Como fazer gestão de projetos? Confira nossas dicas para uma gestão mais eficiente!

A gestão de projetos pode ser a ponte para entregas de qualidade, com controle orçamentário e eficiência. Entenda como colocar em prática e obter bons resultados!
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Qualquer empresa, antes de mais nada, deve estar preparada para lidar com as diversas situações que encontrará, sempre buscando crescer e alcançar as metas estabelecidas. É nesse momento que aprender como fazer gestão de projetos se faz essencial.

O processo de gestão de projetos configura o conjunto de práticas e metodologias em prol de fazer as ideias acontecerem da melhor forma. Assim, é necessário considerar as diversas circunstâncias que se apresentam e desenvolver estratégias que sejam lucrativas.

Aqui, vamos entender o que é um projeto e como fazer uma boa gestão de forma inteligente e eficiente. Fique atento e boa leitura!

O que é gestão de projetos?

A gestão de projetos nada mais é do que a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de um plano, para ser possível chegar aos objetivos desejados.

O conceito de gestão de projetos é definido de acordo com o Project Management Body of Knowledge (PMBOK). Trata-se de um guia de conhecimento em gerenciamento de projetos do Project Management Institute (PMI).

Gerenciamento de projetos em empresas é como montar um quebra-cabeça gigante. Cada projeto é como uma peça desse quebra-cabeça. A gestão de projetos é a arte de organizar todas essas peças de forma eficiente para alcançar um objetivo específico.

Qual a função da gestão de projetos?

Seu principal objetivo é transformar os planos da empresa em realidade, com estratégias que funcionem e tragam lucratividade e bom desempenho. Mas, gerenciar um projeto vai muito além, contribuindo em diversas frentes.

Ela ajuda as empresas a planejar, coordenar e controlar todos os aspectos de um projeto, desde o início até o fim. Isso inclui definir metas, distribuir tarefas, acompanhar o progresso e resolver problemas que surgirem pelo caminho.

A gestão de projetos ajuda as empresas a economizar tempo, dinheiro e recursos, garantindo que os projetos sejam concluídos com sucesso e atendam às necessidades dos clientes. É como ter um guia confiável para ajudá-lo a navegar por águas desconhecidas e alcançar seus objetivos.

Quais são os 5 pilares do gerenciamento de projetos?

Os 5 pilares do gerenciamento de projetos são como os alicerces de uma casa-forte. Eles sustentam todo o processo e garantem que o projeto seja bem-sucedido.

  • Escopo: é a definição exata do que será feito no projeto e o que não será. É como desenhar o contorno do seu quebra-cabeça antes de começar a montá-lo. Definir o escopo evita que o projeto se torne muito grande ou se desvie do objetivo.
  • Tempo: este pilar se refere ao cronograma do projeto. É como estabelecer um prazo para terminar o quebra-cabeça. Você precisa planejar quanto tempo cada parte do projeto levará e garantir que tudo seja concluído dentro do prazo.
  • Custo: Aqui, é sobre o dinheiro necessário para realizar o projeto. É como calcular o custo dos materiais para montar o quebra-cabeça. Você precisa fazer um orçamento e garantir que não gaste mais do que o planejado.
  • Qualidade: isso envolve garantir que o resultado do projeto atenda aos padrões desejados. É como verificar se todas as peças do quebra-cabeça se encaixam corretamente e se a imagem está clara. Você precisa garantir que o trabalho seja bem feito e atenda às expectativas.
  • Risco: por fim, este pilar trata das coisas que podem dar errado durante o projeto. É como estar preparado para lidar com peças perdidas ou danificadas do quebra-cabeça. Você precisa identificar os possíveis problemas, planejar como evitá-los e estar pronto para lidar com eles se acontecerem.
Libere seu crescimento - banner omie desplanilhe-se

Como fazer uma gestão de projetos mais eficiente?

Segundo o PMBoK, todo projeto de sucesso conta com etapas específicas. Essa divisão busca manter a organização do projeto e torná-la mais eficiente, sempre aproveitando os recursos disponíveis no menor tempo possível.

Início

Aqui, são estabelecidos os resultados esperados de todas as partes envolvidas. Além disso, são consideradas as necessidades das partes interessadas, as autorizações necessárias e o valor que o projeto custará para ser apresentado aos responsáveis.

Planejamento

Neste pilar, são considerados os requisitos e as restrições, a definição de diretrizes, o cronograma de metas, um bom plano de comunicação entre os envolvidos, além do registo de riscos existentes no cenário do projeto.

Execução

Aqui, coloca-se em prática tudo aquilo alinhado na fase de planejamento. Isso tudo acontece com a coordenação dos envolvidos para que o projeto siga e tenha sucesso.

Controle

Na vida real, situações não vão sair conforme o planejamento. Assim, monitoramento e controle são essenciais para que se chegue ao resultado esperado.

Encerramento

O encerramento do projeto só pode acontecer quando não houver nenhuma pendência em todo o curso da gestão.

Vale salientar que seguir essas etapas no processo de gestão de projetos se torna muito mais fácil e eficiente quando se tem um software de gestão completo e ágil. As ferramentas de gestão de projetos são aceleradores de projetos de sucesso.

A importância de uma boa gestão de projetos

A gestão de projetos é como uma bússola que guia as empresas em direção aos seus objetivos. Sua importância se estende a todos os setores e áreas das empresas.

A gestão de projetos ajuda a organizar todas as partes móveis de um projeto, desde as tarefas até os recursos necessários. Isso mantém todos na mesma página e evita confusão.

Com uma boa gestão de projetos, as empresas podem acompanhar de perto os custos e evitar gastos excessivos. Isso ajuda a manter o projeto dentro do orçamento planejado.

Ao dividir o projeto em etapas gerenciáveis e atribuir responsabilidades claras, a gestão de projetos ajuda a tornar o trabalho mais eficiente. As equipes sabem o que precisam fazer e quando fazer, o que mantém as coisas em movimento.

Através da gestão de projetos, as empresas podem explorar novas ideias e buscar soluções criativas para os desafios. Isso promove a inovação e mantém a empresa competitiva no mercado.

Gestão de projetos: organização e inovação para empresas

No geral, a gestão de projetos é como o motor que impulsiona as empresas em direção ao sucesso. Ela mantém as coisas organizadas, dentro do orçamento e no prazo, enquanto promove a eficiência e a inovação.

Gestão de projetos e tecnologia são aliados poderosos para empresas. E o Sistema Omie cumpre essa função com excelência. São 6 módulos que atendem o seu negócio de ponta a ponta. Vale a pena conhecer de perto todas as funcionalidades do Sistema Omie!

Banner conheça o sistema - gestão online

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
Sociedade Anônima: sócios conversando ao redor de mesa
Entenda como se organiza uma Sociedade Anônima e saiba quais as características desse tipo de empresa. Tire suas dúvidas com
nome fantasia: casal em frente a notebook
Saiba o que é e como escolher o nome fantasia adequado para sua empresa.
como manter os clientes engajados
Entenda a importância de durante o processo de implementação de um novo produto ou serviço manter os clientes engajados e