4 tipos de Assessment para usar na gestão de pessoas

Tipos de Assessment: entenda como funciona essa prática que otimiza a gestão de RH de sua empresa. Conheça os tipos e suas principais ferramentas.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Há diversos tipos de Assessment, cada um com intuitos e características próprias como, por exemplo: testes que procuram traços motivacionais; métricas de desempenho; outros que avaliam características pessoais etc.

O termo vem sendo empregado fortemente no mundo corporativo como um modo de orientar e ajudar na gestão de pessoas, ou seja, no capital humano da empresa, otimizando a análise de perfil comportamental de cada candidato a uma vaga.

Por meio desta poderosa ferramenta é possível identificar quem são os líderes em uma equipe, enxergar o ponto forte de cada colaborador e ajustar estratégias necessárias nos pontos fracos, onde se é preciso melhorar.

Neste artigo, você conhecerá o que é assessment, quais os tipos e as principais ferramentas para realizar avaliações concisas e assertivas, identificando as características de cada colaborador, aperfeiçoando a área de gestão de recursos humanos da sua empresa. Continue conosco e boa leitura!

Como funciona o Assessment na gestão de pessoas?

O significado de Assessment, em português, é avaliação e cumprindo seu papel, vem sendo fundamental na gestão de pessoas, sendo uma excelente metodologia para alinhar as expectativas do gestor de RH e dos colaboradores.

Isso reduz o índice de turnover, aumentando a produtividade e ajudando a tomar decisões mais certeiras na gestão de talentos, retendo os positivos.

Se aplicado de forma correta, traz muitos benefícios para a empresa, como:

  • Medir o clima organizacional;
  • Avaliar o desempenho de cada colaborador;
  • Auxiliar a estabelecer metas concisas para próximas contratações;
  • Criação de planos de carreira;
  • Retenção de novos talentos, assim como evitar o absenteísmo na empresa;
  • Ajudar cada colaborador a reconhecer suas fraquezas e seus pontos fortes.

Assim, o Assessment pode ser considerado como uma espécie de guia para o setor de recursos humanos da empresa, podendo determinar se tal candidato atende aos requisitos de um determinado cargo profissional durante um processo seletivo.

Desta forma, é uma prática que pode ser aplicada em momentos diferentes da jornada do colaborador, inclusive na busca por novos líderes dentro da organização.

Para entender melhor todo o processo de Assessment, vale enfatizarmos os componentes pelos quais ele se compõe:

  • Formulário de Resultados: é o perfil que a empresa espera do candidato. Aqui devem constar todas as respostas que se encaixam nas perguntas realizadas.
  • Avaliação multifacetada: definir quais as formas pelas quais os profissionais serão avaliados: o gestor de cada um deverá entregar um relatório ou a definição virá de uma conversa semestral com o responsável pelos recursos humanos?
  • Capacitação e qualificação: tendo-se detectado algum tipo de oportunidade de melhoria, o melhor jeito de corrigi-la é aplicando treinamentos.
  • Relatório de Assessment aprofundado: aqui, vale contar com a tecnologia para justificar as ações do RH e sua gestão do capital humano e, assim, organizar todos os dados, de forma a otimizar e simplificar os relatórios que deverão ser criados e acompanhados para uma produtiva gestão estratégica dos profissionais.

4 Tipos de Assessment para a gestão de recursos humanos

Na metodologia de Assessment, há quatro tipos classificatórios para serem aplicados na empresa, sendo fundamental conhecer sobre cada um para compreender qual é a melhor alternativa para cada caso.

Assessment cultural

A cultura organizacional de uma empresa envolve todos objetivos, metas, valores e meios com os quais a liderança deseja que o trabalho seja conduzido. É essencial fazer com que cada colaborador e os novos contratados se identifiquem com essa cultura para se sentirem em sintonia com o ambiente, as demandas e com os colegas de equipe.

O Assessment cultural é uma ferramenta que auxilia o RH a identificar se o colaborador ou candidato possui o fit cultural condizente com a empresa, ou seja, com a cultura organizacional.

Assessment pessoal

Este é um dos mais utilizados nas empresas. Através das ferramentas de Assessment, o RH realiza o mapeamento das principais características de um candidato de forma assertiva, avaliando se ele possui hard e soft skills compatíveis em relação ao cargo.

O Assessment pessoal é muito importante para o RH conseguir uma clara gestão de talentos, podendo ser utilizado tanto para novas contratações como para promoções internas. Além disso, é por meio dele que se torna possível a construção de equipes de alta performance, alinhadas com a diversidade de perfis, mas com objetivos em comum.

Assessment para desempenho

Está diretamente ligado às métricas de produtividade, como número de vendas realizadas e ligações efetuadas durante um determinado período. O Assessment para desempenho não está sendo mais tão utilizado porque deixa de lado fatores comportamentais que interferem no desempenho do colaborador, o que, com certeza, é essencial para a gestão positiva de pessoas.

Coaching Assessment

O coaching Assessment possui relação direta com a capacitação de cada um dos colaboradores, sendo utilizado para determinar se os profissionais necessitam ser treinados em determinados aspectos para aumentar sua produtividade e otimizar o desempenho nas demandas.

Através dos resultados, o RH consegue determinar o que é necessário ser feito em relação à capacitação dos colaboradores, assim como qual é o investimento necessário para esse treinamento. Este tipo de Assessment pode ser aplicado tanto para profissionais que já integram a empresa quanto para as novas contratações.

Ferramentas de Assessment para fazer avaliações

As ferramentas de Assessment ajudam o RH na definição de indicadores de recrutamento e seleção, classificando o desempenho dos funcionários e candidatos, de forma a mensurar o clima organizacional e gerar planos de carreira, assim como desenvolver pessoas no negócio. Conheça as mais utilizadas e suas peculiaridades:

Insights Discovery

A Insights Discovery é uma ferramenta muito aplicada para a análise de perfil em grupo e individual, sendo baseada em um modelo que preza a compreensão de si próprio, da dinâmica interna dos times e da interação entre os colaboradores.

Excelente para que cada colaborador tenha ciência de sua própria personalidade, desenvolvendo habilidades interpessoais, aperfeiçoando a comunicação e criando melhores relacionamentos.

A avaliação usa um modelo de quatro cores para entender as preferências da pessoa, que são medidas baseadas nas respostas de um formulário online. Seu resultado oferece dados sobre fraquezas e pontos fortes de cada profissional, assim como seu estilo de comunicação e o valor que pode oferecer para a equipe.

Essa é uma ferramenta ideal para empresas que buscam promover o autoconhecimento dos seus funcionários e o estímulo das habilidades interpessoais.

DISC

Ferramenta de análise comportamental que possibilita determinar os padrões comportamentais através da observação de pessoas. O DISC permite a análise do conjunto de comportamentos por: conformidade, dominância, influência e estabilidade.

É muito usada para otimizar a comunicação e produtividade do trabalho individual e em grupo. Sua avaliação é realizada por uma série de perguntas que resultam em um relatório rico em detalhes sobre o comportamento e a personalidade de cada participante.

MBTI

É uma ferramenta baseada na teoria de Carl Jung, referente a tipos psicológicos que identificam as diferenças entre os indivíduos. Aplicando MBTI, é possível melhorar o entendimento do outro, a relação, o espírito de colaboração e o autoconhecimento. A empresa se beneficia muito com essa aplicação, obtendo aumento de produtividade e resultados otimizados.

O MBTI é usado em formação e desenvolvimento de equipes, relação interpessoal, comunicação eficaz, desenvolvimento de gestores e em coaching personalizado.

Avaliação 360 graus

Muito aplicada em grandes empresas, a Avaliação 360 graus é um instrumento pelo qual o colaborador recebe feedbacks simultâneos dos seus clientes internos e externos, pares, subordinados e superiores, através de um questionário específico que tem como finalidade descrever competências e comportamentos essenciais para a empresa.

É eficaz para descobrir a percepção em geral que as pessoas possuem do seu trabalho. Ao fim do processo, a organização indica as possibilidades de melhoria no desempenho de cada participante que deve, por sua vez, criar um plano de ação para alcançar tais metas.

Taqe

Essa ferramenta possibilita a análise das competências gerais, tanto intelectuais (análise e tomada de precisão, organização, lógica, programação e linguagem) quanto de personalidade, sendo realizada pelo aplicativo. Dessa forma, a empresa já tem acesso ao Assessment do candidato desde a primeira etapa da seleção, otimizando tempo e dinheiro.

A Taqe oferece as avaliações que ajudam na decisão nas próximas etapas. A partir daí, deve-se convidar para as entrevistas somente os candidatos que mostram afinidade e identificação com o perfil esperado da vaga.

Tecnologia para uma gestão de pessoas mais humana

Vimos como os processos de Assessment são úteis para diversas aplicações em uma empresa, indo da gestão de pessoas até o aperfeiçoamento individual de cada profissional. Através deles, as empresas têm a oportunidade de implementar melhorias em geral, que resultarão em lucros e estabilidade de marca e liderança.

Para ajudar nesses processos internos, conte com a ajuda de tecnologia para solucionar e automatizar as tarefas de RH, centralizando dados e melhorando a avaliação de desempenho dos seus times.

Para isso, o Sistema ERP Online permite evoluir seus processos de Assessment e conectar sua empresa com o melhor dela: seus colaboradores. A Omie possui um sistema de ERP ideal para aliar sua gestão de pessoas com tecnologia e segurança de dados. Entre em contato com nossos consultores ainda hoje.

Banner CTA
Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
ERP para pequenas empresas

MEI

Você já considerou a implementação de um ERP para pequenas empresas no seu negócio? Ententa as vantagens aqui!
benefícios do organograma empresarial
Entenda como o organograma empresarial pode ser um recurso que vai alavancar o crescimento sólido da sua empresa. Confira os
automação de processos
A automação de processos impulsionada pelo ERP melhora a eficiência da sua empresa. Saiba como!