Como organizar a categoria de produtos online?

A gestão de uma loja virtual é cheia de desafios. Saiba como organizar por categoria e impulsionar os seus negócios.
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Um visual confuso e a dificuldade de encontrar produtos em um e-commerce impacta negativamente a experiência do cliente. Isso resulta em maior abandono do site sem realizar compras e um dos aspectos é a falta de categoria de produtos.

Não é algo que pode ser deixado para depois, pois impacta na localização rápida de produtos, melhor ranqueamento em mecanismos de buscas e, consequentemente, maior volume de vendas. Acompanhe neste artigo o que é categoria de produtos online, as vantagens desse processo e como aplicar no seu e-commerce para ter mais lucratividade.

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O que é categoria de produtos online?

O uso da categoria de produtos online permite separar itens por modalidade de mercadoria, trazendo maior circulação de usuários na loja virtual. É como montar corredores de produtos separados por categorias em lojas físicas. Por exemplo, em uma loja virtual de roupas, as categorias podem ser vestidos, calças, camisas, camisetas e saias.

Ainda podem existir subcategorias em cada categoria. A de camisetas pode ser subdividida em masculino, feminino e infantil. As categorias de produtos mudam conforme o ramo do negócio e inclui o uso e cadastro de palavras-chave para o cliente ter uma melhor experiência no uso dos filtros de pesquisa. 

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Quais são as vantagens das categorias de produto no e-commerce?

Uma das vantagens de usar categorias de produtos no e-commerce é facilitar a navegabilidade proporcionando um acesso mais intuitivo e rápido para finalizar as compras. Confira outras vantagens:

  1. Realizar promoções por categorias de produtos ou até mesmo criar a categoria promoções para lançar todos os itens da campanha de vendas do mês ou de um período sazonal;
  2. Aumenta as chances de conversão de vendas ao permitir menos cliques até chegar ao carrinho e finalizar o pedido. As pesquisas de e-commerce mostram que quanto mais tempo o cliente demora para localizar o que precisa, maiores são as chances de abandonar a loja virtual sem finalizar seu pedido de compra;
  3. Otimiza o SEO do e-commerce, que impacta no ranqueamento. O que traz maior exposição da marca, que tem mais chances de aparecer nas primeiras posições de busca do Google;
  4. Impacta no aumento do ticket médio, ao sugerir itens a serem inseridos no carrinho baseado nas categorias de produtos visitados pelos clientes. Esses itens podem ser da mesma categoria ou complementares ao que foi inserido no carrinho. Essa técnica é chamada de cross-selling

Como criar categoria de produtos online?

Com tantas vantagens para o sucesso de seu e-commerce, agora é hora de aprender como criar a categoria de produtos. Confira cada etapa!

Conheça bem o seu público

O primeiro passo é definir o público-alvo do seu negócio. Se já possui uma loja virtual, avalie o perfil de quem compra: hábitos de consumo, idade, gênero, onde mora, comportamento e outros. Mapeie dúvidas e desafios enfrentados pelos consumidores ao navegar na sua loja virtual.

Caso esteja montando seu e-commerce, pesquise o público da concorrência. Veja como ele se comporta, pois são clientes em potencial para sua empresa.

Conhecendo melhor seus possíveis clientes, têm-se uma direção melhor de quais categorias escolher para seus produtos.

Estude a concorrência

Faça benchmarking para análise de concorrência e saiba quais as categorias de produtos mais usadas pelos seus concorrentes. Navegue pelas lojas virtuais de outras empresas do mesmo nicho de mercado que o seu e observe como elas estão cadastrando os produtos.

Analise como os produtos estão cadastrados, detalhes, tags, palavras-chave utilizadas. Os maiores e-commerces adotam práticas que já funcionam no mercado e que atraem mais clientes.

Crie nomes estratégicos

Ao nomear as categorias de produtos é importante avaliar detalhes estratégicos. Considere técnicas de SEO para e-commerce e escolha nomes simples e palavras-chave mais usados por seus clientes na busca por produtos. Assim, a chance de aparecer na primeira página do Google é maior.

Quando a loja virtual adota nomes já populares, fica mais fácil dos usuários entenderem quais produtos estão sendo vendidos e finalizar a compra. Use ferramentas tecnológicas para a escolha dos nomes, algumas gratuitas são: Google Trends e Answer the Public.

Crie filtros

Quando escolher as categorias de produtos, crie filtros para ajudar o cliente a achar o que deseja de forma mais ágil. Os filtros são baseados nas características dos produtos, como: cores disponíveis, preços, tamanhos, modelos, localização e outros.

Por exemplo, e-commerces de pacotes de viagens e vendas de carros podem exigir separar a localização, como cidade de partida e destino ou local onde estão os carros.

Um outro tipo de filtro que pode ser usado é o código do produto para o cliente ir direto para a página do item que procura e finalizar a venda. Esse código é o SKU e serve para localizar um tipo de produto no estoque do e-commerce. Um exemplo para localizar televisão, o SKU é TVA123456. Quando o cliente digitar esse código e clicar em buscar, irá direto para o produto e poderá comprar rapidamente.

Para essa escolha, avalie o comportamento e as necessidades de seu público-alvo. De acordo com as informações levantadas no tópico anterior, os filtros podem ser criados com base nos produtos mais pesquisados por seus clientes.

Elabore um layout intuitivo

O layout do e-commerce precisa ser funcional e intuitivo para proporcionar uma melhor experiência do cliente. Essa decisão não pode ser pautada somente em questões estéticas.

É preciso verificar o tempo de carregamento das páginas, pois se demorar a carregar, o cliente pode desistir da compra e procurar a concorrência. Outro item é a disposição dos produtos e categorias posicionados com técnicas de trade marketing no mundo digital.

Localizar produtos e seguir as etapas de incluir no carrinho, fazer cadastro e inserir os dados de pagamento até finalizar a compra não pode ser um desafio para o cliente. Quanto mais rápida for essa jornada, menor é a chance de abandonar o carrinho de compras e efetivar a venda.

Tenha uma gestão estratégica do seu e-commerce 

Adotar categorias de produtos gera maior tráfego de pessoas em seu e-commerce. Ainda proporciona uma experiência de compra mais satisfatória para os clientes.

Existem outras técnicas de gestão de lojas virtuais para aumentar a lucratividade do negócio. Para conhecer mais e adotar a melhor estratégia para sua loja virtual, confira os temas de outros artigos no Blog Omie!

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