percepção melhor sobre seu trabalho, entendendo que a empresa valoriza e gosta das suas entregas.

Economia em processos seletivos

Os pontos que comentamos até agora indicam uma maior assertividade nas ações realizadas pelos gestores, o que também impacta nos processos seletivos. Primeiro, porque com a menor rotatividade dos colaboradores, é preciso realizar menos contratações, apenas para novas posições.

Quando for preciso contratar novos funcionários, a empresa buscará pessoas de forma mais direcionada, analisando se o profissional se adequa ao momento apontado pela gestão de desempenho.

Time interno mais engajado e produtivo

Mostrar a situação atual e até onde a empresa quer chegar traz mais segurança para os colaboradores, que se envolvem mais em suas atividades, para ajudar a atingir as metas. Com a orientação das habilidades a serem desenvolvidas e as estratégias bem organizadas, o funcionário produz melhor.

Isso tudo aumenta a sensação de pertencimento e contribuição com os objetivos da empresa, que desejará realizar melhores entregas para fazer parte do crescimento da instituição.

Como fazer a gestão de desempenho da sua empresa?

Já vimos que investir na gestão de desempenho traz diversos benefícios para os negócios, agora vamos acompanhar o passo a passo para implementá-la na empresa. Por ser um processo cíclico, é importante que as etapas sejam realizadas periodicamente, avaliando também os resultados para desenvolver novas ações.

Direcionamento do processo

O primeiro passo é mapear e desenhar o que será realizado na empresa. O RH e os gestores devem ter claro o que é preciso fazer para entender as necessidades dos colaboradores e da instituição.

Assim, as ações serão desenhadas considerando os objetivos dos negócios com esse formato de gestão.

Engajamento do time interno

Sem o apoio dos colaboradores, a gestão de desempenho não terá bons resultados. Afinal, é através da evolução dos profissionais que será possível entender o crescimento da empresa.

Por isso, deixar todos cientes de como o processo funciona e qual o papel de cada um é fundamental, o que aumentará o engajamento e produtividade.

Avaliação de desempenho

Uma excelente maneira de identificar os pontos de melhoria e entender as competências dos colaboradores é com a avaliação de desempenho. Através dos resultados dessa pesquisa, é possível desenvolver planos de ação para melhorias ou acrescentar novos projetos para a evolução dos times e da empresa.

Análise com indicadores

Para um acompanhamento contínuo dos colaboradores e setores, é possível contar com indicadores de desempenho, que monitoram questões como turnover, absenteísmo, produtividade e entregas de projetos.

Ao colocar metas para esses indicadores, a gestão conseguirá entender se o desenvolvimento está acontecendo como o esperado.

Planejamento do processo

Com os dados em mãos, será possível desenhar as ações a serem tomadas, com prazos, responsáveis e a comunicação aos colaboradores sobre o que foi decidido. É a partir desse plano que a gestão de desempenho se realizará, sendo acompanhada de perto pela liderança e gestão de pessoas, posteriormente.

Desenvolvimento e capacitação

Peças fundamentais para o crescimento da empresa, os colaboradores precisarão receber treinamentos e a devida capacitação para as habilidades essenciais para o seu desenvolvimento.

Cabe à companhia indicar qual é o foco do momento e apoiar os profissionais em sua rotina de estudo e capacitação. Quanto melhores os funcionários, melhores serão os resultados da empresa ao longo do tempo.

Aumente a competitividade da sua empresa

Para que as empresas se mantenham competitivas no mercado, é essencial apresentarem os melhores produtos e serviços. A gestão de desempenho ajuda no desenvolvimento dos colaboradores, que são parte fundamental desse crescimento e orienta a companhia sobre o que deve ser feito para alcançar seus objetivos.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e procuram por empresas que valorizem tanto as entregas que fazem quanto os profissionais que contribuem para isso. Assim, ter uma gestão de desempenho traz mais clareza quanto às ações necessárias para entregar o melhor para o público.

Essa gestão envolve diversas metodologias e ferramentas, que podem ser gerenciadas mais facilmente com o apoio da tecnologia, através de sistema ERP, software de gestão integrada. Conheça a solução online da Omie para apoiar sua gestão de equipes.

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